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Guias e Dicas
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Apostila de PowerPoint, Notas de estudo de Informática

Apresenta os principais recursos do editor de apresentação Power Point na versão 2003. Suas principais aplicações e recursos.

Tipologia: Notas de estudo

2010

Compartilhado em 17/05/2010

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walteno-martins-1 🇧🇷

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Baixe Apostila de PowerPoint e outras Notas de estudo em PDF para Informática, somente na Docsity! Uniminas INFORNÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO E A sWalteno Martins Parreira Jr. Especialização em Tecnologia Digital aplicada à Educação Pós-Graduação (lato sensu) Realização: União Educacional Minas Gerais – UNIMINAS/FACMINAS Núcleo de Educação a Distância – NEAD-Uniminas Diretor-Presidente Nestor Barbosa Andrade Diretor-Acadêmico Fernando Antonio Ferreira Diretor-Administrativo Clóvis Albuquerque Rosa Diretora-Financeira Ros Mari Cima Coordenador Geral do NEAD Walteno Martins Parreira Júnior Coordenador Administrativo do NEAD e Coordenador do Curso Helio Oliveira “Gandhi” Ferrari Coordenador Técnico: Reny Cury Filho Equipe NEAD Rodolfo Luis Saccani Ketiuce Ferreira Silva (estagiários) Ficha Catalográfica: Abril 2007 Microsoft PowerPoint Página 3 Prof. Walteno Martins Parreira Jr NE@D - Uniminas Após clicar em Programas e o submenu aparecer, caso você não ache o atalho para Microsoft PowerPoint (Como mostrado na figura), procure um submenu denominado Microsoft Office ou um ícone de atalho na área de trabalho do Windows.. 3 - INSERINDO SLIDES Após a inicialização do Power-Point, a primeira que tela que veremos é uma tela de criação de uma nova apresentação, como a mostrada pela figura abaixo. Painel com as opções Para abrir uma apresentação existente Para iniciar uma nova apresentação Para iniciar uma nova apresentação com base em um modelo Microsoft PowerPoint Página 4 Prof. Walteno Martins Parreira Jr NE@D - Uniminas 4 - ANALISANDO A TELA DO POWER-POINT Após ter iniciado a apresentação em branco, iremos ver o nosso primeiro Slide, como mostrado na figura. Caso você não veja o Painel de tarefas, acesse o menu Exibir / Barra de Ferramentas / Painel de Tarefas. Assim ela aparecerá como uma janela no Lado direito da tela. Barra de Menu – Trata-se dos menus de comandos, onde todos os comandos do Power Point são encontrados. Para abrir cada um destes menus, basta dar um clique sobre seu nome. Se você clicar no ícone1 do lado direito do menu Arquivo, você abrirá também um menu de controle, com comandos que possuem a mesma função do menu de controle da janela do aplicativo, só que, voltados para a janela do documento de apresentação de slides. Barra de Ferramentas – As barras de ferramentas possuem botões que substituem vários comandos. Encontrados nos menus do PowerPoint, são, na realidade, atalhos para tais comandos. 1 ícone – é um desenho que representa alguma função, comando ou aplicativo. Barra de Ferramentas-Desenho Modo de exibição de Slides Barra de Menu Palco (Lugar onde será montada a apresentação). Barra de Ferramentas-Padrão Barra de Ferramentas-Formatação Painel de Tarefas Microsoft PowerPoint Página 5 Prof. Walteno Martins Parreira Jr NE@D - Uniminas 4.1 – Barra de ferramentas Padrão A Barra de Ferramentas Padrão possui as principais operações utilizadas no PowerPoint, tais como: abrir uma nova apresentação, abrir uma apresentação já existente, salvar, imprimir, comandos de edição, inserção de objetos, ajuda, etc. A descrição de cada botão pela ordem:  Novo  Abrir  Salvar  Imprimir  Verificar Ortografia  Recortar  Copiar  Colar  Ferramenta Pincel  Desfazer  Refazer  Inserir Hyperlink  Barra de ferramentas web  Inserir Tabela do Word  Inserir planilha do Excel  Inserir Gráfico  Inserir ClipArt  Inserir Novo Slide  Layout do slide  Aplicar estrutura  Exibição