Curso de Artigo Científico

Curso de Artigo Científico

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Curso de Metodologia

Científica

Curso de Artigo Científico Profa. Juliana

O presente curso tem por objetivo apresentar um programa dinâmico através dos recursos oferecidos pelo ambiente colaborativo de ensino.

O ambiente colaborativo é um sistema de gestão de ensino e aprendizagem on line que através dos recursos disponíveis apresenta desenvolvimento para um trabalho de valorização do conteúdo + tempo = conhecimento a distância, a tempo e hora do desenvolvimento do aluno.

Pretende-se com este curso, apresentar a importância do desenvolvimento acadêmico de forma on line, desenvolvimento assim os aspectos cognitivos, temporais e cronológicos dos alunos, aliando a isto o processo geral que leva ao conhecimento, através do aprendizado da elaboração passo a passo do Curso de Artigo Científico.

O resultado é apenas um coadjuvante no nosso curso.

Para que o curso seja bem aproveitado, ao ponto de não apenas aprender a desenvolver o curso, mas também a montar seu próprio projeto, o aluno deverá respeitar os prazos e os módulos.

Estarão disponíveis para dúvidas: - Chat com hora marcada com a professora da disciplina;

- Fórum para postar dúvidas;

- Dicas metodológicas;

- Exercícios de fixação;

O curso apresentado dentro do ambiente colaborativo da Educação Livre tem por finalidade aprimorar na prática o desenvolvimento dos conteúdos, exercícios e resultados a serem aplicados no curso aqui proferido.

A seguir apresentaremos de forma breve o currículo da professora:

Juliana: Psicóloga formada pela Universidade de Ribeirão Preto, pós-graduada em Estudo centrado na pessoa, gestão e recurso humano. Trabalha com metodologia científica há mais de uma década e vem se aprimorando no ambiente colaborativo de ensino ampliando o conhecimento e interagir com o mundo educacional através do ambiente virtual e E-learnig.

O curso tem por objetivo apresentar o processo de elaboração do curso de Artigo Científico.

Como conhecimentos previstos o curso exige como conhecimento básico: --> Conhecimento em navegação na internet.

--> Conhecimento com manuseio de programas de textos

--> Conhecimento com manuseio de programas de apresentação

--> Interesse dedicado (disposição em tempo para dedicação as atividades oferecidas)

Módulo 1 – APRESENTAÇÃO DO CURSO 1.1 - Por que escrever um artigo científico? 1.2 - Os tipos de conhecimento 1.3 – O método da pesquisa científica 1.4 - Colocações da pesquisa científica

Módulo 2 - TEMA

2.1 – A escolha do tema 2.2 – A escolha da metodologia 2.3 – A escolha do objetivo 2.4 – A escolha do Referencial Bibliográfico

MÓDULO 3 - METODOLOGIA E MÉTODO CIENTÍFICO 3.1 – O método científico 3.2 – Dos fins 3.3 – Dos meios

MÓDULO 4 – DESENVOLVENDO O ARTIGO 4.1 – A escrita 4.2 – Como escrever 4.3 – O que escrever 4.4 – Cuidados com o Direito Autoral

Módulo 5 – CONSTRUÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO 5.1 - Introdução 5.2 - Temáticas 5.3 – Objetivos 5.4 - Procedimento Metodológico 5.5 – Resultados 5.6 – Discussão 5.7 - Conclusão

PRAZO 60 horas

Este curso oferece certificado. Os participantes com performance satisfatória concluirão o curso com sucesso.

Considera-se que a participação é satisfatória quando os participantes demonstram que cumpre os objetivos do curso através dos seus trabalhos práticos e intervenções nos fóruns de discussão, tendo para tal de obter no mínimo 45 créditos cumpridos de forma satisfatória ou 75% de presença na realização do curso.

AVALIAÇÃO A avaliação do presente curso será de fórmula modular.

Através de um relatório final, cada aluno deverá construir o desenvolvimento do que foi ensinado, do que foi aprendido e mostrar através das dúvidas obtidas ao longo do curso um plano de melhorias para o desenvolvimento futuro de novos cursos e processo didático. É importante que dentro do diário de bordo, o aluno se motive a aproveitar o espaço para enriquecer a avaliação final mostrando como se pode aprender, empreender e colaborar para o conhecimento e o crescimento das características profissionais a qual o aluno se propõe quando busca o entendimento no processo motivacional de ensino.

Quando chega à hora de finalizar o trabalho, geralmente artigo científico na área da saúde, a indecisão pelo formatado é o primeiro obstáculo encontrado pelos alunos frente ao processo de padronização, desenvolvimento e apresentação do mesmo. Quando o curso que deseja a publicação, não apresenta as normas solicitadas, fica cada vez mais difícil submeter o trabalho final para uma boa publicação de peso, uma vez que as revistas científicas estão cada vez mais exigentes com o processo de padronização dos seus artigos.

Aqui, com o objetivo de desenvolvimento do presente trabalho, oferecemos ao aluno o processo passo a passo no desenvolvimento da elaboração do seu artigo científico.

A indecisão na hora da escolha é difícil. É complicado escolher e muitas vezes difícil acertar na primeira. O momento é de conflito e dúvidas.

É uma decisão difícil porque ela vai definir o seu futuro profissional ou abrir as portas para ele, uma vez que a apresentação do trabalho final é o fechamento de todo processo de estudo realizado.

O trabalho científico é um trabalho escrito. Desde a fase de sua construção, o trabalho científico vem sendo redigido.

É uma das operações mais delicadas e difíceis para o pesquisador por ter que atentar para normas de documentação, requisitos de comunicação, de lógica e até de estilo.

Existem, devido à ansiedade, uma resistência do pesquisador em redigir, talvez por medo de que seu trabalho não seja compreendido ou aceito pelo público. O autor Décio V. Salomão sugere temas pra facilitar a tarefa de redigir:

a. Redação Provisória: fazer primeiramente um esboço, rascunho, planejamento, a maquete; b. Redação Definitiva: Consta das 3 partes da construção do trabalho científico (Introdução, Desenvolvimento e Conclusão).

c. Estrutura Material do trabalho científico a ser formatado pelas normas ABNT/Vancouver: deve agradar ao público e também o serviço de documentação (obedecer as normas técnicas elaboradas pela ABNT/Vancouver) d. Linguagem Científica: existe a tendência em se descuidar da linguagem quando se redige um trabalho científico.

São necessários:

1. Correção gramatical;

2. Exposição clara, concisa, objetiva, condizente com a redação científica;

3. Cuidado em se evitar períodos extensos;

4. Preocupação em se redigir com simplicidade, evitando o colóquio excessivamente familiar e vulgar, a ironia causticante, os temas retóricos;

5. Linguagem direta;

6. Precisão e rigor com o vocabulário técnico, sem cair no hermetismo.

A seguir a seqüência que não pode faltar:

1.1 - Por que escrever um artigo científico?

A elaboração de um artigo científico não minimiza o trabalho científico habitual, pelo contrário. A construção científica muitas vezes derivada de artigos publicados no meio acadêmico leva a pesquisas mais aprofundadas e remete a discussões acadêmicas originadas de temas desenvolvidos em micro-publicações.

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