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Apostila CAD2004, Notas de estudo de Informática

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Tipologia: Notas de estudo

Antes de 2010

Compartilhado em 04/04/2008

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jose-otavio-tavares-souto-10 🇧🇷

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Baixe Apostila CAD2004 e outras Notas de estudo em PDF para Informática, somente na Docsity! FAENQUIL -Folha. 1 Apostila AutoCAD 2004- Reformulada Atualizada em 18/03/2005 Autor: Nacir Izidoro mailto:nacir@polo.faenquil.br Faenquil - Faculdade de Engenharia Química de Lorena Cotel – Colégio Técnico de Lorena Centro Paula Souza – “Ete. Prof. Alfredo de Barros Santos” – Guaratinguetá FAENQUIL -Folha. 2 CURSO PRÁTICO - AutoCAD 2004 Índice: 1.0 - Capa Pag.1 23 – Move Pag.22 1.1 - Índice Pag.2 24 – Copy Pag.23 1.2 - Apresentação Pag.3 25 – Arc Pag.23-24 1.3 - Introdução Pag.3 26 – Mirror Pag.24 1.4 - Conceito de CAD Pag.3 27 – Rotate Pag.25 1.5 - Referências Pag.3 28 – Offset Pag.25 Introdução 29 - Match Properties Pag.26 2.1 - Tela gráfica Pag.4 30 - List Pag.26 2.2 – Personalização Pag.4 31 - Dist Pag.26 - 27 2.3- Teclas F1 a F11 e Barra de Status Pag.5 32 - Área Pag.27 2.3.1 - Comando Ortho Pag.5 33 – Vports Pag.27 2.3.2 - Comando Grid Pag.5 34 - Cal Pag.27 2.3.3 - Comando Snap Pag.5 35 - Stretch Pag.27 2.3.4 - Comando Grid/Snap Pag.5 36 - Break Pag.28 2.4 - Comando Regen Pag.5 37 - Divide Pag.28 2.5 - Comando Limits Pag.5 38 - Measure Pag.28 3 - Teclas importantes Pag.5 39 - Polyline Pag.28 4 - Botões do Mouse Pag.5 40 - Grips Pag.29 5 - Unidades de Trabalho Pag.5 41 - Mline Pag.29 6 - Símbolos Especiais Pag.6 42 - Spline Pag.29 Stantard Pag.6 43 – Text Pag.30 7.1 - New 44 - Align Pag.30 7.2 - Open 7.8 – Plot Preview 45 - Scale Pag.30 7.3 - Save 7.9 - Publish 46 - Layer Pag.31 7.4 – Save As 7.10 – cut/copy/paste 47 - ByLayer/Linetype Pag.31 7.5 – Undo 48 - Boundary Pag.31 7.6 - Redo 49 - Dimension Pag.32 8 - Line Pag.6 50 - Array Polar/ Retangular Pag.33 9 - Erase Pag.7 Exercícios 34-38 10 - Critérios de Seleção Pag.7 51 - Blocks Pag.39 11 – Coordenadas Pag.8 52 - Insert Pag.39 11.1 – Coordenadas Absolutas Pag.8 53 - Atributos Pag.39 11.2 - Coordenadas Cartes. Relativas Pag.8 54 – Paper space Pag.40 11.3 - Coordenadas Polares Pag.10 55 – MView Pag.40 11.4 – Coorden. Automáticas Ortog. Pag.11 56 – Zoom/XP Pag.41 11.5 – Coorden. Automáticas Polares Pag.11 57 – Properties Pag.42 11.6 – Projeções Ortogonais – Pág.12 58 – Tolls Palletes Pag.42 12- Rectangle Pag.13 59 – Designer Center Pag.43 13 -Zoom Pag.13 60 - Plot Pag.43 13.1 - Pan 13.7 - Center 13.2 - Realtime 13.8 - In 13.3 - Window 13.9 - Out 13.4 - Previous 12.10 - All 13.5 - Dynamic 12.11 - Extend 13.6 - Scale 14 – Circle Pag.14 15 – Fillet Pag.15 16 – Chamfer Pag.15 17 – Trim Pag.15 18 – Extend Pag.16 19 – Polygon Pag.16 20 – Hatch Pag.16-17 21 - Ellipse Pag.18 Tutorial PolarTracking –Exercícios Pag.18-21 22 – Osnap Pag.22 FAENQUIL -Folha. 5 2.3 - Teclas de F1 a F11 no teclado com a BARRA DE STATUS Coordenadas(F6) F9 F7 F8 F10 F3 F11 F1 Help F2 Carrega a tela de texto. F3/OSNAP Aciona o quadro Drafting Settings OSNAP (comandos de Ancoragem) e ON/OFF OSNAP F4 Aciona a mesa digitalizadora (se houver)(COMANDO TABLET) F5 Controla o ISOPLAN planos isométricos F6 Controlador das Coordenadas F7/GRID Ativa/Desativa o GRID F8/ORTHO Ativa/Desativa o ORTHO F9/SNAP Ativa/Desativa o SNAP F10/Polar Ativa/Desativa Polar Tracking (exibe as posição corrente em coord. Polares) F11/OTRACK Ativa/Desativa 0snap tracking (exibe projeções em relação aos osnaps vigentes) LWT Ativa/Desativa o Line weight trace (exibe a espessura corrente pré determinada). MODE Controla o uso do modo model space e paper space 2.3.1 - COMANDO ORTHO (F8) - Trava o cursor no eixo ortogonal, permitindo realizar linhas perfeitamente retas ou execução de comandos de edição mantendo-se no alinhamento. 2.3.2 - COMANDO GRID (F7) - Cria uma malha de pontos imaginárias na tela gráfica. 2.3.3- COMANDO SNAP (F9) - Permite um deslocamento ajustável do cursor , dependendo ou não da marcação do Grid, dele ligado ou desligado. 2.3.4 - SETTINGS- GRID/SNAP (Tools Drafting Settings) / clicar Botão direito em cima de GRID, SNAP da barra de Status Estes comandos e de grande uso em áreas específicas, em desenhos de Civil que precise trabalhar em outro eixo que não seja o ortogonal no plano do papel mas, ortogonal em um angulo especial. Para a construção de perspectivas isométricas (Não é o 3D). 2.4 - COMANDO REGEN - Provoca uma regeneração do do desenho, isto é, regenerar significa recalcular todas as entidades matemáticas contidas no desenho. 2.5 - COMANDO LIMITS - Define os limites da área de trabalho. Seu uso é necessário, pois auxilia na regeneração da imagem. Quando acionamos o grid , o AutoCAD usa a área delimitada pelo comando limits para posicionar o grid. 3 - Teclas Importantes ESC Cancela o Comando Ativo - CANCEL ENTER Confirma a maioria dos Comandos e Ativa o último comando realizado. 4 - Botões do Mouse O botão à esquerda é o botão de seleção do mouse ou um ponto de introdução. O botão do meio (se houver e se estiver configurado) do mouse +CTRL ativa os comandos de OSNAP O botão direito em cima dos botões da barra de Status aciona a caixa de diálogo Dsettings O botão direito do mouse +CTRL ativa os comandos de OSNAP O botão à direita aciona o menu flutuante - para corresponde ao < ENTER >, Undo, entre outras opções. 5 - Unidades de Trabalho Quando, por exemplo, tivermos a distância entre dois pontos de 10 unidades, o AutoCAD interpreta esta unidade como adimensional ou seja, o que você Trabalha considerando a leitura real que você irá desenvolver seu projeto; se fizer uma linha de 10 unidades podem ser 10 mm,10cm ,10m, 10Km,etc. Se começar um desenho trabalhando por exemplo que o passo de 1 seja 1m todo desenho você deve considerar como trabalhando em metros; 0,5m, 1 m, 10 m e assim vai. Lembrando quem trabalha na mecânica trabalha com milímetros assim 50 mm equivalem a andar 50 unidades na tela do AutoCAD. Neste momento podem achar um pouco estranho, falar sobre tamanho real, mas guarde, que sempre será melhor criar seus desenhos adotando medidas reais que você mediu ou adotou mediante uma unidade . Numa questão geral, é o trabalho maior será tivermos que imprimir ou plotar o desenho, mais isto veremos no final. FAENQUIL -Folha. 