(Parte 1 de 3)

Prof. Agamenon Roberto PROPRIEDADES COLIGATIVAS w.agamenonquimica.com 1

01) (PUC-MG) Tendo em vista o momento em que um líquido se encontra em equilíbrio com seu vapor, leia atentamente as afirmativas abaixo:

I. A evaporação e a condensação ocorrem com a mesma velocidade. I. Não há transferência de moléculas entre o líquido e o vapor. I. A pressão de vapor do sistema se mantém constante. IV. A concentração do vapor depende do tempo.

Das afirmativas acima, são corretas:

a) I e I. b) I e IV. c) I E II. d) I e I. e) I e IV.

A água ferve sem necessidade de aquecimento nas grandes altitudes. A 27000 m, a água entra em ebulição naturalmente, sem necessidade de ser aquecida, devido à baixa pressão em se encontra submetida.

02) Temos uma solução de partes iguais de água, éter etílico e etanol (álcool comum) em um recipiente fechado. As pressões parciais dos vapores dos líquidos estão na seguinte ordem crescente:

a) etanol, água, éter. b) água, etanol, éter. c) éter, álcool, água. d) éter, água, álcool. e) água, éter, álcool.

03) A uma dada temperatura, possui a menor pressão de vapor:

a) 0,1 mol/L de sacarose. b) 0,2 mol/L de sacarose. c) 0,1 mol/L de ácido clorídrico. d) 0,2 mol/L de ácido clorídrico. e) 0,1 mol/L de hidróxido de sódio.

04) Os frascos de éter, se não forem bem fechados, ficam vazios em pouco tempo, porque:

I. Se forma um composto muito estável entre as moléculas de éter e o oxigênio do ar, favorecendo assim a vaporização.

I. A pressão de vapor do éter é alta. I. O éter forma uma mistura azeotrópica com o ar, o que favorece sua vaporização.

Está(ão) correta(s):

a) I apenas. b) I apenas. c) I e I apenas. d) I e II apenas. e) I, I e II.

05) Aquecendo água destilada, numa panela aberta e num local onde a pressão ambiente é 0,92atm, a temperatura de ebulição da água:

a) será inferior a 100°C. b) depende da rapidez do aquecimento. c) será igual a 100°C. d) é alcançada quando a pressão máxima de vapor saturante for 1 atm. e) será superior a 100°C.

06) Devido à sua altitude, a pressão atmosférica no topo do Pico da Bandeira é menor do que 1 atm.

Entretanto, ao nível do mar pode ser considerada igual a 1 atm. Em um recipiente aberto:

a) A água entra em ebulição a 100 ºC, tanto no topo do Pico da Bandeira como ao nível do mar. b) A temperatura de ebulição da água é maior do que 100 ºC no Pico da Bandeira. c) A temperatura de ebulição da água é menor do que 100 ºC no Pico da Bandeira. d) A temperatura de ebulição da água é maior do que 100 ºC ao Nível do Mar. e) A temperatura de ebulição da água é menor do que 100 ºC ao Nível do Mar.

Prof. Agamenon Roberto PROPRIEDADES COLIGATIVAS w.agamenonquimica.com 2

referencial a temperatura de ebulição da água, podemos afirmar com certeza que

07) (Covest-90) Com a intenção de calibrar um termômetro a uma altitude de 1000 metros, usando como a) a temperatura de ebulição da água registrada pelo termômetro será ligeiramente inferior a 100°C. b) a temperatura de ebulição da água registrada pelo termômetro será de 100°C. c) a temperatura de ebulição da água registrada pelo termômetro será ligeiramente superior a 100°C. d) a temperatura de ebulição da água registrada pelo termômetro será muito superior a 100°C. e) a temperatura de ebulição da água registrada pelo termômetro será muito inferior a 100°C.

será

08) (UNESP-SP) Comparando duas panelas, simultaneamente sobre dois queimadores iguais de um mesmo fogão, observa-se que a pressão dos gases sobre a água fervente na panela de pressão fechada á maior que aquela sobre a água fervente numa panela aberta. Nessa situação, e se elas contêm exatamente as mesmas quantidades de todos os ingredientes, podemos afirmar que, comparando com o que ocorre na panela aberta, o tempo de cozimento na panela de pressão fechada a) menor, pois a temperatura de ebulição será menor. b) menor, pois a temperatura de ebulição será maior. c) menor, pois a temperatura de ebulição não varia com a pressão. d) igual, pois a temperatura de ebulição independe da pressão. e) maior, pois a pressão será maior.