em preto e branco  Zoom  Ajuda do Microsoft PowerPoint 4.2 - Utilizando objetos encontrados no Layout Vamos analisar com detalhes o layout de um slide. Observe a figura, abaixo. Régua de desenho - Você pode usar as réguas horizontal e vertical para mover e alinhar objetos de forma precisa. Se as réguas não forem exibidas, acesse o Menu Exibir / Régua. Quando você move o ponteiro do mouse ou uma ferramenta de desenho, seu movimento é traçado nas réguas para mostrar precisamente onde você está no slide. Réguas Guias Microsoft PowerPoint Página 7 Prof. Walteno Martins Parreira Jr NE@D - Uniminas Clique do lado de fora do slide, para completar o slide. Caso você queira alterar algo no slide e já tiver completado o slide, basta clicar sobre a frase que será alterada. O cursor aparecerá piscando para que você possa iniciar a escrita. A tela de apresentação será como a da figura abaixo, neste momento com o menu Inserir pronto para inserir um novo slide. 5.2 – Inserindo outro Slide Para inserir um slide em branco, clique sobre o botão Novo slide ou no menu Inserir, opção Novo Slide. O slide é inserido automaticamente após o slide atual. A escolha do layout do slide é realizada no painel a direita (em caso de dúvida, consulte o item abaixo). 5.3 – Selecionando layout do slide Vamos, então modificar o layout do slide. Na barra de menu Formatar / Design do Slide e abrirá o painel à direita e agora é só escolher o modelo, clicando na figura. Também pode ser na Barra de Tarefas Comuns e clique em Design do Slide.... Em qualquer dos casos abrirá um painel com vários modelos de slides, como a figura acima. Selecione o slide a ter definido o layout e clique no design que quer, lembre-se que a qualquer momento pode-se mudar a escolha. Botão Novo Slide Menu Inserir Painel de modelos de layout Microsoft PowerPoint Página 8 Prof. Walteno Martins Parreira Jr NE@D - Uniminas Quando inserimos um novo slide, ele vem com um layout padrão, como visto na figura abaixo. 5.4 – Excluindo slides É possível excluir um slide que não seja mais útil, uma das maneiras mais fáceis de se fazer isso é selecionando o slide desejado e pressionando Delete. Uma outra forma é usando o menu Editar, opção Excluir Slide. Uma vez excluído não é mais possível recupera-lo. 5.5 - Duplicando slides Para duplicar, selecione o slide, clique no menu Inserir, opção Duplicar Slide. O novo slide surge logo após o selecionado. 5.6 - Movendo slides Para mudar a posição dos slides, basta clicar sobre o ícone do slide que desejado e arrastar para a posição desejada. Consulte o capítulo 10, Modos de exibição, utilize a opção Classificação de slides. 5.7 - Movendo e redimensionando caixas de textos O PowerPoint trabalha com caixas de textos, ou seja, o texto é tratado como um objeto e por isso podemos movê-lo para qualquer parte do slide. Clicando uma vez sobre uma caixa de texto, podemos alterar o texto, mas para movê-lo devemos clicar sobre a borda tracejada e arrastar. Observe que quando ela está selecionada, surgem alças brancas ao redor, são alças de redimensionamento, e para alterar o tamanho da caixa é só clicar sobre uma das alças e arrastar. 5.8 - Formatando textos Para formatar um texto é simples: selecione o texto dentro da caixa de texto, clique no menu Formatar, opção Fonte. Na caixa de diálogo escolha as opções desejadas, como fonte, estilo, tamanho, cor e clique em OK para verificar o resultado. Para facilitar, utilize a barra de ferramentas de formatação (verifique no capítulo 8). Botão que chama o Painel Layouts a escolher Slide com o layout padrão Painel de Layout Microsoft PowerPoint Página 9 Prof. Walteno Martins Parreira Jr NE@D - Uniminas 5.9 - Copiando, Recortando e Colando Textos Para recortar uma caixa de texto selecione-a (pela borda) clique na barra de ferramentas , clique em qualquer lugar do slide e clique em colar . Para copiar, proceda da mesma forma, mas utilizando o ícone da barra de ferramentas. 