6 6 - Símbolos Especiais Alguns símbolos/caracteres especiais podem ser introduzidos nas edições dos textos executados no AutoCAD através de combinações de teclas. As principais são descritas abaixo: %%C desenvolve o símbolo de DIÂMETRO (φ); %%D desenvolve o símbolo de GRAU ( º ); %%P desenvolve o símbolo de MAIS/MENOS ( ± ); 7 - Barra Standard 7.1 – NEW (File > New) Cria um novo desenho. No 2004, após aberto o primeiro – se a opção se Start Up (Configurações de Options System – startup), não estiver acionado “Show StartUp dialog box” , ele pedira para abrir um arquivo template acad.dwt – também funciona, mas é melhor a caixa de dialogo tradicional. 7.2 – OPEN (File > Open) Abre um desenho já existente. 7.3 - SAVE (File > Save) Salva o “rascunho” (template) corrente. Se não foi dado um nome ao desenho, o AutoCAD lhe pedirá um nome. 7.4 - SAVE AS(File > Save As) Tem a mesma função do comando Save, salvar um desenho. Com a diferença de lhe perguntar o nome do desenho antes de salva-lo. OBS. Esse comando é principalmente utilizado para preservar o desenho já existente e renomeiando com outro nome ou outro local. 7.5 – UNDO Desfaz o último comando, para alguns comandos serve para desfazer a seleção, para o comando line especificamente dentro de seu comando ativo desfaz o último segmento de reta sucessivamente. 7.6 - REDO - Refaz apenas o último comando desfeito pelo comando “UNDO”. 7.7 - PLOT (File > Plot ) Plot (ou print ) Envia o desenho para que seja impresso em uma impressora gráfica ou plotter (impressora de grande porte), A opção de impressão será detalhada mais adiante. 7.8 - PLOT PREVIEW (File > Plot Preview) Mostra como o desenho será visto quando impresso ou plotado. 7.9 - PUBLISH (File > Publish ) Permite gerar arquivos em formato próprio para utilização em páginas de Internet. 7.10- (CUTCLIP – COPYCLIP – PASTECLIP) Permite como no formato Windows - Recortar – Copiar - Colar enviando para a área de transferência ou Recuperando. 7.11- EXIT (File<Exit AutoCAD) DISCARD CHANGES – Abandona a tela gráfica e não grava as últimas alterações feitas no desenho. SAVE CHANGES – Grava o desenho no disco e abandona a tela gráfica. Comandos Básicos 8 - LINE Acesso – Draw > Line Modo Simplificado: L (via Teclado) Formato: Command: LINE <ENTER> LINE Specify first point: P1 (Clique com botão esquerdo um ponto na tela) Specify next point or [Undo]:P2 Specify next point or [Undo]: Para Confirmar a linha Tecle <ENTER> Funções Botão direito (Caixa Flutuante): ENTER: Confirma o desenho. CANCEL: Cancela o Comando CLOSE: -Fecha um polígono unindo o último ao primeiro segmento. ( C, via Teclado Teclado ou acionando a caixa flutuante com o botão direito do mouse e selecionando a opção) UNDO:- Desfaz o último segmento desenhado ( U, via Teclado ou acionando a caixa flutuante com o botão direito do mouse e selecionando a opção) PAN e ZOOM: Chama o comando PAN e ZOOM, para manipulação do desenho. CONTINUE: Para começar uma nova linha no último ponto dado, responda com um <ENTER> a pergunta “from point.. P1 P2 FAENQUIL -Folha. 7 9 - ERASE Acesso – Draw > ERASE Modo Simplificado: E (via Teclado) Command: Erase Select objects: Use um método de seleção de objeto <ENTER> OBS: Após a realização da seleção, é necessário teclar <ENTER> para que possa alterar para o próximo estágio do comando. Nota: A remoção de entidades no desenho são também realizadas através da tecla DEL, clicando em cima das entidades sem comando ficando acesso os “GRIPS” (normalmente quadradinhos azuis) e confirmando com o <ENTER>. Pode-se tirar os “grips" clicando ESC duas vezes. Os Grips são ferramentas muito utéis, mas tarde veremos que podemos usar como forma de atalhos para muitos comandos do AutoCAD. 10 - Critérios de Seleção Quando se executa um determinado comando, e precisamos selecionar um objeto podemos: Por Default o cursor troca para forma de um quadradinho (Pick Box), e a expressão ‘Select Objects..’ é exibida na Barra de Comando. Neste momento podemos selecionar entidades uma a uma os objetos a serem trabalhados. Windows - Captura entidades que estão contidas inteiramente dentro de uma janela ( da esquerda para direita) Windows Crossing – Captura entidades que estão contidas dentro da janela ou que cruzarem a linha tracejada de uma janela. (da direita para a esquerda). Fence (f)- Captura entidades por uma linha imaginária. Após o Select Object - digite um “F” First fence point:P1 Specify endpoint of line or [Undo]: P2 Specify endpoint of line or [Undo]: P3 Specify endpoint of line or [Undo]: P4 Specify endpoint of line or [Undo]: <ENTER> Para confirmar seleção Cpolygon (cp) - Captura através de um polígono imaginário o que contiver dentro dele ou que cruzarem. Após o Select Object - digite um “CP” First fence point:P1 Specify endpoint of line or [Undo]: P2 Specify endpoint of line or [Undo]: P3 Specify endpoint of line or [Undo]: P4 Specify endpoint of line or [Undo]: <ENTER> Para confirmar seleção Wpolygon (wp) - Captura através de um polígono imaginário o que contiver dentro dele. Após o Select Object - digite um “WP” First fence point:P1 Specify endpoint of line or [Undo]: P2 Specify endpoint of line or [Undo]: P3 Specify endpoint of line or [Undo]: P4 Specify endpoint of line or [Undo]: <ENTER> Para confirmar seleção Outros: All - Seleciona todas as entidades em tela gráfica. Last (L): Seleciona a última entidade desenhada, atualmente visível. Previous (P): Seleciona o último grupo de entidades selecionadas por um comando de edição. Remove: Permite remover entidades selecionadas do comando em ação ou Clique novamente a entidade selecionada por engano com a tecla Shift pressionada. ADD: Retorna ao modo de seleção normal após a utilização do Remove. FAENQUIL -Folha. 10 11.3 - Coordenadas Polares A coordenada relativa polar necessita do comprimento L (distância) e a abertura angulo medido entre o eixo 0(zero) e a linha na qual pretende realizar. Command : LINE From point: P1 (Ponto Qualquer )<ENTER> To point: @25 <0 <ENTER> To point:@10 <60 <ENTER> To point: @10<<120 <ENTER> To point: @25 <180 <ENTER> To point:@20 <135 <ENTER> To point:@20 <270 <ENTER> To point:@5 < 0 <ENTER> To point:@5,6 <270 <ENTER> To point:@5 <180 <ENTER> To point:@20<270 <ENTER> To point:@20<45 <ENTER> To point: <ENTER>finalizando FAENQUIL -Folha. 11 11.4 - Coordenadas Automáticas ortogonais Este comando é usando empurrando o mouse para o lado que se quer construir a linha vertical ou horizontal, sendo que o ORTHO deve estar acionado.