História da Prova Brasil e Saeb;

  • História da Prova Brasil e Saeb;

  • Semelhanças e diferenças;

  • Características e objetivos do Saeb;

  • Perguntas freqüentes;

  • Exemplos de questões da avaliação.

Começou a ser desenvolvido no final dos anos 80 e foi aplicado pela primeira vez em 1990;

  • Começou a ser desenvolvido no final dos anos 80 e foi aplicado pela primeira vez em 1990;

  • Em 1995, o Saeb passou por uma reestruturação metodológica que possibilita a comparação dos desempenhos ao longo dos anos.

  • É feito de dois em anos, avalia de alunos das 4ª e 8ª séries do ens. fundamental e 3º ano do ensino médio, de escolas públicas e privadas, localizadas em área urbana ou rural.

A Prova Brasil foi criada em 2005, a partir da necessidade de se tornar a avaliação mais detalhada, em complemento à avaliação já feita pelo Saeb;

  • A Prova Brasil foi criada em 2005, a partir da necessidade de se tornar a avaliação mais detalhada, em complemento à avaliação já feita pelo Saeb;

  • Uma vez que a metodologia das duas avaliações é a mesma, elas passaram a ser operacionalizadas em conjunto, desde 2007;

  • A Prova Brasil é censitária.

As avaliações do Saeb produzem informações a respeito da realidade educacional brasileira e, especificamente, por regiões, redes de ensino pública e privada nos estados e no Distrito Federal, por meio de exame bienal de proficiência, em Matemática e em Língua Portuguesa (leitura)

  • As avaliações do Saeb produzem informações a respeito da realidade educacional brasileira e, especificamente, por regiões, redes de ensino pública e privada nos estados e no Distrito Federal, por meio de exame bienal de proficiência, em Matemática e em Língua Portuguesa (leitura)

Desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC), o Saeb é a primeira iniciativa brasileira, em âmbito nacional, no sentido de conhecer mais profundamente o nosso sistema educacional .

  • Desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC), o Saeb é a primeira iniciativa brasileira, em âmbito nacional, no sentido de conhecer mais profundamente o nosso sistema educacional .

identificar os problemas e as diferenças regionais do ensino;

  • identificar os problemas e as diferenças regionais do ensino;

  • produzir informações sobre os fatores do contexto socioeconômico, cultural e escolar que influenciam o desempenho dos alunos;

  • desenvolver competência técnica e científica na área de avaliação educacional, ativando o intercâmbio entre instituições educacionais de ensino e pesquisa.

3 - Observe o triângulo abaixo:

  • 3 - Observe o triângulo abaixo:

  • O valor de x é:

  • 110°

  • 80°

  • 60°

  • 50°

4 – Lucas comprou 3 canetase 2 lápis pagando R$ 7,20. Danilo comprou 2 canetas e 1 lápis pagando R$ 4,40. O sistema de equações do 1° grau quee melhor representa a situação é:

  • 4 – Lucas comprou 3 canetase 2 lápis pagando R$ 7,20. Danilo comprou 2 canetas e 1 lápis pagando R$ 4,40. O sistema de equações do 1° grau quee melhor representa a situação é:

Comentários