09) (FGV-SP) Considere clorofórmio, etanol e água, todos líquidos, à temperatura ambiente. A dependência das pressões de vapor dos três líquidos em função da temperatura é mostrada no gráfico a seguir.

temperatura (°C) p r e s s ão m H g ) clorofórmio etanol água

dos dados, pode-se afirmar que

No topo de uma certa montanha, a água ferve a 80°C. nesse local, dentro dos limites de erro de leitura a) a pressão atmosférica é igual a 800 mmHg. b) o clorofórmio, em sua temperatura de ebulição, apresenta pressão de vapor igual à do etanol a 60°C. c) o etanol entrará em ebulição a uma temperatura menor que a do clorofórmio. d) a água apresenta forças intermoleculares mais fracas que a dos outros dois líquidos. e) o etanol entrará em ebulição a 78°C.

10) Quando o café é aquecido em banho-maria, observa-se que:

I. O café e a água do banho-maria fervem ao mesmo tempo. I. A água do banho-maria e o café ferverão acima da temperatura de ebulição da água pura. I. Somente a água do banho-maria ferve. IV. Somente o café ferve.

a) I, I e II são corretas
b) somente I é correta

c) somente IV é correta. d) somente I é correta. e) todas estão corretas.

Prof. Agamenon Roberto PROPRIEDADES COLIGATIVAS w.agamenonquimica.com 3

1) (Ceeteps-SP) O gráfico abaixo mostra a variação da pressão de vapor, em função da temperatura, para o dicloro-diflúor-metano.

A temperatura de ebulição do CCl2F2 no nível do mar é aproximadamente:

12) (UESB-BA) Considere duas cidades brasileiras: uma litorânea (1) e outra montanhosa (2), situada a 1700m de altitude. Pode-se afirmar, portanto, que:

I) na cidade 2 a pressão total do ar atmosférico é menor do que na cidade 1. I) em ambas as cidades, oxigênio é o componente do ar presente em maior proporção. I) na cidade 1 a água ferve em temperaturas inferiores a 100°C.

É correto afirmar somente:

a) I. b) I. c) I. d) I e I. e) I e II.

13)Os três frascos a seguir contêm água pura a 25°C.

PA = PB ; PA ≠ PC ; PC ≠ PB ;PA = PB = PC

Vários estudantes, ao medirem a pressão de vapor a 25°C, fizeram quatro anotações: Quantas dessas anotações estão corretas? a) uma. b) duas. c) três. d) todas. e) nenhuma.

14) Num determinado local do planeta Terra, a água entra em ebulição à temperatura de 97oC. Tal fato permite afirmar que:

a) esse local deve situar-se ao nível do mar. b) nesse local a pressão atmosférica é de 760 mmHg. c) nessa temperatura a pressão de vapor da água iguala-se à pressão atmosférica. d) a ebulição somente cessará quando a temperatura atingir o valor de 100o C. e) essa água apresenta solutos sólidos nela dissolvidos.

Prof. Agamenon Roberto PROPRIEDADES COLIGATIVAS w.agamenonquimica.com 4

15) Ao se cozinhar alimentos em panela de pressão, a temperatura atingida pela água de cocção é superior a 100°C, principalmente porque:

a) as substâncias dissolvidas na água aumentam o seu ponto de ebulição. b) o vapor excedente é liberado por uma válvula de segurança. c) a pressão a que o líquido está submetido é superior a 1,0 atm. d) a água, naquelas condições, apresenta menor pressão de vapor. e) outros líquidos liberados no processo elevam a temperatura de vapor do sistema.

16) O ponto de ebulição é a temperatura na qual:

a) a substância começa a passar do estado líquido para o gasoso. b) a pressão parcial do vapor do líquido é igual à do solvente. c) a pressão total de vapor do líquido é igual à do solvente. d) a pressão de vapor atinge o valor máximo. e) a pressão atmosférica é igual à pressão de vapor do líquido.

17) (Mackenzie-SP) Relativamente ao diagrama de fases da água pura, é incorreto afirmar que, no ponto:

T Pressão (mmHg)

Temperatura (°C) a) A, tem-se o equilíbrio entre água sólida e água líquida. b) B, tem-se o equilíbrio entre água líquida e vapor. c) C, tem-se, somente, água na fase vapor. d) T, as três fases coexistem em equilíbrio. e) D, coexistem as fases vapor e líquida.

