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Prova da Mackenzie de 2007 resolvida, Provas de Física

Prova da Mackenzie de 2007 resolvida

Tipologia: Provas

2010

Compartilhado em 26/09/2010

adam-zunoeta-mendieta-5
adam-zunoeta-mendieta-5 🇧🇷

4.6

(65)

43 documentos

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Baixe Prova da Mackenzie de 2007 resolvida e outras Provas em PDF para Física, somente na Docsity! É trabalho pioneiro. Prestação de serviços com tradição de confiabilidade. Construtivo, procura colaborar com as Bancas Examinadoras em sua tarefa de não cometer injustiças. Didático, mais do que um simples gabarito, auxilia o estu- dante no processo de aprendizagem, graças a seu formato: reprodução de cada questão, seguida da resolução elabora- da pelos professores do Anglo. No final, um comentário sobre as disciplinas. O concurso vestibular da Universidade Presbiteriana Mackenzie é realizado em uma única fase, em um dia com a seguinte constituição: Física – 7 testes Inglês ou Espanhol – 7 testes Português – 11 testes Química – 7 testes Biologia – 7 testes Geografia – 7 testes História – 7 testes Matemática – 7 testes Redação (questão única) — equivalente a 10 testes Os cursos estão assim agrupados: Grupo I → Direito, Filosofia, Jornalismo, Letras, Pedago- gia e Teologia. Grupo II → Ciência da Computação, Engenharias, Física, Matemática, Química, Sistemas de Informação e Tecnologia Elétrica. Grupo III →Administração, Contabilidade e Economia. Grupo IV → Biologia, Educação Física, Farmácia, Fisiotera- pia, Nutrição e Psicologia. Grupo V → Desenho Industrial e Propaganda/Publicidade e Criação. Grupo VI → Arquitetura. o anglo resolve as provas da Mackenzie dezembro 2007 Os candidatos a Arquitetura e Desenho Industrial são subme- tidos, ainda, a uma prova de Habilidade Específica, com pon- tuação equivalente a 10 questões. Será desclassificado o candidato que faltar a uma das provas ou que tiver nota zero em redação. Cada candidato é classificado no curso de sua opção pela or- dem decrescente do total de pontos obtidos nas provas reali- zadas, segundo ponderação indicada na tabela a seguir, com a adoção da nota obtida no ENEM-2006 ou 2007 se o aluno tiver solicitado e se isso o favorecer no resultado final. 2 CURSO Administração de Empresas 4 3 2 1 1 4 1 3 2 – Administração (Comércio Exterior) 4 3 2 1 1 4 1 3 3 – Arquitetura 4 3 2 4 1 3 1 3 2 4 Biologia 4 3 2 3 4 3 4 2 2 – Ciência da Computação 4 3 2 3 3 4 1 2 2 – Ciências Contábeis 4 3 2 1 1 4 1 2 2 – Ciências Econômicas 4 3 2 1 1 4 1 3 2 – Desenho Industrial 4 3 2 2 1 2 1 4 3 4 Direito 4 3 2 1 1 1 1 3 2 – Educação Física 4 3 2 1 2 1 3 1 1 – Engenharia 4 3 2 4 4 4 1 2 2 – Farmácia 4 3 2 3 4 3 4 2 2 – Filosofia 4 3 2 1 1 1 1 3 2 – Fisioterapia 4 3 2 3 2 2 4 1 1 - Jornalismo 4 3 2 1 1 1 1 4 4 – Letras 4 3 2 1 1 1 1 3 2 – Matemática/Física 4 3 2 4 3 4 1 2 2 – Nutrição 4 3 2 3 3 2 4 1 1 - Pedagogia 4 3 2 1 1 1 1 3 2 – Propaganda, Publicidade e Criação 4 3 2 2 1 2 1 4 3 – Psicologia 4 3 2 1 1 1 2 2 2 – Química 4 3 2 3 4 3 2 2 2 – Sistemas de Informação 4 3 2 3 3 4 1 2 2 – Tecnologia Elétrica 4 3 2 3 3 4 1 2 2 – Teologia 4 3 2 1 1 1 1 3 2 – RE DA ÇÃ O FÍ SI CA QU ÍM IC A MA TE MÁ TI CA BI OL OG IA HI ST ÓR IA GE OG RA FI A LÍ NG UA E LI TE RA TU RA IN GL ÊS / ES PA NH OL HA BI LI DA DE ES PE CÍ FI CA TABELA DE PESOS Assinale a alternativa correta. a) O tom altivo, presente nos dois textos, é coerente com o uso do padrão culto da língua e com o modelo formal adotado: em I, o decassílabo heróico e, em II, o verso pentassílabo. b) Em I, a presença de antítese (v. 3 e 4) já antecipa, na poesia camoniana, traço estilístico típico do Barroco; em II, a referência ao Barroco está entrevista nas ousadas inversões sintáticas. c) Os segmentos Repousa lá no Céu (texto I) e fez de Fulana um mito (texto II) comprovam que nos dois tex- tos o eu lírico valoriza, por influência da cultura clássica, a concepção platônica do amor. d) Em I, a referência à amada é feita em linguagem elevada (Alma minha gentil), seguindo os preceitos clássi- cos; em II, o emprego de Fulana, por exemplo, sugere atitude que nega idealizações. e) Embora distantes da Idade Média, os dois textos absorvem, na forma e na linguagem, influência do Trova- dorismo: em I, o padrão métrico e a expressão da “coita de amor”; em II, o ritmo musical das rimas toantes e o teor satírico. Os dois fragmentos possuem a louvação da amada como tema. O primeiro deles compõe a imagem fe- minina a partir de concepções platônicas, uma das fontes filosóficas de Camões, expressa na forma consagrada pelo Classicismo: versos decassílabos, presença de rimas, linguagem erudita. O segundo se caracteriza pelo des- pojamento, tanto na representação da figura feminina (“Fulana”) e do próprio eu lírico (“poeta precário”), quanto na forma em redondilha maior, distante de uma tradição clássica que de resto, embora referida no texto, é tratada ironicamente (o que se verifica na mistura de poetas consagrados, como Petrarca, Ronsard e Camões, com um mais prosaico “Capim”). Esses dados permitem considerar correta a alternativa d. A métrica em decassílabo do Texto I não permite falar em influência do Trovadorismo, como sugere a alternativa e. Já os versos do Texto II não são pentassílabos, como afirma a alternativa a, tampouco apresentam influência clás- sica ou concepção platônica, tornando errada a c. Além disso, as inversões sintáticas presentes no texto drummondiano não permitem falar em “referência ao Barroco”, como se lê em b. Resposta: d Considere os seguintes traços caracterizadores do Modernismo: I — Incorporação da tradição cultural. II — Temática do cotidiano urbano, desenvolvida em linguagem prosaica. III — Irreverência. IV — Sintaxe fragmentada. No texto de Drummond estão presentes a) apenas II e IV. b) apenas I e II. c) apenas II e III. d) apenas I e III. e) todos. A incorporação da tradição cultural é explicitada na referência aos clássicos Petrarca, Ronsard e Camões (versos 5-6), validando a afirmação I. A irreverência citada na afirmação II se dá na sugestão de uma equipara- ção entre esses clássicos e um elemento pouco poético, “Capim” (verso 6). A temática do cotidiano (afirmação II) e a sintaxe fragmentada (afirmação IV), embora sejam aspectos característicos do Modernismo, não apare- cem de forma explícita no trecho escolhido. Resposta: d Resolução Questão 5▼▼ Resolução Questão 4▼▼ 5MACK/2008 ANGLO VESTIBULARES Assinale a alternativa correta acerca do texto I. a) O adjetivo descontente (v. 