Gerenciamento ms-project

Gerenciamento ms-project

O gerenciamento dos custos do projeto agrega os processos que envolvem planejamento, estimativa, orçamento e controle de custos que serão necessários para a conclusão do projeto a partir de uma previsão orçamentária.

  • O gerenciamento dos custos do projeto agrega os processos que envolvem planejamento, estimativa, orçamento e controle de custos que serão necessários para a conclusão do projeto a partir de uma previsão orçamentária.

Levantamento dos custos dos recursos necessários para terminar as atividades do projeto.

  • Levantamento dos custos dos recursos necessários para terminar as atividades do projeto.

O processo de estimativa de custos está intimamente interligado a outros dois processos:

  • O processo de estimativa de custos está intimamente interligado a outros dois processos:

    • 12.1 – Planejar aquisições (uma vez que envolverá a contratação de terceiros e/ou máquinas e equipamentos) e;
    • 9.1 – Planejar os recursos. Em tese, uma vez contratados e adquiridos os recursos para o projeto, e alocados às atividades, temos uma estimativa dos custos e a Orçamentação.

Agregar os custos estimados de atividades individuais e de pacotes de atividades para estabelecer a linha de base dos custos.

  • Agregar os custos estimados de atividades individuais e de pacotes de atividades para estabelecer a linha de base dos custos.

Controlar os fatores que criam as variações de custos e controlar as mudanças no orçamento do projeto.

  • Controlar os fatores que criam as variações de custos e controlar as mudanças no orçamento do projeto.

Análise de valor agregado é um termo utilizado em gerenciamento de projetos que consiste em medir a performance pela comparação do custo do projeto com seu valor agregado.

  • Análise de valor agregado é um termo utilizado em gerenciamento de projetos que consiste em medir a performance pela comparação do custo do projeto com seu valor agregado.

  • A análise de valor agregado, comumente chamada EVA (do inglês Earned Value Analysis), ou ainda EMV (Earned Monetary Value) consiste na comparação de três curvas de desempenho:

    • Custo Orçado do Trabalho Agendado ou PV (Planned Value)
    • Custo Orçado do Trabalho Realizado ou EV (Earned Value)
    • Custo Real do Trabalho Realizado ou AC (Actual Cost)

Variação de Custo ou CV (Cost Variance)

  • Variação de Custo ou CV (Cost Variance)

    • É uma medida da performance, em termos de custo, em um projeto.
    • É a diferença algébrica entre o valor agregado (earned value) e o custo real (actual cost). Um valor positivo indica uma boa performance.
  • CV = EVAC

  • VC = COTR - CRTR (no MS Project)

Variação de Cronograma ou SV (Schedule Variance)

  • Variação de Cronograma ou SV (Schedule Variance)

    • É uma medida da performance ao atender o cronograma de um projeto.
    • É a diferença algébrica entre o valor agregado (earned value) e o valor planejado (planned value).
  • SV = EVPV

  • VA = COTR - COTA (no MS Project)

Índice de Performance de Custo ou CPI (Cost Performance Index)

  • Índice de Performance de Custo ou CPI (Cost Performance Index)

    • É uma medida da eficiência, em termos de custo, em um projeto.
    • É a razão entre o valor agregado (earned value) e o custo real (actual cost).
      • Índice de Performance de Custo maior ou igual a 1 indica que o projeto está sendo conduzido de forma eficiente.
  • CPI = EV / AC

  • IDC = COTR / CRTR (no MS Project)

Índice de Performance de Cronograma ou SPI (Schedule Performance Index)

  • Índice de Performance de Cronograma ou SPI (Schedule Performance Index)

    • É uma medida da eficiência ao atender o cronograma de um projeto.
    • É a razão entre o valor agregado (earned value) e o valor planejado (planned value).
      • Índice de Performance de Cronograma maior ou igual a 1 indica eficiência.
  • SPI = EV / PV

  • IDA = COTR/COTA (no MS Project)

COTA (em inglês, PV ou BCWS)

  • COTA (em inglês, PV ou BCWS)

    • Como é calculada   Para calcular o COTA de uma tarefa, o Microsoft Office Project 2007 adiciona os custos da linha de base divididos em fases da tarefa até a data de status.