5.10 - Adicionando marcadores a uma caixa de texto É possível dentro de uma caixa de texto adicionar ou alterar os marcadores (como no Word). Os marcadores servem para destacar alguma frase, utilizando símbolos. A numeração utiliza números. Para utilizar algum destes recursos, selecione a(s) frase(s), clique no menu Formatar e escolha opção Marcadores e Numeração, ou na Barra de Ferramentas de formatação há um botão de atalho. A tela aparecerá: Pode-se também utilizar a barra de ferramentas para inserir os marcadores, neste caso, selecione a(s) frase(s) e clique no botão marcadores na barra de formatação. Botão Marcadores Microsoft PowerPoint Página 12 Prof. Walteno Martins Parreira Jr NE@D - Uniminas 8 – FORMATAÇÃO No modo Edição de slides, além de inserir novos slides e alterar o formato do texto, pode-se também alterar a cor do texto ou do título, alterar a cor do fundo do slide, etc. Para utilizar o modo slide, é só acessar o menu Exibir opção Normal, ou clicar na barra de ferramentas do lado esquerdo inferior da tela. 8.1 - FORMATAÇÃO DE FONTE Caso as cores dos textos não fiquem claras ou nítidas, modifique-as selecionando o texto em questão e acessando o menu Formatar / Fonte. Aparecerá uma tela semelhante à da figura, abaixo. Você pode alterar a cor, o estilo da fonte (Negrito, Itálico, Sublinhado...), o tamanho da fonte e a fonte propriamente dita. Além da cor de fonte, encontraremos na barra de ferramentas Desenho, diversos recursos aplicados ao texto e a janela de texto - neste caso, a janela poderá ser preenchida com uma determinada cor, exibir moldura com diversos tipos de linhas, sombra e efeito 3-D. Este Microsoft PowerPoint Página 13 Prof. Walteno Martins Parreira Jr NE@D - Uniminas 8.2 - FORMATAÇÃO DA COR DO FUNDO DO SLIDE Através do comando Plano de Fundo, do menu Formatar, você terá acesso a janela de mesmo nome para alterar a aparência, cor e sombreamento do slide. Selecione o primeiro slide para aplicarmos estes recursos, e mude para o Modo de Edição de slides. Escolher a opção Plano de Fundo no menu Formatar. Escolha um tipo de preenchimento, existem vários, ver figura acima. Você poderá escolher uma cor de fundo para o slide na caixa de cores ou clicar na opção Mais cores e aparecerá a janela ao lado com o espectro de cores, agora clicar na cor desejada, observe na área no canto inferior a direita que aparecerá a cor escolhida e depois clicar no botão OK. Ou pode-se também escolher a opção Efeitos de preenchimento e escolher na janela que se abre (ver figura abaixo) e aplicar um estilo degrade em Gradiente, escolher um padrão de riscos (guia Padrão), utilizar as novas formas de preenchimento através de texturas (guia Textura) ou, inserir uma figura em segundo plano (guia Figura). Para cada opção escolhida, você poderá visualizar o resultado antes de confirmar o procedimento através do botão Visualizar, que está disponível na janela Plano de Fundo. Microsoft PowerPoint Página 14 Prof. Walteno Martins Parreira Jr NE@D - Uniminas 8.3 - BARRA DE FORMATAÇÃO DE TEXTO Para formatar um texto, primeiramente devemos selecioná-lo e posteriormente fazer a aplicação da formatação que desejamos. Microsoft PowerPoint Página 17 Prof. Walteno Martins Parreira Jr NE@D - Uniminas Barra de Ferramentas do Word Art Word Art Inserido no Slide Se nesta janela você clicar sobre o botão Cancelar ou Fechar a janela pelo botão , o WordArt não será inserido. Portanto é necessário que você escreva algo para o WordArt. Quando damos clique duplo sobre o WordArt já inserido no slide, a janela para edição de texto do WordArt aparecerá. Caso não precise dela basta fechá-la ou clicar em cancelar. Para que a Barra de Ferramentas do WordArt apareça, clique sobre o botão direito do mouse no WordArt, em seguida, clique na opção Mostrar Barra de Ferramentas WordArt. 