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Guias e Dicas
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programação C completo, Notas de estudo de Informática

programação em C

Tipologia: Notas de estudo

2010

Compartilhado em 17/04/2010

izabela-soares-4
izabela-soares-4 🇧🇷

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Pré-visualização parcial do texto

Baixe programação C completo e outras Notas de estudo em PDF para Informática, somente na Docsity! 1 Curso de Linguagem C 2 Aula 1 - INTRODUÇÃO.............................................................................................................................. 4 AULA 2 - Primeiros Passos ....................................................................................................................... 5 O C é "Case Sensitive" .............................................................................................................................. 5 Dois Primeiros Programas...........................................................................................................................6 Introdução às Funções ............................................................................................................................... 7 Introdução Básica às Entradas e Saídas ................................................................................................... 10 Introdução a Alguns Comandos de Controle de Fluxo ............................................................................ 14 Comentários...............................................................................................................................................18 Palavras Reservadas do C ........................................................................................................................ 17 AULA 3 - VARIÁVEIS, CONSTANTES, OPERADORES E EXPRESSÕES.................................... 18 Nomes de Variáveis ................................................................................................................................. 18 Dicas quanto aos nomes de variáveis... ................................................................................................... 18 Os Tipos do C .......................................................................................................................................... 18 Declaração e Inicialização de Variáveis .................................................................................................. 19 Constantes..................................................................................................................................................23 Operadores Aritméticos e de Atribuição.................................................................................................. 23 Operadores Relacionais e Lógicos........................................................................................................... 25 - Operadores Lógicos Bit a Bit ................................................................................................................ 27 Expressões ............................................................................................................................................... 28 - Expressões que Podem ser Abreviadas.................................................................................................. 28 - Tabela de Precedências do C ................................................................................................................. 29 Modeladores (Casts) ................................................................................................................................ 30 Aula 4 - ESTRUTURAS DE CONTROLE DE FLUXO ......................................................................... 31 O Comando if .......................................................................................................................................... 31 - O Operador ? ......................................................................................................................................... 34 O Comando switch................................................................................................................................... 35 O Comando for..........................................................................................................................................38 O Comando while .................................................................................................................................... 39 O Comando do-while............................................................................................................................... 