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Guias e Dicas
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Livro - Gestão - Os 29 Segredos de Jack Welch, Manuais, Projetos, Pesquisas de Engenharia Agronômica

Gestao - Gestao

Tipologia: Manuais, Projetos, Pesquisas

2010

Compartilhado em 19/10/2010

valter-daniel-fantin-6
valter-daniel-fantin-6 🇧🇷

4.7

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Baixe Livro - Gestão - Os 29 Segredos de Jack Welch e outras Manuais, Projetos, Pesquisas em PDF para Engenharia Agronômica, somente na Docsity! CENTRO UNIVERSITÁRIO DA CIDADE ADMINISTRAÇÃO Prof.: Everaldo Gaião e Silva Unidade: Santa Cruz Os 29 segredos de Jack Welch, CEO da GE. " Get better or Get beaten" Jack Welch Conhecendo Jack Welch John Francis Welch Jr., ou simplesmente Jack Welch, foi presidente executivo e presidente do conselho de administração da General Electric, a GE, a companhia de maior valor de mercado na poderosa bolsa de Valores de Nova York e tradicional fabricante de geradores de energia, lâmpadas, locomotivas, lavadoras de louça, refrigeradores e motores de aeronaves. Welch tem como principais lemas idéias simples: "Não complique as coisas", "Enfrente a realidade", "Não tenha medo de mudanças", "Lute contra a burocracia", "Use o cérebro de seus funcionários", "Descubra quem tem as melhores idéias e coloque-as em prática". Welch foi eleito pela revista fortune como "O Executivo de Século". Welch transformou a GE em uma das maiores empresas americanas de maior sucesso no final do século XX. Ele conseguiu isso se concentrando na qualidade e dando prioridade à inovação e a criação de uma serie de estratégias empresariais inovadoras que transformaram a GE - até então um verdadeiro elefante branco excessivamente burocrático, lento e arrogante - em uma empresa ágil e enxuta. Ao todo , são analisados e comentados 29 segredos , nesta obra lançada no Brasil pela Editora Campus , que segundo analistas esse livro está abrindo o próprio caminho e criando uma revolução, devidamente atualizado para atender uma economia globalizada , em toda a situação de negócio esse clássico da administração moderna, tem sempre uma resposta básica: " O que Jack faria ? , veremos a seguir um breve relato dos principais segredos que consegui captar durante a leitura desse fantástico livro. Explore o poder das mudanças A mentalidade do administrador de ontem era fazer concessões e manter as coisas em ordem, o que tendia a gerar negligência. Os lideres de amanhã, por outro lado, levantam questões, debatem-nas, buscam soluções. Eles não temem ir contra a corrente de hoje porque sabem que sua clientela está no futuro. Eles unem forças em torno de um projeto para a empresa. Regras de Welch • Mantenha receptivo a mudança , segundo Jack os lideres empresariais que tratam as mudanças como um inimigo fatalmente fracassarão. • Lembre-se que resistir as mudanças é fácil , a postura confortável para a maioria dos lideres empresariais é fazer o mais fácil , resistir a mudança, presumir que o status quo é satisfatório, o que Jack discorda, o status quo pode ser melhorado. • Tenha certeza que seus funcionários estão envolvidos na mudança , faça com eles encarem as mudanças como uma oportunidade, encarando como um desafio que pode ser vencido como muito trabalho e dedicação 1 Encare a realidade A arte do gerenciamento e da liderança resumem-se a algo bem simples: descobrir e encarar a realidade no que diz respeito a pessoas, situações e produtos, para depois agir decisiva e rapidamente sobre essa realidade. Regras de Welch • Encare a realidade, Jack põe essa regra no topo de sua lista de estratégias • Depois de encarar a realidade , aja sobre essa realidade • Encare a realidade e será possível virar o jogo , "enfie sua cabeça na areia diz Welch e você com certeza irá fracassar. Gerenciar menos é gerenciar melhor Quando ficamos mais enxutos, notamos que estávamos nos comunicando melhor, com menos intérpretes e menos filtros. Sentimos que, com menos camadas, tínhamos espaço mais amplo para gerenciar. Não estávamos