Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

cefetparana20062, Transcrições de Bioquímica

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CONCURSO VESTIBULAR INVERNO / 2006 1a PROVA: Redação / Língua Portuguesa e Literatura Brasileira / Língua Estrangeira Moderna / Química / Biologia 01 / JULHO / 2006

Tipologia: Transcrições

2010

Compartilhado em 05/09/2010

nathalia-carvalho-campos-ferraz-1
nathalia-carvalho-campos-ferraz-1 🇧🇷

4.7

(60)

123 documentos

1 / 13

Pré-visualização parcial do texto

Baixe cefetparana20062 e outras Transcrições em PDF para Bioquímica, somente na Docsity! UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CONCURSO VESTIBULAR INVERNO / 2006 1a PROVA: Redação / Língua Portuguesa e Literatura Brasileira / Língua Estrangeira Moderna / Química / Biologia 01 / JULHO / 2006 GABARITO REDAÇÃO REDAÇÃO “Inove ou morra. Você ouve falar disso toda hora, e esse mantra parece valer para tudo: banco, supermercado, padaria, revista, inseticida ou o que for. E o que acontece quando você nega essa verdade supostamente universal? Bem, se você for o colégio católico São Bento, no Rio de Janeiro, você não apenas não morrerá, como florescerá. Na semana passada, os alunos do São Bento, no Rio, sagraram-se os mais bem preparados do país, segundo a lista do Exame Nacional do Ensino Médio. (...) Na contramão do que fez a maioria das escolas, o São Bento ignorou a onda das novas teorias de educação da década de 70. Ensina seus 1.100 estudantes – todos do sexo masculino, de 7 a 17 anos – quase da mesma forma que há 148 anos, quando foi fundado. Não tem mais palmatória, mas piercing, tatu- agem e cabelo grande nem pensar. Qualquer coisa que possa tirar o aluno do objetivo principal não passa da porta- ria. Nem as meninas. (...) O colégio atribui o sucesso ao binômio ‘disciplina e seriedade’. Os garotos até a 8ª série precisam usar uniforme completo: camisa azul de botão, calças ou bermuda cinza, meias cinza e tênis preto. Se usarem algo diferente disso, voltam para casa. No ensino médio, durante o qual a maioria dos col égios nem cobra uniforme, o São Bento exige a camisa pólo bege com o brasão da escola e calça comprida. A presença exclusiva de meninos obedece a uma lógica. ‘A visão da menina toca o menino afetiva e sexualmente. Eles são mais aliciáveis que elas. Vide o fato de que revis- tas com mulheres nuas vendem mais que as com homens nus’, afirma o reitor, Dom Tadeu de Albuquerque. Da 1a à 5a série do ensino fundamental e no 3o ano do ensino médio, os alunos ficam no colégio das 7h30 às 16 horas. Muita coisa? Não para Dom Tadeu, para quem esse tempo é, em síntese, um precioso investimento no futu- ro. ‘O aluno tem de saber que vale a pena ficar no colégio enquanto o filho do vizinho está na praia, surfando’, a- firma ele. (...) No ensino médio, os professores estimulam os estudantes a pesquisar à tarde sobre os temas abordados nas au- las matinais. Os alunos têm à disposição a biblioteca, com 13.400 títulos em 21 mil volumes, e cinco computadores com acesso exclusivo para pesquisa. ‘Nosso aluno não é máquina de repetir professor. Queremos que pense. O jo- vem não vai ficar tutorado para o resto da vida’, diz a coordenadora e professora de Português, Rosângela de Al- meida. Inovações pedagógicas das últimas décadas, como projetos multidisciplinares em torno de grandes temas, não são a tônica do São Bento. E o ponto é que nada disso parece estar fazendo falta. Em vestibulares disputados, a taxa de aprovação do São Bento fica fora da curva. Quase metade dos alunos que tentam uma vaga para Medicina chega lá, segundo o site da escola. Sair do São Bento é relativamente fácil. Basta repetir de ano, por exemplo. Ou, como fez um aluno da 5a série, chamar a professora de ‘gostosa’. Entrar é bem menos fácil. Há dez candidatos por vaga, e os pais dos interessados não parecem desestimulados pela mensalidade de cerca de R$ 1.500.” (Época, 20 de Fevereiro de 2006, pp. 82-83). Considerando a matéria