9.2 - TEXTO E CLIPART Para inserir um ClipArt, você deve primeiro inserir um slide que permita a inserção do mesmo. Para isto, clique em Novo Slide..., na barra de tarefas Comuns. Selecione o slide do tipo Texto e ClipArt. E sua tela deverá mudar para o formato igual ao da figura, abaixo. O próprio slide nos guia para adicionar um título, um texto, ou um ClipArt. Para adicionar um ClipArt você pode obedecer às indicações do próprio slide e aparecerá o Painel do ClipArt do lado direito, ou seguir os passos seguintes: Microsoft PowerPoint Página 18 Prof. Walteno Martins Parreira Jr NE@D - Uniminas Usado para redimensionar a figura Redimensionador 1 – Clique sobre o botão disposto na barra de ferramentas 2 – Aparecerá uma tela com os ClipArts disponíveis. Como a mostrada na figura ao lado. 3 – Clique no que ClipArt que desejar inserir em seu slide. 4 – Clique em para finalizar a ação. Para aumentar ou diminuir a figura, clique sobre a figura. Perceba que ela ficará envolvida por alguns pequenos quadrados (redimensionadores), como mostrado na figura abaixo. Posicione a seta do mouse sobre um desses quadrados. Observe que a seta do mouse fica em forma bidimensional : ↕ . Ao clicar sobre um redimensionador2, o mouse passará a ser uma cruz : . Arraste o mouse até a posição final que você desejar. Caso você tenha posicionado o mouse em dos quadrados, em volta da figura, que esteja no sentido horizontal, a figura será alongada apenas horizontalmente; se for vertical, a figura se alongará verticalmente. Caso você queira alongar a figura uniformemente, posicione o mouse em um dos quadradinhos de dimensionamento das diagonais. Posicione a seta do mouse sobre um desses quadrados. Observe que a seta do mouse fica em forma bidimensional: ↕ . Ao clicar sobre um redimensionador3, o mouse passará a ser uma cruz : . Arraste o mouse até a posição final que você desejar. Caso você tenha posicionado o mouse em dos quadrados, em volta da figura, que esteja no sentido horizontal, a figura será alongada apenas horizontalmente; se for vertical, a figura se alongará verticalmente. Caso você queira alongar a figura uniformemente, posicione o mouse em um dos quadradinhos de dimensionamento das diagonais. Para mover a figura, clique no interior da figura e aparecerá uma cruz de quatro pontas. 2 redimensionador - São os quadradinhos em volta da figura usados para redimensioná-la 3 redimensionador - São os quadradinhos em volta da figura usados para redimensioná-la Painel do ClipArt Microsoft PowerPoint Página 19 Prof. Walteno Martins Parreira Jr NE@D - Uniminas Se no PowerPoint não aparecer a barra de ferramentas de figura, clique com o botão auxiliar do mouse4, em seguida clique em Mostrar Barra de Ferramentas Figura. 9.3 - TEXTO E FIGURAS Para inserir uma figura, você deve primeiro inserir um slide que permita a inserção do mesmo. Para isto, clique em Novo Slide..., na barra de tarefas Comuns. Selecione o slide do layout do tipo Texto e Conteúdo. E sua tela deverá mudar para o formato igual ao da figura ao lado. O próprio layout do slide nos guia para adicionar um título, um texto, e um conteúdo, que pode ser uma figura, um clip-art e outros elementos. Para selecionar uma figura também pode ser usando o menu, primeiramente clique no menu inserir, opção Imagem e selecionar do arquivo. Vai aparecer a caixa de diálogo localizar, para indicar onde está a figura a ser inserida. 4 botão auxiliar do mouse - botão direito do mouse Confirma a Inclusão Visualiza a figura selecionada a esquerda Seleciona o local onde está a figura Seleciona o de figura a selecionar Caixa de seleção do conteúdo Microsoft PowerPoint Página 22 Prof. Walteno Martins Parreira Jr NE@D - Uniminas Ao editarmos os slides representados pela figura, colocamos o Slide 3 antes do Slide 2. Devemos, então trocá-los. Para trocar esses slides, basta removermos o Slide 2 de sua posição atual e colocarmos entre os slides 1 e 3, onde está o cursor na figura. Devemos primeiro selecionar o Slide 2, dando um clique com o mouse sobre ele. Repare que suas bordas ficarão mais escuras