(Parte 1 de 6)

Este documento é propriedade intelectual © 2002 do Centro de Computação da Unicamp e distribuído sob os seguintes termos:

1. As apostilas publicadas pelo Centro de Computação da Unicamp podem ser reproduzidas e distribuídas no todo ou em parte, em qualquer meio físico ou eletrônico, desde que os termos desta licença sejam obedecidos, e que esta licença ou referência a ela seja exibida na reprodução.

2. Qualquer publicação na forma impressa deve obrigatoriamente citar, nas páginas externas, sua origem e atribuições de direito autoral (o Centro de Computação da Unicamp e seu(s) autor(es))

3. Todas as traduções e trabalhos derivados ou agregados incorporando qualquer informação contida neste documento devem ser regidas por estas mesmas normas de distribuição e direitos autorais. Ou seja, não é permitido produzir um trabalho derivado desta obra e impor restrições à sua distribuição. O Centro de Computação da Unicamp deve obrigatoriamente ser notificado (treinamentos@ccuec.unicamp.br) de tais trabalhos com vista ao aperfeiçoamento e incorporação de melhorias aos originais.

Adicionalmente, devem ser observadas as seguintes restrições: A versão modificada deve ser identificada como tal

• O responsável pelas modificações deve ser identificado e as modificações datadas

• Reconhecimento da fonte original do documento

• A localização do documento original deve ser citada

• Versões modificadas não contam com o endosso dos autores originais a menos que autorização para tal seja fornecida por escrito.

A licença de uso e redistribuição deste material é oferecida sem nenhuma garantia de qualquer tipo, expressa ou implícita, quanto a sua adequação a qualquer finalidade. O Centro de Computação da Unicamp não assume qualquer responsabilidade sobre o uso das informações contidas neste material.

INICIANDO O POWER POINT1
AMBIENTE DE TRABALHO2
FERRAMENTAS DE DESENHO3
AUTOFORMAS3
LINHAS4
SETAS4
QUADRADOS E RETÂNGULOS4
CÍRCULOS E ELÍPSES4
CAIXAS DE TEXTO5
WORDART5
FORMATANDO OBJETOS DE DESENHO5
Preenchimento de obejtos5
Cor da Linha5
Cor da Fonte6
Estilo da linha6
Estilo do tracejado da linha6
Tipo da seta7
Aplicação de sombra7
Aplicação efeitos 3D8
ORDEM DOS OBJETOS8
ROTACIONANDO OBJETOS9
AGRUPAMENTO DE OBJETOS9
INSERINDO FIGURAS10
FORMATANDO TEXTOS1
MODOS DE VISUALIZAÇÃO12
MODO NORMAL12
MODO DE ESTRUTURA DE TÓPICOS13
MODO DE SLIDES13
MODO DE CLASSIFICAÇÃO DE SLIDES13
APRESENTAÇÃO DE SLIDES13
FORMATOS DE ARQUIVO PARA SALVAR APRESENTAÇÕES14
TRABALHANDO COM EFEITOS DE MULTIMÍDIAS15
INSERINDO EFEITOS DE TRANSIÇÃO E COMPOSIÇÃO15
INSERINDO EFEITOS DE ANIMAÇÃO16
INSERIR FILMES E SONS17
INSERIR TESTE DE INTERVALOS (APRESENTAÇÃO AUTOMÁTICA)17
BOTÕES DE AÇÃO18

ÍNDICE OCULTAR SLIDE ..........................................................................................................................19

IMPRIMINDO SEUS SLIDES21
TRABALHANDO COM TABELAS2
TRABALHANDO COM ORGANOGRAMAS23
TRABALHANDO COM GRÁFICOS24
FORMATANDO O GRÁFICO25
USANDO MODOS DE TÓPICOS26
TRABALHANDO COM MESTRES27
SLIDE MESTRE27
TÍTULO MESTRE29
DICAS PARA CRIAÇÃO DE SLIDES30
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA31

OPÇÕES DE PONTEIRO..............................................................................................................20 ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO EM 06/08/2003

Divisão de Serviços Comunidade - Centro de Computação – Unicamp

Power Point 1

Iniciando o Power Point

O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações. Com ele você poderá criar rapidamente slides com esquemas, textos animados, sons e figuras diversas. Você verá que o seu trabalho renderá bastante devido a facilidade do acesso aos recursos e a grande variedade de ferramentas oferecidas, que certamente atenderão às suas necessidades.