2) explicita que a amada, em vida, não correspondia ao amor do poeta. b) O uso de eternamente (v. 3) e sempre (v. 4), como sinônimos, reforça o sentido dos versos finais: os amantes vivenciam a separação em circunstâncias idênticas. c) A distância expressa nos versos 3 e 4, está também formalizada, estilisticamente, pelo fato de cada um dos amantes ocupar distinto verso no poema. d) A conjunção E (v. 4), no contexto em que se insere, introduz idéia com valor explicativo. e) No jogo rímico estabelecido na estrofe, encontram-se referências aos dois amantes: partiste/triste refere-se à mulher; descontente/eternamente refere-se ao homem. No verso 3, o advérbio “lá” indica o espaço do “Céu”, em que se encontra a amada. No verso 4, o advér- bio “cá” se refere ao espaço da “terra”, no qual está o poeta. A distância entre os amantes, portanto, está também formalizada estilisticamente, já que cada um ocupa um verso distinto no poema. Resposta: c Assinale a alternativa correta acerca do texto II. a) O verso 3, no contexto, admite as seguintes leituras: “sou eu o enfermo, poeta precário...” e “eu sou o poe- ta precário...” . b) Os verbos “ser” e “fazer” (v. 3 e 4) têm como sujeito gramatical o pronome eu (v. 3). c) O adjetivo precário (v. 3) denota que o poeta, contrariamente aos grandes escritores, é incapaz de represen- tar com fidelidade a perfeição da mulher amada. d) Nutrindo-me (v. 5), no contexto, equivale a “embora tenha-me nutrido”. e) Nos versos 5 e 6, há uma enumeração gradativa descendente: o grau de importância diminui a cada nomea- ção. A primeira leitura proposta se justifica pela elipse, no verso 3, do termo “enfermo”, que aparece, flexio- nado, na oração do verso 2. Na segunda leitura, o predicativo da oração do verso 3 é “o poeta precário”, em que o adjetivo “precário” tem o valor aproximado de enfermo. Resposta: a Texto para as questões de 8 a 11 01 Não é que fôssemos amigos de longa data. Conhecemo-nos apenas no último ano da escola. Desde esse mo- 02 mento estávamos juntos a qualquer hora. Há tanto tempo precisávamos de um amigo que nada havia que não 03 confiássemos um ao outro. Chegamos a um ponto de amizade que não podíamos mais guardar um pensa- 04 mento: um telefonava logo ao outro, marcando encontro imediato. Depois da conversa, sentíamo-nos tão con- 05 tentes como se nos tivéssemos presenteado a nós mesmos. Esse estado de comunicação contínua chegou a tal 06 exaltação que, no dia em que nada tínhamos a nos confiar, procurávamos com alguma aflição um assunto. Só 07 que o assunto havia de ser grave, pois em qualquer um não caberia a veemência de uma sinceridade pela 08 primeira vez experimentada. Clarice Lispector, “Uma amizade sincera” No fragmento, o narrador, a) em 3ª pessoa, manifesta sua compreensão de que uma forte relação entre amigos não sobrevive à passagem do tempo, como o comprova a primeira frase do texto. b) que pode ser protagonista, assinala o início de uma amizade que gerou convivência íntima —‚ estávamos juntos a qualquer hora — e passa a detalhar os conflitos em que os amigos se envolviam quando eram ques- tionados sobre a sinceridade do seu pacto. Questão 8▼▼ Resolução Questão 7▼▼ Resolução Questão 6▼▼ 6MACK/2008 ANGLO VESTIBULARES c) testemunha dos fatos, cita um acontecimento singular — Conhecemo-nos apenas no último ano da escola — e descortina, a seguir, amplo painel de fatos anteriores a esse momento, no desejo de caracterizar a sin- ceridade da relação estabelecida. d) onisciente, atribui à carência afetiva de ambos o fato de ele e o amigo buscarem, por todos os meios, solidi- ficar a amizade, pois ela, muito recente era frágil. e) personagem, refere um específico ponto do passado e passa a relatar o que ocorre Desde esse momento, privilegiando a exposição dos acontecimentos que tinham lugar em seu íntimo e no de seu amigo. O narrador se expressa em primeira pessoa do plural, fato lingüístico que assinala sua condição também de personagem dos eventos relatados. Estes se desdobram a partir de “um ponto específico do passado” — a saber, quando o narrador-personagem conhece aquele que se torna imediatamente seu amigo constante (“Desde esse momento estávamos juntos a qualquer hora”). Desse ponto em diante, a exposição dos aconte- cimentos destaca aspectos que assinalam os movimentos da interioridade de ambas as personagens: “precisá- vamos de um amigo”; “não podíamos mais guardar um pensamento”; “sentíamo-nos tão contentes”; “tal exaltação”; “procurávamos com alguma aflição um assunto”; “em qualquer um não caberia a veemência de uma sinceridade pela primeira vez experimentada”. Resposta: e Sempre considerando o contexto, assinale a alternativa correta. a) A frase inicial desfaz uma expectativa que poderia ser criada pelo leitor quando vai ler um caso de “amiza- de sincera”: ele poderia supor que se trata de amizade cultivada por anos e anos. b) Conhecemo-nos (linha 1) traduz simultaneamente idéia de reflexividade (como em “Eu me cortei”) e de re- ciprocidade (como em “Nós nos consideramos irmãos”). c) Em procurávamos com alguma aflição um assunto (linha 6), alguma foi empregado para sugerir que a ati- tude dos amigos era dissimulada. d) A conjunção pois (linha 7) introduz oração com sentido conclusivo. e) Em Há tanto tempo precisávamos de um amigo / que nada havia que não confiássemos um ao outro (linhas 2 e 3), os segmentos manifestam, respectivamente, um fato e sua causa. O enunciador inicia o texto com uma ressalva. Assim, é como se dissesse que, apesar de não serem ami- gos de longa data (“Não é que fôssemos amigos de longa data. Conhecemo-nos apenas no último ano da esco- la”), contraíram uma “amizade sincera”. Sem a ressalva, o leitor poderia supor que essa relação era cultivada há muitos anos, dada a profundida- de do laço que os unia, a importância que um assumia para o outro, a confiança que um depositava no outro. Resposta: a Assinale a alternativa correta. a) (linha 1) Está em conformidade com as regras gramaticais a substituição de Desde esse momento por “À partir de então”. b) (linhas 6-7) A expressão Só que contribui para a construção do sentido de “restrição”. c) (linha 3) A forma verbal Chegamos expressa, no contexto, uma ação que ocorre no momento em que o nar- rador está contando o fato. d) (linha 5) Em como se nos tivéssemos presenteado, o termo destacado introduz circunstância idêntica à observada em “Como eu queria mesmo conhecer as ruínas, o acompanhei”. e) (linha 4) Em sentíamo-nos, a colocação pronominal é do tipo da encontrada em “Respeitá-la-ei”. Questão 10▼▼ Resolução Questão 9▼▼ Resolução 7MACK/2008 ANGLO VESTIBULARES A alternativa a apresenta hometown (cidade natal), que é um substantivo. A alternativa b apresenta portrayal (caracterização, personagem), que é um substantivo. A alternativa c apresenta performance (desempenho), widow (viúva), soul (alma), que são todos substantivos. A alternativa d apresenta features que pode ser verbo (apresentar) ou substantivo (característica). A única alternativa em que todos os termos são adjetivos é a e. Resposta: e The meaning of “meek” in the text is a) humble. d) carefree. b) silly. e) sick. c) humorous. A questão pede um sinônimo direto da palavra meek, que é humble (humilde, passivo, modesto). Resposta: a The following text refers to questions 15 and 16 Harry Potter and the Deathly Hallows Author J. K. Rowling Illustrators Jason Cockcroft, Mary GrandPré Genre Fantasy Publishers Bloomsbury Publishing PLC, Scholastic Press, Raincoast Books Released July 21, 2007 Book no. Seven Sales 11+ million (in first 24 hours after release) Story timeline July 1997 - May 1998 and 1 September 2017 Chapters 36 chapters and an epilogue Pages 607, 759 Preceded by Harry Potter and the Half-Blood Prince Harry Potter and the Deathly Hallows is the seventh and final book of Harry Potter novels written by British author J. K. Rowling. The book was released on July 21, 2007, ending the series that began in 1997 with the publication of Harry Potter and the Philosopher’s Stone. This book chronicles the events directly following Harry Potter and the Half-Blood Prince (2005), and leads to the long-awaited final confrontation between Harry Potter and Lord Voldemort. Deathly Hallows is published in the UK by Bloomsbury Publishing, in the USA by Scholastic Press, in Canada by Raincoast Books and in Australia and New Zealand by Allen & Unwin. Released globally in ninety-three countries, Deathly Hallows broke sales records as the fastest-selling book ever, selling more than eleven million copies in the first twenty-four hours following its release. The previous record, nine million in its first day, had been held by Half-Blood Prince. http://en.wikipedia.org/wiki The final Harry Potter novel a) describes Harry’s death at the end of the story. b) has been published in many countries except in the West Indies. c) has already sold nine million copies. d) has been bought by more people in one day than any other book in history. e) shows Lord Voldemort being killed by Harry. Questão 15▼▼ Resolução Questão 14▼▼ Resolução 10MACK/2008 ANGLO VESTIBULARES Lê-se no trecho: “Deathly Hallows broke sales records as the fastest-selling book ober, selling more than eleven million copies in the first 24 hours following its release”. Resposta: d Choose the correct alternative. Sentence in the text Verb a) “This book chronicles the events” immediate future b) “The book was released” passive voice c) “Deathly Hallows broke sales records” past progressive d) “The previous record had been held” present perfect e) “Deathly Hallows is published” present progressive O Immediate Future é constituído da conjugação do verbo to be + going to + verbo principal. A voz passiva tem o verbo to be conjugado + o particípio passado do verbo principal, como está na alternativa correta. O Past Progressive é constituído do verbo to be conjugado no passado + o verbo principal + ING. O Present Perfect é o verbo to have no presente + o verbo principal no particípio passado. O Present Progressive é o verbo to be no presente + o verbo principal + ING. Resposta: b The following text refers to questions 17 and 18 Periscope ISRAEL Tracking Trauma by Kevin Peraino As an increasing number of war vets around the world are diagnosed with posttraumatic stress disorder (PTSD), some military establishments are questioning the validity of patient claims, given that they often result in financial settlements. In Israel, mental-health experts estimate that more than 3,000 vets suffer from some form of the disorder. ______(I)________, Israeli Defense officials have admitted to hiring private investigators to conduct surveillance on former soldiers to find out ______(II)________ they are faking. Adapted from Newsweek The wrong alternative according to the text is a) The number of sick war vets has been growing bigger and bigger. b) Claims of war trauma usually involve money reimbursement. c) Lots of war vets have been suffering from war diseases. d) It’s known that the war vets are faking when they assume to be sick. e) Investigations are under way to find out the truth about the war vets. Lê-se no texto: “As an increasing number of war vets around the world are diagnosed with PTSD some military establishments are questioning the validity of patient claim, given that they often result in financial settlements”. Pela leitura do trecho, entende-se que alguns setores militares estão questionando a validade e não o fato dos vets estarem fingindo, como dia a alternativa d. Resposta: d Resolução Questão 17▼▼ Resolução Questão 16▼▼ Resolução 11MACK/2008 ANGLO VESTIBULARES The connectors that properly fill in blanks I and II in the text are a) However – where b) Although – if c) Meanwhile – whether d) Consequently – who e) Therefore – unless Pelo entendimento do trecho, o espaço em branco I nos dá idéia de que enquanto os Oficiais Da Defesa Israelense admitiam ter contratado detetives particulares para espiar os ex-soldados para descobrir, no espaço II, se (ou não) eles estariam fingindo. A palavra enquanto equivale a meanwhile e o se não condicional equivale a whether. Resposta: c Resolução Questão 18▼▼ 12MACK/2008 ANGLO VESTIBULARES Figura 2 Tela de TV no formato tradicional (Jessica Biel e Edward Norton em cena do filme “O ilusionista” (The illusionist) – © 2006 Yari film group) a) 20% b) 23% c) 25% d) 28% e) 30% De 4a = 16b, temos a = 4b e, portanto, 3a = 12b. A área ocupada pelas faixas pretas, em relação à área total da tela dessa TV, é dada por: = = = = 25% Resposta: c Em um escritório, onde trabalham 6 mulheres e 8 homens, pretende-se formar uma equipe de trabalho com 4 pessoas, com a presença de pelo menos uma mulher. O número de formas distintas de se compor essa equipe é a) 721 b) 1111 c) 841 d) 931 e) 1001 Questão 22▼▼ 1 4 3b 12b 12b – 9b 12b 3a – 9b 3a 9b 16b 4a 3a Resolução 15MACK/2008 ANGLO VESTIBULARES O número de formas distintas de se compor uma equipe com 4 pessoas é: C14,4 = = 1001 O número de formas distintas de se compor uma equipe com 4 homens é: C8,4 = = 70 Logo, o número de equipes com a presença de pelo menos uma mulher é: 1001 – 70 = 931 Resposta: d Quando foi admitido em uma empresa, José contratou um plano de saúde, cujo valor correspondia a 5% do seu salário. Hoje, José tem um salário 30% maior e o plano de saúde teve, desde a admissão de José, um au- mento de 82%, representando, atualmente, K% do salário de José. O valor de K é a) 7% d) 10% b) 8% e) 11% c) 9% Seja S o salário quando José foi admitido. O valor do plano de saúde era 0,05 ⋅ S. Hoje o salário de José é 1,3 ⋅ S. O valor do plano de saúde é 1,82 ⋅ 0,05 ⋅ S = 0,091 ⋅ S Devemos ter: 0,091 ⋅ S = ⋅ 1,3 ⋅ S ∴ k = 7 Resposta: a Se an = cos , n ∈ N*, o valor de a1 + a2 + … + a100 é a) – d) b) – e) c) 0 a1 + a2 + … + a100 = cos + cos + cosπ + cos + cos + cos2π + cos + … + cos = cos + cos + cosπ + cos + cos + cos2π + cos + … + cos 14444444444244444444443 = – – 1 – + + 1 + + … – 14444244443 = 0 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 1 2 4π 3 π 3 5π 3 4π 3 2π 3 π 3 100π 3 7π 3 5π 3 4π 3 2π 3 π 3 Resolução 3 2 3 2 3 2 3 2   nπ 3   Questão 24▼▼ k 100 Resolução Questão 23▼▼ 8! 4! 4! 14! 10! 4! Resolução 16MACK/2008 ANGLO VESTIBULARES A soma de n termos, com n múltiplo de 6, é zero. Logo, a soma dos primeiros 96 termos é zero. Portanto a soma pedida é: a97 + a98 + a99 + a100 = – – 1 – = – Resposta: b A figura ao lado representa a maquete de uma escada que foi construída com a retirada de um paralelepípedo reto-retângulo, de outro paralelepípedo reto-retângulo de dimensões 12, 4 e 6. O menor volume possível para essa maquete é a) 190 b) 180 c) 200 d) 194 e) 240 Do enunciado, temos a figura: O volume da escada é: V = 12 ⋅ 4 ⋅ 6 – 12 ⋅ x ⋅ (4 – x) V = 12x2 – 48x + 288 O menor volume é dado por – , ou seja: – ∴ 240 Resposta: e (–48)2 – 4 ⋅ 12 ⋅ 288 4 ⋅ 12 ∆ 4a x x 4 12 6 4 – x Resolução x x 4 12 6 Questão 25▼▼ 3 2 1 2 1 2 1 2 17MACK/2008 ANGLO VESTIBULARES Segundo o economista Dr. Alexandre de Freitas Barbosa, o Brasil e a África do Sul possuem características so- ciais e econômicas muito parecidas em seus respectivos desenvolvimentos. Assinale a alternativa que corres- ponde a uma diferença marcante no desenvolvimento socioeconômico desses dois países. a) A introdução do neoliberalismo na economia brasileira deu-se no início dos anos 90. Já, na África do Sul, deu-se somente no final da década de 90. b) Entre as maiores multinacionais que atuam nos países em desenvolvimento, o Brasil leva vantagem, em quan- tidade e em tecnologia, em relação à África do Sul. c) A África do Sul apresenta um maior investimento na área social, apresentando, uma expectativa de vida su- perior à do Brasil. d) A África do Sul possui um déficit comercial, especialmente com países desenvolvidos, muito superior ao da economia brasileira. e) A taxa de desemprego sul-africana é menor que os quase 10% apresentados pela economia brasileira, atu- almente. O Brasil apresenta um saldo comercial positivo e a África do Sul, um saldo comercial negativo, considerando o total de suas balanças comerciais. No entanto, os dois países apresentam saldos negativos em suas balanças comerciais com os países desenvolvidos, sendo o da África do Sul da ordem de 6 bilhões de dólares e o do Brasil da ordem de 4 bilhões de dólares. Resposta: d Os países destacados no mapa compõem o bloco denominado G-4, que tem como objetivo a) recorrer, junto à OMC (Organização Mundial do Comércio), solicitando uma política contrária aos subsídios concedidos pelos países desenvolvidos aos seus produtores primários. b) protestar contra a política unilateralista norte-americana, expressa na Doutrina Bush, que defende o uso da força de modo unilateral sem a necessidade de consulta aos organismos internacionais. c) pleitear reformulação, junto ao Conselho de Segurança da ONU, visando à criação, no Conselho, de mais seis vagas permanentes, além de vagas rotativas. d) buscar investimentos dos países ricos industrializados, os denominados créditos de carbono ou MDL (Meca- nismo de Desenvolvimento Limpo), para projetos de redução de emissões de gases do efeito estufa. e) implementar, junto a OMS (Organização Mundial da Saúde), um programa de quebra de patentes dos me- dicamentos de interesse público, para que o acesso a eles seja garantido com a produção e distribuição de medicamentos genéricos. Questão 29▼▼ Resolução Questão 28▼▼ 20MACK/2008 ANGLO VESTIBULARES Os países destacados no mapa são: Brasil, Índia, Alemanha e Japão. Juntos eles formam o G-4, bloco que plei- teia a ampliação do Conselho de Segurança da ONU, atualmente composto de 15 membros (5 permanentes e 10 rotativos). Resposta: c Em dezembro de 2006, a liderança da UE (União Européia) endureceu as regras para a entrada de novos mem- bros no bloco, ameaçando, de forma especial, as negociações com a Turquia, nesse sentido. A adesão da Tur- quia esbarra I. no domínio turco de parte do território de Chipre, país membro da UE. II. no temor dos países europeus em ter como membro uma nação com 74 milhões de habitantes, em sua maioria muçulmana, o que levaria as fronteiras do bloco até o Oriente Médio. III. na possibilidade de o bloco ter que se envolver na questão do Curdistão, que envolve também Iraque, Síria e Irã, em virtude da presença de curdos que vivem na parte oriental do território turco. Dessa forma, a) apenas I está correta. d) apenas II e III estão corretas. b) apenas I e II estão corretas. e) I, II e III estão corretas. c) apenas I e III estão corretas. Após a última expansão da União Européia, neste ano de 2007, com a entrada de Romênia e Bulgária, o bloco deixou claro que avaliará de forma mais rigorosa possíveis futuros membros, como a Turquia. Além das razões apresentadas nas afirmações, vale ressaltar a preocupação com a saúde financeira do bloco. Resposta: e Examine as seguintes afirmações a respeito da industrialização brasileira. I. No Brasil, desde a década de 1970, já se observa uma relativa desconcentração industrial, em virtude dos primeiros sinais de esgotamento de São Paulo e das vantagens oferecidas por outras cidades e unidades da federação, em decorrência da guerra fiscal facilitada pela Constituição de 1988. II. Os mais novos pólos industriais de São Paulo, os chamados centros tecnopólos, são os do Vale do Ribeira, com destaque para São José dos Campos, e os de Campinas, que se desenvolveram na década de 1980. III. A abertura da economia brasileira e a criação do Mercosul vêm contribuíndo para uma nova reconcentra- ção industrial no Centro-Sul, o sistema