Normas da abnt 2010

Normas da abnt 2010

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PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Sistema de Bibliotecas da PUC Minas normas da ABNT para apresentação de trabalhos científicos, teses, dissertações e monografia

Belo Horizonte 2010

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Sistema de Bibliotecas da PUC Minas normas da ABNT para apresentação de trabalhos científicos, teses, dissertações e monografias

Belo Horizonte Atualização agosto 2010

Este texto poderá ser impresso para uso individual. Fica vetada sua reprodução e distribuição

Grão Chanceler: Dom Walmor Oliveira de Azevedo Reitor: Prof. Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães Pró-reitora de Graduação: Profª Maria Inês Martins Diretor do Sistema de Bibliotecas da PUC Minas: Cássio José de Paula Elaboração: Helenice Rêgo dos Santos Cunha

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Pró-Reitoria de Graduação. Sistema de

P816pPadrão PUC Minas de normalização: normas da ABNT para apresentação de trabalhos

Bibliotecas. científicos, teses, dissertações e monografias / Elaboração Helenice Rêgo dos Santos Cunha. Belo Horizonte: PUC Minas, ago. 2010. 52p.

1. Teses – Preparação. 2. Trabalhos científicos – Preparação. 3. Referências - Normas. I. Cunha, Helenice Rêgo dos Santos. I. Título.

Para citar este documento:

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS. Pró-Reitoria de Graduação. Sistema de Bibliotecas. Padrão PUC Minas de normalização: normas da ABNT para apresentação de trabalhos científicos, teses, dissertações e monografias. Belo Horizonte, 2010. Disponível em:

<http://w.pucminas.br/ biblioteca>. Acesso em: Informar data de acesso.

A Biblioteca da PUC Minas com este trabalho vem suprir as necessidades da comunidade acadêmica da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, na produção de textos, seja para apresentação de trabalhos exigidos pelas disciplinas, seja para defesa de teses e dissertações.

São muitas as normas da área de documentação aprovadas pela Associação

Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Apresentamos aqui apenas informações básicas que consideramos adequadas para a apresentação de um bom trabalho científico.

Helenice Rêgo dos Santos Cunha

Biblioteca - PUC Minas e-mail: biblioteca. ce. coord @puc minas. br

1 INTR ODUÇÃO4
2 DICAS PARA LEITURA E REDAÇÃO5
3 ESTRUTURA DO TRABALHO CIENTÍFICO)5
3. 1 Capa6
3. 2 Folha de Rosto6
3. 3 Ficha catalográfica7
3. 4 Folha de aprovação8
3. 5 Dedicatória8
3. 6 Agradeci mentos8
3. 7 Epígrafe9
3. 8 Resu mo na Língua Original9
3. 9 Resu mo e m Língua Estrangeira10
3. 10 Lista de Ilustrações10
3. 1 Lista de Tabelas10
3. 12 Lista de Abreviaturas1
3. 13 Lista de Siglas1
3. 14 Su mário1
3. 15 Corpo do Texto12
3. 15. 1 Introdução12
3. 15. 2 Desenvolvi mento13
3. 15. 3 Conclusão13
3. 16 Referências14
3. 17 Apêndice15
3. 18 Anexo15
4 FOR MATO DE APRESENTAÇÃO16
4. 1 Papel e Fonte16
4. 2 Marge m16
4. 3 Espaça mentos e Parágrafos16
4. 4 Paginação19
4. 5 Ilustrações19
4. 6 Quadros, Tabelas e Fór mulas2
4. 6. 1 Tabelas2
4. 6. 2 Quadros24
4. 6. 3 Fór mulas24
5 REGRAS DE APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES25
5. 1 Citação Livre ou Indireta25
5. 2 Citação Textual ou Direta26
5. 3 Citação de Citação27
5. 4 Exe mplos de citação28
5. 5 Citação Oral35
5. 6 Tradução de citações36
5. 7 Citação da Bíblia36
5. 8 Citação de docu mentos clássicos37
5.9 Citação de documentos históricos (documentos de arquivos)37
5. 10 Redação da Citação38
5. 1 Outras Considerações sobre Citações39
6 REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO DE NOTAS42
7 REGRAS DE APRESENTAÇÃO DE REFERÊNCIAS43
7.1 Regras para Entrada de Autor (Nomes Pessoais e Instituições)43
7. 2 Transcrição de Dados Bibliográficos45
7. 2. 1 Título45
7. 2. 2 Local45
7. 2. 3 Editora45
7. 2. 4 Data46
7. 2. 5 Paginação46
7. 2. 6 Títulos de séries46
7. 2. 7 Notas46
7. 3 Exe mplos de Referências47
7. 3. 1 Monografias consideradas no todo47
7. 3. 2 Parte de monografia47
7. 3. 3 Parte de publicação seriada48
7. 3. 4 Docu mentos jurídicos49
7. 3. 5 Docu mentos eletrônicos50
7. 3. 6 Materiais especiais50
7. 3. 7 Outras fontes de infor mação51

4 1 INTRODUÇÃO

Para a elaboração de um trabalho científico correto, o autor deverá considerar que este não será lido apenas por seus professores, banca examinadora ou por profissionais de sua área. Dessa forma, é essencial o uso das normas técnicas para uma boa apresentação e compreensão da leitura.

Em alguns casos, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) apresenta em suas normas algumas regras que são opcionais ou que permitem ao autor definir seus próprios critérios. Diante disso, optamos por utilizar alguns critérios que consideramos facilitar a compreensão de qualquer leitor:

a) Citações: • optamos pelo sistema de chamada autor-data;

• optamos por não utilizar as expressões latinas Ibid, Idem, Ibdem, op cit;

• optamos pela tradução das citações no texto, colocando a versão original em notas de rodapé.

b) Referências: • optamos por destacar os títulos das publicações em negrito;

se fizer necessário. Não utilizamos o travessão ponto ()

• optamos por repetir o nome do autor na listagem bibliográfica, quantas vezes c) Notas:

• as notas explicativas devem ser breves, sucintas e claras. Notas muito longas prejudicam a compreensão e a leitura.

d) Abreviaturas:

• deve-se evitar ao máximo o uso de abreviaturas em textos corridos. Caso necessário, deve-se consultar normas e dicionários para verificar a forma correta. Exemplo: edição (ed.); organizador (org.);

• optamos por grafar os títulos de periódicos por extenso. Caso necessário, consultar a norma NBR 6032/1989. Exemplo: RAE (Revista de Administração de Empresas); JADA (Journal of the American Dental Association); RT (Revista dos Tribunais).

e) Siglas

• deve-se evitar o uso de siglas. Caso necessário, deve-se colocar seu significado na primeira vez em que ela aparece no texto. Exemplo: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT);

• deve-se utilizar apenas as siglas consagradas mundialmente. Exemplo: Unesco; ONU; FMI, etc.

f) Parágrafo:

• optamos por utilizar o parágrafo recuado a 1,25 cm da margem esquerda, sem espaços entre os parágrafos.

g) Divisão dos capítulos

• optamos pela diferenciação dos capítulos e seções da seguinte forma:

1 SEÇÃO PRIMÁRIA (CAIXA ALTA, NEGRITO, TAMANHO 12) 1.1 Seção secundária (Caixa baixa, Negrito, Tamanho 12) 1.1.1 Seção terciária (Caixa baixa, itálico, negrito, tamanho 12)

1.1.1.1 Seção quaternária (Caixa baixa, sublinhado, negrito, tamanho 12) 1.1.1.1.1 Seção quinária (Caixa baixa, sem negrito, tamanho 12)

5 2 DICAS PARA LEITURA E REDAÇÃO

O primeiro passo para iniciar uma monografia é fazer um levantamento bibliográfico e selecionar as obras relevantes que irá ler.

Antes da leitura, anotar os dados bibliográficos das fontes (ver capítulo 7 a forma correta para cada tipo de material).

Durante a leitura, anotar as principais idéias do autor, assim como o número da página onde esta está descrita, a fim de fazer citações diretas com todas as informações completas.

Todas as fontes utilizadas para fazer o trabalho devem ser referenciadas, mesmo que não estejam citadas no corpo do texto.

Evitar o uso de textos não editados ou informações obtidas verbalmente. Seu conteúdo possui dados passíveis de não comprovação.

Prefira sempre a utilização de textos originais. Evite o uso excessivo das citações de citação (apud).

Evite o uso excessivo de notas de rodapé, pois, essas interrompem a seqüência lógica da leitura. Caso necessário, que sejam sucintas e curtas.

Evite utilizar siglas e abreviaturas, principalmente jargões específicos da área.

Caso necessário, as abreviaturas devem ser feitas por extenso na sua primeira ocorrência no texto. Deve-se elaborar lista de siglas e abreviaturas utilizadas em todo o trabalho.

Observar concordância verbal e a correção gramatical. O texto científico deve ser redigido de forma impessoal (observa-se, observou-se, observaram-se, observam-se, etc.).

Todas as figuras, fotos, tabelas e gráficos devem ser identificados com título e a sua fonte. Caso tenham sido produzidas pelo autor ou seja construída a partir dos resultados da pesquisa, deve-se utilizar como fonte as expressões: dados da pesquisa, arquivo pessoal, fotos da autora; etc.

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