Apostila de Word 2000-2003

Apostila de Word 2000-2003

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Informática Aplicada a Educação Página 1

Ne@d-Uniminas Prof. Walteno Martins Parreira Jr

Especialização em Tecnologia Digital aplicada à Educação Pós-Graduação (lato sensu)

Realização: União Educacional Minas Gerais – UNIMINAS/FACMINAS Núcleo de Educação a Distância – NEAD-Uniminas

Diretor-Presidente Nestor Barbosa Andrade

Diretor-Acadêmico Fernando Antonio Ferreira

Diretor-Administrativo Clóvis Albuquerque Rosa

Diretora-Financeira Ros Mari Cima

Coordenador Geral do NEAD Walteno Martins Parreira Júnior

Coordenador Administrativo do NEAD e Coordenador do Curso Helio Oliveira “Gandhi” Ferrari

Coordenador Técnico: Reny Cury Filho

Equipe NEAD Rodolfo Luis Saccani Ketiuce Ferreira Silva (estagiários)

Ficha Catalográfica:

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1 - Introdução4
2 - Iniciando o Microsoft Word5
2.1 – A tela de Trabalho:6
2.2 - Impressão do Documento7
3 - Trabalhando com o texto8
3.1 – Digitando texto8
3.2 – Corrigindo o texto manualmente8
3.3 – Alinhamento de Parágrafo9
3.4 – Salvando o Documento10
3.5 – Gravação automática12
3.6 – Alteração de estilo e tamanho dos caracteres12
3.7 – Recortando e colando texto15
3.8 – Localizando e substituindo texto16
3.9 – O Corretor ortográfico18
3.10 – Inserindo Quebra de Página19
4 - Adicionando numeração de página, Cabeçalho e Rodapé20
4.1 – Inserindo Números de página20
4.2 – Definindo Cabeçalhos e Rodapés21
4.3 – Barra de ferramentas Cabeçalho e Rodapé2
4.4 – Notas de Rodapé e Fim de Texto23
5 - Trabalhando com janelas24
5.1 – Exibindo mais de um documento ao mesmo tempo24
5.2 – Copiando texto de um documento para outro24
5.3 – Dividindo a janela ativa25
5.4 – Organizando as janelas25
6 - Criando Modelos27
6.1 - Criando um novo modelo27
7 - CRIANDO TABELAS29
7.1 - Criando uma tabela29
7.2 – Inserindo colunas31
7.3 – Inserindo linha31
7.4 – Excluindo colunas ou linhas32
7.5 – Excluindo células32
7.6 – Aprimorando o visual da tabela32
7.6 – Criando Colunas tipo Jornalismo34
7.7 – Balanceando as colunas35
7.8 - Adicionando linhas entre as colunas36
8 - Inserindo e Dimensionando Figuras38
8.1 – Inserindo uma Figura38
8.2 – Emoldurando a figura39
8.3 – Ocultando parte da figura39
8.4 – Digitando texto na caixa de texto40
8.5 – Ajustando a figura com o texto41
8.6 - Alterando o tamanho da figura41
8.7 – Inserindo Marca D’água42
8.8 – Utilizando AutoFormas43
8.9 – Utilizando WordArt4
9 - Marcadores e Numeração45
9.1– Usando a barra de ferramentas45
9.2 – Usando a barra de menu45
10 - Criando Estruturas de Tópicos48
10.1 – Conhecendo os Estilos48
10.2 – Criando a Estrutura de Tópicos49
10.3 – Colocando a Estrutura de Tópicos em um documento existente49
10.4 – Criando um Sumário49
1 - Configurando as Páginas51
12 - Mala Direta52

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12.2 – Barra de ferramentas Mala Direta54
12.3 – Editando a origem de dados5
12.4 – Criando o documento principal56
12.5 – Visualizar o resultado56
12.6 – Reutilização dos dados57
13 - Trabalhando com Macros58
13.1 - Para executar uma macro, podemos:58
13.2 - Para copiar, excluir ou renomear uma macro :58
13.3 - Gravando uma macro:59
14 - Agradecimentos:60

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1 - Introdução

O Word for Windows é um processador de texto próprio para rodar em ambiente Windows e tem as seguintes características:

a) Permite trabalhar com diversos textos abertos ao mesmo tempo, limitando apenas pela memória do computador; b) Os textos em janelas que podem ser redimensionadas; c) Dispõe de vários tipos de letras; d) Texto pode ser exibido na tela em formato e tamanho real, ou seja, aquilo que você vê é o que será impresso; e) Inserção de gráficos, desenhos, logotipos desenvolvidos pelo próprio

Word ou através de arquivos gravados em disco, permite também inserir gráficos gerados por scaner; f) Possibilita a edição de desenhos; g) Gera tabelas em colunas; h) Permite efetuar cálculos, inclusive nas tabelas; i) Drag and Drop (arrastar e soltar) permite copiar e/ou mover parte do texto para um outro documento ou para um outro local do próprio documento; j) Corretor ortográfico; k) Aplicação de molduras e sombreados, alteração do tamanho e estilo da moldura mesmo depois de aplicada; l) Impressão de envelopes e cartas personalizadas.

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2 - Iniciando o Microsoft Word

Para executar o Word , dê um clique sobre o ícone Microsoft Word na barra de atalhos ou no submenu Microsoft Word do menu Programas, ou no menu que estiver posicionado.

Caso você não encontre nenhuma das opções acima, inicie pelo Windows Explorer, clicando na pasta Arquivos de Programas, depois na pasta Microsoft Office e depois no ícone do Microsoft Office.

Na primeira vez que o Word for carregado, aparecerá uma janela mostrando novidades do programa. Quando ativa o Word, aparece uma folha em branco que, na realidade, é a área de trabalho esperando para receber um novo documento.

Barra de Menu

Barra de Ferramentas Padrão

Barra de Ferramentas de Formatação

Régua Cursor

Modos de Visualização Barra de Status

Barra de

Rolagem Barra de Desenho

Botões de Controle

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2.1 – A tela de Trabalho: É fundamental conhecer os elementos da tela de trabalho do Word: Barra de títulos:

Exibi o nome do documento que está sendo editado, neste caso, Documento 2. Barra de menu:

Acessa a maioria dos recursos do Word. Barra de ferramentas:

É própria para o uso com o mouse, agilizando o trabalho. Nesta barra estão os comandos mais usados. É possível exibir, criar ou alterar as barras de ferramentas, para isto, usar o menu EXIBIR, opção BARRA DE FERRAMENTAS, onde aparece a lista com todas as barras disponíveis e a possibilidade de personalização.

Posicionando o ponteiro do mouse por alguns segundos sobre um botão, aparece uma breve descrição daquele botão. Barra de status

Modos de Visualização de texto:

O Word possui vários modos de exibir um documento. Os modos de visualização são ativados através do menu EXIBIR, como visto na figura ao lado. Cada modo possui características próprias:

gráficos (figuras, caixa de textos, etc..), o cabeçalho e rodapé, etc

Modo Normal, não são visualizados os elementos

Modo Layout de Impressão, o usuário visualiza a página no formato que será impresso, inclusive a posição das figuras, quebra de páginas, cabeçalho e rodapé, etc...

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Teste os modos e observe as diferenças de apresentação do documento ativo.

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