( teclando em F8 ou clicando duas vezes no botão ORTHO na barra de status. Quanto às diagonais devem ser dadas coordenadas relativas ou polares. Lembrando também que a execução das diagonais devem ser digitadas normalmente ou atraves das coordenadas relativas ou polares dependendo dos dados que tenha. Command : LINE From point: P1 (Ponto Qualquer)< ENTER> To point: 30 → <ENTER > To point:10↑ < ENTER > To point: 10 ← < ENTER > To point: 20 ↑ < ENTER > To point:@-10,20 <ENTER > To point:@-10,-20 <ENTER > To point: 20 ↓ < ENTER > To point: 10 ← < ENTER > To point: 10 ↓ < ENTER > To point: <ENTER>finalizando 11.5 - Coordenadas Automáticas Polares Quando você move seu cursor, caminhos de alinhamento e Tooltips são exibidos quando você move o cursor perto ângulos polares. O Default busca medição está 90 graus, pode adicionar outros ângulos usando a caixa de diálogo (clicando com botão direito do mouse em cima do botão de POLAR na barra de Status) - [Opção Settings]. Use o caminho FAENQUIL -Folha. 12 de alinhamento (linha pontilhada) e Tooltip (indicação do ângulo referente) para desenhar a sua linha inserindo uma medida no teclado. Podemos também pode usar Osnap Polar com Interseção e Interseção Aparente o encontro traçado pelo caminho de alinhamento polar entre projeção de outra linha. 11.5 - Projeções Isométricas Com a introdução das coordenadas automaticas polares, se torna muito fácil criar peças isométricas, para isso temos que configurar a caixa settings conforme ao lado: 1) Clique o botão direito do mouse em cima da palavra POLAR na barra de Status. 2) Em Increment angle – Clique na “setinha” caixa selecione o ângulo de 30º. 3) Mantenha como esta ao lado a seleção Track all polar angle para que todos angulos complementares de 30º sejam mostrados em sua projeção. 4) Mantenha também a opção Abolute para a partir de cada ponto mostre o ângulo absoluto. A partir dessa configuração podemos traçar nossa peça isometrica, lembrando que uma peça isometrica – voce trabalhará com ângulo de 30º e seus angulos complementares sempre com linhas paralelas. Tooltip 38 FAENQUIL -Folha. 15 15 - FILLET Acesso – MODIFY > Fillet Modo Simplificado: F (via Teclado) A partir do acinamento do Comand o FILLET: 1 – Inicalmente é necessário entrar com o valor do RAIO que desejamos arrendondaro vértice, para isso acionamos a caixa flutuante e selecionamos a opção RADIUS e assim definir o valor do Raio e Clicar <ENTER> para a sua sequencia. 2- Agora é somente clicar um lado do vertice e sequencialmete clicar no outro lado do vertice. Opções do Comando: TRIM – Mantém ou não os cantos vivos originais, conforme o usuário opte por “TRIM” (opção Default) ou “No Trim”. POLYLINE – A partir de seu objeto ser uma polyline – especificando a opção todos os cantos são arrendondados. Formato: Command: Current settings: Mode = TRIM, Radius = 0.0000 Select first object or [Polyline/Radius/Trim]: <Opção Radius> <ENTER> Enter fillet radius <0>:<Define o Valor do RAIO> <ENTER> Polyline/Radius/Trim/<select first object>:P1 Select second object:P2<ENTER> 16 - CHAMFER Acesso – MODIFY > Chamfer Modo Simplificado: cha (via Teclado) A partir do acinamento do Comand o CHAMFER: 1 – Bem parecido com a sequencia do Fillet - Inicalmente é necessário entrar com o valor das distancias que desejamos chafrar vértice, para isso acionamos a caixa flutuante e selecionamos a opção DISTANCE e assim definir o valor das Distancia e Clicar <ENTER> , se caso voce tenha uma distancia e um ângulo, acione a Opção ANGLE – defina primeiro o comprimento e o ângulo referente, para a sua sequencia. 2- Agora é somente clicar um lado do vertice respectivamente o 1º clique pela definição da 1º distancia e 2º clique para a 2º distancia, isto serve para lados dferentes, para casos de lados iguais, que é o mais comum não importa o 1º clique. Formato: Command: CHAMFER (TRIM mode) Current chamfer Dist1 = 0.0000, Dist2 = 0.0000 Select first line or [Polyline/Distance/Angle/Trim/Method]: D <ENTER> : Enter first chamfer distance:Define a Distância de um lado Enter second chamfer distance: Define a Distância do outro lado Polyline/Distance/Angle/Trim/Method/<select first line:P1 Select second line:P2 Opções do Comando: METHOD – Especifica se o comando exibirá duas distancias de Chanfro ou uma distancia e um angulo. ANGLE – Permite ao usuário configurar o chanfro especificando angulo e o comprimento da linha de chanfro. DISTANCE – O usuário especifica as distancias correspondentes à projeção da linha de chanfro em X e Y. TRIM – Mantém ou não os cantos vivos originais, conforme o usuário opte por “Trim” ou “No Trim”. Observação: Nas polylines o Arrendondamento e o Chanfro é feito automaticamente em todos os cantos, exceto canto que eventualmente não estiver fechado. 17 - TRIM Acesso – MODIFY > Trim Modo Simplificado: TR (via Teclado) O TRIM uma das ferramentas muito utilizada no AutoCAD e onde recortamos e aparamos os objetos. A partir do acionamento do Comando TRIM: 1 –Inicialmente é Pedido para Selecionarmos o objeto a ser usado como linha de corte ou limite, que deverá obrigatoriamente ter uma intersecção ou estar cruzando o que irá ser cortado, clicamos <ENTER> a continuar. 2 – A partir da escolha de nossa linha de corte, selecionamos o que queremos recortar. <ENTER> para finalizar. Formato: Command: TRIM Current settings: Projection=UCS, Edge=Extend Select cutting edges ... Select objects: P1 e P2<ENTER> Select objects: 2 found Select object to trim or shift-select to extend or [Project/Edge/Undo]: : (Selecione objetos a serem cortados). Select object to trim or shift-select to extend or [Project/Edge/Undo]: <ENTER> Opções do Comando: PROJECT – O usuário escolhe o plano de projeção para o corte da entidade, no caso de trabalho em 3D. EDGE – Determina se a entidade será cortada ou não , no casode corte com base em um prolongamento imaginário de outra entidade. UNDO – Desfaz os cortes feitos, individualmente e remissavam/ NOTA: A opção (shift-select to extend or) podemos alterar a situação de TRIM para o Comando EXTEND presionando a tecla Shift ao selecionar o objeto. FAENQUIL -Folha. 16 18 - EXTEND Acesso – MODIFY > Extend Modo Simplificado: EX (via Teclado) A partir do acionamento do Comando EXTEND: 1 –Inicialmente é Pedido para Selecionarmos o objeto a ser usado como linha limite ou de referência (linha ou objeto até onde queremos estender ), clicamos <ENTER> a continuar. 2 – Escolhendo nossa referencia, selecionamos clicamos nos objetos que queremos estender <ENTER> para finalizar. Formato: Command: EXTEND Current settings: Projection=UCS Edge=Extend Select boundary edges ... Select objects: (Selecione os objetos limite) 1 found <ENTER> Select object to extend or [Project/Edge/Undo]: Selct objects extend/ Project/Edge/Undo/:(Selecioneos objetos a estender). Opções do Comando: PROJECT-O usuário escolhe o plano de projeção para extensão da entidade, no caso de trabalho em 3D. EDGE – Determina se a entidade será estendida ou não, no caso de extensão até um prolongamento imaginário de outra entidade. UNDO – Desfaz as extensões feitas, individualm/ e Remissivam/. 