Apostila Anatomia Aplicada a Educação Fisica Completo

Apostila Anatomia Aplicada a Educação Fisica Completo

(Parte 1 de 4)

EDUCAÇÃO FÍSICA I Leonardo Delgado

Barra do Corda/MA 2010

Prezado Aluno.

Fruto de um trabalho de anos de pesquisa e da evolução tecnológica e que atualmente, poderemos usufruir das novas formas de aprendizado, um exemplo disso é a nossa disciplina Anatomia Aplicada a Educação Física I, que tem a função de acompanhar a evolução do mundo virtual.

A disciplina terá um momento presencial, e o segundo momento será virtual através da utilização da ferramenta moodle, onde o aluno irá realizar seus estudo e enviará as atividades propostas pelo professor. Além disso, para ler e compreender a forma e a estrutura do corpo humano é de fundamental importância acompanhar a leitura em Atlas de Anatomia, que permite a visualização de todas as partes do corpo que foram objetos do estudo. Para isso utilizaremos o Atlas Interativo de Anatomia Humana, de Frank H. Netter, que traz imagens com detalhes de ossos, músculos e outras estruturas com a nova nomenclatura anatômica, anexo em forma de CD na apostila.

A disciplina será concluída com exame presencial aonde o aluno irá comprovar seus conhecimentos. Para tanto, é importante saber o que é necessário para que você alcance o êxito em todas as etapas que serão apresentadas durante o período de vigência do curso.

Não esqueça que este apostila, apesar de todo o nosso esforço é um caminho de estudo a ser percorrido e que se completa com as aulas práticas e com a sua dedicação em pesquisar e estudar as referências citadas.

Esperamos que você o leia com cuidado e atenção, uma vez que este conteúdo será vivenciado na prática! Afirmo que se você tiver alguma dúvida, não hesite em entrar em contato com o seu tutor para saná-la. Além disso, procure discutir as temáticas apresentadas neste material com os seus colegas de curso, seja no ambiente de aprendizagem, seja no pólo de sua cidade.

Essa prática certamente lhe trará ganhos, pois você poderá ter acesso a diferentes pontos de vista.

Leonardo Delgado aquabarra@sapo.pt

Índice

Quando começou o estudo da Anatomia?02
Conceitos04
Divisão da anatomia05
Normal e Variação Anatômica08
Anomalias X Monstruosidade08
Fatores Gerais das Variações Anatômicas08
Divisão do Corpo Humano10
Nomenclatura Anatômica13
Estudos dos Planos Anatômicos – Planimetria15
Unidade I: OSTEOLOGIA25
Conceito Etimólogo26
Conceito Anatômico26
Ossos26
Número de Ossos no Corpo Humano26
Esqueleto27
As Funções do Esqueleto são27
Classificação dos Ossos28
Estrutura dos Ossos30
Descrição das Superfícies Ósseas3
Ossos da Cabeça37
Ossos do Crânio Neural38
Frontal38
Etmóide38
Occipital39
Temporal39
Parietal39
Ossos da Face ou Viscerocrânio39
Mandíbula ou Osso Maxilar Inferior39
Vômer40
Maxila40
Conchas Nasais Inferiores40
Zigomáticos41
Palatinos41
Nasais41
Lacrimais41
Suturas do Crânio42
O Osso Hióide42
Coluna Vertebral43
Constituição da Coluna Vertebral43
Curvaturas da Coluna Vertebral43
Funções da Coluna Vertebral4
Características Gerais4
Vértebras Cervicais45

Unidade I: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE ANATOMIA 01 Características dos Ossos da Coluna Vertebral 4 Atlas 45

Vértebras Torácicas46
Vértebras Lombares47
Vértebras Sacrais48
Vértebras Coccígeas49
Esterno49
Costela50
Esqueleto Apendicular51
Esqueleto dos Membros Superiores51
Cintura Escapular52
Clavícula52
Escápula53
Braço5
Úmero5
Antebraço58
Rádio59
Ulna60
Mão61
Ossos do Carpo61
Ossos do Metacarpo61
Ossos dos Dedos da Mão61
Esqueleto dos Membros Inferiores62
Cintura Pélvica (ou Quadril)62

Áxis 46

Coxa (Fêmur)64
Joelho (Patela)65
Tíbia6
Fíbula67
Ossos do pé68
Metatarso69
Dedos do Pé69