gerenciando melhor. Estávamos gerenciando menos, e isso é melhor, diz Welch. Welch quer que os gerentes gerenciem menos, ele quer que eles monitorem menos, dêem mais liberdade de ação a seus funcionários, e quer mais decisões nos níveis hierárquicos mais baixos da empresa. Regras de Welch • Gerencie menos , ensine seus gerentes a gastar seu precioso tempo em atribuições mais importantes. • Instile confiança , Welch acredita que a confiança é uma forma de obter sucesso nos negócios , trate os funcionários com respeito e anime-os para que se sintam mais confiantes para tomar decisões. • Saia do caminho , os funcionários não precisam de constante supervisão, ficará surpreso com os resultados se deixar cada um faça o seu trabalho • Enfatize a idéia global e não a supervisão , gerenciar menos dará aos gerentes mais tempo para pensar em tópicos maiores , enfatize a importância de se ter novas idéias para o futuro do negócio. Crie um ideal, depois saia do caminho As pessoas sempre superestimam a complexidade de um negócio. Mas não se trata de engenharia de foguetes. Nós escolhemos uma das profissões mais simples do mundo. Ao longo do livro Welch chega até ser irônico quando comenta , principalmente a hierarquia da organização , dizendo que já não é mais elogio chamar alguém de gerente , porque na sua maneira de pensar significa alguém que "em vez de facilitar , controla ; em vez de simplificar , complica e age como um poderoso chéfão do que como um acelerador". Para ele "Os Lideres" , que podemos pensar em qualquer um desde Roosevelt , passando por Churchill até Reagan , inspiram as pessoas com idéias claras de como as coisas devem ser feitas da melhor forma . Segundo ele alguns lideres empresariais estragam tudo com pormenores e complicações sem pé nem cabeça. Regras de Welch • Lembre-se que cuidar de uma empresa é simples , as complicações ocorrem quando as pessoas não recebem as informações vitais. • Mantenha sempre essas 5 perguntas chaves em mente: Como é o ambiente competitivo global ? O que seus concorrentes fizeram nos últimos 3 anos ? No mesmo período , o que você vez com eles ? De que forma eles poderiam atacá-lo no futuro ? Quais seus planos para passar a frente deles ? • Gerenciar é alocar pessoas e recursos, designe as pessoas certas para as funções certas, dê as elas o que elas precisam e depois deixe o caminho livre. 2 Cultura de aprendizado I: Promova a eliminação de fronteiras e o empowerment para incentivar uma cultura de aprendizado A premissa operacional da atualidade diz que alguém, em algum lugar, tem uma idéia melhor. Welch gostava de dizer que o que diferenciava a GE de todas as outras empresas era o fato se tratar de uma empresa de multiempreendimentos com uma cultura de aprendizado. Welch dizia que a cultura do aprendizado da GE melhorava o desempenho da empresa em varias formas, entre elas , margens operacionais , rotatividade de estoque , faturamento da empresa e etc. O programa Work-out do inicio dos anos 90 , preparou o palco para o incrível apetite da GE para novas idéias , em seu epicentro a premissa de que não é apenas da alta administração que sabe o que é melhor para os funcionários , conforme Jack observou: A premissa operacional hoje é que alguém , em algum lugar, tenha uma idéia melhor e a compulsão operacional é descobrir quem tem essa idéia melhor , aprende-la e colocá-la em ação , rapidamente. Regras de Welch • Implemente as melhores idéias , não importe de onde tenha saído, certifique que seus funcionários sabem que devem esquadrinhar o mundo exterior atrás de boas idéias. • Certifi que-se de que as boas idéias se façam seguir por sua implementação. • Não subestime a troca de idéias no interior da empresa. Cultura de aprendizado II: Instale as melhores idéias na empresa, não importa de onde tenham vindo "Nós nos vemos como uma série de laboratórios que partilham idéias, recursos financeiros e pessoal administrativo. Esses são nossos três ingredientes para o sucesso, seja na área de utensílios domésticos, iluminação, plásticos ou qualquer outra coisa. Forme uma boa