19 - POLYGON Acesso – DRAW> Polygon Modo Simplificado: pol (via Teclado) A partir do acionamento do Comando POLYGON: 1 –Inicialmente entrar com o número de lados do nosso poligono, como “default” ele oferece o número [4] quatro lados, defina quantos lados deseja e clique <ENTER> 2 – Escolhido o nº de lados, ele pedirá um ponto que será por default o centro do poligono, difina o ponto e clique <ENTER> para continuar o comando. 3 – Na sequencia ele pedirá para executar o poligono através da opção Inscribed <I> confirme com <ENTER>, ou acione a caixa flutuante e selecione a opção Circumscribed <C>. 4 – Para finalizar ele pedirá um valor que se refere há raio imaginario com referencia a sua opção anterior. CIRCUMSCRIBED – Desenha o polígono definindo seu centro e raio, o polígono é desenhado tangenciando externamente a circunferência imaginária. INSCRIBED – Desenha o polígono definindo seu centro e um raio, o polígono é desenhado tangenciando internamente a circunferência imaginária EDGE – Desenha polígono a partir de uma lado. Command: POLYGON Enter number of sides <4>:6 Specify center of polygon or [Edge]: Enter an option [Inscribed in circle/Circumscribed about circle] <I>: I Specify radius of circle: 30 Inscribed about circle (Inscrito no círculo, tangenciando pelos vértices )P1 Command: POLYGON Enter number of sides <4>: 6 Specify center of polygon or [Edge]: Enter an option [Inscribed in circle/Circumscribed about circle] <I>: C Specify radius of circle: 30 Circumscribed about circle (Circunscrito no círculo, tangenciando pelas suas arestas)P1 Command: POLYGON Enter number of sides <6>:6 Specify center of polygon or [Edge]: E Specify first endpoint of edge: Specify second endpoint of edge: 25 Polar:11.3345 < 0ºP1 20 - HATCH Acesso – DRAW > Hatch Modo Simplificado: H (via Teclado) O Comando Hatch é dos comandos mais utilizados na Mecânica, pois a hachura determina uma area de corte. Existem vários tipos de hachuras dependo do material utilizado na nossa peça que está sendo desenhada. O AutoCad apresenta uma infinidade de opções de hachuras, mas na mecânica a utilizada e a pasta ANSI. A partir do acionamento do Comando HATCH: 1 –Inicialmente Clique dentro da janela “Swatch” e selecione a pasta ANSI e clicamos em uma das opções ANSI 31 (hachura de ferro) ANSI32 (hachura de aço) ANSI 33 (hachura para latão, bronze ou metal leve) ANSI 36 (Aluminio) , há outras mas dentro da mecânica e os mais usados, podemos relacionar devidamente conforme as nossas normas da ABNT. FAENQUIL -Folha. 17 2- Clicamos o botão “Pick Point”, para definirmos nossa area irá ser hachurada (normalmente está fica tracejada), obrigatoriamente nossa área deverá estar totalmente fechada, se tiver um milésimo aberto ou mesmo a sua tela grafica não enquadrar a sua area afim, o AutoCad emitirá uma mensagem de erro ao lado. 3– Selecionada area que irá ser hachura clicamos <ENTER> para voltar; podemos visualizar como fica nossa area hachurada, clicamos o Botão “Preview”, para retornar na tela anterior , teclamos ESC para voltar, se clicarmos <ENTER> confirmará a hachura concluindo o comando. 4- O valor “Scale” refere a distancia entre linhas de hachura, podemos aumentar o valor para maior distanciamento ou diminuir para ficar mais compacta. 5- O valor do “Angle” refere ao ângulo de inclinação da hachura, por Default é 0 (zero) inclinado para direita e com ângulo à 45º , se caso queria inverter o lado da inclinação troque o “0” por 90. OBS:No AutoCad 2004 foi inserido tipos de hachuras com gradientes (Tela 3 Abaixo), muito usado para arquitetura, como por exemplo para um efeito de reflexão de uma vidraça. 1 2 Opções do Comando: Pattern - determina o padrão de hachura a ser utilizado. Pattern Properties – define parâmetros de aplicação da hachura escolhida Iso Pen Width – especifica uma escala padrão ISO com base na caneta selecionada, somente para hachuras deste padrão. Scale – permite a correção da escala do padrão de hachura. Angle – controla o ângulo de aplicação da hachura em relação ao eixo X da UCS atual. Spacing – controla o espaçamento das linhas paralelas que compõem a hachura, disponível se USER DEFINED estiver selecionada no quadro PATTERN TYPE. Double –quando assinalado o hachuramento é duplo e cruzado, disponível se USER DEFINED estiver selecionada no quadro PATTERN TYPE. Boundary – delimitação da superfície a ser hachurada. Pick Points – delimita a área a ser hachurada. Select Objects – a área a ser hachurada é determinada por seleção convencional de entidades. Remove Islands – permite a remoção de um conjunto de limites determinados como ilhas, quando utilizada a opção Pick Point. Preview Hatch – permite a visualização da hachura antes da sua execução Inherit Properties – recupera as características de uma hachura existente no desenho. É muito útil quando revisamos um desenho e não sabemos as características da hachura feita. Associative e Noassociative – Definida uma area de uma peça feita com polylines podemos associar ou não associar a deformação dessa area com a hachura, isto é distorcer a peça com os “Grips” a hachura associativa acompanhará a deformação e a associativa se manterá inalterada. 3 E eee AutoCAD* 120º rat 15 30 21 FAENQUIL -Folha. 20 E eee AutoCAD* 4 4 9180 | : o) 8 8 EE E $ á o & I | 3 fo ] 4) q o | R20 e |) 8 I 98 ' | 1 945 | de a 9 [0160 So BA B a - É Ee | 0210 9227 T FAENQUIL -Folha. 21 FAENQUIL -Folha. 22 22 - OSNAP Utilizado para encontrar pontos determinados das entidades. As funções de OSNAP são ativadas para encontrar um ponto desejado. Sua principal aplicação é proporcionar precisão ao traçado de entidades. Podemos manter ativos aqueles Osnaps’ que mais necessita através da caixa de dialogo clicando com o botão direito em cima da palavra OSNAP,na barra de Status, opção Settings. Quando se clica na barra de Status Osnap ou o F3, caso não haja nenhuma seleção já pré-setada, o AutoCAD automaticamente abre a caixa de diálogo Osnap Settings, vista anteriormente. Para um melhor desempenho das funções evite deixar todos ligados, pois muitas vezes podem capturar pontos não desejaveis, se caso desejar precisar capturar um ponto e ele acende outro, podemos “forçar” a entrada clicando o seu icone ou mesmo digitando as letras inicais em negrito abaixo. Modos: 1. - TTemporary Tracy point – Localiza um ponto a partir de um ou uma série de pontos temporários. 2. - FROM - Estabelece um ponto temporário para que a partir dele e usando uma referencia ou coordenadas, pode-se determinar o ponto desejado. 3. - ENDpoint – Ponto final de linhas, arcos e polylines 4. - MIDpoint - Ponto médio de linhas, arcos e polylines 5. - INTersetion –Intersecção de dois objetos como segmentos de reta, círculos, arcos e splines. 