acima, escolha e desenvolva apenas UMA das propostas de redação abaixo em um texto entre 18 e 25 linhas: PROPOSTA A) Posicione-se como alguém responsável pelo aluno da 5a série que foi expulso e redija uma carta ao reitor do Colégio São Bento censurando a educação tradicional ali ministrada. PROPOSTA B) Posicione-se como um dos alunos aprovados para o curso de Medicina e escreva uma carta ende- reçada a Dom Tadeu de Albuquerque elogiando a educação tradicional característica do colégio do qual ele é o rei- tor. Fundamente sua posição. NÃO ASSINE seu texto. Após concluir seu texto, transcreva-o de forma definitiva para a Folha de Redação, usando cane- ta. 1 2 • UTFPR 1 / INVERNO 2006 LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA O TEXTO A SEGUIR SERVE DE BASE PARA AS QUES- TÕES 01 E 02. “A gestão estratégica surgiu com o sentido de supe- rar um dos principais entraves apresentados pelo pla- nejamento estratégico: o de sua implementação. Entre as causas apontadas para essa ocorrência, estava sua dissociação da realidade organizacional. A utilização de consultores externos para a elaboração do planeja- mento isentava os executivos das empresas da respon- sabilidade de sua implementação; a criação das UENs∗ retirava as decisões estratégicas do nível diretivo, co- locando-as nas mãos dos gerentes. A gestão estratégica procura reunir o plano estra- tégico e sua implementação em um único processo. Vi- sa assegurar as mudanças organizacionais necessárias para essa implementação e a participação dos vários níveis organizacionais envolvidos em seu processo de- cisório. Corresponde, assim, ao conjunto de atividades intencionais e planejadas, estratégicas, operacionais e organizacionais, que visa adequar e integrar a capaci- dade interna da organização ao ambiente externo.” (TAVARES, Mauro Calixta. Gestão Estratégica. São Paulo: Atlas, 2005, 2ª ed., p. 40). ∗UENs: Unidades Estratégicas de Negócios. QUESTÃO 01 Sobre o texto é INCORRETO afirmar que: A) relaciona gestão estratégica e planejamento estra- tégico. B) situa o propósito inicial da gestão estratégica. C) analisa a causa do entrave na implementação do planejamento estratégico. D) enumera as mudanças organizacionais necessá- rias à gestão estratégica. CORRETA E) apresenta os objetivos da gestão estratégica. QUESTÃO 02 Sobre a frase “Entre as causas apontadas para essa ocorrência, estava sua dissociação da realidade organiza- cional” pode-se afirmar que: A) quebra a coesão por introduzir um novo tópico, desconectado do presente na frase anterior. B) contém o tópico frasal, pois a frase seguinte apre- senta outras causas do embaraço na implementa- ção do planejamento estratégico. C) distancia-se das idéias debatidas no segundo pará- grafo. D) desdobra-se na frase seguinte, a qual explica em que consiste a “dissociação da realidade organizacional”. CORRETA E) continua a frase anterior, explicando, com outras palavras, o já contido naquela. QUESTÃO 03 Uma das alternativas a seguir sofrerá alteração de sentido caso lhe sejam suprimidas as vírgulas. Assina- le-a. (Trechos adaptados de “Ciência e Cultura”, ano 56, no 1, p. 19.) A) O primeiro transplante de medula óssea utilizando sangue de cordão umbilical foi realizado em 1989, na França, pela médica Eliane Gluckman, no Hospi- tal Saint Louis. B) As células do cordão umbilical são “células imatu- ras”. São incapazes ainda de saber que tipo de célu- las vão se tornar e, portanto, podem se transfor- mar em linhagens capazes de substituir células destruídas. C) Na década de 1980, pesquisas revelaram existir uma nova fonte chamada células-mãe periféricas que, apesar de também provenientes da medula, são retiradas diretamente da corrente sangüínea. D) Hoje, sabe-se que, no transplante de medula óssea convencional, é necessário que a compatibilidade entre doador e receptor seja de 100%. E) Um convênio existente entre a Unicamp e o Cen- tro Infantil Boldrini, que atende crianças porta- doras de câncer, possibilita que o sangue