(Parte 1 de 7)

Microsoft - Access 7.0

Índice

Criando um Banco de Dados Vazio I4
Criando um Banco de Dados Vazio II5
Criando um Banco de Dados Vazio III6
Criando um Banco de Dados Vazio IV7
Criando BD pelo Assistente I8
Criando BD pelo Assistente II9
Apresentando os Campos para a Tabela11
Apresentando o Campo Chave13
Formatos de Campo15
Criando Tabela via Assistente I17
Criando Tabela via Assistente II18
Criando Tabela via Assistente III19
Criando Tabela via Assistente IV20
Criando Formulário via Assistente I21
Criando Foemulário via Assistente III23
Criando Formulário via Assistente IV24
Criando Formulário via Assistente V25
Criando Tabela via Estrutura I26
Criando Tabela via Estrutura II27
Propriedades dos Campos da Tabela I28
Propriedades dos Campos da Tabela II29

Índice _ 1 Introdução ao Access _ 3 A Tabela _ 10 Tipos de Campo _ 12 Indexando o Campo Chave _ 14 Validando Campos _ 16 Criando Formulário via Assistente I_2 - 1-

Microsoft - Access 7.0

Apresentando Tabela - Modo Folha de Dados32
Criando Consulta via Assistente I33
Criando Consulta via Assistente II34
Criando Consulta via Assistente III35
Criando Consulta via Assistente IV36
Criando Consulta via Assistente V37
Criando Consulta via Estrutura I38
Criando Consulta via Estrutura II39
Criando Consulta via Estrutura III40
Criando Formulário via Estrutura I44
Criando Formulário via Estrutura II45
Criando Formulário via Estrutura III46
Criando Relatórios via Estrutura I48
Criando Relatórios via Estrutura II49
Criando Relatórios via Estrutura III50

Salvando a Tabela _ 30 Abrir uma Tabela _ 31 Consulta com Parâmetros I _ 41 Consulta com Parâmetros I _ 42 Consulta com Parâmetros I _ 43 Modificando o Formulário _ 46 Editando o Formulário _ 47 Inserindo figuras no formulário _ 47 - 2-

Microsoft - Access 7.0

Introdução ao Access

Access é o aplicativo MicroSoft responsável pelo controle de Banco de Dados, reconhecido no mercado como um dos melhores gerenciadores de informação na atualidade pelos recursos que dispõem sob tecnologia 32 bits. Integrante do Office 7.0, o Access é totalmente compartilhável; ou seja, troca arquivos gerados no Excel ou no Word.

Banco de Dados - Definição

Banco de Dados ou BD, nada mais é que uma solução lógica para acomodar dados relacionados a um certo assunto, para posterior consulta ou mesmo alteração; encontramos exemplos no nosso dia a dia e são muitos:

• Uma agenda de endereços/telefones particular, um arquivo com pastas dividido em fichas cadastrais de clientes, fornecedores, produto etc. se pensarmos num ambiente comercial.

Manipulando Banco de Dados

Quando consultamos uma agenda a procura de uma empresa, ou um endereço, fone etc. podemos não nos dar conta, mas o que estamos fazendo nada mais é do que procedendo uma consulta a um banco de dados.

É também verdade que eventualmente algum amigo, um contato profissional, ou no trabalho uma empresa cliente/fornecedor tem algum dado (fone, CGC etc.) alterado, logo de imediato atualizamos nossa agenda. O que fizemos com isto: alteramos um banco de dados.

Seguindo o último exemplo; quando recebemos um número de telefone ou qualquer outro dado sobre uma pessoa ou empresa que fará parte de nossos contatos; normalmente adicionamos essas informações numa agenda; ou seja, realizamos uma Inclusão num banco de dados

E completando, esta situação também é bastante comum: Quando retiramos um nome do nosso cadastro comercial, por motivos vários. Este processo é chamado de Exclusão de Banco de Dados.

- 3-

Microsoft - Access 7.0

Criando um Banco de Dados Vazio I

Uma definição de Banco de Dados é supor um conjunto de informações, ordenado por campos de dados (nome, endereço etc.) definidos pelo objetivo do usuário (ex. Cadastro de Clientes). No Access um arquivo (BD) pode ser constituído de Tabelas, Consultas, Formulários e Relatórios somado a possibilidade de '"automatizar" algumas dessas funções através de Macros - recurso conhecido no ambiente Office.

Assim que o Access é iniciado, a seguinte tela

Como nossa proposta é criar um novo BD, com um clique o usuário escolhe a primeira opção:

apresentada na próxima página

Após selecionar Banco de Dados vazio, a próxima janela de diálogo a ser definida será a - 4-

Microsoft - Access 7.0

Criando um Banco de Dados Vazio I Selecionada a opção Banco de Dados Vazio, basta confirmar em OK

- 5-

Microsoft - Access 7.0

Criando um Banco de Dados Vazio I A partir desta janela vamos definir o nome do BD, em que pasta ficará etc.

Salvar em É a saída para a unidade de disco/pastas onde será armazenado o BD que estamos gravando, e através da seta de opções desta janela temos acesso a outras unidades de disco/pastas.

Criar Botão que confirma as informações da janela, criando o BD

Nome do arquivo Nesta caixa entraremos com um nome para o arquivo que vamos salvar. Cancelar Botão usado para abandonar a gravação do arquivo.

Salvar como tipo Assegura que o BD receberá a extensão correta (MDB) para o arquivo

• Após a criação do BD, retornará a janela do banco recém criado como vemos a seguir

- 6-

Microsoft - Access 7.0

Criando um Banco de Dados Vazio IV

Nomeado o banco o próximo passo será efetivamente construir o banco, o que se dará com as definições de tabelas, consultas etc., processos que serão vistos a seguir.

A figura acima é a janela de trabalho do banco de dados, que neste exemplo será desenvolvido para a empresa fictícia Boi Amigo - Artefatos de Couro

Arquivo ⇒ Novo Banco de Dados⇒ opção Banco de Dados Vazio, confirmando OK, e o
todo processo visto até este tópico

• Para criar um banco de dados, após iniciado o Access o caminho é menu: - 7-

Microsoft - Access 7.0

Criando BD pelo Assistente I

A exemplo dos outros componentes do Office 7.0 o Access também conta com assistentes que facilitam muito no momento da elaboração ordenada de um banco de dados.

Já que a tela abaixo só é recebida no momento em que o Access é iniciado, vamos supor que você acabou de iniciar o aplicativo, e acionará o Assistente.

Selecionado a opção Assistente de Banco de Dados, basta confirmar no botão OK. - 8-

Microsoft - Access 7.0

Dentro da janela de diálogo Novo, basta selecionar a guia chamada Banco de Dados

Criando BD pelo Assistente I

Tão logo decida a opção de BD a ser criado, confirme clicando sobre o botão OK.

Será iniciado a assistente, que após alguns segundos enviará uma serie de janelas, onde cada uma delas acrescerá um passo na criação do banco com as características pretendidas para que o usuário conclua todas as tabelas, consultas, relatórios, formulários que quiser.

- 9-

Microsoft - Access 7.0

Tabela

(Parte 1 de 7)

Comentários