6. - APParent Intersection- Atrai um ponto que faz intersecção aparente entre dois objetos. 7. - EXTension - Extente um ponto sobre a extensão de objetos 8. - CENter – Centro de círculos e Arcos 9. - QUAdrant – Define os pontos dos polos de círculos e arcos( os pontos 0º,90º,180º e 270º graus) mais próximos. 10. - TANgent – Tangente a círculos e arcos a partir do último ponto definido 11. - PERpendicular – Atrai para o ponto de um objeto que um alinhamento normal ou perpendicular com o outro objeto 12. - PARallel- Desenha linhas paralelas a outras linhas existentes, só funciona com a projeções das linhas pontilhadas Polar ligada. 13. -INSert - Atrai para um ponto de inserção de um bloco, texto, atributo (que contém informações de um bloco). 14. -NODe - Atrai para um ponto desenhado com o comando point. 15. -NEArest - Atrai para um ponto do objeto que esteja mais próximo ao ponto especificado. 16. -NONe - Cancela todas as opções de snap ativas: end, mid, int,cen,etc. 17. -OSNAP SETTINGS - Ativa a caixa de dialogo do comando OSNAP. POINT FILTERS- Faz referências a um ponto e filtra suas coordenadas X,Y e Z. DICA:interessante é utilizar a tecla “TAB” do teclado para alternar entre os object snap ligados Nota: É constante a necessidade de usar modos para "CAPTURAR" os pontos na construção de desenhos. Para acioná-los apenas uma vez, clique no botão direito+SHIFT na tela gráfica com um comando ativo aparecerá este menu rápido com os modos de "capturar" os pontos necessários. 23 - MOVE Acesso – MODIFY> Move Modo Simplificado: M (via Teclado) A partir do acionamento do Comando Move: 1 –Inicialmente precisamos Selecionar o objeto que queremos mover, selecionamos por Pick, window, etc. e <Enter> 2 – A partir de selecionado nosso objeto, é solicitado um ponto de referência para o arrasto do objeto, se precisamos um ponto de precisão usamos o Osnap para exatidão de captura e confirmamos com <Enter> 3 – Após a escolha do ponto do arrasto é solicitado o outro ponto de fixação, que também poderá ser clicado com ou sem precisão, <Enter>para confirmar a movimentação Formato: Command: Move Select objects: (Selecione objetos) <ENTER> Select objects: Specify base point or displacement: P1 Specify second point of displacement or <use first point as displacement : P2 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 FAENQUIL -Folha. 25 27 - ROTATE Acesso – MODIFY> Rotate Modo Simplificado: RO (via Teclado) A partir do acionamento do Comando Rotate: 1 – Inicialmente temos que selecionar o objeto a ser rotacionado, confirmamos <Enter> para sequencia. 2 – Agora é solicitado o um ponto que será o ponto central de rotação do nosso objeto, <Enter> 3 – Nesse momento podemos perceber que “girando” o mouse, a nossa seleção do objeto gira juntoe Pede-se para definir o ângulo que rotacionará o nosso objeto seguindo a orientação anti-hórario ou ponto para fixar a inclinação. Formato: Command:ROTATE Current positive angle in UCS: ANGDIR=counterclockwise ANGBASE=0 Select objects: 1 found Select objects: Specify base point: P1 Specify rotation angle or [Reference]: 30 ( digite o angulo em seguida <ENTER>) A opção Reference permite selecionar um angulo de referencia pelo Valor ou por dois pontos. Command: RO ROTATE Current positive angle in UCS: ANGDIR=counterclockwise ANGBASE=0.00 Select objects: Specify opposite corner: 7 found Select objects: Specify base point: P1 Specify rotation angle or [Reference]: R Specify the reference angle <0.00>: P2 (se entrar com o valor do angulo poderá definir a subtração ou adição do angulo pelo seus sinais respectivos) Specify second point: P3 Specify the new angle: 45 28 - OFFSET Acesso – MODIFY> Offset Modo Simplificado: O (via Teclado) A partir do acionamento do Comando Offset: 1 – Inicialmente é necessário entrar com o valor a distância para a cópia paralela do nosso objeto <Enter> 2 – Agora podemos selecionar a linha ou objeto que queremos gerar sua cópia paralela <Enter> 3 – Na sequencia é solicitado que clicamos na nossa tela gráfica o lado (direita, esquerda – acima, abaixo) que queremos a cópia, o comando se mantem ativo, gerando cópias até das próprias cópias até confirmamos com <Enter> para a sua finalização. Nota: O comando em Polylines (Retangulos, circulos, ellipse, etc.) geramos formas concentricas, com a distancia definida inicialmente no comando. Formato: Command: OFFSET Specify offset distance or [Through] <0.0000>:(distância) Select object to offset or <exit>:(selecione o objeto para offset) Specify point on side to offset:>: (lado para offset) Select object to offset: (selecione o próxima entidade ou De <ENTER> para terminar. FAENQUIL -Folha. 26 29 – MATCH Properties Acesso – MODIFY> Match Properties É utilizado para trocar propriedades das entidades ou objetos do desenho, como cor tipo de linha, etc. A partir do acionamento do Comando Match properties: 1 –Inicialmente selecionamos o objeto que servirá de referencia . 2 – Selecionado a nossa referencia o cursor de torna um pincel, e medida que clicamos nas entidades ou objetos automaticamente será atribuídas as propriedades do primeiro objeto, com <Enter> é confirmando o comando e finalizado. 30 - LIST Acesso – TOOLS> Inquiry > List Modo Simplificado: LI (via Teclado) O comando List é uma ferramenta para listar todos os dados sobre determinado objeto ou entidade. Acionamos o comando List: 1- Selecionamos a entidade que desejamos saber os seus dados e referencias de posicinamento no plano WCS, seus dados serão listados na Barra de comando. Command: LIST Select objects: 1 found: CIRCLE Layer: "CONTORNO" center point, X= 4.9374 Y=-120.9738 Z= 0.0000 radius 30.0000 circumference 188.4956 area 2827.4334 P1 31 - DIST Acesso – TOOLS> Inquiry > Dist Modo Simplificado: DI (via Teclado) O comando Dist determina a distancia entre pontos de objetos no desenho e seus pontos relativos ao plano vigente. Formato: Acionamos o comando Dist: 1- Selecionamos os pontos com Osnap, para ter uma precisão e clicamos os pontos da entidade que desejamos “medir”. FAENQUIL -Folha. 27 Command: DIST Specify first point: (primeiro ponto) Specify second point: (segundo ponto) Distance = 117.4319=(distância calculada), Angle in XY Plane = 336=(Angulo do planoXY), Angle from XY Plane = 0=Angulo com o plano XY) Delta X = 106.8758=(valor), Delta Y = -48.6601=(valor), Delta Z = 0.0000=(valor) 32 - AREA Acesso – TOOLS> Inquiry > Area Modo Simplificado: AREA (via Teclado) O comando AREA é uma ferramenta para calcular a Área e o perímetro de figuras em tela gráfica. Fomato: Command:AREA Specify first corner point or [Object/Add/Subtract]: P1 Specify next corner point or press ENTER for total:P2 Specify next corner point or press ENTER for total: P3 Specify next corner point or press ENTER for total: P4 Specify next corner point or press ENTER for total: P5 Area = 3377.9770, Perimeter = 282.9298 33 -VPORTS Acesso – VIEW> Viewports O comando VIEWPORTS divide a tela gráfica do AutoCAD em várias janelas. Em cada janela podemos visualizar e trabalhar com diferentes partes do desenho. Esse comando podemos trabalhar com desenhos muito grande e com a visualização das janelas podemos ver os extremos do desenho. 