(Parte 1 de 2)

Exercícios propostos Capítulo

Testes propostosMenuResumo do capítulo 1Os fundamentos da Física • Volume 3

13Campo magnético

P.311Inicialmente determinamos, pela regra da mão direita no 1, a direção e o sentido dos vetores indução magnética

Sendo B1 B2, concluímos que o vetor indução magnética resultante em O tem direção perpendicular ao plano das espiras e orientada do observador para o plano

(entrando no plano das espiras). A intensidade é dada por:

P.312De acordo com a regra da mão direita no 1, os vetores B1 e B2 originados por i1 e i2 em O têm mesma direção e sentidos opostos. Para que o vetor indução magnética re-

sultante seja nulo, os módulos de B1 e B2 devem ser iguais:

B iR iR i R R12

, vem:

, vem:

Exercícios propostos 2Os fundamentos da Física • Volume 3 • Capítulo 13

P.316a)As correntes elétricas que percorrem os condutores 1 e 2 originam no ponto P os vetores in- dução magnética B1 e B2, cujos sentidos são dados pela regra da mão direita no 1.

B1 e B2 têm mesma intensidade, pois o ponto P eqüidista dos condutores e as correntes elétricas têm intensidades iguais. Tendo sentidos opostos, concluímos que: BR 0 b)Nesse caso, B1 e B2 têm mesmo sentido.

0,10 m12 0,10 m

0,10 m0,10 m B1 B2P

Exercícios propostos 3Os fundamentos da Física • Volume 3 • Capítulo 13

P.317Pela regra da mão direita no 1, determinamos os senti-

O vetor indução magnética resultante em P tem intensidade:

2 ir i r

10 m 1 m

P.318 B ir

B i

e2

A agulha colocada em P se orienta na direção do vetor indução magnética resultante (BR), com pólo norte no sentido de B (pois B BA).

P.319a)Aplicando a lei de Pouillet ao circuito, temos:

10 espiras cm 1.0 espiras m , vem:

b)Para o observador O a corrente elétrica é vista no sentido horário. Logo, X é um pólo sul. Outro modo seria aplicar a regra da mão direita no 1 e observar que o campo magnético B, e portanto as linhas de indução, entra pela extremidade X.

i i i i

Exercícios propostos 4Os fundamentos da Física • Volume 3 • Capítulo 13 po magnético terrestre Bt deve anular o campo magnético gerado pela corrente elétrica que percorre o solenóide (Bs). Devemos impor:

P.321a)Lembrando que as linhas de indução saem do pólo norte e chegam ao pólo sul, temos o seguinte aspecto para as citadas linhas:

b)Cada agulha magnética se orienta na direção do respectivo vetor indução magnética B e com o pólo norte no sentido de B. Assim, temos:

P.322a)Pela lei de Pouillet, vem:

R R2R

2RFio retilíneo e longo

E P d i i

Exercícios propostos 5Os fundamentos da Física • Volume 3 • Capítulo 13

P.323Sejam B1 e B2 os vetores indução magnética que as correntes elétricas que percorrem os condu-

O módulo do vetor indução magnética resultante em Q é dado por:

π2 ib

Logo, o vetor indução magnética resultante em P tem módulo:

3 ⇒ BBQP

P b

Q i i

P.324a)As agulhas magnéticas orientam-se na direção dos res- pectivos vetores indução magnética B1, B2, B3 e B4. Pela regra da mão direita no 1 concluímos que o condutor é

b)Se a corrente elétrica cessar de fluir, as agulhas ficam sujeitas apenas ao campo magnético terrestre e orientam-se na direção norte–sul:

Observação: No item a desprezamos a ação do campo magnético terrestre, pois a corrente foi considerada muito intensa.

P.325a)Nas vizinhanças do pólo Norte geográfico, situa-se o pólo Sul magnético do “imã Terra”. As linhas de indução chegam a essa região:

b)Não seria útil, pois estaria sempre apontado para o solo. A inclinação magnética é 90º.

Terra

Exercícios propostos 6Os fundamentos da Física • Volume 3 • Capítulo 13 b)Próximo ao pólo Norte geográfico, situa-se o pólo Sul magnético. No fundo dos lagos situados nessa região, onde há maior quantidade de alimentos, predominam bactérias que se orientam para o pólo Sul magnético: amostra B. Próximo ao pólo Sul geográfico, situa-se o pólo Norte magnético. As bactérias que se orientam para esse pólo pertencem à amostra A. Nos lagos próximos ao equador, há quantidades iguais de ambos os grupos: amostra C.

(Parte 1 de 2)

Comentários