que as bordas dos outros slides, significando que este slide está selecionado, como na figura. Para recortar o slide selecionado, acesse o menu Editar / Recortar; ou clique sobre o botão da barra de ferramentas; ou aperte as teclas Ctrl+X , juntas. O slide será recortado e enviado para a área de transferência. Posicione o cursor novamente entre os slides 1 e 3. Esta será a posição onde o slide será colado. Para colar o slide, acesse o menu Editar / Colar; ou clique sobre o botão na barra de ferramentas; ou pressione as teclas Ctrl+V, juntas. Pronto. Agora colocamos os slides na ordem certa. 10.3-MODO DE ANOTAÇÕES Como em qualquer apresentação, provavelmente você gostaria de rabiscar algumas anotações para se lembrar das idéias que tem de transmitir ao mostrar cada slide (com uma apresentação eletrônica de slides, você também pode querer incluir instruções para marcar slides, mostrar slides ocultos ou criar ‘atalhos’ com apresentações subordinadas. No Power Point, podemos gerar uma página de anotações para cada slide, completada com um desenho em miniatura do próprio slide e quaisquer informações adicionais que desejamos adicionar. Vamos criar páginas de anotações para os slides de Educação à Distância. Com o slide 1 da apresentação Educação à Distância apresentado no Modo Slides, dê um clique no botão Modo de anotações no canto inferior esquerdo da janela. O Power Point apresenta a página de anotações representada pela figura para o primeiro slide: 1- Dê um clique na seta à direita da caixa de Slide 1 Slide 3 Slide 2 Slide Selecionado Slide 1 Slide 2 Slide 3 Microsoft PowerPoint Página 23 Prof. Walteno Martins Parreira Jr NE@D - Uniminas Selecione Anotações Zoom na barra de ferramentas Padrão e selecione 100% a partir da caixa de lista suspensa para expandir a área de anotações da página. 2- Dê um clique na área das anotações, digite Uma nova forma de ensino que está intimamente ligada aos meios de comunicação, dependendo, portanto, da tecnologia e do poder aquisitivo de um país. 3- Uma boa idéia é ressaltar as palavras importantes de modo que basta apenas olhar para a página em vez de lê-la. Selecione uma palavra qualquer na anotação e dê um clique no botão negrito . Dê um clique no botão Salvar para salvar a nova página de anotações. Quando estiver pronto, siga os passos abaixo para imprimir as anotações: 1- Acesse o menu Arquivo, opção Imprimir para apresentar a caixa de diálogo Imprimir. 2- Dê um clique na seta à direita da caixa Imprimir e selecione Anotações a partir da caixa de lista suspensa. Observe a figura abaixo. 3- Clique em OK para finalizar as alterações 10.4-MODO DE APRESENTAÇÃO Uma vez que a apresentação de slides é feita a partir de um computador, ela pode incorporar efeitos especiais, como Escurecer e Dissolver associados a produções de televisão e vídeo, e ela pode ‘pular’ slides ou ir para outras direções se necessário. Uma apresentação eletrônica de slides pode até mesmo incorporar segmentos de áudio, vídeo e animação desenvolvidos em outros programas e pode ser preparada para rodar automaticamente, em um andamento predefinido Microsoft PowerPoint Página 24 Prof. Walteno Martins Parreira Jr NE@D - Uniminas sincronizado com o apresentador ou independentemente, como uma apresentação à parte. Para exibir uma apresentação em seu computador, siga os passos a seguir: 1- Clique sobre o botão Apresentação de Slides, no fim da tela do PowerPoint, ou acesse o menu Exibir, opção Apresentação. 2- Para se movimentar entre os slides clique com o botão esquerdo do mouse ou aperte a tecla Page Down. Se desejar voltar, clique com o botão direito do mouse ou pressione a tecla Page Up. Você pode parar a apresentação do PowerPoint a qualquer momento apertando a tecla <Esc>. Ao dar um clique com o botão esquerdo do mouse após o último slide ser exibido, o PowerPoint volta para o modo onde você estava antes de dar um clique no botão Apresentação de Slides. Microsoft PowerPoint Página 27 Prof. Walteno Martins Parreira Jr NE@D - Uniminas As informações que você digitar nesta caixa de diálogo constituirão o primeiro slide, chamado slide de título, da apresentação. Será usado o nome do proprietário (da configuração do Office) do PowerPoint como autor da apresentação, sendo possível trocá-lo depois. 