40 O Comando break .................................................................................................................................... 41 O Comando continue.................................................................................................................................43 O Comando goto...................................................................................................................................... 43 AULA 5 - MATRIZES E STRINGS ........................................................................................................... 45 Vetores........................................................................................................................................................ 45 Strings ...................................................................................................................................................... 46 Matrizes ................................................................................................................................................... 50 AULA 6 – PONTEIROS............................................................................................................................ 53 Como Funcionam Ponteiros......................................................................................................................54 Declarando e Utilizando Ponteiros .......................................................................................................... 53 Ponteiros e Vetores .................................................................................................................................. 57 Inicializando Ponteiros ............................................................................................................................ 61 Ponteiros para Ponteiros .......................................................................................................................... 62 Cuidados a Serem Tomados ao se Usar Ponteiros ................................................................................... 63 AULA 7 - FUNÇÕES A Função.................................................................................................................................................. 64 O Comando return ................................................................................................................................... 64 Protótipos de Funções .............................................................................................................................. 66 O Tipo void.............................................................................................................................................. 67 Arquivos-Cabeçalhos............................................................................................................................... 68 Escopo de Variáveis................................................................................................................................. 70 Passagem de parâmetros por valor e passagem por referência ................................................................ 72 Vetores como Argumentos de Funções ................................................................................................... 74 Os Argumentos argc e argv...................................................................................................................... 74 Recursividade .......................................................................................................................................... 76 Outras Questões ....................................................................................................................................... 76 AULA 8 - DIRETIVAS DE COMPILAÇÃO ................................................................................................. 77 As Diretivas de Compilação .................................................................................................................... 77 A Diretiva include.................................................................................................................................... 77 5 AULA 2 - Primeiros Passos O C é "Case Sensitive" Vamos começar o nosso curso ressaltando um ponto de suma importância: o C é "Case Sensitive", isto é, maiúsculas e minúsculas fazem diferença. Se declarar uma variável com o nome soma ela será diferente de Soma, SOMA, SoMa ou sOmA. Da mesma maneira, os comandos do C if e for, por exemplo, só podem ser escritos em minúsculas pois senão o compilador não irá interpretá-los como sendo comandos, mas sim como variáveis. Dois Primeiros Programas Vejamos um primeiro programa em C: #include <stdio.h> /* Um Primeiro Programa */ int main () { printf ("Ola! Eu estou vivo!