just-in-time, no qual o importante é fabricar e colocar rapidamente o produto no mercado. Assinale a) se todas estão corretas. d) se apenas II e III estão corretas. b) se apenas I e III estão corretas. e) se todas estão incorretas. c) se apenas I está correta. A afirmação II está incorreta por apresentar a cidade de São José dos Campos como um tecnopólo do Vale do Ribeira, sendo sua correta localização o Vale do Paraíba. As afirmações I e III são corretas por apresentarem importantes aspectos da nova dinâmica espacial das indústrias brasileiras, que se desconcentraram da cidade de São Paulo e se reconcentraram no centro-sul do país, para atender ao aumento da demanda internacional. Resposta: b Resolução Questão 31▼▼ Resolução Questão 30▼▼ Resolução 21MACK/2008 ANGLO VESTIBULARES O climograma acima, de uma região africana, relaciona-se corretamente com O climograma apresentado corresponde ao tipo subtropical seco, característico da região mediterrânea. O norte do continente africano, situado no hemisfério norte e na porção sul da bacia mediterrânea, apresenta ao longo do ano invernos chuvosos com temperaturas amenas e verões quentes e secos. Resposta: b Resolução J F M A M J J A S O N D ºC T mm P 35 30 25 20 15 10 5 0 150 140 130 120 110 100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0 Questão 32▼▼ 22MACK/2008 ANGLO VESTIBULARES Tipo climático Área de ocorrência na África Características Bacia do Rio Congo e alguns trechos Elevado índice pluviométrico, a) Equatorial do litoral do Golfo da Guiné, com pequena amplitude da Nigéria, Gana e Costa do Marfim térmica anual. b) Subtropical Seco Toda a bacia do Verões quentes, Mar Mediterrâneo secos e prolongados. Invernos suaves e pluviosos. Norte e sul das áreas equatoriais, oeste Parecido com o equatorial pela c) Tropical Úmido da ilha de Madagascar, Moçambique e abundância das chuvas, trechos da África do Sul. mas apresenta uma estação seca. d) Tropical Interior do Baixos índices pluviométricos Semi-Árido continente na maior parte do ano. e) Desértico Na porção setentrional Elevadas amplitudes térmicas e do continente. baixos índices pluviométricos. Com os dados fornecidos, pode-se concluir que a) o sal citado tem cátion bivalente. b) a hidrólise do sal tende a diminuir o pH da água da piscina, visto que se formam um ácido forte e uma base muito fraca. c) o cloro, no HClO, oxida-se. d) a primeira reação mencionada aumenta o pH da água das piscinas. e) na dissociação do hidróxido de sódio, formam-se íons (H3O)1+. Hipoclorito de sódio Na+ClO– Na+ = cátion monovalente ClO– = ânion monovalente O NaClO é um sal proveniente de uma base forte e um ácido fraco; a hidrólise desse sal origina uma solução básica (pH  7). ClO– + HOH ←→ HClO + OH– a) Incorreta b) Incorreta c) Incorreta d) Correta Na reação representada, foi indicada uma base forte (NaOH) na forma dissociada e um ácido fraco (HClO) que não se encontra ionizado. e) Incorreta NaOH → Na+ + OH– Resposta: d Ag2S + Al  água ∆ → Al2S3 + Ag (equação não balanceada) O escurecimento de uma corrente de prata, devido à formação de sulfeto de prata, decorre de sua exposição ao ar. Esse escurecimento pode ser eliminado, colocando-se a corrente, por certo tempo, em uma panela de alumínio contendo solução aquosa de bicarbonato de sódio (NaHCO3). Desse processo, equacionado acima, pode-se afirmar que a) o alumínio é menos eletropositivo que a prata, deslocando-a. b) após a retirada das manchas escuras, a massa de prata da corrente será bem menor que a massa de prata inicial. c) forma-se sulfato de alumínio. d) a prata é reduzida, voltando a depositar-se na corrente, de modo que a massa final de prata na corrente é igual à massa inicial. e) o bicarbonato de sódio em água torna o meio ácido, protegendo a panela. A prata sofreu oxidação ao se transformar em Ag2S. O sulfeto de prata Ag2S em contato com alumínio e água sob aquecimento se reduz a prata metálica; logo, a massa de prata na corrente não se altera. Resposta: d Ag2S + Al → Al2S3 + Ag +1 0 redução água ∆ Resolução Questão 37▼▼ HClO → Cl– +1 –1redução Resolução 25MACK/2008 ANGLO VESTIBULARES Observando o diagrama abaixo, que representa a reação direta (1) e a inversa (2), X 1→←2 Y, fazem-se as afir- mações: I) a energia de ativação da reação inversa é o dobro da energia de ativação da reação direta. II) a reação direta é endotérmica. III) a reação direta é mais rápida que a inversa, por ter menor energia de ativação. IV) a reação inversa é endotérmica. Estão corretas a) I e II, somente. b) II e III, somente. c) I, III e IV, somente. d) I e IV, somente. e) I e III, somente. Para reação direta X → Y Exotérmica ∆H = –20kJ Eativação = 20kJ X Y 30 10 –10 Entalpia (kJ) EAtivação da reação direta = 20 kJ EAtivação da reação inversa = 40 kJ∆H Resolução X Y 30 10 –10 Entalpia (kJ) Questão 38▼▼ 26MACK/2008 ANGLO VESTIBULARES Para reação inversa Y → X Endotérmica ∆H = +20kJ Eativação = 40kJ I. Correta II. Incorreta III. Correta VI. Correta Resposta: c A manteiga rançosa apresenta odor e sabor alterados, devido à presença de ácido butanóico, não podendo assim ser comercializada. Para torná-la aproveitável, o ranço é eliminado, tratando-se a manteiga com bicar- bonato de sódio. A partir do texto acima, fazem-se as afirmações: I) são citados os nomes de duas substâncias compostas. II) o ácido butanóico é representado pela fórmula estrutural III) o bicarbonato de sódio neutraliza a substância que rancifica a manteiga. IV) esterificação é o nome da reação entre o ácido butanóico e o bicarbonato de sódio. Estão corretas a) I, II, III e IV. b) I, II e III, somente. c) I e IV, somente. d) I, II e IV, somente. e) I e III, somente. I. Correta NaHCO3 bicarbonato de sódio As duas substâncias são compostas, pois apresentam mais dois elementos químicos II. Correta III. Correta IV. Incorreta Esterificação é a reação entre um ácido e um álcool. Resposta: b H3C — CH2 — CH2 — C O OH — — + NaHCO3 → H3C — CH2 — CH2 — C O O–Na+ — — + CO2 + H2O H3C — CH2 — CH2 — C O OH — — ácido butanóico Resolução H3C — CH2 — CH2 — C O OH — — Questão 39▼▼ 27MACK/2008 ANGLO VESTIBULARES Algumas drogas utilizadas no tratamento de alguns tipos de depressão agem impedindo a recaptação do neu- rotransmissor serotonina, no sistema nervoso central. Assinale a alternativa correta. a) Neurotransmissores são substâncias que agem no citoplasma do corpo celular dos neurônios, provocando o surgimento de um impulso nervoso. b) Numa sinapse, os neurotransmissores são liberados a partir de vesículas existentes nos