18) (UFRGS) Considere o diagrama que representa o equilíbrio entre fases da água pura. A linha que representa o fenômeno de granizo é:

T Pressão (mmHg)

Temperatura (°C)

GASOSO 1 2

19) (Covest-2006) O éter etílico (CH3CH2OCH2CH3), apesar de tóxico, já foi muito usado como anestésico local por esportistas, pois alivia rapidamente dores causadas por torções ou impactos (pancadas). Ao entrar em contato com a pele, o éter evapora rapidamente, e a região que entrou em contato com o líquido resfria-se (fica “gelada”). Sobre a situação escrita acima, é incorreto afirmar que:

a) o éter etílico é um líquido de alta pressão de vapor. b) o fato de o corpo de uma pessoa que está em atividade física estar mais quente que o corpo de uma pessoa em repouso contribui para uma evaporação mais rápida do éter. c) o éter etílico é um líquido volátil. d) ocorre transferência de calor do líquido para o corpo do atleta. e) o etanol também poderia ser utilizado para a mesma finalidade, mas sem a mesma eficiência.

Prof. Agamenon Roberto PROPRIEDADES COLIGATIVAS w.agamenonquimica.com 5

20) (Covest-2006) As propriedades de um solvente podem ser alteradas pela adição de solutos. Assim, temse alterações dos pontos de fusão e de ebulição, entre outras. O efeito depende da concentração do soluto. Considerando o texto acima, podemos afirmar que:

0 0 Aplica-se para as chamadas propriedades coligativas.

1 1 Adição de um mol de NaCl a um litro de água deverá produzir o mesmo efeito sobre o ponto de ebulição que a adição de um mol de Na2SO4.

2 2 A pressão de vapor da água é tanto maior quanto maior for a concentração de NaCl nela dissolvido. 3 3 O ponto de fusão da água do mar é mais baixo que o da água destilada.

4 4 Além dos pontos de fusão e de ebulição, podemos citar, entre os efeitos coligativos, a pressão osmótica.

21)(ITA-SP) Uma solução de NaCl em água é aquecida num recipiente aberto. Indique a afirmação falsa.

a) A solução entrará em ebulição, quando sua pressão de vapor for igual à pressão ambiente. b) A concentração em quantidade de matéria da solução aumentará, à medida que prosseguir a ebulição. c) A temperatura de início de ebulição é maior que a da água pura. d) A temperatura aumentar, à medida que a ebulição prossegue. e) A composição do vapor desprendido é a mesma da solução residual.

2) Quando o café é aquecido em banho-maria, observa-se que:

a) só o café ferve. b) o café e a água do banho-maria fervem. c) só o banho-maria ferve. d) o banho-maria ferve a uma temperatura menor que a da água pura. e) o café ferve a uma temperatura menor que a da água pura.

23)Considere o gráfico a seguir, que representa as variações das pressões máximas de vapor da água pura (A.P.) e duas amostras líquidas A e B, em função da temperatura.

P (mmHg)

Pode-se concluir que, em temperaturas iguais:

a) A amostra A constitui-se de um líquido menos volátil que a água pura. b) A amostra B pode ser constituída de uma solução aquosa de cloreto de sódio. c) A amostra B constitui-se de um líquido que evapora mais rapidamente que a água pura. d) A amostra A pode ser constituída de solução aquosa de sacarose. e) As amostras A e B constituem-se de soluções aquosas preparadas com solutos diferentes.

24)Usando água como solvente e preparando uma solução com soluto não-volátil, as temperaturas de ebulição e fusão da solução estarão, sob pressão de 1 atm, qualitativamente assinaladas no termômetro da figura:

Prof. Agamenon Roberto PROPRIEDADES COLIGATIVAS w.agamenonquimica.com 6

25)Indique a afirmativa INCORRETA:

a) Quanto maior a temperatura, maior a pressão de vapores dos líquidos. b) A pressão de vapor de um líquido é inversamente proporcional ao volume do líquido. c) A água do mar entra em ebulição a uma temperatura mais alta que a água destilada.

d) O líquido A tem a 20°C a pressão de vapor igual a 30 mmHg; o líquido B, à mesma temperatura, tem pressão de vapor igual a 60 mmHg; então, a temperatura de ebulição de B é menor que a de A. e) Um líquido entra em ebulição quando sua pressão de vapor se torna igual à pressão externa (atmosférica).

