Apostila de Computação Gráfica

Apostila de Computação Gráfica

(Parte 1 de 4)

Apostila Vetorização

Corel DRAW

Colorização 1

Computação Gráfica

Indice

Introdução Interface Linhas-Guias Vetorização Colorização Transparência Sombra

Introdução

O CorelDRAW é um programa de desenho baseado em vetores que facilita a criação de arte-final profissional, desde logotipos simples até ilustrações técnicas complexas. Com a vetorização é possível manter a qualidade de um trabalho em 100%, mesmo se ampliado, pois os vetores não sofrem os chamados ᰀserrilhamentos ᴀ que acontecem quando expandimos uma imagem. Isso acontece pelo fato dos vetores serem desenhos geométricos obtidos través de fórmulas matemáticas. No CorelDRAW também é possível misturar e usar todas as escalas de cores, além de poder aplicar coloração em degradê.

Interface

Barra de

Ferramentas Secundária

Barra de Ferramentas

Menu de Páginas

Menu Principal

Menu de Comando

Área de Desenho

Paleta de Cores

Cores Atuais de preenchimento e contorno

O CorelDRAW possui uma interface bem simplificada, projetada para que o controle de ferramentas e cores seja feito com facilidade. Para um entendimento um pouco melhor da disposição dos itens no programa, observe a imagem a seguir:

Linhas-Guia

Agora suas linhas-guia irão atuar como ímãs nos objetos que forem carregados pra perto delas. Isso irá garantir que o alinhamento dos itens seja igual.

As linhas-guia são de extrema ajuda quando se vetoriza. Elas garantem que suas marcações estejam sempre alinhadas de acordo com suas posições. Para obter um alinhamento perfeito entre objetos e marcações através das linhas-guia, vá em exibir > alinhar pelas linhas-guia.

Régua vertical

Linha-guia vertical

Linha-guia horizontal

Régua horizontal

Para se obter as linhas-guia, basta clicar sobre a régua horizontal ou na vertical, e arrastá-las para o local desejado.

exemplo a ferramenta retânguloou a de elipse .

Para falar de vetorização, é bom começarmos pelas ferramentas que possibilitam esse trabalho. Existem vários tipos de formas já definidas que podem auxiliar na hora de uma vetorização, como por As ferramenta mais utilizada para criar um vetor, é a Bézier . Ela possibilita a criação de nós, que servem de interseção entre linhas e/oucurvas. Os nós também servem para dar forma á uma linha ou mudar a angulação de uma curva que ele faça parte. Exemplo de utilização da Ferramenta Bézier: ..@ ..@ .@

Vetorização

formae em seguida, selecione a forma que acabou de criar. Nesse

O triângulo feito anteriormente foi feito através de 3 nós, criados pela ferramenta bézier. Como dito anteriormente, os nós também servem para dar forma à uma linha. Para que isso seja possível, selecione a ferramenta caso, o próprio triângulo.

Ferramenta de forma Bézier

Com o botão direito, clique sobre a forma e selecione em curva.

Feito isso, todos as linhas retas poderão ser transformadas em curvas, caso queira que apenas um nó específico mantenha as linhas retas ou curvas, faça o mesmo procedimento, porém, clicando apenas naquelenó ao invés de em toda a forma.

A mudança das linhas podem ser feitas clicando sobre elas e arrastando, ou então pelos ᰀbraços ᴀ dos nós (âncoras).

Para habilitar as âncoras, apenas clique sobre as linhas. Há também a possibilidade das âncoras se mexerem sempre simetricamente, ou seja, estejam num ângulo de 180°(reto), tornando as curvas mais suaves. Também pode-se mover apenas uma das âncoras como foi demonstrado no exemplo anterior. Para fazer isso, ainda com a ferramenta forma, basta clicar com o botão direto sobre o vetor e selecionar a opção simétrico ou cúspide. É necessário que todas as linhas estejam como curvas.

Vamos agora, vetorizar uma marca. Primeiro é aconselhável mudar o modo de exibição da imagem. Para isso vamos colocar em aramado. Vá em exibir>aramado. Perceba que a imagem ficará em tons de cinza.

Para vetorizarmos, é bom sempre mantermos uma visão muito próxima da imagem. Isso servirá para garantir a perfeição do vetor, principalmente nas extremidades.

Sempre que puder, use as linhas-guia para garantir que o contorno esteja correto. Caso precise incliná-la basta clicar uma vez na linha selecionada.

Não esqueça de aproximar a visão para as partes mais detalhadas. 1

Após vetorizar todas as letras(ou a marca de escolha), você deverá teralgo parecido com isso:

Não podemos esquecer dos outros elementos que constituem a marca.

Caso algum elemento tenha ficado atrás de outro, teremos que trazê-lo para frente. Podemos fazer isso de 3 maneiras: 1) Selecione o objeto, vá em organizar>ordem>trazer para frente. 2) Clique com o botão direito em cima do objeto selecione ordem> trazer para frente. 3) Selecione o objeto. Segure o botão Ctrl e aperte Page Up para subir uma camada por vez, Page Down para descer, Home para que o objeto vá para a frente de todos os outros e End para que ele vá para trás de todos.

Após ter feito isso, o item que estava oculto, aparecerá novamente.

Imagem vetorizada.Imagem original.

Após ter vetorizado toda a imagem e ordenado as posições de cada item, aplicamos mais cor e sombra, para podermos chegar a um resultado mais satisfatório (bem mais fiel à marca original).

Existem diferentes maneiras de colorir um vetor e seu contorno no CorelDRAW. Para começar, é bom falar da paleta de cores da interface. Nela pode ser encontrado uma variedade de cores considerável. Porém, se não estiver satisfeito com o número de cores da sua paleta, apenas acrescente mais cores da seguinte forma: Clique no botão que está acima da paleta, vá em editar cor.

Colorização

Uma caixa se abrirá. Então clique em adicionar cor, selecione uma cor a sua escolha, clique em adicionar à paleta e depois feche a caixa. Pronto, a nova cor estará na sua paleta de cores.

Para utilizar essas cores é bem simples. Para a cor do preenchimento, selecione a cor com o botão esquerdo do mouse, e para o contorno, selecione com o botão direito. No caso abaixo, começaremos preenchendo o círculo de azul e seu contorno de laranja.

Para mudar o tipo, cor ou espessura do contorno, clique na ferramenta contorno e uma caixa irá se abrir.

(Parte 1 de 4)

Comentários