equipe, partilhe idéias entre todas as áreas, forneça a todos os recursos para trabalhar - só isso." Welch disse que se a GE dependesse exclusivamente de suas idéias , tudo isso aqui afundaria em menos de uma hora , a única forma de ser mais competitivo era envolver cada um dentro da empresa , não podia deixar ninguém de fora. Regras de Welch • Faça da busca de novas idéias uma prioridade de todos os funcionários. • Promova regularmente reuniões de partilhamento de idéias. • Recompense os funcionários que partilharem seus conhecimentos. Promova a produtividade usando os três segredos (velocidade, simplicidade e autoconfiança!) É preciso uma enorme autoconfiança para ser simples - sobretudo em grandes organizações. A burocracia tem horror à velocidade e detesta a simplicidade. Aos definir os contornos de seu projeto para o futuro da GE , no final dos anos 80 e inicio dos anos 90 , Jack observou que o maior erro que poderiam cometer nesse momento seria pensar que simplesmente repetir o que deu certo nos anos 80 bastaria para ser bem sucedido nos anos 90. 5 Welch resumiu sua receita em três palavras : Velocidade , simplicidade e autoconfiança Para ele a virtude da velocidade era permitir que as pessoas tomassem decisões em minutos, cara a cara , poupando meses de trabalho e florestas inteiras de papel , a simplicidade tinha inúmeras definições , o segredo era certificar-se de que o valor da simplicidade fosse enfatizado em todos os cantos da empresa, a autoconfiança é um dos elementos que ele mais feito ao longos dos anos, sempre enfatizando a importância de criar uma cultura e uma organização que a nutrice a confiança. Regras de Welch • Não parta do principio de que o que funcionou no passado funcionará no futuro , esse tema perpassa todos os escritos por Welch e é um dos segredos de seu sucesso, as empresas que enfatizam a velocidade , a simplicidade e a autoconfiança serão organizações produtivas capazes de mudar em função do ambiente e do mercado. • Remova os obstáculos para gerar velocidade e autoconfiança , os lideres tem de expressar uma visão e certificar-se de que seus colaboradores tem consciência de como seu empenho ajuda a empresa ser vitoriosa. • Lembre-se de que as mensagens simples são as melhores , mensagens complexas muitas vezes são confundidas ou mal interpretadas, os recados mais eficientes são simples de entender , porque elas acedem uma centelha nas pessoas e aumenta a produtividade, porque as pessoas conseguem "ver" o ideal. Aja como uma pequena empresa. "As pequenas empresas são mais ágeis. Elas sabem o preço pago pela hesitação no mercado. O que estamos tentando incansavelmente conseguir é colocar a alma de uma pequena empresa - a sua velocidade - dentro do corpo de nossa grande empresa". Quando assumiu a empresa no inicio dos anos 80 a GE tinha mais de 400.000 funcionários , graças as sua maciça restruturação , que custou o apelido de "Nêutrom Jack" , conseguiu reduzir consideravelmente a empresa para 270.000 funcionários , sendo que mais tarde quando introduziu o processo de qualidade Seis Sigmas que passou ser sua obsessão, Jack aceitou o fato de que teria que empregar novos funcionários para monitorar o programa. Desde o inicio Jack queria que a empresa agisse como se fosse uma empresa muito menor, isso porque ele sabia que o tamanho apesar de todas as suas virtudes, pode impor fronteiras, limites. O tamanho pode ser um embaraço, pode inibir, essa é uma mensagem central de Jack ao ser indagado , do que ele gosta tanto nas empresas pequenas ? , veja o que ele disse : "Comunicam-se melhor , sem confusões da burocracia ouvem além de falarem, as pequenas empresas são muitos ágeis , rápidas , nas pequenas empresas os lideres aparecem com muito mais transparência, seus desempenho e impacto ficam claros para todo o mundo". E finalmente " as pequenas empresas desperdiçam menos" . Regras de Welch • Não parta do principio que grandes empresas não conseguem agir como pequenas empresas , Welch teve que se esforçar para conseguir isso, mas ele sabia que seria capaz de insulflar a paixão e a informalidade