\n"); return(0); } Compilando e executando este programa você verá que ele coloca a mensagem Ola! Eu estou vivo! na tela. Vamos analisar o programa por partes. A linha #include <stdio.h> diz ao compilador que ele deve incluir o arquivo-cabeçalho stdio.h. Neste arquivo existem declarações de funções úteis para entrada e saída de dados (std = standard, padrão em inglês; io = Input/Output, entrada e saída ==> stdio = Entrada e saída padronizadas). Toda vez que você quiser usar uma destas funções deve-se incluir este comando. O C possui diversos Arquivos-cabeçalho. Quando fazemos um programa, uma boa idéia é usar comentários que ajudem a elucidar o funcionamento do mesmo. No caso acima temos um comentário: /* Um Primeiro Programa */. O compilador C desconsidera qualquer coisa que esteja começando com /* e terminando com */. Um comentário pode, inclusive, ter mais de uma linha. A linha int main() indica que estamos definindo uma função de nome main. Todos os programas em C têm que ter uma função main, pois é esta função que será chamada quando o programa for executado. O conteúdo da função é delimitado por chaves { }. O código que estiver dentro das chaves será executado seqüencialmente quando a função for chamada. A palavra int indica que esta função retorna um inteiro. O que significa este retorno será visto posteriormente, quando estudarmos um pouco mais detalhadamente as funções do C. A última linha do programa, return(0); , indica o número inteiro que está sendo retornado pela função, no caso o número 0. 6 A única coisa que o programa realmente faz é chamar a função printf(), passando a string (uma string é uma seqüência de caracteres, como veremos brevemente) "Ola! Eu estou vivo!\n" como argumento. É por causa do uso da função printf() pelo programa que devemos incluir o arquivo- cabeçalho stdio.h . A função printf() neste caso irá apenas colocar a string na tela do computador. O \n é uma constante chamada de constante barra invertida. No caso, o \n é a constante barra invertida de "new line" e ele é interpretado como um comando de mudança de linha, isto é, após imprimir Ola! Eu estou vivo! o cursor passará para a próxima linha. É importante observar também que os comandos do C terminam com ; . Podemos agora tentar um programa mais complicado: #include <stdio.h> int main () { int Dias; /* Declaracao de Variaveis */ float Anos; printf ("Entre com o número de dias: "); /* Entrada de Dados */ scanf ("%d",&Dias); Anos=Dias/365.25; /* Conversao Dias->Anos */ printf ("\n\n%d dias equivalem a %f anos.\n",Dias,Anos); return(0); } Vamos entender como o programa acima funciona. São declaradas duas variáveis chamadas Dias e Anos. A primeira é um int (inteiro) e a segunda um float (ponto flutuante). As variáveis declaradas como ponto flutuante existem para armazenar números que possuem casas decimais, como 5,1497. É feita então uma chamada à função printf(), que coloca uma mensagem na tela. Queremos agora ler um dado que será fornecido pelo usuário e colocá-lo na variável inteira Dias. Para tanto usamos a função scanf(). A string "%d" diz à função que iremos ler um inteiro. O segundo parâmetro passado à função diz que o dado lido deverá ser armazenado na variável Dias. É importante ressaltar a necessidade de se colocar um & antes do nome da variável a ser lida quando se usa a função scanf(). O motivo disto só ficará claro mais tarde. Observe que, no C, quando temos mais de um parâmetro para uma função, eles serão separados por vírgula. Temos então uma expressão matemática simples que atribui a Anos o valor de Dias dividido por 365.25 (365.25 é uma constante ponto flutuante 365,25). Como Anos é uma variável float o compilador fará uma conversão automática entre os tipos das variáveis (veremos isto com detalhes mais tarde). A segunda chamada à função printf() tem três argumentos. A string "\n\n%d dias equivalem a %f anos.\n" diz à função para pular duas linhas, colocar um inteiro na tela, colocar a mensagem " dias equivalem a ", colocar um valor float na tela, colocar a mensagem " anos." e pular outra linha. Os outros 7 parâmetros são as variáveis, Dias e Anos, das quais devem ser lidos os valores do inteiro e do float, respectivamente. AUTO AVALIAÇÃO 1 - Veja como você está. O que faz o seguinte programa? #include <stdio.h> int main() { int x; scanf("%d",&x); printf("%d",x); return(0); } } 2 - Compile e execute os programas desta página Introdução às Funções Uma função é um bloco de código de programa que pode ser usado diversas vezes em sua execução. O uso de funções permite que o programa fique mais legível, mais bem estruturado. Um programa em C consiste, no fundo, de várias funções colocadas juntas. Abaixo o tipo mais simples de função: #include <stdio.h> int mensagem () /* Funcao simples: so imprime Ola! */ { printf ("Ola! "); return(0); } int main () { mensagem(); printf ("Eu estou vivo!