de cor- dão seja utilizado em transplantes. CORRETA QUESTÃO 04 PARA PASSAR POR CIMA DAS DISTÂNCIAS. PARA A CIDADANIA CHEGAR MAIS PERTO. PARA A IMAGINAÇÃO VOAR BEM ALTO. PRÊMIO TELEMAR DE INCLUSÃO DIGITAL O Instituto Telemar acaba de criar o Prêmio Tele- mar de Inclusão Digital, um reconhecimento àqueles que fazem da Internet uma aliada da cidadania e le- vam a milhares de brasileiros conteúdo pedagógico, in- formação e cultura, de norte a sul do País. Para mudar cada vez mais rápido, o Brasil precisa de soluções ino- vadoras, capazes de diminuir as distâncias sociais. Se você ou sua organização tem ou faz parte de um pro- grama de inclusão digital, participe. (ISTOÉ, setembro/2004) Assinale a alternativa correta a respeito do texto. A) Além de ser informativo, ele contém característi- cas de texto publicitário, como recursos de in- tensificação de sentido e de aproximação com o leitor. CORRETA B) A repetição da preposição “para”, no início do tex- to, é inadequada, pois revela pobreza vocabular. C) A palavra “distâncias”, na primeira frase, refere- se tão somente às distâncias físicas, já que se está falando de Internet. D) A Telemar é importante para o Brasil mudar rapi- damente, pois transmite ao país inteiro informa- ção, cultura e conteúdo pedagógico. E) O vocábulo “Se”, no último período do texto, tem o mesmo sentido do apresentado pelo “se” em: “Não se pode ficar alheio ao problema da exclusão social no país”. QUESTÃO 05 Ordene os períodos a seguir de modo que constitu- am um texto coeso e coerente e, em seguida, assi- nale a alternativa correta quanto à ordenação. I) Instalada no campus da Universidade de Brasília (UnB), a empresa integra o Programa de Incubação de Empresas do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDT -UnB). II) Essa miniusina tem capacidade para gerar até 1 quilowatt (kW), tem tensões alternadas entre 110 e 220 volts, suficiente para abastecer uma UTFPR 1 / INVERNO 2006 • 5 QUESTÃO 11 Assinale a alternativa correta sobre O Santo e a Por- ca. A) Estreada no Rio em 1958, significou uma mudan- ça de rumos para o teatro brasileiro, superando o predomínio de autores estrangeiros, que faziam sucesso então. B) Composta de três atos ambientados na casa de Eu- ricão, mantém a unidade de espaço, valendo-se de curtos trechos narrativos para dar conta de ações transcorridas noutro lugar. C) Centrada em Euricão, transpõe para o teatro um dos temas recorrentes na prosa de 30 (a exploração capitalista), ilustrando isso nos desmandos de Eu- ricão sobre seus empregados. D) Preocupada em criar o riso, emprega procedi- mentos como disfarces, ocultamentos, ambigüi- dades na linguagem, alinhando-se assim à tradi- ção de comédia do teatro nacional. CORRETA E) Baseada na cultura popular, insere elementos des- ta (versos de repentistas, provérbios, cantigas fol- clóricas), aproximando o erudito e o popular, con- forme o fizera o Modernismo. QUESTÃO 12 Sobre os contos do livro Leão-de-chácara é correto afirmar que: A) Paulinho Perna Torta e Leão-de-chácara condenam o modo parcial e interessado de atuação dos jornais no interior das sociedades urbanas. B) Leão-de-chácara e Joãozinho da Babilônia desenvol- vem o conflito de interesse entre a nova e a antiga geração de leões. C) Paulinho Perna Torta retrata, nas personagens Val- quíria e Elisa do Pandeiro, a luta das camadas populares por melhores condições de vida. D) Joãozinho da Babilônia e Três cunhadas têm como narradores personagens que se sentem divididos entre deveres familiares e obrigações profissionais. E) Três cunhadas volta-se para um universo mais doméstico, apresentando, também, cenas ambi- entadas em espaços públicos. CORRETA INGLÊS TEXTO REFERENTE ÀS QUESTÕES 13 – 17. POSTMAN PLAGUED BY JEALOUS PHEASANT A Devon postman is facing a daily assault on his round - from a jealous pheasant. The bird lies in wait for the 59-year-old as he drives his van on his 12-mile daily round in Swimbridge. So far the cock pheasant has injured Mr Patton's