Teoria do caos

Essa teoria explica que tudo o que acontece no Universo é caótico, e também que o universo tende sempre para a desordem.

Primeiramente vamos falar sobre a desordem e a ordem do Universo, essa teoria é aplicada na termodinâmica, conhecida como

“Entropia”, ela mede a quantidade de desordem no sistema termodinâmico em estudo, porém essa lei também é aplicável na vida cotidiana. Em primeiro lugar vou explicar a entropia na forma que os físicos lidam com ela e depois na forma em que as pessoas lidam na vida cotidiana.

A entropia na Física.

Os físicos usam a teoria antrópica para poder explicar fenômenos da termodinâmica, que como principal estudo é da inversibilidade dos corpos que realizam trabalho. Como exemplo, vamos supor uma jarra de vidro cheia de água caindo de cima de uma mesa e se espatifando contra o chão, provavelmente a jarra quebrará e a água se espalhará para todos os lados, agora imagine a jarra e a água voltando na sua posição inicial como se tivesse rebobinando uma fita de video, é claro que nunca ninguém viu isso e nunca verá. Agora podemos perguntar: “Por que as coisa não voltam para trás como se estivessem sendo rebobinada?”.Bom parece ser uma pergunta idiota mas não é, porque em termos físicos há essa possibilidade, só que como dizemos anteriormente que tudo tende a desordem,ou seja, a impossibilidade de se reverter os fenômenos da natureza, porém, o que impede impede de a jarra e a água voltarem na sua posição inicial é a energia necessária para que isso possa ser realizado, simplesmente porque essa energia é muito grande.

Conhecemos também outro tipo de entropia na física, essa entropia é mais moderna e é usada para explicar sobre as informações de um corpo que cai em um buraco negro.

Entropia de Hawking.

Esse conhecimento foi dado pelo Físico

Stephen w.Hawking (1942-...) quando investigou que os buracos negros irradiavam quando caia matéria dentro dele, o cientista analisou também que com o aumento de seu horizonte de eventos sua entropia aumentava.

Primeiramente ele pensava que quando caia matéria dentro do buraco negro, não haveria então sobrado nenhuma informação do objeto e que o buraco negro engolia tudo, até mesmo a luz. Mas ficou surpreso quando descobriu que os buracos negros irradiavam.

Uma outra pesquisa sua, era a da seta do tempo que ia na mesma direção que a da expansão do Universo.

Hawking percebeu que se a seta do tempo ia na mesma direção que da expansão,então quando o universo se contrai-se,então o tempo voltaria para trás e tudo pareceria estar sendo rebobinado,como vimos antes,mas logo verificou que contrairia com a entropia do universo, e então para que esteja de acordo com a entropia ele percebeu que o tempo não voltava, mas sim,continuava a progredir.

A entropia no cotidiano.

Podemos perceber que na vida diária tudo tende a dar errado, como por exemplo: quando um jovem estudante faz uma prova para o vestibular e não passa, é claro que ele não estudou,ou pelo menos não o suficiente, mas se ele estudar muito ele provavelmente passará no vestibular,porém gastará tempo e paciência para estudar. A entropia explica que para ter ordem, deve-se gastar energia, assim é também com o estudo do jovem estudante, assim é a entropia da vida cotidiana nada mais é que o esforço das pessoas para conseguir alcançar aos seus objetivos,ou seja,para manter a ordem e evitar o caos.

Tudo é caótico

No Universo e na vida tudo é caótico, poque simplesmente, não podemos prever o futuro com precisão. Acreditava-se na que física tudo poderia ser determinado, chamamos de determinismo, é uma teoria filosófica proposta por Laplace, Físico e Matemático,ele acreditava que tudo poderia ser determinado com precisão e bem definido, até mesmo prever o futuro.

Veremos que isso é impossível,veremos na física e na vida cotidiana que o determinismo é falso.

Tudo é caótico na física

Um exemplo de uma ciência caótica é

Mecânica Quântica,essa ciência foi fundada nos meados do século X pelos Físicos : Max Plank,Bohr,Heisenberg,Sehroedinger e outros.

A parte da mecânica quântica que se diz caótica, é uma teoria probabilistica, e que é chamada de Princípio da Incerteza, é a parte mais importante da mecânica quântica, que foi proposta por Heisenberg. Essa teoria diz que é impossível saber a velocidade e a posição de um elétron simultaneamente,diz que quanto mais teta-se maior precisão nas medições, menor é a probabilidade de se encontrar um elétron. Essa teoria diz que os eventos que acontece em um átomo é puramente caótico, porque não podemos determinar com precisão o que acontece na sua eletrosfera e no seu núcleo, assim é também com o

Universo, não podemos nem determinar ou prever eventos nele, então o Princípio da Incerteza deve ser válido também no nosso cosmo,ou seja só podemos dar uma probabilidade para que aconteça um evento.

Podemos concluir que tudo no universo acontece como se foce um jogo de dados, ou seja Deus joga dados,talvez seja essa a ordem do universo, talvez nós não escolhemos nossos destinos e que tudo que fazemos não passa de um jogo de dados, talvez o universo seja um grande tabuleiro, onde a única regra que rege é o Caos.

Tudo é Caótico na vida. Tudo é Caótico na vida.

Comentários