dendritos. c) Após sua liberação, o neurotransmissor provoca um potencial de ação na membrana pós-sináptica e é re- captado pelo neurônio pré-sináptico. d) Somente as sinapses entre dois neurônios utilizam neurotransmissores como mediadores. e) Neurotransmissores diferentes são capazes de provocar potenciais de ação de intensidades diferentes. Os neurotransmissores são liberados, na sinapse, pelas terminações do axônio. Eles provocam a despolarização da membrana plasmática do dendrito do neurônio seguinte, gerando um potencial de ação. O neurotransmis- sor pode ser, posteriormente, recapturado pelo neurônio pré-sináptico. Resposta: c Uma mulher normal, casada com um homem também normal, dá à luz uma menina com hemocromatose (do- ença genética causada por acúmulo de ferro no organismo, devido ao excesso de absorção desse íon pelo in- testino). Para essa mulher, em uma segunda gestação, a probabilidade de a criança ser um menino normal é de a) 25%. b) 50%. c) 75%. d) 100%. e) 12,5%. A partir do enunciado, fica claro que o caráter hemocromatose é condicionado por um gene recessivo, já que pais normais tiveram uma menina afetada. Neste caso, os pais são ambos heterozigotos (Aa), e a probabilida- de de terem futuramente uma criança normal (A-) será, portanto, de 3/4. Sendo a probabilidade de nascer um menino de 1/2, a probabilidade conjunta será de 3/8 ou 37,5%. Assim, nenhuma das alternativas é satisfatória. Sem resposta Resolução Questão 46▼▼ Resolução Questão 45▼▼ 30MACK/2008 ANGLO VESTIBULARES 31MACK/2008 ANGLO VESTIBULARES Verdadeiros fundadores da filosofia, os pensadores “pré-socráticos” inauguraram, a partir do século VI a.C., uma nova atitude mental ante a realidade material, substituindo progressivamente as elaborações de cunho mitológico por especulações de caráter científico-filosófico. A propósito desse importante momento da histó- ria da filosofia, são feitas as seguintes afirmações: I. Segundo a tradição, Tales de Mileto foi o primeiro filósofo a tratar a questão da origem e transformação de todas as coisas. Para ele, “a água era o princípio de tudo”. II. Atribui-se a Pitágoras de Samos (e a seus seguidores) a idéia de que “todas as coisas são como os números”, ou seja, de que todo o mundo — inclusive a alma — se forma segundo uma estrutura harmônica. III. Os atomistas (Leucipo de Mileto e Demócrito de Abdera) afirmavam ser toda a matéria formada por áto- mos, ou seja, por “partículas minúsculas, eternas e indivisíveis”, que, em movimento, se chocavam entre si, provocando assim o nascimento, a mudança e aniquilamento de todas as coisas. Assinale a) se apenas I é correta. d) se apenas I e II são corretas. b) se apenas II é correta. e) se I, II e III são corretas. c) se apenas III é correta. A questão apresenta três afirmações sobre a chamada escola pré-socrática da filosofia grega. Também conhe- cidos como filósofos da natureza, os pré-socráticos buscaram uma explicação racional sobre o funcionamento da natureza e a origem das coisas, afastando-se, como diz o enunciado, das elaborações de cunho mitológico. As três afirmações, que incluem citações conhecidas, são verdadeiras e indicam o ponto central do pensamen- to de cada filósofo ou corrente citados. Resposta: e “ (...) pode não ter sido um fenômeno isolado, mas foi muito mais fundamental do que os outros fenômenos contemporâneos, e suas conseqüências foram, mais profundas. Em primeiro lugar, ela se deu no mais populo- so e poderoso Estado da Europa (não considerando a Rússia). Em 1789, cerca de um em cada cinco europeus era francês. Em segundo lugar, ela foi, diferentemente de todas as revoluções que a precederam e a seguiram, uma revolução social de massa, e incomensuravelmente mais radical do que qualquer levante comparável. (...) Em terceiro lugar, entre todas as revoluções, (...) foi a única ecumênica. Seus exércitos partiram para revolucio- nar o mundo; suas idéias de fato o revolucionaram.” Eric Hobsbawm, A era das revoluções A respeito do momento histórico a que se refere o trecho dado, afirma-se que I. Inspirada nos princípios de liberdade, igualdade e fraternidade, a revolução significou a vitória definitiva sobre os entraves que representava ao desenvolvimento socioeconômico da burguesia, a estrutura de pro- priedade e de direitos feudais do Ancien Régime. II. A condução do processo revolucionário pelos membros da alta burguesia, após o “golpe do termidor” (1794), assegurou-lhes a efetivação do projeto político de sua classe em oposição ao projeto radical dos re- presentantes da pequena burguesia e das camadas populares. III. A influência internacional que a revolução exerceu se deveu a ter sido ela um modelo histórico bem sucedi- do de coletivização da propriedade das terras, de estatização dos meios de produção e de estabilização po- lítica por meio do regime de partido único. Questão 48▼▼ Resolução Questão 47▼▼ AISIH RÓT Assinale a) se apenas I é correta. d) se apenas I e II são corretas. b) se apenas II é correta. e) se I, II e III são corretas. c) se apenas III é correta. A questão faz referência à Revolução Francesa, iniciada em 1789. Esse movimento foi inspirado “nos princípios de liberdade, igualdade e fraternidade” e eliminou entraves “ao desenvolvimento socioeconômico da burgue- sia”, como afirma o item I. De fato, em 1794 o “golpe do termidor” resultou na formação de um governo lide- rado por elementos da alta burguesia e levou à efetivação do seu projeto — em oposição ao projeto mais ra- dical da “pequena burguesia e das camadas populares”. Estas eram representadas pelos jacobinos e estavam no poder momentos antes, portanto também está correto o item II. Já o item III está incorreto, pois afirma que a revolução levou à “estatização dos meios de produção” ou à “estabilização política por meio do regime de partido único”. Resposta: d Turiamo, 13 de abril de 2002 a las 14:45 Al pueblo venezolano... (y a quien pueda interesar). Yo, Hugo Chávez Frías, venezolano, Presidente de la República Bolivariana de Venezuela, declaro: No he renunciado al poder legítimo que el pueblo venezolano me dió. ¡¡Para siempre!! [firma] Hugo Chávez Frías O documento dado se refere a um dos fatos de maior gravidade, em meio à crise política que então enfrenta- va esse país sul-americano. É correto afirmar, a respeito dessa crise, que a) refletiu, no plano político, a diminuição irreversível da produção de petróleo do país (seu principal produ- to de exportação), provocada pelo esgotamento das jazidas existentes. b) resultou do receio de