de uma pequena empresa na alma da GE. • Estruture como uma pequena empresa, Welch removeu níveis hierárquicos e os chefes de departamento que não faziam diferença. Se sua organização é muito inchada, pense em reestruturar , eliminar camadas, as fronteiras , a necessidade de aprovação vinda de cima e tudo mais que torne a empresa lenta. • Numa pequena empresa, todo mundo conhece o cliente, segundo ele, esse é um bom parâmetro que irá ajudá-lo a mensurar o desempenho de sua empresa. Welch gosta de comparar sua empresa à mercearia da esquina, se 6 sua empresa é tão grande que parece que ninguém a conhecem ,essa é a situação perfeita para essa medida. Desperte a energia de seus funcionários Para ficar mais rápido, mais produtivo e mais competitivo, desperte a energia, a capacidade intelectual e a autoconfiança do trabalhador americano, que ainda é, de longe, o mais produtivo e inovador do mundo, comenta Welch. Na primeira fase da revolução que ocorreu nos anos 80 , ocorreram enormes mudanças, entre elas, a transformação de 350 empresas em 12, as empresas que eram consideradas fundamentais do setor elétrico, deixaram de ser foco da companhia, a alta tecnologia passa ser o foco, foram reduzidos 25% dos funcionários, com aumento de faturamento e do lucro, Welch chamou esse período como a fase do hardware. Na segunda fase, no outono de 88 , ele concentrava na mudança da autoridade , que deixava os gerentes e passaria aos funcionários responsáveis pela maior parte do trabalho , ele costumava dizer "transforme funcionários em donos". Na sequencia , já nos anos 90 , Welch lançou a próxima fase da revolução, que ele chamou de Work-out , que falarei mais adiante , mas consistia em dar apoio aos funcionários, fazer que se sentissem bem, etc , medida nada fácil para os gerentes ,ceder aos mesmos a tomada de decisão. Regras de Welch • Desperte a produtividade, envolvendo todo o pessoal. • Transforme os trabalhadores em dono, os donos tem muitos mais interesses pelos negócios. • Tenha paciência, as atitudes não mudam da noite para o dia. Escute as pessoas que efetivamente realizam o trabalho "Nosso desejo é fazer essa criatividade aflorar... prestar mais atenção a essas idéias... e difundi-las por toda a empresa... desencadear um processo que chamamos de work- out". Esse processo achei muito interessante , onde ele juntava funcionários , gerentes , numa mesma reunião , para "lavarem roupa suja", com isso Welch queria atingir quatro metas , que eram : desenvolvimento de confiança , investir os funcionários de empowerment , eliminação do trabalho desnecessário e difusão da cultura da GE. Haviam duas premissas no centro do Work-out , onde os funcionários tinham o direito de fazer perguntas diretamente aos seus superiores e também tinha o direito de obter uma resposta imediata, quando possível. O modelo para o Work-out tinha sido uma assembléia municipal na Nova Inglaterra, onde os cidadãos locais tiveram um relevante diálogo com os vereadores da cidade. Nessas reuniões debatiam sobre todas as atividades dentro da empresa, sendo que os debatedores tinham como foco principal quatro aspectos considerados muitos importantes, que eram : reuniões , relatórios , medidas e aprovações , questionando realmente quais atividades faziam sentido e quais não faziam, quais deveriam ser mantidas e quais deveriam ser eliminadas, objetivo era fazer as pessoas falarem, envolvendo-as no processo de tomada de decisão da empresa, ninguém tinha o direito de fazer qualquer anotação, nos primeiros dias da sessão , as anotações, segundo ele , podia representar mais burocracia e desperdício para o processo. Regras de Welch • O Work-out vira a hierarquia de cabeça para baixo , dando sinais claro que Welch queria transformar a GE de alto a baixo , os gerentes que não se enquadravam eram demitidos. • O segredo do Work-out era permitir que todos falassem com liberdade, para ele o sucesso do programa dependia da disposição dos funcionários de falar aberta e francamente, sem medo de ser penalizado. 7
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