hand and leg, and has tried to sneak into his postal van. The postie said: "I think it is the red colour of the van which is triggering the aggression. Pheasants have spurs on their legs, and it flies and tries to get me with them. "I think it sees me as a giant pheasant which it has got to see off. It is totally obsessed by me and the van. I have been attacked by dogs in the past but never by a pheasant." Mr Patton says he now "runs the gauntlet" every day along a fifty-yard lane when he collects or delivers to a farm at one end and a cottage at the other. He says the bird sometimes changes its tactics by hiding or cutting corners to get ahead of him for a confrontation. (Disponível em: <http://www.ananova.com/news/story/sm_882885.html?m enu> Acesso em 05 mar. 2004.) QUESTÃO 13 A pheasant is __________ . A) a bird CORRETA B) a type of dog C) a criminal D) a type of fish E) a type of red van QUESTÃO 14 The postman __________ . I) is 59 years old II) collects and delivers mail in Swimbridge III) drives a red van A) Only number I completes the sentence correctly. B) Only number III completes the sentence correctly. C) Numbers I, II and III complete the sentence cor- rectly. CORRETA D) Numbers I, II and III do not complete the sentence correctly. E) Numbers I and III complete the sentence correctly. QUESTÃO 15 Mark the alternative that is NOT true according to the text. A) The pheasant attacks the postman every day. B) The pheasant has hurt the postman’s hand and leg. C) The pheasant has spurs on its legs. D) The pheasant tries to get the postman with its spurs. E) The pheasant has secretly gone into the post- man’s van. CORRETA QUESTÃO 16 According to the postman, why does the pheasant attack him? A) Because it has spurs. B) Because pheasants like confrontation. C) Because it sees him as a rival. CORRETA D) Because it is totally obsessed by vans. E) Because he wears a red uniform. QUESTÃO 17 See off in “... which it has got to see off …” can be replaced by: A) say goodbye. B) chase away. CORRETA 6 • UTFPR 1 / INVERNO 2006 C) kill. D) injure. E) run the gauntlet. TEXTO REFERENTE ÀS QUESTÕES 18 – 20. CLAUDIUS in full Tiberius Claudius Caesar Augustus Germanicus (10 BC-AD 54) Roman emperor (41-54), the grandson of the Empress Livia, the brother of Germanicus, and the nephew of the Emperor Tiberius. Kept in the background because of his physical disabilities, he devoted himself to historical studies, and thus survived the vicious in-fighting of the imperial house. Becoming emperor largely by accident in the chaos after Caligula's murder, he proved to be an able and progressive ruler, despite his gross and sometimes ridiculous indulgence of his wives and freedmen. Through his lavish public works and administrative reforms, he made a lasting contribution to the government of Rome and the empire, and through the annexation of Britain, Mauretania, and Thrace, a significant extension of its size. He died poisoned, it was widely believed, by his fourth wife Agrippina. (Disponível em: <http://www.biography.com/search/article.jsp?aid=925 0094> Acesso em 05 mar. 2004.) QUESTÃO 18 Claudius was not __________ . A) 64 years old when he died B) a Roman emperor C) Germanicus’ brother D) physically disabled E) Emperor Tiberius’ son CORRETA QUESTÃO 19 Claudius __________ . A) was not interested in History B) killed his fourth wife C) was not a competent and progressive emperor D) became emperor after Caligula’s death COR- RETA E) participated in the violent in-fighting of the imperial house QUESTÃO 20 Which of the alternatives below is TRUE, according to the text? A) Claudius was certainly poisoned by Agrippina. B) A lot of people thought Agrippina had poisoned Claudius. CORRETA C) Just a few people believed Claudius had been poisoned by Agrippina. D) Claudius poisoned Agrippina. E) There was not a general belief that Agrippina had poisoned Claudius. TEXTO REFERENTE ÀS QUESTÕES 21 E 22. INTERNET ESTATE AGENT Houses For Sale in London, Flats for Sale in London £269,995 3 Bedroom House For Sale In Hanwell, Greater London Bay fronted turn of the Century mid terrace house located in quiet street off Boston Manor Road, Hanwell. 