5- Insira o texto na caixa de edição superior “Educação à Distância”, em seguida. Dê um clique sobre o botão Avançar para mostrar a caixa de diálogo final do Assistente de AutoConteúdo, apresentada na Figura. 6- Dê um clique em Concluir. O PowerPoint abre uma janela de apresentação como esta: O Painel à direita diz para especificar um tipo de apresentação. Todos os tipos estão listados à direita e os botões centrais permitem lhe apresentar os tipos por categoria. Será elaborado um conjunto de slides com um texto-padrão do tipo de apresentação escolhido. Cada layout de slide pode ser alterado a partir do menu Formatar / Layout do Slide e aparecerá o Painel de layout do lado direito e poderá ser aplicado a alteração no slide ativo. Nos próximos itens serão apresentados os vários conteúdo que podem ser utilizados nos slides. Um modelo de design será aplicado a apresentação e poderá ser alterada através do botão Design definida na barra de formatação ou do menu Formatar / Design do Microsoft PowerPoint Página 28 Prof. Walteno Martins Parreira Jr NE@D - Uniminas Slide. Aparecerá o Painel de Design do lado direito e poderá ser aplicado a alteração. 11.2 – DIAGRAMA OU ORGANOGRAMA Selecionando um slide de conteúdo, podemos selecionar um organograma através do ícone de conteúdo Diagrama ou Organograma, como mostrado na figura ao lado. Os diagramas e organogramas são úteis para mostrar relações hierarquias, como o ramo executivo de uma empresa onde o diretor-presidente ocupa a posição mais alta e um presidente, vice-presidentes e assim por diante ocupam posições subordinadas. No entanto, os elementos básicos de um para ilustrar também podem ser usados para desenvolver fluxogramas para ilustrar procedimentos. Como mostra a figura ao lado, pode-se escolher uma das opções disponíveis e clicar OK 11.3 – GRÁFICO Selecionando um slide de conteúdo, podemos selecionar um gráfico através do ícone de conteúdo gráfico, como mostrado na figura ao lado. A Barra de Ferramentas de Gráfico só aparecerá quando você estiver trabalhando com um gráfico, ou seja, quando este estiver selecionado. Ao clicar duas vezes sobre o gráfico já inserido, a Barra de Ferramentas de Gráfico irá aparecer ou no meio da tela ou no alto da tela junto com a Barra de ferramentas tradicional que você já conhece. Para adicionar um gráfico, insira um estilo de slide para conteúdo:  Clique em Novo Slide... na Barra de Tarefas Comuns  Selecione a opção Conteúdo e Texto ou Conteúdo  Clique uma vez na posição reservada para o gráfico Quando você cria um gráfico clicando duas vezes em um espaço reservado para gráficos ou clicando em Inserir gráfico , o Microsoft Graph exibe um gráfico e seus dados associados em uma tabela chamada "planilha de dados". A planilha de dados Microsoft PowerPoint Página 29 Prof. Walteno Martins Parreira Jr NE@D - Uniminas fornece informações de exemplo que mostram onde digitar seus próprios rótulos e dados de linhas e colunas. Depois de criar um gráfico, você pode inserir seus próprios dados na planilha de dados, importar dados de um arquivo de texto ou importar uma planilha ou gráfico do Microsoft Excel ou copiar dados de outro programa. Aparecerá uma planilha de dados e um gráfico já pronto. Altere a Planilha de dados, observe que o gráfico tem alteração simultânea. Depois de inserir seus próprios dados, basta fechar a janela. Caso esta janela não apareça automaticamente quando você criar um gráfico, clique sobre o botão disposto na barra de ferramentas de gráficos . Para digitar na Planilha de dados os dados que realmente deseja que vá para o gráfico, selecione a célula que deseja modificar e aperte a tecla <F2>. Depois basta digitar seus dados. Utilize a barra de ferramenta de gráfico, experimentando diferentes tipos de gráficos. Clique em alguma coluna do gráfico e altere a cor de preenchimento, clicando no botão da Barra de Ferramentas de gráficos. Quando terminar, dê um clique fora da área do gráfico. 