COTA (em inglês, PV ou BCWS)

  • COTA (em inglês, PV ou BCWS)

    • Exemplo   O custo da linha de base de uma tarefa é de R$ 500,00 e está distribuído de maneira uniforme ao longo de sua duração.
    • O início da linha de base da tarefa é em 1º de junho e o término é em 1º de agosto.
    • Portanto, se a data atual for 1º de julho, o COTA da tarefa será de R$ 250,00, já que metade da tarefa deverá ter sido realizada.

COTR (em inglês, EV ou BCWP)

  • COTR (em inglês, EV ou BCWP)

    • Como é calculada   Quando uma tarefa é criada pela primeira vez, o COTR é 0,00. Assim que uma linha de base é salva e o andamento da tarefa é relatado (como trabalho real, duração real ou porcentagem de trabalho concluído), o Microsoft Office Project 2007 calcula o COTR.
      • Esse cálculo baseia-se na porcentagem de trabalho concluído, comparada à duração da linha de base da tarefa.

COTR (em inglês, EV ou BCWP)

  • COTR (em inglês, EV ou BCWP)

    • Exemplo   A duração da linha de base de uma tarefa é de oito dias e o custo da linha de base é de R$ 400,00.
      • O recurso atribuído relatou que a tarefa foi 25% concluída até a última sexta-feira.
      • Se a última sexta-feira for a sua data de status, o COTR até esse ponto será de R$ 100,00.
      • Quando o recurso relatar que a atribuição está 50% concluída, o COTR passará a ser de R$ 200,00.

IDC (em inglês, CPI)

  • IDC (em inglês, CPI)

    • Como é calculada   O IDC é a razão entre o COTR (custo orçado do trabalho realizado) e o CRTR (custo real do trabalho realizado):
    • IDC = COTR / CRTR

IDC (em inglês, CPI)

  • IDC (em inglês, CPI)

    • Exemplo    Você esperava que, após dois dias, 50 % da tarefa de quatro dias custariam R$60,00, o COTR. Na verdade, sobre essa tarefa incide um custo total de R$70,00 para os primeiros dois dias. O IDC da tarefa é cerca de 0,85 ou 85 %.

EDA/IDA (em inglês, SPI)

  • EDA/IDA (em inglês, SPI)

    • Como é calculada:
    • IDA = COTR/COTA
    • Uma razão de IDA maior que 1 indica que você está adiantado.
    • Da mesma forma, um IDA menor que 1 indica que você está atrasado.
        • Por exemplo, um IDA de 1,5 indica que você despendeu apenas 67 por cento do tempo planejado para concluir uma parte de uma tarefa, em um determinado período.
        • Um IDA de 0,8 indica que você despendeu 25 por cento mais tempo em uma tarefa do que o planejado.

EDA/IDA (em inglês, SPI)

  • EDA/IDA (em inglês, SPI)

    • Exemplo   Você possui uma tarefa de quatro dias, e o orçamento total planejado é de R$100,00.
    • Depois de dois dias, o custo orçado do trabalho agendado (COTA) é de R$50,00.
    • Entretanto, depois de dois dias de trabalho real, 60 por cento do trabalho foi concluído, com um custo de R$60,00.
      • O IDA é de 1,2, indicando que você está adiantado.

O Plano de Gerenciamento dos Custos é o documento formal que descreve os procedimentos que serão utilizados para gerenciar todos os custos do projeto.

  • O Plano de Gerenciamento dos Custos é o documento formal que descreve os procedimentos que serão utilizados para gerenciar todos os custos do projeto.

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