2 reception rooms, 3 bedrooms. Gas central heating. 80 foot south west facing garden. Potential to make additional room in loft space subject to planning permission. The property is chain free and available for immediate occupation. (Disponível em: <http://www.estateagent.co.uk/Propsearchresults.cfm?PropArea= London&PropSaleRent=S> Acesso em 07 mar. 2004.) QUESTÃO 21 Mark the alternative that is FALSE according to the ad. A) The house is located in London. B) The house costs £269,995. C) If you buy the house you can only occupy it after some time. CORRETA D) The house has got a garden and central heating. E) If permission is given you can make an additional room. QUESTÃO 22 The ad does not contain any information on: A) the location of the house. B) the price of the house. C) the number of bedrooms. D) the size of the house. CORRETA E) the age of the house. TEXTO REFERENTE ÀS QUESTÕES 23 E 24. NEW YORK EXPERIMENT In this wireless age where e-mailing has replaced talking as the preferred mode of communication, two young Americans have shown that conversing still beats computing anyday. Liz Barry and Bill Wetzel are two friends who have travelled the streets of N.Y. with a “Talk to Me” sign. Surprisingly, hundreds of people of all ages, races and religions have. (Adapted from Speak Up, n.201, p.04) QUESTÃO 23 Liz and Bill’s experiment _____. A) showed that e-mailing is more popular than con- versing B) had an unexpected result CORRETA C) used sign language D) discussed race and religion E) travelled around the U.S. QUESTÃO 24 According to the text it is NOT correct to say that: A) only young Americans talked to Liz and Bill. CORRETA B) e-mailing is known as the favorite mode of com- munication of this age. C) the ‘Talk to Me’ sign made people talk to Liz and Bill. D) the two Americans proved something people did not expect. E) a lot of people talked to Liz and Bill. UTFPR 1 / INVERNO 2006 • 7 ESPANHOL LEE EL ANUNCIO PUBLICITARIO A CONTINUACIÓN Y CONTESTA A LAS CUESTIONES 13 Y 14. Eurocalculadora ¿Sigues pensando en pesetas? Conviértelas en un momento. (www.elmundo.es) QUESTÃO 13 Marca la alternativa correcta. A) El anuncio no es actual porque todavía sigue mencionando pesetas. B) El anunciante trata al público informalmente. CORRETA C) El anuncio ofrece el cambio de euros en pesetas. D) El anunciante quiere convertir tu vida a un momento. E) El anunciante trata al público formalmente. QUESTÃO 14 La última frase del anuncio debe ser entendida como: A) pronto tú puedes convertir tus pesetas en euros. CORRETA B) ya tú puedes convertir tus pesetas en euros. C) luego tú puedes convertir tus pesetas en euros. D) después tú puedes convertir tus pesetas en euros. E) antes tú podías convertir tus pesetas en euros. TEXTO PARA LAS CUESTIONES 15 Y 17. LA PARRILLA TELEVISIVA La programación completa de todas las televisiones nacionales. Asimismo, podrás consultar lo más destacado del día y las críticas de las películas programadas. Toda esta información a un solo clic de ratón. (www.elmundo.es) QUESTÃO 15 El título de este anuncio remete al instrumento de hierro que sirve para asar o tostar carnes. El anunciante lo usa para: A) decir que lo que se mira en la red televisiva no es educativo y a causa de eso no debe ser propagada. B) comparar la variedad de carnes que se asa en una parrilla con la variedad de programas televisivos. CORRETA C) establecer una diferencia entre lo que se ve en la te- le y lo que se puede consultar en el guión. D) informar que la información llega rápidamente al lector de ese anuncio. E) llamar la atención del lector para la palabra distinta que ha colocado en el título. QUESTÃO 16 La forma asimismo equivale a: A) nunca. B) de vez em quando. C) sempre. D) do mesmo modo. CORRETA E) já. QUESTÃO 17 “Toda esta información