11.4 - TABELA Antes de adicionar uma tabela, devemos escolher um slide próprio para receber conteúdo. Insira um Novo Slide...., selecione o tipo de slide com opção Conteúdo e Texto ou Conteúdo e depois selecione Tabela. Microsoft PowerPoint Página 32 Prof. Walteno Martins Parreira Jr NE@D - Uniminas 12 – EFEITOS DE ANIMAÇÕES Efeitos de animação são efeitos visuais e/ou sonoros que aplicamos a objetos específicos em um slide, como por exemplo o título do slide. O PowerPoint fornece a barra de ferramentas Efeitos de Animação, a qual utilizamos para adicionar animação à apresentação. Para utilizar a barra de ferramentas, devemos abrir a apresentação no Modo de Edição de slides e devemos selecionar um objeto no slide para animá-lo. Se desejarmos exibir o objeto após a exibição de um parágrafo, teremos que recorrer ao painel Personalizar animação, para isto usamos o menu Apresentações / Animar Apresentações. Ao selecionar este menu, será apresentado um painel do lado direito com recursos de animação que poderão ser aplicados à objetos e textos. Ao clicar no botão Adicionar Efeito, aparecerá um menu com as opções: Entrada, Ênfase, Saída e Trajetória de Animação. Para cada uma destas opções há um grupo de efeitos que aparecem em um novo sub-menu. Estes efeitos são simples de serem usados, basta selecionar o texto ou objeto (clique sobre o texto ou objeto) e, em seguida, escolha um dos recursos de animação. 12.1 – EXEMPLO 1- Selecione o título do Slide 1 e dê um clique no botão Adicionar Efeito no painel Personalizar Animação, mostrada na figura. 2- Selecione a opção Entrada e escolha Losango, observe no Painel Personalizar Animação e veja que há várias opções a serem preenchidas. 3- Pode-se determinar o formato de iniciar a apresentação com 3 opções: Ao clicar com o mouse, Com o efeito anterior ou Após o efeito anterior. Clicar aqui Remover o efeito Forma de execução efeito Velocidade do efeito Botões de reordenação Microsoft PowerPoint Página 33 Prof. Walteno Martins Parreira Jr NE@D - Uniminas 4- Pode-se determinar a direção, depende do efeito selecionado. 5- Pode-se determinar a velocidade de execução do efeito, dependendo do efeito selecionado. 6- Pode-se alterar a ordem de execução, através dos botões de reordenação. Anime também da forma que quiser o segundo slide. Você pode inserir animações apenas selecionando os elementos do slide e utilizando o painel Personalizar Animação. 12.2 – Transição de Slides Este recurso cria um efeito especial ao introduzir um slide na apresentação. Por exemplo, ao passar do primeiro para o segundo slide, o segundo poderia surgir da esquerda ou revelar para baixo. Para aplicar uma transição em algum slide, clique no menu Apresentações, opção Transição de Slides e aparecerá o Painel Transição de Slides do lado direito. A tela abaixo mostra as opções: 1 - Efeito - Clique na seta ao lado da caixa Sem Transição para ter acesso às transições disponíveis: Ao selecionar alguma transição, o slide simula o efeito escolhido. Assim que é selecionada a transição, a caixa de opção de Velocidade fica disponível (Lenta, Média e Rápida) que determinam a velocidade que ocorrerá o efeito. 2 - Som - É possível adicionar um som no slide quando ele for exibido, clique na caixa Sem som e escolha um dos sons padronizados ou um outro previamente elaborado. Todas as configurações são aplicadas no slide atual. 3 - Avançar slide - Aqui é definida a duração de cada slide na tela, clique sobre a caixa Automaticamente após e determine o tempo de duração, clicando nas setas para cima e para baixo. A opção Ao clicar com o mouse determina se o avanço dos slides poderá ser feito pelo clique do mouse. 