\n"); return(0); } Este programa terá o mesmo resultado que o primeiro exemplo da seção anterior. O que ele faz é definir uma função mensagem() que coloca uma string na tela e retorna 0. Esta função é chamada a partir de main() , que, como já vimos, também é uma função. A diferença fundamental entre main e as demais funções do problema é que main é uma função especial, cujo diferencial é o fato de ser a primeira função a ser executada em um programa. - Argumentos Argumentos são as entradas que a função recebe. É através dos argumentos que passamos parâmetros para a função. Já vimos funções com argumentos. As funções printf() e scanf() são funções que recebem argumentos. Vamos ver um outro exemplo simples de função com argumentos: 10 - Forma geral Apresentamos aqui a forma geral de uma função: tipo_de_retorno nome_da_função (lista_de_argumentos) { código_da_função } AUTO AVALIAÇÃO Veja como você está. Escreva uma função que some dois inteiros e retorne o valor da soma. Introdução Básica às Entradas e Saídas - Caracteres Os caracteres são um tipo de dado: o char. O C trata os caracteres ('a', 'b', 'x', etc ...) como sendo variáveis de um byte (8 bits). Um bit é a menor unidade de armazenamento de informações em um computador. Os inteiros (ints) têm um número maior de bytes. Dependendo da implementação do compilador, eles podem ter 2 bytes (16 bits) ou 4 bytes (32 bits). Isto será melhor explicado na aula 3. Na linguagem C, também podemos usar um char para armazenar valores numéricos inteiros, além de usá-lo para armazenar caracteres de texto. Para indicar um caractere de texto usamos apóstrofes. Veja um exemplo de programa que usa caracteres: #include <stdio.h> int main () { char Ch; Ch='D'; printf ("%c",Ch); return(0); } No programa acima, %c indica que printf() deve colocar um caractere na tela. Como vimos anteriormente, um char também é usado para armazenar um número inteiro. Este número é conhecido como o código ASCII correspondente ao caractere. Veja o programa abaixo: #include <stdio.h> int main () { char Ch; Ch='D'; printf ("%d",Ch); /* Imprime o caracter como inteiro */ return(0); } Este programa vai imprimir o número 68 na tela, que é o código ASCII correspondente ao caractere 'D' (d maiúsculo). 11 Muitas vezes queremos ler um caractere fornecido pelo usuário. Para isto as funções mais usadas, quando se está trabalhando em ambiente DOS ou Windows, são getch() e getche(). Ambas retornam o caractere pressionado. getche() imprime o caractere na tela antes de retorná-lo e getch() apenas retorna o caractere pressionado sem imprimí-lo na tela. Ambas as funções podem ser encontradas no arquivo de cabeçalho conio.h. Geralmente estas funções não estão disponíveis em ambiente Unix (compiladores cc e gcc), pois não fazem parte do padrão ANSI. Podem ser substituídas pela função scanf(), porém sem as mesmas funcionalidades. Eis um exemplo que usa a função getch(), e seu correspondente em ambiente Unix: #include <stdio.h> #include <conio.h> /* Este programa usa conio.h . Se você não tiver a conio, ele não funcionará no Unix */ int main () { char Ch; Ch=getch(); printf ("Voce pressionou a tecla %c",Ch); return(0); } Equivalente ANSI-C para o ambiente Unix do programa acima, sem usar getch(): #include <stdio.h> int main () { char Ch; scanf("%c", &Ch); printf ("Voce pressionou a tecla %c",Ch); return(0); } A principal diferença da versão que utiliza getch() para a versão que não utiliza getch() é que no primeiro caso o usuário simplesmente aperta a tecla e o sistema lê diretamente a tecla pressionada. No segundo caso, é necessário apertar também a tecla <ENTER>. Lembre-se que, se você quiser manter a portabilidade de seus programas, não deve utilizar as funções getch e getche, pois estas não fazem parte do padrão ANSI C !!! - Strings No C uma string é um vetor de caracteres terminado com um caractere nulo. O caracter nulo é um caractere com valor inteiro igual a zero (código ASCII igual a 0). O terminador nulo também pode ser escrito usando a convenção de barra invertida do C como sendo '\0'. Embora o assunto vetores seja discutido posteriormente, veremos aqui os fundamentos necessários para que possamos utilizar as strings. Para declarar uma string, podemos usar o seguinte