Ao iniciar o Power Point, uma tela com quatro opções será exibida, das quais você deverá escolher uma para iniciar o seu trabalho:

Assistente de AutoConteúdo: Esta opção inicia uma assistente passo-a-passo que o auxiliará na montagem inicial de seus slides. Neste assistente você escolherá o assunto a que se refere o seu trabalho, o material utilizado para exibe-lo (na tela, em transparências coloridas ou monocromáticas, em slides de 35mm), informará alguns outros dados e com todas essas informações o Power Point montará um layout ideal para sua apresentação. Este assistente é ideal para novos usuários que precisam criar seus slides mas não sabem por onde começar.

Modelo: Ao escolher esta opção, o Power Point permitirá que você escolher um modelo entre vários disponíveis. Estes modelos consistem em slides com cores de fundo, formatos de texto e alguns tópicos predefinidos.

Apresentação em branco: Escolhendo esta opção uma apresentação em branco será criada, sem cores de fundo nem textos ou layouts predefinidos.

Abrir uma apresentação existente: Aqui você pode abrir uma apresentação já gravada em algum arquivo em seu computador ou discos

Power Point

Divisão de Serviços Comunidade - Centro de Computação - Unicamp 2

Ambiente de trabalho

Esta é a configuração padrão do ambiente de trabalho do Power Point. Porém, você pode alterá-lo arrastando com o mouse as barras de ferramentas e exibindo e escondendo outras barras. Isso torna o ambiente amplamente configurável, adaptável às suas necessidades. Para exibir ou esconder as ferramentas do Power Point utilize, na barra de menus, o menu Exibir, item Barra de Ferramentas.

Power Point

Divisão de Serviços Comunidade - Centro de Computação - Unicamp 3

Ferramentas de desenho

É na barra de desenho que estão localizadas as principais ferramentas de construção de figuras. Geralmente esta barra localiza-se na parte inferior do ambiente de trabalho. Se essa barra não estiver sendo exibida clicar, na barra de menus, no item Exibir e escolher o item Barra de Ferramentas|Desenho.

AutoFormas

O Power Point oferece uma grande variedade de AutoFormas – figuras predefinidas – que podem ser desenhadas em seus slides. Essas formas estão divididas em várias categorias: linhas, conectores, Formas básicas, setas, etc, e podem ser livremente dimensionadas com o mouse e configuradas em suas propriedades de cor, sombra, contorno e 3D.

Para desenhar essas figuras, basta escolher o tipo desejado e clicar e arrastar com o mouse em seu slide.

Power Point

Divisão de Serviços Comunidade - Centro de Computação - Unicamp 4

Linhas

Para inserir uma linha, basta clicar nesta ferramenta e desenhá-la com o mouse no slide.

Setas

Para inserir uma seta, basta clicar nesta ferramenta e desenhá-la com o mouse no slide.

Exemplo:

Quadrados e retângulos

Esta ferramenta possibilita a criação de quadrados ou retângulos. Para criá-los, clicar em seu botão e desenhar em seus slides, clicando e arrastando com o mouse.

Dica: Para desenhar um quadrado perfeitamente (com todos os lados iguais), tecle o SHIFT enquanto você o desenha. Assim os lados serão mantidos iguais.

Círculos e elípses

Esta ferramenta possibilita o desenho de círculos e elipses. Para desenhá-los, clicar no botão da ferramenta e com o mouse, clicar e arrastar em seus slides.

Dica:Para desenhar um círculo perfeitamente, tecle o SHIFT enquanto você o desenha. Assim o raio será mantido.

Power Point

Divisão de Serviços Comunidade - Centro de Computação - Unicamp 5

Caixas de texto

Com esta ferramenta você cria áreas de inserção de texto em seus slides. Para desenhá-las, clicar e arrastar com o mouse sobre os seus slides. Depois, basta digitar o texto desejado.

WordArt

Clicando nesta ferramenta você poderá inserir textos WordArt. É possível também inserir esses textos através do menu Inserir, opção Figura.

(Parte 1 de 6)

Comentários