Os passeios escolares educacionais:contextualizaçao, importancia e relaçoes com o lazer e a escola

Os passeios escolares educacionais:contextualizaçao, importancia e relaçoes com o...

(Parte 1 de 3)

Prof.Ms.Alexander Klein Tahara Prof.Ms.Alexander Klein Tahara

Estudo do Meio, Atividades Extra-Classe,

Terminologia: Passeios Escolares, Turismo Pedagógico,

Histórico no BRASIL: Modalidade recente do Turismo

(regiões Sudeste e Sul) Atividade Educativa Fins Pedagógicos Experiência Turística

Histórico: Jovens Aristocratas Ingleses (séc.XVIII) – “Grand Tour” (cidades europeias)

Célestin FREINET (1973): educador francês ótica da criança para fora do espaço escolar, “Aula-passeio”.

Estudo do Meio, Atividades Extra-Classe,

Terminologia: Passeios Escolares, Turismo Pedagógico,

Histórico no BRASIL: Modalidade recente do Turismo

(regiões Sudeste e Sul) Atividade Educativa Fins Pedagógicos Experiência Turística

Histórico: Jovens Aristocratas Ingleses (séc.XVIII) – “Grand Tour” (cidades europeias)

Célestin FREINET (1973): educador francês ótica da criança para fora do espaço escolar, “Aula-passeio”.

PASSEIOS ESCOLARES EDUCACIONAIS Consiste na oportunidade que o aluno tem em sair do ambiente da sala de aula, tendo a possibilidade de conhecer novos lugares e diferentes situações de estudos e aprendizagens, relacionadas a conteúdos curriculares, usando todos os sentidos para buscar o desenvolvimento cultural, social, pessoal e intelectual do aluno.

Tipos de Contratações de Serviços: -Agências Especializadas (Papel da Mídia)

-Contratação Direta via Professor

Atores Sociais Envolvidos: Monitor Cultural Local X Aluno X Professor

Relação Importante: EDUCAÇÃO X LAZER X PASSEIOS ESCOLARES

3 Dimensões do Conhecimento: Conceituais; Procedimentais e Atitudinais

Reconhecer a responsabilidade de todos no processo de preservação da natureza e manutenção de valores culturais;

Valorizar as riquezas do Patrimônio Histórico e Cultural;

Estímulo à observação, socialização das idéias e interação com todos os membros do grupo;

Desenvolver compreensão crítica da realidade através do passado, presente e futuro;

Desenvolver atividades de pesquisa e iniciação científica de modo interdisciplinar e participativas;

Contribuir para o desenvolvimento integral do ser humano: Aprendizagem + Diversão!!!

“...o turismo pedagógico é uma forma de

propor ao aluno uma participação ativa no

processo de construção do conhecimento,

pois proporciona meios para que ele possa

tornar-se um cidadão criativo, dinâmico e

interessado em atuar, de forma efetiva,

na comunidade, contribuindo para o

desenvolvimento de uma sociedade mais

consciente em todos os níveis” (MOLETTA, 2003, p. 1-12)

IV –DIFERENTES TIPOS DE PASSEIOS Meio Ambiente (Ecológico e Rural)

Arqueológico e Rupestre

Esportivos Lazer e Entretenimento

IV –DIFERENTES TIPOS DE PASSEIOS Histórico/Cultural/Artístico

Atividades de Aventura

IV –DIFERENTES TIPOS DE PASSEIOS Fauna e Flora em geral

Indústrias/Empresas

IV –DIFERENTES TIPOS DE PASSEIOS Planetário/Astronomia/Ciência

Cívico

1) Definir temas e objetivos pedagógicos: -Integrado à proposta curricular da escola

-Trabalho coletivo dos professores envolvidos / Agência Especializada

2) Escolha do local – “Preparar o Terreno”: -Adaptado aos objetivos//Questão socioeconômica

-Visita prévia (professores) Logística do passeio (alimentação, transportes, hospedagem,...)

3) Planejamento na Escola: -Alunos: Mapas, vídeos, fotos da região

-”Conhecimento” do local a ser explorado

4) Chegada ao Destino: -Aluno: Caderno anotações/ilustrações

-Vista da região (expectativa do que explorar)

-Professor + Monitor Local = +++ Conhecimento

(Parte 1 de 3)

Comentários