formato geral: char nome_da_string[tamanho]; 12 Isto declara um vetor de caracteres (uma string) com número de posições igual a tamanho. Note que, como temos que reservar um caractere para ser o terminador nulo, temos que declarar o comprimento da string como sendo, no mínimo, um caractere maior que a maior string que pretendemos armazenar. Vamos supor que declaremos uma string de 7 posições e coloquemos a palavra João nela. Teremos: J o a o \0 ... ... No caso acima, as duas células não usadas têm valores indeterminados. Isto acontece porque o C não inicializa variáveis, cabendo ao programador esta tarefa. Portanto as únicas células que são inicializadas são as que contêm os caracteres 'J', 'o', 'a', 'o' e '\0' . Se quisermos ler uma string fornecida pelo usuário podemos usar a função gets(). Um exemplo do uso desta função é apresentado abaixo. A função gets() coloca o terminador nulo na string, quando você aperta a tecla "Enter". #include <stdio.h> int main () { char string[100]; printf ("Digite uma string: "); gets (string); printf ("\n\nVoce digitou %s",string); return(0); } Neste programa, o tamanho máximo da string que você pode entrar é uma string de 99 caracteres. Se você entrar com uma string de comprimento maior, o programa irá aceitar, mas os resultados podem ser desastrosos. Veremos porque posteriormente. Como as strings são vetores de caracteres, para se acessar um determinado caracter de uma string, basta "indexarmos", ou seja, usarmos um índice para acessarmos o caracter desejado dentro da string. Suponha uma string chamada str. Podemos acessar a segunda letra de str da seguinte forma: str[1] = 'a'; Por quê se está acessando a segunda letra e não a primeira? Na linguagem C, o índice começa em zero. Assim, a primeira letra da string sempre estará na posição 0. A segunda letra sempre estará na posição 1 e assim sucessivamente. Segue um exemplo que imprimirá a segunda letra da string "Joao", apresentada acima. Em seguida, ele mudará esta letra e apresentará a string no final. 15 coisa diferente de zero a declaração será executada. A declaração pode ser um bloco de código ou apenas um comando. É interessante notar que, no caso da declaração ser um bloco de código, não é necessário (e nem permitido) o uso do ; no final do bloco. Isto é uma regra geral para blocos de código. Abaixo apresentamos um exemplo: #include <stdio.h> int main () { int num; printf ("Digite um numero: "); scanf ("%d",&num); if (num>10) printf ("\n\nO numero e maior que 10"); if (num==10) { printf ("\n\nVoce acertou!\n"); printf ("O numero e igual a 10."); } if (num<10) printf ("\n\nO numero e menor que 10"); return (0); } No programa acima a expressão num>10 é avaliada e retorna um valor diferente de zero, se verdadeira, e zero, se falsa. No exemplo, se num for maior que 10, será impressa a frase: "O número e maior que 10". Repare que, se o número for igual a 10, estamos executando dois comandos. Para que isto fosse possível, tivemos que agrupa-los em um bloco que se inicia logo após a comparação e termina após o segundo printf. Repare também que quando queremos testar igualdades usamos o operador == e não =. Isto porque o operador = representa apenas uma atribuição. Pode parecer estranho à primeira vista, mas se escrevêssemos if (num=10) ... /* Isto esta errado */ o compilador iria atribuir o valor 10 à variável num e a expressão num=10 iria retornar 10, fazendo com que o nosso valor de num fosse modificado e fazendo com que a declaração fosse executada sempre. Este problema gera erros frequentes entre iniciantes e, portanto, muita atenção deve ser tomada. Os operadores de comparação são: == (igual), != (diferente de), > (maior que), < (menor que), >= (maior ou igual), <= (menor ou igual). - for O loop (laço) for é usado para repetir um comando, ou bloco de comandos, diversas vezes, de maneira que se possa ter um bom controle sobre o loop. Sua forma geral é: for (inicialização;condição;incremento) declaração; A declaração no comando for também pode ser um bloco ({ } ) e neste caso o ; é omitido. O melhor modo de se entender o loop for é ver de que maneira ele funciona "por dentro". O loop for é equivalente a se fazer o seguinte: 16 inicialização; if (condição) { declaração; incremento; "Volte para o comando if" } Podemos ver que o for executa a inicialização incondicionalmente e testa a condição. Se a condição for falsa ele não faz mais nada. Se a condição for verdadeira ele executa a declaração, o incremento e volta a testar a condição. Ele fica repetindo estas operações até que a condição seja falsa. Abaixo vemos um programa que coloca os primeiros 100 números na tela: #include <stdio.h> int