a un solo clic del ratón.” La palabra en negrita hace parte del mismo campo semántico de: A) perro, gato y papagayo. B) comilón, perezoso y listo. C) sitio, red y ordenador. CORRETA D) vaso, licuadora y nevera. E) habitación, comedor y cocina. TEXTO PARA LAS CUESTIONES 18 Y 19. LA GASTRONOMÍA ESPAÑOLA La cocina española tiene una primera caracterización muy fácil: es una cocina del ajo y del aceite de oliva. Una cocina, pues, mediterránea, cuya personalidad resulta inmediatamente identificable por la presencia de esos dos elementos, definitivos a la hora de determinar las fórmulas y los sabores. Ese marco inconfundible, que España comparte con otros países mediterráneos, alberga, sin embargo, una gran variedad de manifestaciones. (La Gastronomía española – España: Secretaría de Estado de Comercio, Turismo y PYME y Ministerio de Economía y Hacienda) QUESTÃO 18 La palabra “alberga”, en negrita en el texto, signifi- ca, figurativamente, en el contexto: A) acolhe. B) empresta. C) envolve. D) alimenta. CORRETA E) acomoda. QUESTÃO 19 La expresión “Ese marco”, que está en negrita en el texto, se refiere a: A) la presencia del ajo y del aceite CORRETA B) la cocina española C) una cocina, pues, mediterránea D) la gran variedad de manifestaciones E) la gastronomía española TEXTO PARA LAS CUESTIONES 20 Y 21: QUESTÃO 20 Según el texto, para Mafalda: A) la escuela enseña pocas cosas. B) la escuela no enseña nada. C) su cabeza es muy grande. D) su cabeza es muy pequeña. E) la escuela enseña cosas inútiles. CORRETA 10 • UTFPR 1 / INVERNO 2006 C) I, III e IV. D) II, III e IV. E) II, III e V. QUESTÃO 32 DEGRADAÇÃO DA MATÉRIA ORGÂNICA ATRAVÉS DO FERRO COM VALÊNCIA ZERO A água é um dos recursos naturais mais importan- tes da Terra, sendo imprescindível para a geração e manutenção de todas as formas de vida em nosso planeta. Vários segmentos produtivos podem alterar a qualidade dos ambientes aquáticos, através dos des- pejos de efluentes, com alta carga orgânica de baixa biodegradabilidade. Há muito tempo, sabe-se que a presença de compostos orgânicos em meio aquoso po- de acelerar a corrosão de materiais metálicos, princi- palmente à base de ferro. Desta maneira, pode-se pro- vocar a modificação/degradação de compostos orgâni- cos por metais de valência zero, tais como ferro, esta- nho, zinco e outros. Pela abundância do fe rro na crosta terrestre, tem-se empregado o ferro de valência zero na remediação ambiental. A reação de oxidação do ferro depende das condi- ções do meio, podendo originar os íons ferroso ou fér- rico. Em meio aquoso, puramente anóxico (anaeróbio), os aceptores de elétrons são os íons H+ e H2O, produ- zindo H2 e OH–, respectivamente. Em condições óxicas (aeróbias), o O2 é o aceptor de elétrons. Além destas reações, compostos orgânicos podem ser reduzidos pe- lo ferro zero, como os haletos de alquila, que podem sofrer dealogenação redutiva. Os três processos de transferência de elétrons são descritos nas figuras (A), (B) e (C). Pereira, W. S., Freire, R. S., Química Nova, vol. 28, no 1, 130-136, 2005. Dados: números atômicos: 26Fe; 30Zn e 50Sn. Fe2+(aq) + 2e– ⇔ Fe(s) Eo = –0,44 V 2 H+(aq) + 2e– ⇔ H2 (g) Eo = 0,00 V (meio anaeróbio e ácido) H2O(R) + ½ O2 (g) + 2e– ⇔ 2 OH–(aq) Eo = +0,40 V (meio aeróbio) Zn2+(aq) + 2e– ⇔ Zn(s) Eo = –0,76 V Sn2+(aq) + 2e– ⇔ Sn(s) Eo = –0,14 V Analise as proposições abaixo em relação ao texto: I) A reação de oxidação do ferro a íon ferroso, em meio aeróbio, é espontânea. II) A reação de oxidação do ferro a íon ferroso, em meio anóxico não é espontânea. III) Ocorre o aumento do pH do meio após a oxidação do ferro a íon ferroso, se o sistema for aeróbio. IV) Ocorre a diminuição do pH do meio após a oxidação do ferro a íon ferroso, se o sistema for aeróbio. V) A transferência de elétrons, no processo de dealogenação de compostos organoclo-rados, pode ocorrer por três caminhos diferentes. Assinale a alternativa que contém todas as proposi- ções corretas. A) II e IV. B) I, III e IV. C) I, II