34 - CAL Acesso ( CAL , via teclado) ou 'CAL modo transparente O comando CAL apesar de não ser muito utilizado para fazer cálculos pois não uma interação com o usuário, pois de realizar seus cálculos através da linha de comando. As vezes e uma boa saída da descobrir pontos geométricos. Utiliza-se para fazer cálculos com as expressões ( ) para expressões com grupos, ̂para exponenciação, + - para adição e subtração e * / para multiplicação e divisão. Formato: Commmand: CAL Initializing..>>Expression: (12*12)/2<ENTER> 72.0 Formato: Commmand: CAL Initializing..>>Expression: end+[20,10]>>Specify entidy for END snap; Formato: Commmand: Circle CIRCLE Specify center point for circle or(3P/2P/Ttr):'CAL Initializing..>>Expression:(MID+CEN)/2 Specify entidy for MID snap:P1 Specify entidy for CEN snap:P2 Specify radius for circle or (diameter)>: 'CAL Initializing..>>Expression:1/5*rad<ENTER> >>select circle, arc or polyline segment for RAD function:P3 4.0 35 -STRETCH Acesso – MODIFY> Stretch Modo Simplificado: S (via Teclado) A partir do acionamento do Comando Stretch: 1 – Obrigatóriamente temo que Selecionar o objeto com a seleção window-crossing, através de abertura de janela por dois pontos da direita para esquerda. <Enter> 2 – Após a seleção podemos clicar um ponto de referência que pode do objeto ou não, e clicar um novo ponto ou um adicionar um valor positivo ou negativo. Formato: Command: stretch Select objects to stretch by crossing-window or crossing-polygon... Select objects: Specify opposite corner: P1 1 found Select objects: Specify base point or displacement: P2<ENTER> STRETCH Specify second point of displacement: :first point>: Crossing second point :P2<ENTER> Base point:P3 New point: P4 OBS: A seleção da entidade deverá ser por janela crossing. Permite mover ou esticar partes selecionadas de um grupo de entidades. FAENQUIL -Folha. 30 43 -TEXT Acesso – DRAW> Text Modo Simplificado: T ou mt (via Teclado) - Single Text (Draw<Text<Single Line Text) Podemos escrever também com o line single text, mas a sua edição depende da primeira vez e a configuração da formatação padrão. Acionando o Single text: Command: DTEXT Current text style: "Standard" Text height: 2.5000 Specify start point of text or [Justify/Style]:Define um ponto Specify height <2.5000>: (especifique uma altura de texto) Specify rotation angle of text <0>: (define ou não uma rotação para seu Texto) Enter text: (Escreva o seu texto agora) Enter text: (1 ENTER muda a linha – 2 ENTER finaliza. Command: _mtext Current text style: "Standard" Text height: 2.5 Specify first corner: (Clique um ponto e abra um retangulo) Specify opposite corner or [Height/Justify/Line spacing/Rotation/Style/Width]: (Clique outro ponto e feche o retangulo). Agora pode digitar o seu Texto e edita-lo mais facilmente. 44 -ALIGN Acesso – MODIFY> 3D Operation > Align Modo Simplificado: AL (via Teclado) O comando Align apesar de sua concepção seja para o uso em 3D, e de muita utilidade também em duas dimensões. A partir de seu acionamento vamos indicando os pontos de referencia para uma suposta rotação e deslocamento, para uma nova localização e rotacionada da nossa peça , onde também podemos alterar nessa mesma operação a Escala da peça. Formato: Command: Align Select objects: (Selecione o objeto a ser movido) Specify first source point:P1 Specify first destination point:P2 Specify second source point:P3 Specify second destination point:P4 Specify third source point or <continue><ENTER> Scale objects based on aligment point <Y/N><N> Y- Sim para ecalonar em relação aos pontos clicados. N - Para manter a escala normal do desenho movido. 45 -SCALE Acesso – MODIFY> Scale Modo Simplificado: SC (via Teclado) Acionado o comando Scale: 1 - Selecionamos o objeto e confirmamos com um <enter>. 2- Temos que definir um ponto, que servirá de referencia para o escalonamento. Na sequencia normal ele pedirá o fator de ampliação (Acima de 1) ou fator de redução (Abaixo de 1), lembrando que o fator 1 e o tamanho original, se digitar 1 ou enter ele se manterá da mesma forma. O Esquema com a opção Reference, segue os mesmos passos acima, até que quando pedir para o valor de escala, acionamos a opção REFERENCE, inserimos um valor de medida que você tem em seu desenho, Ex. 25 - Agora ele pedirá um nova medida podemos Ex. 42. Feito a medida do desenho que tinha 25 unidades se torna com valor 42. NOTA:Essa opção é muito útil quando recebemos um desenho fora de escala (que é um erro grosseiro alterar a escala de um desenho, principalmente para imprimir) e temos uma referencia de uma cota, para podermos voltar o desenho original. Formato: Command: Scale Select Objects:( selecione os objetos) Select Objects: <ENTER> Base point: P1 <Scale ator>/Reference:(Entre com Valor da Escala) Formato com Referencia: Command: Scale Select Objects:( selecione os objetos) Select Objects: <ENTER> Base point:P1 <Scale Fator>/Reference: R<ENTER> Reference lenght:<valor de referencia ou dois pontos> New lenght:(novo comprimento) FAENQUIL -Folha. 31 46 - LAYER Acesso – FORMAT> Layers Modo Simplificado: LA (via Teclado) O comando LAYERS é um dos comandos mais interessantes existentes no autoCAD e em outros programas de CAD. Layers são níveis ou camadas, onde podemos fazer o seu gerenciamento que se comportam como se fossem páginas de papel transparente onde podemos ver sua visualização na medida que necessitamos, Além disso, podemos definir as caracteristicas de entidades, que são cor e tipo de linha permitindo impor ao desenho o seu traço, pois cada Layer vamos associar, na plotagem, uma espessura diferente, utilizado para uma melhor criação, manipulação e de entendimento do desenho. LAYERS eo comando do quadro de diálogo que controla tipos ou informações de “ Camadas” para podemos ligarmos ou desligar, congelar,trancar,bloquear a impressão no momento que necessitamos determinados modos de apresentação do desenho. Layer Properties Manager para a criação de layers (camadas). Sepre que possivel dê preferencia, que todo o desenho deve- se ser feito em várias camadas. Cada camada pode ser utilizada por um tipo de informação do desenho, como camada para estrutura, paredes, cotas,tipos e classificação de linhas, símbolos,mobiliário, portas, janelas, detalhes,etc. 47 –BYLAYER / LINETYPE Acesso – FORMAT> Linetype Modo Simplificado: LT (via Teclado) As barras de acesso Bylayer estão normalmente na barra Properties, são de grande utilidade onde podemos configurar as e contornos com a cor, tipos de linha e espessuras. → Selecionamos (com grips) o nosso objeto ou a linha e cliclamos na primeira caixa (Bylayer)selecionamos uma cor para definir a nossa peça. → Para carregar outros tipos de linhas, caixa (Bylayer) do meio: 1 - clique em OTHER e na Seqüência 2 - Clique em LOAD para caixa de linhas e escolhas os tipos de linhas que deseja carregar. Podendo selecionar os tipos com ajuda CTRL para alternadas ou SHIFT para um grupo. E para confirmar clique OK. Podemos mudar linhas já desenhadas, use os Grips e abra a caixa e escolha o novo tipo de linha. → Podemos inserir espessuras, diretamente através da Terceira Caixa (Bylayer), mas só podemos visualizar as espessuras a partir da espessura 0.30, lembrando que na hora de imprimir ou plotar a definição será exata. Para visualizar as espessuras setadas bylayer ou LINEWEIGHT, você precisa acionar o botão LWT(line weight trace) e para imprimir setar no PLOT a opção lineweight para que essa opção seja válida. 48 -BOUNDARY Acesso – DRAW> Boundary Modo Simplificado: BO (via Teclado) Apesar que é um comando concebido para trabalhar 3D, ele é bem util, por ex. quando temos que achar a area de um determinado desenho, transfomamos essa area em uma polyline. Acionamos e trabalhamos a opção “object” do comando Area. Acionado o comando Boundary: 1- Clicamos na area que desejamos ( Esta Deverá estar totalmente fechada, pois funciona como uma hachura e se houver um milesimo aberto emitirá uma mensagem igual ao Hatch<enter>. 2- Abrindo a caixa de dialogo, selecione o botão pick point, e selecione a area, e confirme com <enter>.A principio parecerá que não altera nada, mas se clicar na area especifica, notará que foi feita uma face ou região determinada. Essa operação pode ser realizada também pelo comando Region, mas voce precisa selecionar todos os elementos que o constitui um a um, já o comando Boundary funciona com o “pick point “ já selecionando toda a area. Formato: Command: bo BOUNDARY( Selecione Pick point na caixa de diálogo) Select internal point: Selecting everything... (Clique um ponto na area desejada) Selecting everything visible... Analyzing the selected data... Analyzing internal islands... Select internal point: P1 <ENTER> BOUNDARY created 1 polyline FAENQUIL -Folha. 32 49 - DIMENSION Acesso – Dimension> Modo Simplificado: D (Style) (via Teclado) Uma das etapas mais importantes do processo de desenho é a cota. O AutoCAD permite uma cotagem automática com amplas possibilidades de estilo e edição. Quando se faz uma cota, determinamos os pontos no qual queremos a medida. O AutoCAD guarda as coordenadas dos pontos marcados e faz o cálculo da distância entre dois pontos gerando assim a cota. DIM Linear - Cria cotas verticais (y) e horizontais (x), em quatro direções em relação aos pontos de origem. A partir de seu acionamento podemos clicar nos pontos com Osnap ou clicar <Enter> para podemos selecionamos a linha que precisamos medir. DIM Align - Cria cotas alinhadas com direção foram da pelos pelos pontos de origem. E segue o mesmos passos da linear DIM Ordinate - Cria cotas a partir de pontos de coordenadas DIM Radius - Cria cotas através do Raio. Selecionamos os arcos e circulos. DIM Diameter - cria cotas a através do Diâmetro. Selecionamos os Diametros. DIM Angular - Cria cotas de Ângulos. Como a criação de Fillet e Chamfer, clicamos as linhas que fazem seu vértice. QuickDIM - Cria várias cotas automaticamente, com ajuda da cx. Flutuante cota várias dimensões ao mesmo tempo escolhendo o tipo de cotagem. DIM Baseline - Gera cotas sucessivas a partir de uma linha de base. DIMContinue - Gera cotas contínuas a partir de um segundo ponto da cota anterior. DIMLeader - Cota livre para comentários e observações. Podemos acionar o Settings, para definiçãoe formatação de tipos das leaders. Tolerance- Define tipos de tolerância em relação ao acabamento e qualidade de precisão da peça a ser trabalhada. Dimension Edit -Faz edição das cotas já construídas.(rotacionadas e obliquas) Mark - Marca o centro de círculos e arcos Text Edit - Faz deslocamentos de linhas de Cotas e textos de cotas já prontas. Selecionamos a cota e com o mouse mostramos sua nova localização. Update - Faz atualizações das Cotas para uma novo tipo de estilo de cotas, tamanhos, etc. Após a sua edição com o Style. Style - Define tipos das Cotas para uma novo tipo de estilo de cotas, tamanhos, fontes, etc. E eee AutoCAD* FAENQUIL -Folha. 35 rea Apostila AutoCAD* . o 40 ” pe 7 À . Ro T (7 divisões) > i 1 & 1 Ss 'g ag é]. js Jal, & , -Folha. 36 FAENQUIL E Apostila AutoCAD” Z2= 28 dentes 04 Rasgos na volta FAENQUIL -Folha. 37 FAENQUIL -Folha. 40 Acionamos o comando block e selecionamos a nossa mesa com o computador e os atributos. Agora podemos inserir o nosso bloco, com o comando Insert – depois de nos clicarmos o ponto de inserção, o Autocad vai listar as perguntas no prompt (linha de comando). Mas para melhorar a configuração de entrada de dados, podemos configurar o ATTDIA, trocamos o valor de 0 para 1 , isto fará que as perguntas com as respectivas respostas Valvue, sejam mostradas em uma caixa de dialogo e não mais pelo prompt. Nota: No momento da inserção do bloco, as mensagens (perguntas) serão apresentadas na linha de comando (prompt) ou numa caixa de diálogo . Isso dependerá se estiver ativado a variável ATTDIA. Se o valor for igual a1, a caixa de diálogo será apresentada, caso contrário não. Execute a legenda abaixo: 54 -PAPERSPACE Acesso – Tilemode (0) E o ambiente do Auto Cad onde: -Inserimos os formatos A4,A3, legendas, atributos, etc. Criamos janelas de visualização (exemplo: vistas com escalas e seções cortes) através do comando Mview. -Disparamos o Processo de Impressão. MODELSPACE / PAPERSPACE (LAYOUT) O AutoCAD permite a você trabalhar em dois espaços (ambientes) diferentes, a nossa area de trabalho (MODEL SPACE)(Model) e o espaço de trabalho para impressão no papel (PAPER SPACE)(Layout). Todos os modelos bi ou tridimensionais são criados no MODEL SPACE, de certa forma infinitamente, isto é, desenhar sem se preocupar com os tamanhos ou escalas de acordo com a sua unidade de trabalho. Já o Paper Space e a nossa area delimitada para a nossa futura impressão, nós inserimos as informações do modelo criado, através de janelas individuais, estudando o lay-out da folha (prancha) quanto a Escalas, vistas, anotações, detalhamentos, etc. Devemos sempre ter em mente que o ambiente PAPER SPACE é aquele usado para compor a folha