main () { int count; for (count=1;count<=100;count=count+1) printf ("%d ",count); return(0); } Outro exemplo interessante é mostrado a seguir: o programa lê uma string e conta quantos dos caracteres desta string são iguais à letra 'c' #include <stdio.h> int main () { char string[100]; /* String, ate' 99 caracteres */ int i, cont; printf("\n\nDigite uma frase: "); gets(string); /* Le a string */ printf("\n\nFrase digitada:\n%s", string); cont = 0; for (i=0; string[i] != '\0'; i=i+1) { if ( string[i] == 'c' ) /* Se for a letra 'c' */ cont = cont +1; /* Incrementa o contador de caracteres */ } printf("\nNumero de caracteres c = %d", cont); return(0); } Note o teste que está sendo feito no for: o caractere armazenado em string[i] é comparado com '\0' (caractere final da string). Caso o caractere seja diferente de '\0', a condição é verdadeira e o bloco do for é executado. Dentro do bloco existe um if que testa se o caractere é igual a 'c'. Caso seja, o contador de caracteres c é incrementado. 17 Mais um exemplo, agora envolvendo caracteres: /* Este programa imprime o alfabeto: letras maiúsculas */ #include <stdio.h> int main() { char letra; for(letra = 'A' ; letra <= 'Z' ; letra =letra+1) printf("%c ", letra); } Este programa funciona porque as letras maiúsculas de A a Z possuem código inteiro sequencial. AUTO AVALIAÇÃO Veja como você está. a) Explique porque está errado fazer if (num=10) ... O que irá acontecer? b) Escreva um programa que coloque os números de 1 a 100 na tela na ordem inversa (começando em 100 e terminando em 1). c) Escreva um programa que leia uma string, conte quantos caracteres desta string são iguais a 'a' e substitua os que forem iguais a 'a' por 'b'. O programa deve imprimir o número de caracteres modificados e a string modificada. Comentários Como já foi dito, o uso de comentários torna o código do programa mais fácil de se entender. Os comentários do C devem começar com /* e terminar com */. O C padrão não permite comentários aninhados (um dentro do outro), mas alguns compiladores os aceitam. AUTO AVALIAÇÃO Veja como você está: Escreva comentários para os programas dos exercícios já realizados. Palavras Reservadas do C Todas as linguagens de programação têm palavras reservadas. As palavras reservadas não podem ser usadas a não ser nos seus propósitos originais, isto é, não podemos declarar funções ou variáveis com os mesmos nomes. Como o C é "case sensitive" podemos declarar uma variável For, apesar de haver uma palavra reservada for, mas isto não é uma coisa recomendável de se fazer pois pode gerar confusão. 20 Por exemplo, as declarações char ch, letra; long count; float pi; declaram duas variáveis do tipo char (ch e letra), uma variavel long int (count) e um float pi. Há três lugares nos quais podemos declarar variáveis. O primeiro é fora de todas as funções do programa. Estas variáveis são chamadas variáveis globais e podem ser usadas a partir de qualquer lugar no programa. Pode-se dizer que, como elas estão fora de todas as funções, todas as funções as vêem. O segundo lugar no qual se pode declarar variáveis é no início de um bloco de código. Estas variáveis são chamadas locais e só têm validade dentro do bloco no qual são declaradas, isto é, só a função à qual ela pertence sabe da existência desta variável, dentro do bloco no qual foram declaradas. O terceiro lugar onde se pode declarar variáveis é na lista de parâmetros de uma função. Mais uma vez, apesar de estas variáveis receberem valores externos, estas variáveis são conhecidas apenas pela função onde são declaradas. Veja o programa abaixo: #include <stdio.h> int contador; int func1(int j) { /* aqui viria o código da funcao ... */ } int main() { char condicao; int i; for (i=0; i<100; i=i+1) { /* Bloco do for */ float f2; /* etc ... ... */ func1(i); } /* etc ... */ return(0); } A variável contador é uma variável global, e é acessível de qualquer parte do programa. As variáveis condição e i, só existem dentro de main(), isto é são variáveis locais de main. A variável float f2 é um exemplo de uma variável de bloco, isto é, ela somente é conhecida dentro do bloco do for, pertencente à função main. A variável inteira j é um exemplo de declaração na lista de parâmetros de uma função (a função func1). 