Baixe Cadeia de suprimentos sincronizada e outras Notas de estudo em PDF para Logística, somente na Docsity! Equipe: o9 Carlos A. Manes Elaine Schaffer Elias G. de Lima Isabel D. da Rosa Kelly de Oliveira Rodrigo Campus A Cadeia de Suprimentos Sincronizada Surge então desta limitação a necessidade de uma cadeia eletrônica de suprimentos. Nesta, a proximidade dos esforços colaborativos proporcionados pela TI e Internet em particular permite uma resposta quase em tempo real. O que é preciso é uma completa visibilidade da informação ao longo da cadeia. Uma rede completamente interconectada na qual os clientes podem compartilhar com seus fornecedores e estes com seus fornecedores os processos de negócio. O negócio expandido e a cadeia de suprimentos virtualAS barreiras funcionais internas estão sendo eliminadas em favor de um gerenciamento horizontal de processos. Externamente a separação entre fornecedores, distribuidores, clientes e a empresa está aos poucos diminuindo. ClienteFornecedor Organizações dentro da cadeia de suprimentos. O papel da informação na cadeia de suprimentos Atualmente nas cadeias de suprimentos o sistema de informações dentre as organizações que a compõe tem papel fundamental para tornar a mesma uma cadeia responsiva. Pois o sistema permite o compartilhamento das informações necessárias que cada organização precisa para ter poder de resposta, ou seja fabricar somente quando for preciso, cumprindo com as exigências do cliente. Extranet É o sistema de informação interno de cada organização, mas que pode agora acessar dados dos clientes. Como vendas ou uso do produto, podendo assim previnir-se em caso de necessidade de reabastecimento ou alerta para seus fornecedores. As empresas bem sucedidas tem algo em comum – o uso da informação e da tecnologia da informação para melhorar responsividade ao cliente. Implicações para a logística Do mesmo modo que o pensamento convencional em produção e manufatura era maximizar os lotes, idéia semelhante aplicava-se ao restante da cadeia de suprimentos. Assim, costumava-se fazer remessas por contêiner ou empilhadeira. Logística de resposta rápida Também conhecida como (RR) a sua idéia básica é de colher as vantagens da competição baseada no tempo, desenvolvendo sistemas responsivos e velozes. O que a tornou possível foi o desenvolvimento da tecnologia da informação, como códigos de barra, scanner a laser, pontos de vendas eletrônicos e a internet. A (RR) vem fornecer diretamente dos pontos de venda a seus fornecedores a demanda utilizada, desta forma o mesmo pode se programar na reposição do produto, assim, a empresa tem um estoque bem menor e uma eficiência maior , sem deixar de atender o seu cliente.