de papel onde seu modelo será plotado (impresso). Cada pasta “ Layout1 e 2 e outras que podemos inserir, renomear, clicando com o botão direito do mouse sobre as pastas. A plotagem em PAPER SPACE é feita na escala 1:1, pois o padrão de margem e rotulo que você utiliza, será inserido em escala real. Comuta entre o PSPACE (layout)e o MSPACE(model), clicando nas suas respectivas pastas. Ao mudarmos para PAPER SPACE o icone que indica o UCS muda para o triângulo que indica o novo ambientede trabalho. Inicialmente quando estamos em PAPER SPACE não temos acesso ao modelo criado no MODEL SPACE, isto é, E como tivessemos um vidro sobre o nosso desenho, onde podemos manipular e editar a janela e até desenhar sobre ela, mas não editar e completar o modelo. Para que isto se reverta, no entanto, podemos clicar o botão PAPER ele automaticamente se altera para model, isto fará que “abrimos a janela” de cada janela do “Mview” criado dentro do paper space, e onde podemos criar as nossas vistas com escalas. E como veremos abaixo. 55 –MVIEW Acesso – View > floating viewport ( mview ) Modo Simplificado: MV (via Teclado) Permite criar janelas dentro do PAPER SPACE. O formato do comando é: Switching to paper space ON / OFF / Hideplot / Fit / 2 / 3 / 4 / Restore / < First Point > : First Point: Permite selecionar os cantos de uma única janela ON / OFF : Quando em OFF o AutoCAD limpa a janela em MODEL SPACE e não a regenera novamente até você torná-la ON Hideplot: Remove linhas escondidas quando o desenho for plotado em PAPER SPACE Fit: Cria uma janela do tamanho da tela gráfica 2/3/4: Permite criar duas, três ou quatro janelas em uma única operação Restore: Esta opção forma uma configuração de janelas no PAPER SPACE que se ajusta a uma configuração gravada com VPORTS . FAENQUIL -Folha. 41 ESCALA DENTRO DA JANELA Quando usamos a janelas no PAPER SPACE, a escala do desenho “trazido” do MODEL SPACE é de um valor indeterminado para o observador, para colocarmos um modelo dentro de uma janela do PAPER SPACE na escala que desejamos plotar usamos o comando ZOOM. 56 –ZOOM/XP Acesso – VIEW > Zoom > Modo Simplificado: Z (via Teclado) Permite definir a escala do desenho dentro das janelas no Paper Space após a sua criação. Após definirmos o tamanho REAL do formato do papel (folha Padrão) Podemos variar a escala do desenho dentro das janelas previamente criadas. A partir do comando Zoom, utilizamos o XP para definir a escala. É o comando que permite acertar a escala de plotagem do modelo dentro de uma janela do PAPER SPACE. O formato do comando é: Zoom All/Center/Dynamic/Extends/Left/Previous/Vmax/Window/<Scale X / XP >: valor XP NOTA: Antes de trabalhar com zoom xp, temos que ter em mente o seguinte, o AutoCAD foi concebido para desenhos em mm ou polegadas. Quando criamos um desenho mecânico por exemplo, nós automaticamente trabalhamos com milimetros, então se queremos reduzir um desenho 5 vezes a escala é 1/5 , se for 2 vezes menor a escala será ½ e se vamos ampliar 3 vezes a escala será 3/1, se for 10 vezes maior 10/1. Logo quando trabalhamos com o zoom XP a escala de redução será ½ XP, 1/5 XP e a ampliação 3 XP e 10 XP. Agora quando temos que plotar um desenho de arquitetura por exemplo, que foi desenhado em 1uma unidade se refere a 1 metro, sabemos que 1 m = 1000 mm. Vamos adotar uma medida para tentarmos visualizar, utilizamos o desenho da planta do exercicio 27. Por exemplo vamos trabalhar com a medida de 7 metros. Clique na pasta Layout – Ele abrirá a Caixa de impressão – neste momento não precisamos configurar a impressora ou a ploter, pode fechar o quadro de dialogo. Automaticamente ele já enquadra o seu desenho na area delimitada. Clique no botão PAPER na Barra de Status e ele mudará para MODEL e abrirá a janela para nossa planta, como se segue abaixo: Note que temos o eixo WCS – avisando que estamos dentro do Model . Agora Acionamos o Comando Zoom e Digitamos 1XP Logo: 1/1000 =1XP é a escala real em nosso papel. Clicamos novamente o botão MODEL na Barra de Satus para voltar para PAPER. Se dimensionar ou conferir a medida com o Dist temos a nossa medida com 7 mm. Voltamos para o modo MODEL e Acionamos o comando Zoom e digitamos 2 XP. Temos Agora o nosso desenho na Escala 1:500. FAENQUIL -Folha. 42 Utilizando o modo Model e Zoom novamente – digitamos 4XP – Se pensarmos um pouquinho, 1000/4 é igual a 250. Agora o nosso desenho na Escala 1:250. Podemos fazer isso sucessivamente. Se queremos a escala 1:100 – 10XP – a nossa medida terá 70 mm. Para a escala 1:50 – 20 XP – a nossa medida tera 140 mm. Note que não trabalhamos com um padrão nenhum, Utilizamos a area default do AutoCAD, mas lembro que podemos inserir um bloco sendo um Padrão (A0, A1, A2,...) modelos com Legendas com atributos. Para isso quando acionamos layout, podemos inserir o bloco com o padrão desejado, e dentro abrir janelas com Mview, para cada janela podemos criar um detalhe, uma vista, todos usado a Zoom para escala. Normalmente é um erro que muitos cometem em imprimir desenhos a partir do MODEL e para caber no seu padrão muda a escala original do desenho. Por isso que existe os layouts, para podemos dentro das janelas do Mview, mudar as escalas. PLOTAGEM A plotagem de um desenho em PAPER SPACE é feita na escala 1:1, sendo a forma mais adequada de montagem de pranchas a serem plotadas em birôs. Quando mandar imprimir você apenas indicara que é uma plotagem 1:1 ou dizer em qual tamanho ou padrão quer que imprima. Lembramos também se voce não indicou a tabela de valores das penas referentes ao seu desenho, leve em mãos os valores para que não tenha que imprimir seu desenho todo com linhas 0.25 e cores vigentes. 57 –PROPERTIES Acesso – MODIFY > Properties Modo Simplificado CTRL+1 58 –TOOL Palettes Acesso – TOOLS > Tool Palettes Windows Modo Simplificado CTRL+3 Esta paleta de ferramenta permite que os objetos do AutoCAD sejam manipulados com grande facilidade, permitindo fazer mudanças diversas sobre as entidades selecionadas,como: cor, layer, thickness,elevation, posição Por exemplo, pode-se selecionar vários objetos com o grips e então filtrar para o objeto desejado. Se você selecionou vários objetos e deseja modificar apenas os textos, passe a seleção para Text e então no campo apropriado, escolha a alteração que deve ser executada. Este novo recursoa partir do AutoCAD 2004, permite criar novas paletas de ferramentas que pode ser adaptada pelo usuário. No Exemplo ao lado, visualiza uma biblioteca de símbolos que foi adicionada à paleta. Para criar a sua própria paleta dos símbolos, basta você abrir a paleta Design Center e arrastar os Símbolos desejados para a sua paleta.
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