Senso comum e ciencia

Senso comum e ciencia

SENSO COMUM E CIÊNCIA

O homem sempre procurou compreender o mundo em que vive durante muito tempo os seres humanos viveram com costumes e crenças passados pelos seus antepassados, e que até hoje em muitas partes do mundo se faz presente no dia a dia das pessoas.

Este tipo de conhecimento leigo, muitas vezes era julgado com acabados como se não houvesse mais opções e leva vão a não investigação critica e aprofundada dos assuntos, levando assim a muitos comportamentos errados. Mesmo assim este tipo conhecimento informal e simples chamado de senso comum, servirão de base para pesquisas mais elaboradas sobre os assuntos que se faziam cada vez mais necessário na vida do homem.

Com o passar dos anos o homem começou a questionar estas crenças e assim começou a desenvolver pesquisas para poder entender o mundo e o ambiente em que vive. Por que somente o senso comum os as “crenças, costumes e hábitos passados pelos seus ancestrais já não era mais suficiente para seus questionamentos dos problemas da vida diária, e as explicações sobre as coisas sobrenaturais ou Divinas começaram a ficar vazia.

Assim o homem passou por uma mudança, domado pela sua sede de respostas, saiu a busca de conhecimento, adquirindo assim novos valores para o seu cotidiano. A partir dai o homem passou a organizar princípios explicativos, especialmente para o lado cientifico, o qual lhe dava respostas mais concretas.

Hoje a humanidade busca através da ciência explicações, estamos vivendo em uma era que o conhecimento cientifico busca níveis intelectuais cada vez mais elevados, restringindo estas informações a alguns grupos mais privilegiados de pessoas.

Diminuir estas barreias esta se fazendo cada vez mais necessário, pois a evolução tecnológica avança em uma velocidade cada vez maior.

SENSO COMUM E CIÊNCIA

A pesquisa cientifica é elaborada em uma sequência lógica de procedimentos cuidadosamente organizados, com o avanço da ciência estão se fazendo novos conceitos, onde o homem tem uma visão muito mais clara, ampla e objetiva de seus questionamentos, para aplicar em seu dia a dia.

CONCLUSÃO

Senso Comum é um conhecimento adquirido pelo percurso que temos em nossas vidas, o que aprendemos de pai para filho, crenças que vem a milhares de anos com os seres humanos, soluções que achamos para facilitar a vida do dia a dia, que muitas vezes não tem nenhum fundamento científico. A ciência já tem conceitos e estudos objetivos com fundamentos coerentes e traz respostas mais concretas e objetivas para os questionamentos da vida.

Comentários