26)Considere o gráfico da pressão máxima de vapor em função da temperatura para um solvente puro e para uma solução desse solvente contendo um soluto molecular não-volátil.

A seu respeito podemos afirmar:

0 0 A curva A representa a solução.

1 1 A curva A representa o solvente.

2 2 A curva B representa o solvente.

3 3 A solução apresenta pressão máxima de vapor maior que o solvente.

4 4 Ambas as curvas, numa mesma temperatura, apresentam mesma pressão máxima de vapor.

27) Analise as afirmações:

0 0 A água do mar ferve a uma temperatura mais baixa que a água pura a uma mesma altitude em relação ao nível do mar.

1 1 A água do mar congela a uma temperatura mais baixa que a água pura a uma mesma altitude em relação ao nível do mar.

2 2 Uma solução aquosa de sacarose ferve a uma temperatura mais alta que a água pura a uma mesma altitude em relação ao nível do mar.

3 3 Uma solução aquosa de sacarose congela a uma temperatura mais alta que a água pura a uma mesma altitude em relação ao nível do mar.

4 4 Entre a água e o éter, o éter tem maior pressão de vapor porque é mais volátil que a água.

28) As propriedades coligativas das soluções dependem:

a) da pressão máxima de vapor do líquido. b) da natureza das partículas dispersas na solução. c) da natureza do solvente, apenas. d) do número de partículas dispersas na solução. e) da temperatura de ebulição do líquido.

29) Gelo e Vapor na Montanha

Em Maceió, Alagoas, que está ao nível do mar, a água ferve a 100ºC e congela a 0ºC. Em Ouro Preto, Minas Gerais, a uns 1500 metros de altitude, a água:

a) ferve abaixo de 100°C e congela acima de 0°C. b) ferve acima de 100°C e congela abaixo de 0°C. c) ferve abaixo de 100°C e congela abaixo de 0°C. d) ferve acima de 100°C e congela acima de 0°C. e) ferve a 100°C e congela a 0°C.

30) (UNIFOA-RJ) A presença de um soluto não-volátil dissolvido em um solvente líquido altera o comportamento deste líquido na sua pressão de vapor que (x), no seu ponto de ebulição que (y) e no seu ponto de solidificação que (z). Respectivamente, podemos substituir x, y e z por:

a) aumenta, diminui e aumenta. b) diminui, aumenta e diminui. c) aumenta, aumenta e diminui. d) diminui, diminui e aumenta. e) diminui, aumenta e aumenta.

Prof. Agamenon Roberto PROPRIEDADES COLIGATIVAS w.agamenonquimica.com 7

31) A dissolução de um sólido iônico em certa quantidade de água faz com que, em relação à água pura e nas mesmas condições de temperatura e pressão, a solução apresente:

I. Pressão osmótica menor. I. Pressão de vapor menor. I. Temperatura de início de fusão menor. IV. Temperatura de início de ebulição menor. V. Densidade maior.

Das afirmações acima estão certas, apenas:

a) I, I e V. b) I, II e IV. c) I, II e V. d) I, I, II e V. e) I, I, IV e V.

32)(Covest-2001)O gráfico abaixo representa a pressão de vapor (eixo das ordenadas), em atm, em função da temperatura (eixo das abcissas), em °C, de três amostras, I, I e II. Se uma destas amostras for de água pura e as outras duas de água salgada, podemos afirmar que:

a) A amostra I é a amostra de água salgada. b) A amostra I é a mais volátil. c) A amostra I é mais concentrada que a amostra II. d) A amostra I é a menos volátil.

e) Na temperatura TII e 1 atm a amostra I ainda não entrou em ebulição

3)Sob mesma pressão, comparando-se as temperaturas de ebulição e de congelamento de uma solução aquosa de açúcar com as correspondentes para a água pura, têm-se:

a) Valores maiores para as temperaturas referentes à solução b) Valores menores para as temperaturas referentes à solução c) Maior temperatura de ebulição e menor temperatura de congelamento para a solução d) Menor temperatura de ebulição e maior temperatura de congelamento para a solução e) A mesma temperatura de ebulição e diferentes temperaturas de congelamento para a solução e a água.

(Parte 1 de 3)

Comentários