e V. D) II, III e V. E) I, III e V. CORRETA QUESTÃO 33 Considere a reação, não-elementar, abaixo reali- zada a 8000C: 2 H2 (g) + 2 NO (g) → 2 H2O (g) + N2 (g) Concentração inicial (mol/L) Experi- mento NO (g) H2 (g) Velocidade da reação (mol.L–1.min–1) 1 0,006 0,001 0,025 2 0,006 0,002 0,050 3 0,001 0,009 0,0063 4 0,002 0,009 0,0252 Julgue os itens a seguir: I) A velocidade da reação depende somente das concentrações do NO(g); II) A expressão da velocidade para a reação é v = k . [NO]2. [H2]2; III) A expressão da velocidade para a reação é v = k . [NO]2. [H2]. Está(ão) correta(s) somente: A) I. B) II. C) III. CORRETA D) I e II. E) I e III. QUESTÃO 34 Com relação aos fatores que alteram a velocidade das reações químicas, julgue os itens abaixo: I) Uma solução de permanganato de potássio (cor violácea) foi dividida em duas porções. Em uma delas foi posta uma solução contendo íon ferroso e na outra uma solução de ácido oxálico. Ambas de mesma concentração. Onde UTFPR 1 / INVERNO 2006 • 11 foi posta a solução ferrosa, imediatamente a cor da solução de permanganato desapareceu, enquanto que na outra isso se deu após alguns minutos. O relato é um exemplo de como a superfície de contato altera a velocidade de uma reação, uma vez que os íons ferrosos são menores que as moléculas do ácido oxálico; II) Dada a reação: 5 HSO3– (aq) + 2 IO3– (aq) → I2 (aq) + 5 SO42– (aq) + H2O (R) + 3 H+ (aq) sabe-se que quando existe iodo no meio reacional a solução torna-se azul se houver amido como indicador. Foi realizado um experimento e os resultados estão na forma de tabela: [HSO3–] (mol/L) [IO3–] (mol/L) Tempo (s) 0,002 0,01 9 0,002 0,008 10 0,002 0,006 12 0,002 0,004 20 0,002 0,002 54 Na qual o tempo foi o exato momento quando a coloração azul era percebida e o final da reação se dava. Esse relato ilustra a influência da concentração e verifica-se que quanto maior a concentração maior a velocidade da reação. III) Dada a reação: 5 HSO3– (aq) + 2 IO3– (aq) → I2 (aq) + 5 SO42–(aq) + H2O(R) + 3 H+(aq) obteve-se os seguintes resultados em um experimento: Temperatura (0C) Tempo de reação (s) 5 30 10 25 15 22 20 20 25 18 30 17 Isso mostra como a temperatura influencia a velo- cidade de reação. Observamos que quanto maior a temperatura maior a velocidade. Está(ão) correta(s): A) somente II e III. CORRETA B) somente I. C) somente II. D) somente III. E) I, II e III. QUESTÃO 35 Uma grande quantidade de compostos de função mista contendo amina apresenta inúmeros efeitos fisi- ológicos e é muito empregada em medicina. Dadas as estruturas abaixo, julgue os itens que se- guem: I) Ácido para-amino benzóico: absorve radiação ultravioleta, sendo usado na preparação de bronzeadores e protetores solares. Em sua estrutura observamos as funções amina e ácido carboxíli co. II) Xilocaína: anestésico local. Em sua estrutura observamos as funções amina e amida. III) Fenilefrina: descongestionante nasal. Em sua estrutura observa-se somente duas funções: fenol e amina. IV) Adrenalina: acelera os batimentos cardíacos, com aumento de pressão arterial. Em sua estrutura observa-se somente três funções: fenol, álcool e amina. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s): A) I, II e III somente. B) I, II e IV somente. CORRETA C) I, II, III e IV. D) III e IV somente. E) I e II somente. QUESTÃO 36 Em um experimento, colocou-se cerca de 2 mL de solução de dicromato de potássio em um tubo de en- saio. Juntou-se cerca de 1 mL de ácido sulfúrico diluído e, depois, adicionou-se 2 gotas de “A”. Aqueceu-se a mistura reacional na chama e observou-se a mudança da cor laranja para verde. Com base no relato e na e- quação abaixo, julgue os itens a seguir: 3 A + K2Cr2O7 + 4 H2SO4 → 3 CH3CHO + K2SO4 + Cr2(SO4)3 + 7 H2O I) Pela reação mostrada, o composto A é um álcool secundário, pois obtivemos uma cetona como produto. II) O composto CH3CHO é o produto da oxidação do composto A. III) A coloração muda de laranja para verde devido à redução do dicromato de potássio logo, ele