setores militares quanto à aproximação do governo em relação aos países do “eixo do mal”, como o Irã e o Iraque. c) foi provocada, em grande medida, pela forte oposição ao governo por parte de setores do empresariado e de classe média, descontentes com o projeto político “bolivarianista”. d) decorreu da revolta dos segmentos mais pobres da população, vítima da crescente pauperização provoca- da pela orientação neoliberal da política econômica do governo. e) refletiu o clamor das classes médias e populares contra o controle autoritário que o governo pretendia exer- cer sobre os meios de comunicação do país. O governo venezuelano de Hugo Chávez tem se pautado por medidas contrárias ao neoliberalismo. Por meio de um projeto político denominado bolivarismo, ele tem executado uma significativa estatização da economia petrolífera, a principal atividade do país, bem como declarado de propriedade social outras áreas da econo- mia, como a propriedade da terra, setores ligados ao abastecimento e meios de comunicação. Ao lado disso, em defesa da autonomia da América Latina, tem executado uma política internacional favorável à integração político-econômica dos países latino americanos. Ainda nessa área, tem se oposto ao governo dos Estados Uni- dos, aproximando-se do Irã e de Cuba. Recentemente Hugo Chávez apresentou propostas de mudanças insti- tucionais no país para aumentar, de maneira expressiva, o seu poder, pondo em dúvida a sobrevivência da de- mocracia. Em conseqüência, tais medidas, opostas à globalização, à democracia liberal e ao capitalismo inter- nacional, ainda em grande parte conduzido pelos Estados Unidos, têm provocado na Venezuela uma significa- tiva oposição do empresariado e da classe média, como foi expresso, por exemplo, no fracassado golpe de 2002. Resposta: c Resolução Questão 49▼▼ Resolução 32MACK/2008 ANGLO VESTIBULARES d) da ocorrência de manifestações públicas de operários, professores e estudantes, nas quais se exprimia aber- tamente o repúdio ao regime ditatorial de então. e) da crescente mobilização popular de apoio ao projeto oficial de estatização da exploração dos recursos mi- nerais do país, como no caso do petróleo. O trabalhismo foi um dos traços mais marcantes da Era Vargas (1930-1945) e alcançou, talvez, seu apogeu após 1937, com a instauração do Estado Novo. Os programas trabalhistas ultrapassavam a esfera das leis voltadas aos interesses das classes trabalhadoras urbanas. Incluíam acessos aos aparatos de saúde e educação, além de mobilizações populares para o enaltecimento da Pátria, do regime autoritário e do próprio ditador — tudo no sentido das práticas paternalistas típicas dos governos populistas da época. Resposta: c Já vou embora/ Mas sei que vou voltar Amor não chora/ se eu volto é pra ficar Amor não chora/ Que a hora é de deixar O amor de agora/ Pra sempre ele ficar Eu quis ficar aqui/ Mas não podia O meu caminho a ti/ não conduzia Um rei mal coroado/ Não queria O amor em seu reinado/ Pois sabia/ Não ia ser amado/ Amor não chora/ Eu volto um dia/ O rei velho e cansado/ Já morria Perdido em seu reinado/ Sem Maria Quando me despedia/ No meu canto lhe dizia. Geraldo Vandré, Canção da despedida Os versos acima são de uma canção que, assim como outras do compositor, foram alvo da censura oficial da época, por sua crítica mais ou menos velada ao regime político então vigente. Considere as três proposições, a seguir, a respeito desse período da história brasileira. I)A repressão politica exercida pelo governo voltou-se violentamente para o meio artístico-cultural do país, como o teatro e a música popular, submetendo-o à censura e, além disso, obrigando muitos intelectuais e artistas a optar pelo exílio. II) O regime ditatorial revelava uma grande contradição interna, na medida em que combinava a mais severa perseguição política aos opositores com uma clara normalidade democrártica, visível na existência livre dos vários partidos políticos, na regularidade de eleições diretas para presidente, e na liberdade de ação sindi- cal. III) A decretação de atos institucionais foi uma prática recorrente do Executivo com o intuito de manter o con- trole sobre a situação política, pois permitiu ao presidente, entre outras coisas, fechar o Congresso Nacional e cassar direitos políticos. Assinale a) se apenas I é correta. b) se apenas I e II são corretas. c) se apenas I e III são corretas. d) se apenas II e III são corretas. e) se I, II e III são corretas. As três proposições dessa questão abordam o Regime Militar, entre 1964 e 1985. A proposição II está eviden- temente errada, porque nunca houve uma “clara normalidade democrática”: a violenta ditadura impôs o re- gime bipartidário, a eleição indireta para presidente e a repressão aos sindicatos de trabalhadores. Resposta: c Resolução Questão 53▼▼ Resolução 35MACK/2008 ANGLO VESTIBULARES 36MACK/2008 ANGLO VESTIBULARES Duas cidades, A e B, são interligadas por uma estrada com 50km de comprimento. Em certo instante, um au- tomóvel parte do repouso, da cidade A rumo à cidade B, com aceleração escalar constante de 1,0m/s2, durante 20s. Após esse tempo, sua velocidade escalar permanece constante. No instante em que esse automóvel parte da cidade A, um outro automóvel passa pela cidade B, dirigindo-se à cidade A, com velocidade escalar cons- tante de 108km/h. A distância, relativa à cidade A, medida ao longo da estrada, em que ocorre o encontro desse dois automóveis, é a) 20,12km b) 19,88km c) 19,64km d) 19,40km e) 19,16km As distâncias percorridas pelos dois automóveis até o instante de encontro podem ser determinadas como se- gue: Móvel que parte da cidade A. Móvel que parte da cidade B. dI = N Área I dII = N Área II dI = dII = N 30tE dI = 20tE – 200 A soma de tais distâncias corresponde à distância entre as duas cidades: dI + dII = 50000 20tE – 200 + 30tE = 50000 tE = 1004s Logo, a distância procurada é: dI = 20(1004) – 200 ⇒ dI = 19880m ou dI = 19,88km Resposta: b (tE + tE – 20)20 2 0 30 tE t(s) v(m/s) Área II 0 20 20 tE t(s) v(m/s) Área I Resolução Questão 54▼▼ ÍSI AF C No sistema ao lado, o fio e a polia são considerados ideais e o atrito entre as su- perfícies em contato é desprezível. Abandonando-se o corpo B a partir do repouso, no ponto M, verifica-se que, após 2s, ele passa pelo ponto N com velocidade de 8m/s. Sabendo-se que a massa do corpo A é de 5kg, a massa do corpo B é a) 1kg b) 2kg c) 3kg d) 4kg e) 5kg Das informações referentes ao corpo B, determinamos a aceleração do sistema: vB = v0B + at 8 = a(2) ∴ a = 4m/s2 Para