Pólo de Pindamonhangaba

Cursos: Cursos Superiores de Tecnologia, Recursos Humanos, Logística e Marketing

Disciplina: Comportamento Organizacional

Semestre: 1º Ano: 2010/1

José Gilberto de Araújo – Logística – RA 2053000588 Sheila Maria Charleaux – Recursos Humanos – RA 2041974204

Maria Célia de Castro Barbosa – Recursos Humanos – RA 2041974145 Daniela Aparecida Sales de Oliveira – Recursos Humanos – RA 2061116988

Sinara Beatriz França Silva – Recursos Humanos – RA 2061116991 Mauricio de Carvalho Junior – Logística – RA 2053000839 Erika Patricia Sirio – Recursos Humanos – RA 2029830981 Tathiane Maria de Castro Barbosa Roberto – Logística – RA 2034100059 José Geraldo Pires Calino – Marketing – RA – 2094137752 Genivaldo Santos de Melo – Logística – RA 2018848115

1 - Descreva os diferentes níveis de análise do comportamento organizacional, apresentado no respectivo estudo de caso e cite exemplos para fundamentar suas descrições.

R: A rede de lanchonete Bob’s para que pudesse implantar o sistema de vendas on-line teve que usar de diversas ferramentas que existem dentro de um sistema organizacional.

Primeiramente fez um planejamento de curto e longo prazo, uma vez que ela vem sendo pioneira nesse tipo de sistema de vendas, com isso precisou contar com profissionais especializados e colaboradores para realizar uma pesquisa no mercado consumidor onde provavelmente fará uso desse tipo de serviço e produto; Já que as empresas de fast food costumam vender seus produtos somente através do sistema de televendas ou nas próprias lojas. A rede Bob’s teve visão de mercado voltada em atender esse tipo de cliente, buscando agilizar e facilitar seu atendimento na satisfação do mesmo. Mas, para que isso fosse implementado a rede Bob’s investiu US$ 3 milhões somente em tecnologia sem contar que precisou fazer uso dos mais diversos setores de sua organização, por exemplo investiu em mão de obra, em profissionais para desenvolver pesquisas, planejamentos, negociações com fornecedores, contratação e treinamento de novos funcionários já que o novo projeto requer profissionais que tenham conhecimentos específicos em informática.

Assim sendo a rede Bob’s teve que se reestruturar e se organizar afim do novo sistema visando um melhor atendimento ao cliente, sendo este o responsável pelos 10% do seu faturamento total quando, totalmente implantado.

2 - Para o grupo, considerando o novo contexto, qual a importância das mudanças propostas pela empresa estudada, e sobre quais fatores trabalhados ao longo da disciplina ela exerce maior influência?

R: As principais mudanças propostas pela rede Bob’s foi a reestruturação diante de sua mais nova realidade buscando se readequar de acordo com o novo sistema de atendimento.

Primeiramente se organizou e discutiu como seria implantado o novo sistema, lidando com a realidade do mercado consumidor, e executando a implantação em algumas de suas franquias.

Ao longo dessa disciplina pudemos identificar alguns fatores que influenciaram a empresa nesse processo de mudanças tanto no aspecto organizacional da empresa quanto no social e econômico, o exemplo desses fatores são: visão de mercado, liderança de equipe, auto conhecimento, conhecimento de gestão, ética, organização, capacidade de lidar com novos desafios e novos conceitos diferentes das executadas anteriormente, comunicação, informação, e principalmente o planejamento.

Tratando-se de uma Rede de Franquias, a empresa teve que fazer negociações com diversos tipos e conceitos diferentes de pessoas com isso contou muito com seus negociadores e colaboradores fazendo uso de boa comunicação e busca de informações.

Pólo de Pindamonhangaba

3 - Realize uma análise PESTLE da empresa, com foco exclusivo nas alterações e impactos que o novo produto pode provocar nesses fatores, considerando as informações disponíveis no estudo de caso.

R: Análise PESTLE é um modelo de ferramenta usado pelas organizações para analisar o ambiente quando se realiza um Planejamento Estratégico, ela engloba variáveis Políticas, Econômicas, Sociais, Ecológicas, Tecnológicas e Legais.

Como essa ferramenta é apenas um modelo a ser seguido pode apresentar certas vantagens e desvantagens, em suas análises.

Portando e possível fazer um bom uso dessa ferramenta é o que vamos mostrar no estudo do caso onde a rede Bob’s propõem mudanças na sua organização implementado um sistema de vendas on-line.

1) Implementação de um novo sistema de atendimento e vendas ao cliente on-line é uma vantagem, pois facilita e agiliza o serviço prestado pela empresa, evitando que o cliente fique esperando para ser atendido 2) O novo sistema poderá corresponder a 10% do seu faturamento total, quando estiver totalmente implementado.

3) Modernização da empresa, já que investiu US$ 3 milhões em tecnologia, num sistema capaz de atender o aumento da demanda.

4) O fato da empresa ser pioneira neste novo mercado, é uma vantagem muito grande, pois a tendência é cada vez mais o consumidor usar de tecnologia em suas compras. 5) O sistema on-line no atendimento contribuirá muito para o faturamento da empresa.

1) A implementação do novo sistema torna-se desvantagem no que tange a que muitos consumidores não possuem um computador em suas residências, assim a empresa terá que manter o seu sistema antigo em funcionamento gerando um aumento em seus custos. 2) Com o novo sistema divulgado, se não for implantado em todas as lojas poderá causar descontentamento a muitos clientes.

3) A concorrência é visível num sistema igual ou até mesmo melhor, por isso a necessidade que o sistema esteja totalmente disponível em todas as suas lojas.

Pólo de Pindamonhangaba

José Gilberto de Araújo Sheila Maria Charleaux

Maria Célia de Castro Barbosa

Daniela Aparecida Sales de Oliveira

Sinara Beatriz França Silva Mauricio de Carvalho Junior

Erika Patricia Sirio

Tathiane Maria de Castro Barbosa Roberto

José Geraldo Pires Calino Genivaldo Santos de Melo

PINDAMONHANGABA 2010

Pólo de Pindamonhangaba 4

Comentários