Funções do Osso do Quadril 64 Unidade I: INTRODUÇÃO A ARTROLOGIA OU

SINDESMOLOGIA70
Conceitos71
Ponto de Contato71
Artrologia71
Articulações ou Junturas71
Funções das Articulações71
Classificações72
Suturas74
Sindesmoses76
Gonfose7
Junturas Cartilaginosas7
Sincondroses7
Fontanelas78
Sínfises78
Junturas Sinoviais79
Componentes Essenciais79

Junturas Fibrosas (Sinartroses ou art. Imóveis) 74 Componentes Acessórios 80

Algumas entidades patológicas do sistema articular84
Unidade IV: MIOLOGIA86
Definições de Músculos86
Funções dos Músculos87
Propriedades dos Músculos87
Variedades do Tecido Muscular8
Músculos Esqueléticos90

Classificação das Junturas Sinoviais 81

Componentes Anatômicos91
Classificação91
Fáscia Muscular95
Noções Histológicas dos Músculos Esqueléticos95

Composição Química dos Músculos Esqueléticos 90 Contração Muscular 9

Anatomia Aplicada a Educação Física I Professor: Leonardo Delgado

Você, caro aluno, nesta unidade, ira realizar uma breve introdução ao estudo da anatomia. Serão apresentados os conceitos de Anatomia Humana e seu histórico. Fatores de variação. Biótipo. Termos de posição para se proceder à localização das partes do corpo humano. Planos de secção e delimitação do corpo humano. Designações genéricas básicas em Anatomia.

Competência

- Conhecimento introdutório de Anatomia Humana, suas divisões, posições e partes do corpo humano.

Objetivo

- Conceituar Anatomia, normal e variação anatômica; - Descrever a “posição de descrição anatômica”, os planos de delimitação e secção, bem como ser capaz de definir os termos de posição e direção.

Anatomia Aplicada a Educação Física I Professor: Leonardo Delgado

Quando começou o estudo da Anatomia?

Começou nos primórdios da história humana. O homem pré-histórico já observava à sua volta a existência de seres diferentes de seu corpo, os animais. Com isso, passou a gravar nas paredes das cavernas e fazer esculturas das formas que via. Com isso passou a notar detalhes, que hoje nos permite identificar as espécies animais descritas.

A história da anatomia inicia-se na Mesopotâmia e Egito. Mesopotâmia era o nome dado a uma longa faixa de terra localizada entre os rios Tigre e

Eufrates, atualmente parte do Iraque. Cerca de 4.0 anos atrás, povos dessa região, conhecida como Berço da Civilização, faziam investigações voltadas em tentativas de descrever as forças básicas da vida, por exemplo, as pessoas desejavam descobrir em qual órgão se alojava a alma humana. O fígado era considerado o “guardião da alma e dos sentimentos que nos fazem homens”, uma suposição lógica visto o seu tamanho e pela íntima associação com o sangue, considerado essencial para a vida.

Algum tempo depois, Menes, sobre o qual paira uma antiga discussão: seria ele o lendário primeiro faraó (chamado de Narmer) ou médico do rei da primeira dinastia egípcia cerca de 3.400 a.C., foi fundador de Mênfis como capital egípcia. Escreveu o que é considerado o primeiro manual em anatomia.

Porém, foi na Grécia antiga que a anatomia, inicialmente, ganhou maior aceitação como ciência. As escritas de vários filósofos gregos tiveram um forte impacto no pensamento científico futuro. Homero, em Ilíada, descreveu com precisão a anatomia das feridas ocorridas em batalhas, aproximadamente 800 a.C.

Aristóteles (384-322 a.C) é considerado o criador do termo

“Anatome”, uma palavra grega significando “cortar em pedaços, separa”. A palavra latina “Dissecare” tem um significado idêntico. Hipócrates, o mais famoso médico grego e considerado o “pai da medicina” por seus princípios éticos pregados em seus ensinamentos, teve seu nome imortalizado no juramento Hipocrático que muitos estudantes, ao se formarem em medicina, repetem como compromisso de exercício profissional e dever perante a sociedade. Seguia a doutrina dos quatro humores, cada um associado a um órgão em particular: sangue com o fígado; cólera, ou bile amarela, com a vesícula biliar; fleuma com os pulmões; e melancolia, ou bile preta, com o baço.

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Imaginava-se que uma pessoa teria saúde com o equilíbrio desses quatro humores, princípio esse seguido por mais de 2.0 anos.

Aristóteles, discípulo de Platão, contratado pelo Rei Filipe da

Macedônia para ensinar seu filho, Alexandre, conhecido como Alexandre, o Grande. Apesar de suas extraordinárias realizações, cultuava teorias errôneas como a sede da inteligência no coração e citava que a função do cérebro, banhado em líquido, era esfriar o sanguebombeado pelo coração para manutenção da temperatura corporal. Foi o fundador da Anatomia Comparada, 384 a 322 a.C.