a determinação da massa do corpo B: • PA – T = mA ⋅ a 50 – T = 5(4) ⇒ T = 30N • T – Psen37º = mB ⋅ a 30 – mB(10)0,6 = mB(4) ∴ mB = 3kg Resposta: c Durante sua apresentação numa “pista de gelo”, um patinador de 60kg, devido à ação exclusiva da gravidade, desliza por uma superfície plana, ligeiramente inclinada em relação à horizontal, conforme ilustra a figura abaixo. O atrito é praticamente desprezível. Quando esse patinador se encontra no topo da pista, sua velocidade é zero e ao atingir o ponto mais baixo da trajetória, sua quantidade de movimento tem módulo a) 1,20 ⋅ 102kg ⋅ m/s b) 1,60 ⋅ 102kg ⋅ m/s c) 2,40 ⋅ 102kg ⋅ m/s d) 3,60 ⋅ 102kg ⋅ m/s e) 4,80 ⋅ 102kg ⋅ m/s 0,80 m Questão 56▼▼ 37º B A M N T T PA a PBsen37º Resolução 37º B A M N Questão 55▼▼ 37MACK/2008 ANGLO VESTIBULARES Dados: g = 10m/s2 cos37º = 0,8 sen37º = 0,6 0 Dado: g = 10m/s2 No circuito abaixo, tem-se uma associação de lâmpadas idênticas, um amperímetro e um gerador elétrico, ambos considerados ideais. Quando a chave K está aberta, o amperímetro indica uma intensidade de corrente elétrica i. Se fecharmos a chave K, o amperímetro indicará uma intensidade de corrente elétrica. a) 0,4i b) 0,6i c) 1,2i d) 2,5i e) 5,0i Com a chave K aberta, o circuito equivalente é: Com a chave K fechada, o circuito equivalente é: Portanto: = = ∴ i’ = 2,5i Resposta: d 5 2 5ε 6R ε 3R i’ i A ε  →i’ 3R 2R 5R 3R ⋅ 2R ε Ai’ 5 6R ⇔ ⇒ → i’ = 6R 5ε A ε i R R R ⇒ i = 3R ε  → Resolução A ε K Questão 60▼▼ 40MACK/2008 ANGLO VESTIBULARES 41MACK/2008 ANGLO VESTIBULARES Redija uma dissertação a tinta, desenvolvendo um tema comum aos textos abaixo. Texto I Se histórias da viagem com a turma do colégio ou da faculdade ou confidências sobre a vida amorosa eram reservadas aos diários escritos ou à confiança de poucos amigos, tudo isso parece ter se tornado públi- co com a proliferação de blogs e fotologs e com o sucesso de sites de relacionamento como o Orkut. Adaptado de Alan de Faria Texto II Pesquisa divulgada há pouco revelou que, de 30 em 30 dias, o brasileiro fica mais tempo ligado à inter- net. Significa também que, a cada 30 dias, o brasileiro já está passando quase um dia inteiro com os olhos na telinha, os dedos no mouse ou no teclado, as pernas criando varizes, a coluna indo para o beleléu e o cérebro mais na virtual que na real. Segundo outra pesquisa, por causa da internet o jovem brasileiro tem deixado de praticar esportes, dormir, ler livros, sair com os amigos, ir ao cinema ou ao teatro e estudar. E, com certeza, está deixando também de praticar outros itens não contemplados pela pesquisa, como namorar, ir à praia ou ao futebol, visitar a avó, conversar fiado ao telefone e flanar pelas ruas chutando tampinhas. Ruy Castro Texto III Navegar é preciso Ao aprender a compor o fundo da tela de seu computador, Chloé Siqueira escolheu uma imagem que lhe parecia transgressora — a famosa foto dos Beatles caminhando pela faixa de pedestres numa rua de Liverpool. É assim que ela própria se sente diante de um computador: aos 80 anos, decidiu virar professora e dar aulas de internet a crianças. “A internet é, para mim, o prazer da conexão humana”, resume. Há cinco anos, Chloé soube por uma neta que, se quisesse, poderia fazer um curso para aprender a navegar na internet. “Eu tinha até medo de usar teclado.” Em pouco tempo, ajudada por adolescentes que estudavam em escolas públicas e privadas, ela já estaria conversando pelo Skype e pelo Messenger com os netos e com alguns amigos que moravam fora do Brasil. Gilberto Dimenstein Análise da proposta O Mackenzie manteve-se fiel ao seu formato de exame de redação: o candidato deve apreender, da relação intertextual entre 3 fragmentos, um tema comum, para redigir uma dissertação a respeito dele. Desta vez foi proposta uma questão que já foi levantada por diversas Bancas nos últimos anos: as reper- cusões da internet na convivência e na privacidade. O texto I, adaptado de Alan de Faria, destaca precisamente esse útimo aspecto: a popularização das pági- nas pessoais tem posto em risco a privacidade individual; confissões que antes eram compartilhadas apenas em âmbito restrito hoje ganham inusitada publicidade na internet, expondo incontrolavelmente seus prota- gonistas de maneira que pode se tornar indesejável. Ruy Castro, no texto II, revela-se alarmado com o aumento constante no número de horas dispendidas pelos brasileiros em conexão com o mundo virtual. Segundo o seu ponto de vista, além de prejudicar a saúde, isso acarretaria menor disponibilidade para a prática de esportes, a leitura, a convivência com os amigos e até mesmo o lazer preguiçoso e descompromissado. O texto III, de Gilberto Dimenstein, contrapõe argumentos que relativizam a discussão: ao ralatar o caso de uma senhora que, aos 80 anos, aprendeu a navegar no mundo virtual, chama atenção para as diversas pers- pectivas positivas abertas pela rede. OR ÃE DAÇ Encaminhamentos possíveis A proposta fornece subsídios tanto para os candidatos interessados em defender um posicionamento contrário à internet, quanto para os que pretendam ressaltar suas virtudes. Em ambos os casos, entretanto, seria conveniente ressalvar ao menos alguns aspectos contrários, demonstrando capacidade de considerar as diversas opiniões suscitadas pela questão. Caso a opção fosse enfatizar os prejuízos associados ao uso cada vez mais freqüente da internet, além dos argumentos já expostos nos dois primeiros textos da proposta, o candidato poderia apontar os riscos que o excesso de informações pouco confiáveis e quase sempre apócrifas, característico do ambiente virtual, acar- reta: dispersão, perda dos referenciais de julgamento, grande dificuldade para atribuir responsabilidade sobre os conteúdos publicados, etc. Isso, no entanto, não é suficiente para que se recomende o abandono de ferra- mentas que, empregadas de forma adequada e crítica, podem colaborar de modo decisivo para o progresso e a democratização do conhecimento. Argumentos para sustentar um posicionamento em favor da internet igualmente não faltam: graças a ela, a custo bastante reduzido, podemos instantaneamente ter acesso às mais diversas fontes de consulta e a pessoas nos lugares mais distantes. Tarefas que anteriormente exigiam esforço apreciável hoje podem ser de- sempenhadas com muito mais conforto. Tudo isso, entretanto, não anula a necessidade de que sejam tomadas precauções para encorajar o uso crítico e consciente dessa ferramenta. 42MACK/2008 ANGLO VESTIBULARES
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