21 As regras que regem onde uma variável é válida chamam-se regras de escopo da variável. Há mais dois detalhes que devem ser ressaltados. Duas variáveis globais não podem ter o mesmo nome. O mesmo vale para duas variáveis locais de uma mesma função. Já duas variáveis locais, de funções diferentes, podem ter o mesmo nome sem perigo algum de conflito. Podemos inicializar variáveis no momento de sua declaração. Para fazer isto podemos usar a forma geral tipo_da_variável nome_da_variável = constante; Isto é importante pois quando o C cria uma variável ele não a inicializa. Isto significa que até que um primeiro valor seja atribuído à nova variável ela tem um valor indefinido e que não pode ser utilizado para nada. Nunca presuma que uma variável declarada vale zero ou qualquer outro valor. Exemplos de inicialização são dados abaixo : char ch='D'; int count=0; float pi=3.141; Ressalte-se novamente que, em C, uma variável tem que ser declarada no início de um bloco de código. Assim, o programa a seguir não é válido em C (embora seja válido em C++). int main() { int i; int j; j = 10; int k = 20; /* Esta declaracao de variável não é válida, pois não está sendo feita no início do bloco */ return(0); } AUTO AVALIAÇÃO Veja como você está: Escreva um programa que declare uma variável inteira global e atribua o valor 10 a ela. Declare outras 5 variáveis inteiras locais ao programa principal e atribua os valores 20, 30, ..., 60 a elas. Declare 6 variáveis caracteres e atribua a elas as letras c, o, e, l, h, a . Finalmente, o programa deverá imprimir, usando todas as variáveis declaradas: As variáveis inteiras contem os números: 10,20,30,40,50,60 O animal contido nas variáveis caracteres e' a coelha 22 Constantes Constantes são valores que são mantidos fixos pelo compilador. Já usamos constantes neste curso. São consideradas constantes, por exemplo, os números e caracteres como 45.65 ou 'n', etc... - Constantes dos tipos básicos Abaixo vemos as constantes relativas aos tipos básicos do C: Tipo de Dado Exemplos de Constantes char 'b' '\n' '\0' int 2 32000 -130 long int 100000 -467 short int 100 -30 unsigned int 50000 35678 float 0.0 23.7 -12.3e-10 double 12546354334.0 -0.0000034236556 - Constantes hexadecimais e octais Muitas vezes precisamos inserir constantes hexadecimais (base dezesseis) ou octais (base oito) no nosso programa. O C permite que se faça isto. As constantes hexadecimais começam com 0x. As constantes octais começam em 0. Alguns exemplos: Constante Tipo 0xEF Constante Hexadecimal (8 bits) 0x12A4 Constante Hexadecimal (16 bits) 03212 Constante Octal (12 bits) 034215432 Constante Octal (24 bits) Nunca escreva portanto 013 achando que o C vai compilar isto como se fosse 13. Na linguagem C 013 é diferente de 13! - Constantes strings Já mostramos como o C trata strings. Vamos agora alertar para o fato de que uma string "Joao" é na realidade uma constante string. Isto implica, por exemplo, no fato de que 't' é diferente de "t", pois 't' é um char enquanto que "t" é uma constante string com dois chars onde o primeiro é 't' e o segundo é '\0'. - Constantes de barra invertida O C utiliza, para nos facilitar a tarefa de programar, vários códigos chamados códigos de barra invertida. Estes são caracteres que podem ser usados como qualquer outro. Uma lista com alguns dos códigos de barra invertida é dada a seguir: 25 AUTO AVALIAÇÃO Veja como você está: Diga o resultado das variáveis x, y e z depois da seguinte seqüência de operações: int x,y,z; x=y=10; z=++x; x=-x; y++; x=x+y-(z--); Operadores Relacionais e Lógicos Os operadores relacionais do C realizam comparações entre variáveis. São eles: Operador Ação > Maior do que >= Maior ou igual a < Menor do que <= Menor ou igual a == Igual a != Diferente de Os operadores relacionais retornam verdadeiro (1) ou falso (0). Para verificar o funcionamento dos operadores relacionais, execute o programa abaixo: /* Este programa ilustra o funcionamento dos operadores relacionais. */ #include <stdio.h> int main() { int i, j; printf("\nEntre com dois números inteiros: "); scanf("%d%d", &i, &j); printf("\n%d == %d é %d\n", i, j, i==j); printf("\n%d != %d é %d\n", i, j, i!=j); printf("\n%d <= %d é %d\n", i, j, i<=j); printf("\n%d >= %d é %d\n", i, j, i>=j); printf("\n%d < %d é %d\n", i, j, i<j); printf("\n%d > %d é %d\n", i, j, i>j); return(0); } Você pode notar que o resultado dos operadores relacionais é sempre igual a 0 (falso) ou 1 (verdadeiro). 26 Para fazer operações com valores lógicos (verdadeiro e falso) temos os operadores lógicos: Operador Ação && AND (E) || OR (OU) ! NOT (NÃO) Usando os operadores relacionais e lógicos podemos realizar uma grande gama de testes. A tabela-verdade destes operadores é dada a seguir: p falso falso verdadeiro verdadeiro q falso verdadeiro falso verdadeiro p AND q falso falso falso verdadeiro p OR q falso verdadeiro verdadeiro verdadeiro O programa a seguir ilustra o funcionamento dos operadores lógicos. Compile-o e faça testes com vários valores para i e j: #include <stdio.h> int main() { int i, j; printf("informe dois números(cada um sendo 0 ou 1): "); scanf("%d%d", &i, &j); printf("%d AND %d é %d\n", i, j, i && j); printf("%d OR %d é %d\n", i, j, i || j); printf("NOT %d é %d\n", i, !i); } Exemplo: No trecho de programa abaixo a operação j++ será executada, pois o resultado da expressão lógica é verdadeiro: int i = 5, j =7; if ( (i > 3) && ( j <= 7) && ( i != j) ) j++; V AND V AND V = V Mais um exemplo. O programa abaixo, imprime na tela somente os números pares entre 1 e 100, apesar da variação de i ocorrer de 1 em 1: /* Imprime os números pares entre 1 e 100. */ #include <stdio.h> int main() { int i; for(i=1; i<=100; i++) if(!