Fundamentos Fisica

Fundamentos Fisica

(Parte 1 de 15)

EAD 2009 QUÍMICA

Licenciatura em Química FUNDAMENTOS DA FÍSICA

Salvador 2009

EAD 2009

ELABORAÇÃO Antonio Luiz Almeida

DIAGRAMAÇÃO Nilton Rezende

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP).

Catalogação na Fonte BIBLIOTECA DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA – UNEB

A447Fundamentos da física. – licenciatura em química / Antônio Luis Almeida. Salvador:

ALMEIDA, Antonio Luiz. UNEB/ EAD, 2009. 74p.

1. Física fundamental I. Título I. Curso de Licenciatura em química II.Universidade
Aberta do Brasil IV. UNEB /NEAD

CDD: 530

EAD 2009EAD 2009 QUÍMICA

PRESIDENTE DA REPÚBLICA Luis Inácio Lula da Silva

MINISTRO DA EDUCAÇÃO Fernando Haddad

SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Carlos Eduardo Bielschowsky

DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Hélio Chaves Filho

SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL DIRETOR DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA CAPES Celso Costa

COORD. GERAL DE ARTICULAÇÃO ACADÊMICA DA CAPES Nara Maria Pimentel

GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA GOVERNADOR Jaques Wagner

VICE-GOVERNADOR Edmundo Pereira Santos

SECRETÁRIO DA EDUCAÇÃO Osvaldo Barreto Filho

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB REITOR Lourisvaldo Valentim da Silva

VICE-REITORA Amélia Tereza Maraux

PRÓ-REITORA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO Mônica Moreira Torres

COORDENADOR UAB/UNEB Silvar Ferreira Ribeiro

COORDENADOR UAB/UNEB ADJUNTO Jader Cristiano Magalhães de Albuquerque

DIRETOR DO DEDC – I Antônio Amorim

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - NEAD COORDENADOR Arnaud Soares de Lima Junior

VICE-COORDENADOR Silvar Ferreira Ribeiro

COORDENADOR ADMINISTRATIVO Jader Cristiano Magalhães de Albuquerque

COORDENADORA PEDAGÓGICA Sônia Maria da Conceição Pinto

COORDENADORA DE MATERIAL DIDÁTICO Kathia Marise Borges Sales

COORDENADOR DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO Marcus Túlio Freitas Pinheiro

COORDENAÇÃO DE ARTICULAÇÃO ACADÊMICA Emanuel do Rosário Santos Nonato

COORDENADOR DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA Marta Valeria Santana de Andrade

EAD 2009 QUÍMICA

Prezado estudante,

Este módulo é parte do material didático que dá suporte as suas atividades de auto-estudo e auto-formação no curso de Química na modalidade a distância.

Cada componente curricular dispõe de um material impresso correspondente, especialmente preparado para este curso, por docentes - pesquisadores, selecionados por sua inserção e produção na área de conteúdo específica. Além deste módulo, você também dispõe de material em mídia e do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Procure conhecer e explorar o máximo possível todo o material disponibilizado para o seu curso.

É importante ter consciência que este é um material básico, especialmente preparado para lhe oferecer uma visão essencial ao estudo do conteúdo de cada componente curricular. Portanto, ele não tem o objetivo de ser o único material para pesquisa e estudo. Pelo contrário, durante o decorrer do texto, o próprio módulo sugerirá outras leituras, apontando onde você pode encontrar fontes para aprofundar, verticalizar ou trazer outros olhares sobre a temática abordada.

Observe que, no decorrer deste módulo, os autores abrem caixas de diálogo para que você construa como interlocutor ativo, a sua leitura do texto. Elas aparecem com os ícones e objetivos listados a seguir:

Você sabia? – convida-o a conhecer outros aspectos daquele tema/conteúdo. São curiosidades ou informações relevantes que podem ser associadas à discussão proposta;

Saiba mais – apresenta notas ou aprofundamento da argumentação em desenvolvimento no texto, trazendo conceitos, fatos, biografias, enfim, elementos que o auxiliem a compreender melhor o conteúdo abordado;

Indicação de leituras – neste campo, você encontrará sugestão de livros, sites, vídeos. A partir deles, você poderá aprofundar seu estudo, conhecer melhor determinadas perspectivas teóricas ou outros olhares e interpretações sobre aquele tema;

Sugestões de atividades – consistem em indicações de atividades para você realizar autonomamente em seu processo de auto-estudo. Estas atividades podem (ou não) vir a ser aproveitadas pelo professorformador como instrumentos de avaliação, mas o objetivo primeiro delas é provocá-lo, desafiá-lo em seu processo de auto-aprendizagem.

Então caro estudante, encare este material como um parceiro de estudo, dialogue com ele, procure as leituras que ele indica, desenvolva as atividades sugeridas e, junto com seus colegas, busque o apoio dos tutores e a orientação do professor formador. Seja autor da sua aprendizagem.

Bom estudo!

Coordenação de Material Didático Núcleo de Educação a Distância - NEAD

EAD 2009 QUÍMICA

Caríssimos estudantes;

(Parte 1 de 15)

Comentários