é um agente redutor. IV) O composto CH3CHO não é encontrado no vinagre. Está(ão) correta(s) somente: A) I e III. B) II e III. C) II e IV. CORRETA D) II, III e IV. E) I, III e IV. 12 • UTFPR 1 / INVERNO 2006 BIOLOGIA QUESTÃO 37 Em 1875, o biólogo alemão August Weismann cor- tou a cauda de camundongos, por vinte gerações se- guidas, e verificou que a característica “ausência de cauda”, adquirida durante a vida, não era transmitida aos descendentes. Baseado nesta informação, analise as alternativas abaixo, assinalando a correta. A) O experimento acima renega as premissas do dar- winismo. B) A experiência de Weismann com os roedores cor- roborou a hipótese lamarckista. C) A experimentação do biólogo germânico ratifica as idéias do criacionismo. D) Os resultados obtidos pelo biólogo contrariam o neodarwinismo. E) As observações da demonstração acima recha- çam os preceitos do lamarckismo. CORRETA QUESTÃO 38 Uma cadeia alimentar apresenta vários níveis trófi- cos. A síntese de matéria orgânica a partir de CO2, H2O, sais minerais e fixação de energia caracteriza: A) consumidores primários. B) consumidores secundários. C) consumidores terciários. D) decompositores. E) produtores. CORRETA QUESTÃO 39 A ingestão de carne de porco mal cozida ou crua pode estar associada a uma parasitose denominada: A) Ascaridíase. B) Teníase. CORRETA C) Ancilostomose. D) Malária. E) Doença de Chagas. QUESTÃO 40 Descobertas recentes atestam que os cérebros mas- culino e feminino são diferentes. O cérebro feminino é predominantemente programado para empatia en- quanto o masculino é voltado para o sistema de cons- trução e compreensão. Uma das diferenças estruturais claras entre o cérebro do homem e da mulher é o hipo- tálamo maior em cérebros masculinos que entre femi- ninos. Dentre as alternativas abaixo, NÃO é função do hipotálamo. A) controlar o apetite. B) controlar a temperatura corporal. C) controlar o equilíbrio hídrico do corpo. D) controlar o equilíbrio corporal. CORRETA E) regular a hipófise. QUESTÃO 41 No quadro abaixo estão citadas estruturas especiais pertencentes a diferentes partes vegetais: raízes, cau- les, folhas e frutos. Baga – Bráctea – Bulbo – Cariopse – Colmo – Drupa – Gavinha – Haustório – Pneumatóforo – Tubérculo Assinale a alternativa em que estas estruturas estão corretamente classificadas: Raiz Caule Folha Fruto A) Pneu- matóforo Bulbo Brác- tea Baga CORRETA B) Drupa Haustório Colmo Bráctea C) Haustório Cariopse Gavi- nha Tubérculo D) Bulbo Pneumató- foro Gavi- nha Drupa E) Bráctea Colmo Baga Cariopse QUESTÃO 42 Nos vertebrados, o número de cavidades no coração varia conforme a classe. Quantas cavidades existem, respectivamente, no coração de uma tartaruga, de um cação, de um golfinho e de uma ave? A) 3, 3, 4 e 3 cavidades. B) 3, 2, 3 e 4 cavidades. C) 3, 2, 4 e 4 cavidades. CORRETA D) 2, 3, 3 e 4 cavidades. E) 2, 2, 4 e 3 cavidades. QUESTÃO 43 Uma mulher apresenta sangue tipo A negativo, sendo filha de pai sangue tipo O positivo e mãe sangue tipo AB negativo. Casa-se com um homem de genótipo igual ao do seu pai. A probabilidade de ter um filho de sexo feminino e com sangue igual ao seu é de: A) 1/2. B) 1/4. C) 3/4. D) 1/8. CORRETA E) 3/8. QUESTÃO 44 O elevado grau de especialização apresentado pelos neurônios durante a evolução dos seres vivos teve du- as conseqüências: a perda da capacidade de se multi- plicar e a dificuldade de se alimentar. Para o primeiro problema não houve solução – as células nervosas não podem ser repostas. O segundo problema foi resolvido com a presença de células especializadas na nutrição do sistema nervoso. Tais células são conhecidas como: A) axônios. B) células da glia. CORRETA C) células de Schwann. D) dendritos. E) células de Ranvier. QUESTÃO 45 No desenvolvimento embrionário do anfioxo, a fase que ocorre imediatamente após a fecundação é a: A) segmentação. CORRETA B) gastrulação. C) neurulação. D) diferenciação. E) gametogênese.
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved