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Expectativas da política na pós-modernidade: o pensamento de Slavoj Zizek, Notas de estudo de Comunicação

Texto com base na entrevista de Slavoj Zizek sobre a questão política na pós-modernidade.

Tipologia: Notas de estudo

2010

Compartilhado em 20/05/2010

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renee-moura-1 🇧🇷

3.7

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Baixe Expectativas da política na pós-modernidade: o pensamento de Slavoj Zizek e outras Notas de estudo em PDF para Comunicação, somente na Docsity! Expectativas da política na pós-modernidade: o pensamento de Slavoj Zizek1 Joyce Helane LOPESVIANA José ORLANDO JÚNIOR Rene Viana de SOUSA Renée Barbosa MOURA2 RESUMO Em entrevista ao jornalista italiano Benedetto Vecchi, Slavoj Zizek, filósofo esloveno, fala sobre o crescimento dos movimentos populistas na Europa contemporânea. Utilizando-se da figura de Sílvio Belusconi, empresário e atual primeiro ministro da Itália, Zizek discorre sobre os principais elementos envolvidos na ploriferação dos movimentos populistas, especialmente no perímetro do continente europeu, traçando uma relação direta de causas e efeitos ligados à evolução do capitalismo pós-moderno. Neste trabalho, traremos um resumo comentado da entrevista de Zikek, bem como uma crítica elaborada em torno dos temas levantados pelo filósofo. Palavras-chave: política; populismo; democracia; neoliberalismo; capitalismo contemporâneo. INTRODUÇÃO A contemporaneidade está permeada de discussões sobre o futuro das sociedades e as mutações que essas vêm sofrendos nos frenéticos processos de queda e incorporação de determinados valores. O filósofo esloveno Slavoj Zizek traz um pouco da lógica dessas mutações, estabelecendo como marco inicial o neoliberalismo3, o qual representa, segundo Zizek, uma contrar-revolução que elimina a relação sinônima entre capitalismo e democracia representativa 4. Contudo, tal contrarrevolução termina com o advento da chamada ''hipótese comunista'', que resurge na contemporaneidade dentro do também emergente populismo. Segundo Zizek: ''Tratar o comunismo como Idéia eterna implica que a situação que o gera não é menos eterna, e que o antagonismo ao qual o comunismo reage sempre estará presente. E a partir daí estaremos a um passo apenas de uma análise desconstrutiva do comunismo como um sonho de presença, um sonho que se alimenta da sua própria impossibilidade.'' (ZIZEK, 2009) Contudo, a ascenção de movimentos radicais coexiste ironicamente com um declínio do interesse nas questões políticas e sociais, no que se refere às sociedades tradicionalmente radicais que hoje pautam suas discussões em temas quase descritos por Zizek como sendo irrelevantes. 1 Trabalho realizado para a disciplina Cultura Contemporânea III do sexto bloco do Curso de Comunicação Social – Hab. Jornalismo da Universidade Federal do Piauí. 2 Estudantes do Curso de Comunicação Social – Hab. Jornalismo da Universidade Federal do Piauí. 3 Ideologia do campo da economia segundo a qual o Estado deve desempenhar papel ativo no controle da economia de um país, não importando as dinâmicas de seu mercado. 4 Sistema político baseado na escolha de um líder ou representante político expressado pela vontade majoritária de um povo através do voto. O filme ''Avatar'' e o ataque mal sucedido ao capitalismo Entrando na temática do desvio de ideologia da crítica contemporânea, Slavoj Zizek afirma que o filme Avatar, de James Cameron, traz, na verdade, um olhar holística e não é adequado à discussão que retrata a luta de classe, como escreve a crítica. Segundo Zizek, a visão do capitalismo ''opressor e destruidor da natureza'',enfatizado no filme na figura das multinacionais, vai contra o princípio de que ''a natureza é um produto cultural que muda com a mudança das relções sociais'' pois a continuidade de nossa espécie depende do que retiramos da natureza. Há no texto uma ideia do capitalismo como inimigo do mundo. Zizek acredita que o retrocesso do pensamento, numa tentativa de retomar uma ''idade do ouro'', não é a maneira de derrotar o inimigo que é capitalismo. O populismo no capitalismo contemporâneo Zizek diz que ''o povo como natureza é uma invenção'', assim como a carranca do inimigo capitalista é uma criação da contemporaneidade para exprimir a necessidade de superação de suas próprias falências. O filósofo também afirma que o argumento da barreira de impedimento de um povo usa da figura do ''inimigo'' para disseminar práticas populistas de discriminação social, tendo como exemplo máximo o antissemitismo na Alemanha nazista e atualmente os diversos – e às vezes negligenciados – movimentos contra migrantes, principalmente na Europa. A ideologia liberal e o populismo A retirada da hipótese comunista da discussão pública auxilia na ascenção do populismo na realidade contemporânea. Zizek abre um parêntese para explicitar as diferenças entre comunismo e socialismo real5 e define pontos de contato entre a ideologia liberal e o populismo, trazendo seus pontos igualitários – quando ambos pressupõem o estilo de vida ocidental capitalista como único possível – e distanciadores das duas vertentes – os liberais impõem suas questões, inclusive com uso de poder bélico, enquanto os populistas pregam políticas étnicas mais brandas. 5 O socialismo trata das doutrinas visam a socialização dos chamados meios de produção e a extinção da propriedade privada, apoiando a soberania do Estado em detrimentos das investidas do sistema capitalista contra os trabalhadores. O socialismo defende a homogeinização econômica da sociedade a fim de extinguir as diferenças sociais. O comunismo é a aplicação das doutrinas socialistas, através da estruturação de uma sociedade sem classes, contudo, sem a intervenção estatal, ponto chave da diferenciação entre os dois termos.
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