(Parte 3 de 3)

AGUIAR, M. J. D. Ensino de cultura e gêneros textuais: as crenças de uma aluna-professora de língua estrangeira. Dissertação de Mestrado, UFSM, 2005.

AEBERSOLD, J. A; FIELD, M. L. From Reader to Reading Teacher. Cambridge University Press, 1997.

BAKHTIN, M. Esthétique de la création verbale. Paris: Gallimard, 1953/ 1979. (Tradução: “Os gêneros do discurso”, em Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992).

BRANDÃO, H. N. Texto, gênero do discurso e ensino. In: BRANDÃO, H. N. (Coord.). Gêneros do discurso na escola. São Paulo: Cortez, 2003.

BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. Tradução de Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 1999.

HOFFNAGEL, J. C. Entrevista: uma conversa controlada. In: DIONÍSIO,A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Org.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.

MACHADO A. R. A perspectiva interacionista sociodiscursiva de Bronckart. In: MEURER, B.; MOTTA-ROTH (Org.). Gêneros teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola, 2005.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO,A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Org.). Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.

SCHNEUWLY, B. Genres et types de discours: considérations psychologiques et ontogénétiques. In: REUTER, Y. (Org.). Les interactions lecture-écriture: actes du colloque de l’Université Charles-de-Gaulle I. Neuchâtel: Peter Lang, 1994.

SCHNEUWLY, B; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

Anexo Exemplos de atividades para uma aula de PLE.

Atividades de Pré-Leitura

1)Em um primeiro momento, observe o título do texto (“Educação ou morte”) e diga quais são as palavras que lhe vêm à mente quando você pensa em Educação e morte.

2)Agora observe a foto e tente inferir qual é o propósito dela em relação a todo o texto.

3)Neste momento, leia a frase de abertura e a citação que aparece junto com a foto. Na sua opinião, qual será o assunto do texto?

4)Observando toda a estrutura do texto, você consegue dizer qual é o gênero textual que vamos trabalhar na aula de hoje?

5)Diga algumas características que você sabe sobre esse gênero textual.

Atividades de Leitura

1)Após a leitura de todo o texto, você consegue dizer qual é o assunto abordado nessa entrevista?

2)Após o título e a frase de abertura, aparece um parágrafo que introduz a entrevista em si. Qual é o objetivo da parte introdutória? Como você poderia justificar sua resposta?

3)Sabemos que, para uma entrevista ser chamada como tal, deve constar de um entrevistador e um entrevistado, podendo este ser uma só pessoa ou um grupo. Você saberia identificar quem é o entrevistador e o entrevistado no texto em que estamos trabalhando?

4)Para as opções a seguir, escreva E para entrevistador e EN para entrevistado, levando em consideração o papel que cada um exerce numa entrevista:

( ) faz perguntas; ( ) suscita a palavra ao outro; ( ) responde às perguntas;

( ) orienta a conversa para a discussão de determinados assuntos; ( ) fornece as informações pedidas; ( ) abre e fecha a entrevista.

5)Levando em consideração que em uma entrevista há pelo menos dois participantes envolvidos – o entrevistado e o entrevistador, o que você consegue notar em relação ao discurso do texto? Observe as opções e assinale a mais adequada:

( )discurso teórico, pois os participantes não interagem entre si, apenas escrevem sobre determinadas teorias.

( )discurso narrativo, pois há apenas a narração sobre a vida profissional do entrevistado.

( )discurso interativo, pois os participantes estão interagindo através de perguntas e respostas.

6)Para cada excerto abaixo retirado do texto, diga se é uma narração, explicação ou argumentação:

a)“O americano Norman Gall especializou-se, como jornalista, desde 1961, em assuntos latino-americanos. Em 1977, radicou-se no Brasil.” b)“Veja – Por que o senhor decidiu ser brasileiro?

Gall – O Brasil me acolheu com generosidade e me deu muitas oportunidades.” c)“Sugeri que os ministros, após nomeados pelo presidente, tenham de ser aprovados pelo Senado. Isso não só permitiria um escrutínio maior de suas qualidades profissionais e de sua postura ética como tornaria o Congresso co-responsável pelas nomeações”.

7)As frases que seguem foram retiradas do texto. Sua tarefa é observar as expressões em negrito e dizer qual é o sentido que elas exercem na frase. Para isso, escolha a melhor opção das alternativas abaixo:

a) “Além disso, está engajado nas grandes questões da atualidade...” ( ) contraste( ) conclusão( ) adição b)“Em boa parte isso se deve ao trabalho das polícias e dos governos, mas não só.” ( ) alternância( ) oposição( ) conseqüência c)“As pessoas têm orgulho quando conseguem construir uma casinha...” ( ) contraste( ) explicação( ) tempo d)“Se tomar a decisão estratégica de por um longo prazo concentrar seus esforços...” ( ) finalidade( ) causa( ) condição e)“Neste momento, o presidente Bush é alvo fácil por causa do Iraque”. ( ) tempo( ) conseqüência( ) alternância

8)Numa entrevista, o entrevistador é convidado a opinar sobre determinado assunto. Para construir sua argumentação, ele utiliza alguns recursos lingüísticos como por exemplos as expressões em negrito do exercício anterior. Você conseguiria encontrar outro(s) recurso(s) de argumentação utilizado(s) recorrentemente por Gall?

9)Na entrevista, um dos participantes tece comentários e opiniões enquanto o outro não faz nenhum juízo de valor. Você saberia dizer quem é quem nesse jogo de papéis?

10)Nas frases abaixo, você irá identificar se o entrevistado tem absoluta certeza ou não de suas afirmações. Para tanto, se você achar que ele está afirmando com certeza, escreva C, e se você achar que ele não tem tanta certeza sobre o que está falando, escreva S:

( )“As taxas de homicídio caíram substancialmente”. ( )“Eu olho as tendências e acho que elas são positivas.”

( )“O Brasil é um país que investe mais nos velhos, mais no passado do que no futuro.”

( )“Não me parece que ele tenha outras ambições políticas”.

Atividades de Pós-Leitura

1)Levando em consideração o que você já conhece sobre o Brasil, você concorda com a afirmação de Gall que a política e o governo brasileiro estão fazendo sua parte?

2)Segundo Norman Gall, o Brasil tem melhorado muito em relação à violência. O que você acha sobre essa afirmação?

3)Como é no seu país de origem em relação à educação? Assemelha-se ou se diferencia do Brasil?

4)O que você acha que deve ser feito primeiramente para melhorar um país: investir na educação, na segurança ou em algum outro setor?

5)Se você fosse o entrevistador, que outra pergunta você faria para Norman Gall?

(Parte 3 de 3)

Comentários