Prof. Agamenon Roberto w.agamenonquimica.com

01) Analise este quadro, em que se apresenta o número de prótons, de nêutrons e de elétrons de quatro espécies químicas:

Espécies Nº de prótons Nº de nêutrons Nº de elétrons I 1 0 0 I 9 10 10 I 1 12 1 IV 20 20 18

Considerando-se as quatro espécies apresentadas, é INCORRETO afirmar que:

a) I é o cátion H+ .

b) I é o ânion F– .

c) I tem massa molar de 23 g / mol. d) IV é um átomo neutro. e) I tem número atômico 1.

02) Com relação ao elemento sódio (Z=1) são feitas as seguintes afirmações:

I. É um metal alcalino I. É menos eletropositivo que o estrôncio (Z=38) I. Tem maior volume atômico que o Lítio (Z=3) IV. É menos denso que o Magnésio (Z=12) V. Tem menor ponto de fusão que o Lítio

São verdadeiras as afirmações:

a) I, IV e V b) I e I c) I, I e II d) I e I e) Todas

03) Observe a tabela abaixo

Os elementos de maior eletronegatividade, menor volume atômico, maior densidade, maior energia de ionização, são, respectivamente:

a) D, A, Z, L b) D, L, A, T c) T, A, Z, T d) T, Z, Z, D e) Y, G, G, J

04) (UFG-GO) ..o carbono é tetravalente.

A distribuição eletrônica do carbono, no estado fundamental, entretanto, mostra que ele é bivalente. Para que o carbono atenda ao postulado de Kekulé, ele sofre a) ressonância. b) isomeria. c) protonação. d) hibridização. e) efeito indutivo.

Prof. Agamenon Roberto w.agamenonquimica.com 05) Observe os elementos químicos:

Elemento Distribuição eletrônica

Com base nas informações constantes do quadro acima, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S), considerando a posição do elemento na Tabela Periódica.

0 0 A é gás nobre. 1 1 E é calcogênio.

2 2 C é halogênio. 3 3 B é alcalino terroso. 4 4 D é alcalino.

06) (UFAC-AC) A hibridação do átomo de carbono nos compostos orgânicos é uma das principais razões pela existência dos milhares de compostos orgânicos conhecidos. Considerando a seqüência de três átomos de carbonos em um composto orgânico com hibridizações sp3; sp2; sp2 , respectivamente,isto indica que:

a) As ligações formadas entre os carbonos são: saturada e insaturada, respectivamente. b) As ligações formadas entre os carbonos são: saturada e saturada, respectivamente. c) As ligações formadas entre os carbonos são: insaturada e insaturada, respectivamente. d) Os carbonos dessas ligações são quaternários. e) Os carbonos dessas ligações são terciários.

07) Um hidrocarboneto gasoso, que possui a fórmula geral CnH2n+2, está contido em um recipiente de 1,0 L, a 25 oC e

1 atm. A combustão desse hidrocarboneto requer exatamente 5,0 L de O2 nas mesmas condições de temperatura e pressão.

Utilize as informações acima e analise as proposições:

0 0 A combustão total de qualquer hidrocarboneto leva à formação de CO2 e H2O. 1 1 O hidrocarboneto é o propano.

2 2 O hidrocarboneto é o etano. 3 3 O hidrocarboneto é o butano

4 4 O único produto da combustão total do hidrocarboneto é o CO2.

08) (UFRRJ-RJ) A vitamina C ou ácido ascórbico é uma molécula usada na hidroxilação de várias outras em reações bioquímicas nas células. A sua principal função é a hidroxilação do colágeno, a proteína fibrilar, que dá resistência aos ossos, dentes, tendões e paredes dos vasos sangüíneos. Além disso, é um poderoso antioxidante, sendo usado para transformar os radicais livres de oxigênio em formas inertes. É também usado na síntese de algumas moléculas que servem como hormônios ou neurotransmissores. Sua fórmula estrutural está apresentada a seguir:

A partir dessa estrutura, podemos afirmar que as funções e a respectiva quantidade de carbonos secundários presentes nela estão corretamente representadas na alternativa:

a) álcool, éter e cetona - 5 b) álcool, cetona e alqueno - 4 c) enol, álcool e éster - 4 d) enol, cetona e éter - 5 e) cetona, alqueno e éster - 5

Prof. Agamenon Roberto w.agamenonquimica.com

09) (UFPR-PR) Determine a nomenclatura das moléculas abaixo e numere a coluna da direita de acordo com a coluna da esquerda.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta da coluna da direita, de cima para baixo.

10) Somando-se todas as partículas (prótons, nêutrons e elétrons) de um átomo de 28Ni59 com as do átomo de

80Hg201 , o total de partículas será:

1) O número atômico do átomo X é 30. Os íons X2+ e Y3– são isoeletrônicos. Identifique a opção correta para o número atômico de Y.

12) Dois átomos A e B são isóbaros. O átomo A tem número de massa (4x + 5) e número atômico (2x + 2) e B tem número de massa (5x – 1). O número atômico, número de massa, número de nêutrons e número de elétrons do átomo A correspondem, respectivamente, a:

13)(UFV-MG) considerando-se os elementos X, Y e Z e sabendo-se que eles apresentam as seguintes características:

X tem “n” prótons, “n” elétrons e “n” nêutrons. Y tem “n – 1” prótons, “n – 1” elétrons e “n” nêutrons. Z tem “n + 1” prótons, “n + 1” elétrons e “n + 2” nêutrons.

Podemos afirmar que:

a) Y e Z são isótopos. b) Y torna-se isótopo de Z quando ganha 1 próton e 1 elétron. c) X torna-se isótopo de Z quando ganha 1 próton e 1 elétron. d) Y e Z são isótonos. e) Z torna-se isótopo de Y quando ganha 2 elétrons e 1 próton.

Prof. Agamenon Roberto w.agamenonquimica.com

14) Na molécula com a fórmula estrutural abaixo, as ligações H – C, Cl – C e O = C são, respectivamente:

I Cl a) sigma s-sp2 , sigma p-sp2 b) sigma s-sp2 , sigma p-sp2 c) sigma s-sp, sigma p-sp, (sigma sp-sp + pi). d) sigma p-p, sigma p-p, (sigma sp2-p + pi). e) pi, pi, (pi + pi).

15) O átomo 52M apresenta 28 nêutrons. Assim, o íon M+3 é isoeletrônico ao átomo:

Comentários