Vieram os períodos Alexandrino e Romano, com os pensadores

Herófilo e Erasistrato, Celsus e Galeno, este último cujas escritas perduraram cerca de 1.500 anos, foi um dos escritores médicos mais influentes de todos os tempos.

O Renascimento, período posterior à Idade Média, é marcado como o período do renascimento da ciência, visto que durante a Idade Média a forte pressão da Igreja Cristã estagnou as atividades médicas, cultuando a “fé” como centro das respostas. Introduzido nas grandes universidades européias, reativou a busca pelo conhecimento e engrenou os estudos da anatomia humana, centralizando o interesse nos métodos e técnicas de dessecação em lugar de avançar no conhecimento do corpo humano.

Surgiram grandes personagens daquele tempo, Leonardo da Vinci e Andréas Vesalius, cada qual com estudos monumentais da forma humana. O primeiro produziu desenhos anatômicos de qualidade sem precedente baseado em dessecações de cadáveres humanos. O segundo refutou os falsos conceitos do passado sobre estrutura e função do corpo por observação direta e experiências; é chamado o “pai da anatomia moderna”. Durante os séculos XVII e XVIII, a anatomia atingiu uma aceitação inigualável.

Duas das contribuições mais importantes foram a explicação da circulação sanguínea e o desenvolvimento do microscópio. Harvey, em 1628, com a obra “Sobre o Movimento do Coração e do Sangue nos Animais”, provando a circulação contínua do sangue no interior dos vasos, e Leeuwenhoek, aperfeiçoando o microscópio, desenvolvendo técnicas para examinar tecidos e descrição de células sanguíneas, músculo esquelético e a lente do olho. Malpighi, lembrado como “pai da histologia”, primeiro a confirmar a existência dos capilares.

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A principal contribuição científica do século XIX foi a formulação da teoria celular. Princípio creditado a dois cientistas alemães, Matthias Schleiden e Theodor Schwann.

O objetivo desse tópico é definir, conceituar e abordar aspectos históricos da Anatomia. A Posição, planos e termos anatômicos.

Segundo DANGELO & FATTINI (1984, p.1) no seu conceito mais amplo anatomia (ana = em partes; tomein = cortar) é a ciência que estuda macro e microscopicamente, a constituição e o desenvolvimento dos seres organizados.

Anatomia é a ciência da estrutura e função do corpo. Um excelente e amplo conceito de Anatomia foi proposto em 1981, pela American Association of Anatomists: anatomia é a análise da estrutura biológica, sua correlação com a função e com as modulações de estrutura em resposta a fatores temporais, genéticos e ambientais.

Tem como metas principais à compreensão dos princípios arquitetônicos da construção dos organismos vivos, a descoberta da base estrutural do funcionamento das várias partes e a compreensão dos mecanismos formativos envolvidos no desenvolvimento destas. A amplitude da anatomia compreende, em termos temporais, desde o estudo das mudanças em longo prazo da estrutura, no curso de evolução, passando pelas das mudanças de duração intermediária em desenvolvimento, crescimento e envelhecimento; até as mudanças de curto prazo, associadas com fases diferentes de atividade funcional normal. Em termos do tamanho da estrutura estudada vai desde todo um sistema biológico, passando por organismos inteiros e/ou seus órgãos até as organelas celulares e macromoléculas.

Agora que você conhece o conceito de Anatomia, antes de aprofundar seus estudos, é conveniente também conhecer os conceitos básicos de biologia e fisiologia. O termo biologia é conceituado como o conjunto de leis que regulam os fenômenos relacionados aos seres vivos, ao passo que a fisiologia é a ciência que estuda as funções dos organismos vivos.

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DIVISÃO DA ANATOMIA A anatomia pode ser dividida em:

Segundo o Método de Observação:

Anatomia Microscópica (Histologia):

Necessita para o seu estudo a utilização de um aparelho que aumente as dimensões das estruturas para uma melhor observação (microscópio). Com a descoberta do microscópio desenvolveram-se ciências que, embora constituam especializações, são ramos da anatomia:

- Citologia: estudo das células; - Histologia: estudo dos tecidos e como estes se organizam para a formação de órgãos;

- Embriologia: estudo do crescimento e desenvolvimento do ser humano.