4 - Para aplicá-las em todos os slides, clique no botão Aplicar a todos. Para verificar como ficou apresentação clique no botão executar. Efeito de transição Velocidade de transição Som emitido na transição Opções de avanço do slide Opção de aplicar a todos os slides Microsoft PowerPoint Página 34 Prof. Walteno Martins Parreira Jr NE@D - Uniminas 12.3 – Testar Intervalos Muitas vezes o tempo de duração que se define para cada slide não é o desejado, sendo preciso alterá-lo. Para evitar que isso ocorra, podemos testar manualmente o tempo necessário para cada slide. Parece uma tarefa difícil, mas não é. Testar os intervalos faz com que a apresentação fique com o tempo exato para a necessidade de cada slide. Acione o menu Apresentações opção Testar intervalos. Automaticamente os slides são apresentados um a um na tela, porém com a diferença de que aparece uma caixa de diálogo chamada Ensaio: Esta caixa tem a função de cronometrar o tempo que cada slide vai ser exibido (observe que os segundos já começam a ser contados), possui alguns botões como: Próximo (passa para o próximo slide), Pausar (pausa a contagem do tempo) e Repetir (volta o slide, zerando o tempo). Quando todos os slides forem apresentados e devidamente cronometrados, surge uma caixa de diálogo, você poderá aceitar os intervalos ou tentar novamente. Uma maneira prática de se trabalhar com transições de slides é utilizando o modo de exibição: Classificação de slides onde os slides são exibidos lado a lado, tornando a sua seleção mais fácil. Clique no menu Exibir opção Classificação de Slides ou na barra de ferramentas no botão: Observe um exemplo com dois slides: Repare que abaixo de cada slide aparece o seu tempo de exibição. Uma caixa no painel de transição slides (que no exemplo está Persiana horizontal) exibe a transição escolhida para o slide selecionado. Microsoft PowerPoint Página 37 Prof. Walteno Martins Parreira Jr NE@D - Uniminas 14 - ASSISTENTE PARA VIAGEM Quando você desejar executar uma apresentação de slides em outro computador, pode-se usar o Assistente para viagem. O assistente coloca juntos, em um disco, todos os arquivos e fontes utilizados na apresentação. Ao decidir executar a sua apresentação em um computador que não possui o PowerPoint instalado, ele também coloca junto o PowerPoint Viewer em um disco. Pode-se incluir arquivos vinculados como parte do seu pacote, e se você utilizar fontes do tipo TrueType, elas também podem ser incluídas. Se você fizer alterações na sua apresentação após ter utilizado o Assistente para viagem simplesmente execute o assistente novamente para atualizá-la. É só selecionar uma apresentação e o PowerPoint compacta automaticamente para um disquete. Clique em Arquivo e Assistente para viagem... E siga os passos do assistente. Será acionado o Assistente e aparecerá uma janela e agora é só seguir os passos determinados pelo assistente. Microsoft PowerPoint Página 38 Prof. Walteno Martins Parreira Jr NE@D - Uniminas Após a finalização da cópia da apresentação e do visualizador, o PowerPoint, na realidade, cria um programa de instalação com o pacote, no disquete. Para ver o resultado e ter uma idéia de como funcionará este programa, carregue o Windows Explorer - Explorando. Dê um clique duplo no arquivo executável localizado no disquete - programa de instalação - para iniciarmos a instalação da apresentação e do visualizador. Será dada a opção de execução da apresentação, em caso negativo, você poderá executá-la posteriormente, para isto, estando no Explorando, abra a pasta que contém a cópia da apresentação e o visualizador e, dê um duplo clique sobre o arquivo Ppview32.exe que é o programa de visualização do PowerPoint. Bibliografia: • Microsoft Office 97 Professional – Série Ramalho; Makron Books; 1998 • Microsoft Office97 Sem Mistério ; Bekerley ; 1997
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