Anatomia Macroscópica:

Não necessita para o seu estudo o uso de aparelhos especiais. As estruturas são observadas a olho nu, pela dissecação de peças previamente fixadas por soluções apropriadas. A onde se pode observar os seguintes tipos de anatomia macroscópica:

- Anatomia antropológica: que estuda os tipos raciais; - Anatomia biotipológica: que se ocupa dos tipos morfológicos constitucionais;

- Anatomia comparativa: que se refere ao estudo comparado dos órgãos de indivíduos de espécies diferentes;

- Anatomia superficial: estudo dos relevos morfológicos na superfície do corpo humano.

O estudo do corpo humano macroscopicamente ainda pode ser dividido com relação a região estudada e quanto ao tipo de sistema.

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Quanto a Região Estudada

Porção Axial: cabeça; tronco. Na cabeça, são estudados o crânio e a face. No tronco, são estudados o pescoço, o tórax e o abdome.

Porção Apendicular: membros superiores; membros inferiores. Nos membros superiores: cintura escapular ou ombro, braço, antebraço, mão; e nos membros inferiores: cintura pélvica ou quadril, coxa, perna e pé.

Quanto ao Tipo de Sistema:

- Osteologia: parte da anatomia que estuda os ossos. - Sindesmologia ou Artrologia: parte da anatomia que estuda as articulações. - Miologia: parte da anatomia que estuda os músculos.

- Angiologia: parte da anatomia que estuda o coração e os grandes vasos.

- Neuroanatomia: parte da anatomia que estuda o sistema nervoso central e o periférico.

- Estesiologia: parte da anatomia que estuda os órgãos que se destinam à captação das sensações.

- Esplancnologia: parte da anatomia que estuda as vísceras que se agrupam para o desempenho de uma determinada função como: fonação, digestão, respiração, reprodução e urinária.

- Endocrinologia: parte da anatomia que estuda as glândulas sem ducto, que segregam hormônios, os quais são drenados diretamente na corrente sanguínea.

- Tegumento comum: parte da anatomia que estuda a pele e os seus anexos.

Anatomia Mesoscópica:

Necessita para o seu estudo do uso de um aparelho que aumente as dimensões das estruturas, para uma melhor observação de forma tridimensional.

Segundo o Método de Estudo:

Anatomia Sistemática ou Descritiva:

Estuda o corpo mediante uma divisão por sistemas orgânicos isoladamente.

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Anatomia Topográfica ou Regional:

Estuda o corpo mediante uma divisão por segmentos ou regiões.

Anatomia por Rádio-imagem:

Estuda o corpo mediante o uso de imagens (Raios X) , tomografias, ressonâncias magnéticas.

Anatomia de Superfície:

Estuda o corpo mediante os relevos e as depressões existentes em sua superfície.

Anatomia em Cortes Segmentados:

Estuda o corpo mediante o uso de cortes seriados para ser associado aos estudos de tomografias e ressonâncias magnéticas.

Segundo a Aplicação Prática

- Anatomia orientada para clínica: da ênfase a estruturas e funções relacionadas à prática médica e a outras ciências da saúde.

- Anatomia patológica: estuda as mudanças estruturais causadas por doenças.

- Anatomia do desenvolvimento: estuda o desenvolvimento do indivíduo a partir do ovo fertilizado até a forma adulta. Ela engloba a Embriologia que é o estudo do desenvolvimento até o nascimento.

Você imagina como o corpo humano é organizado e como ele funciona? Ao estudar os sistemas do corpo, você notará, por exemplo, que as células do corpo humano se reúnem formando os tecidos que, por sua vez, constituem os órgãos; os órgãos formam os sistemas que são reunidos nos diversos aparelhos. Para exemplificar, citamos o aparelho locomotor que é formado pelos sistemas ósseos, articular e muscular. Você consegue perceber a função de cada parte específica do corpo e sua relação com as estruturas?

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Normal e Variação Anatômica

De acordo com DANGELO & FATTINI (op.cit) variações anatômicas são as diferenças morfológicas, externas ou internas, entre os elementos que compõe um grupo, ou no mesmo indivíduo onde se comparam dois lados, que se apresentam sem prejuízo funcional para o indivíduo.

Segundo esses autores, o conceito de normal para o anatomista é o que ocorre com mais freqüência e para o médico é o que é sadio, ou não doente. Assim, a artéria braquial mais comumente divide-se na fossa cubital. Este é o padrão. Entretanto, em alguns indivíduos esta divisão ocorre ao nível da axila. Como não existe perda funcional esta é uma variação.

Anomalias X Monstruosidade

Anomalias são variações morfológicas que determinam perturbações funcionais. Por exemplo, um indivíduo pode nascer com um dedo a menos na mão direita.

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