(i%2)) printf("%d ",i); /* o operador de resto dará falso (zero) */ } /* quando usada c/ número par. Esse resultado*/ /* é invertido pelo ! */ 27 - Operadores Lógicos Bit a Bit O C permite que se faça operações lógicas "bit-a- bit" em números. Ou seja, neste caso, o número é representado por sua forma binária e as operações são feitas em cada bit dele. Imagine um número inteiro de 16 bits, a variável i, armazenando o valor 2. A representação binária de i, será: 0000000000000010 (quinze zeros e um único 1 na segunda posição da direita para a esquerda). Poderemos fazer operações em cada um dos bits deste número. Por exemplo, se fizermos a negação do número (operação binária NOT, ou operador binário ~ em C), isto é, ~i, o número se transformará em 1111111111111101. As operações binárias ajudam programadores que queiram trabalhar com o computador em "baixo nível". As operações lógicas bit a bit só podem ser usadas nos tipos char, int e long int. Os operadores são: Operador Ação & AND | OR ^ XOR (OR exclusivo) ~ NOT >> Deslocamento de bits à direita << Deslocamento de bits à esquerda Os operadores &, |, ^ e ~ são as operações lógicas bit a bit. A forma geral dos operadores de deslocamento é: valor>>número_de_deslocamentos valor<<número_de_deslocamentos O número_de_deslocamentos indica o quanto cada bit irá ser deslocado. Por exemplo, para a variável i anterior, armazenando o número 2: i << 3; fará com que i agora tenha a representação binária: 0000000000010000, isto é, o valor armazenado em i passa a ser igual a 16. AUTO AVALIAÇÃO Veja como você está: Diga se as seguintes expressões serão verdadeiras ou falsas: -> ((10>5)||(5>10)) -> (!(5==6)&&(5!=6)&&((2>1)||(5<=4))) 30 Modeladores (Casts) Um modelador é aplicado a uma expressão. Ele força a mesma a ser de um tipo especificado. Sua forma geral é: (tipo)expressão Um exemplo: #include <stdio.h> int main () { int num; float f; num=10; f=(float)num/7; /* Uso do modelador . Força a transformação de num em um float */ printf ("%f",f); return(0); } Se não tivéssemos usado o modelador no exemplo acima o C faria uma divisão inteira entre 10 e 7. O resultado seria 1 (um) e este seria depois convertido para float mas continuaria a ser 1.0. Com o modelador temos o resultado correto. AUTO AVALIAÇÃO Veja como você está: Compile o exemplo acima sem usar o modelador, e verifique os resultados. Compile-o novamente usando o modelador e compare a saída com os resultados anteriores. 31 Aula 4 - ESTRUTURAS DE CONTROLE DE FLUXO As estruturas de controle de fluxo são fundamentais para qualquer linguagem de programação. Sem elas só haveria uma maneira do programa ser executado: de cima para baixo comando por comando. Não haveria condições, repetições ou saltos. A linguagem C possui diversos comandos de controle de fluxo. É possível resolver todos os problemas sem utilizar todas elas, mas devemos nos lembrar que a elegância e facilidade de entendimento de um programa dependem do uso correto das estruturas no local certo. O Comando if Já introduzimos o comando if. Sua forma geral é: if (condição) declaração; A expressão, na condição, será avaliada. Se ela for zero, a declaração não será executada. Se a condição for diferente de zero a declaração será executada. Aqui reapresentamos o exemplo de um uso do comando if : #include <stdio.h> int main () { int num; printf ("Digite um numero: "); scanf ("%d",&num); if (num>10) printf ("\n\nO numero e maior que 10"); if (num==10) { printf ("\n\nVoce acertou!\n"); printf ("O numero e igual a 10."); } if (num<10) printf ("\n\nO numero e menor que 10"); return(0); } - O else Podemos pensar no comando else como sendo um complemento do comando if. O comando if completo tem a seguinte forma geral: if (condição) declaração_1; else declaração_2; A expressão da condição será avaliada. Se ela for diferente de zero a declaração 1 será executada. Se for zero a declaração 2 será executada. É importante nunca esquecer que, quando usamos a estrutura if-else, estamos garantindo que uma das duas declarações será executada. Nunca serão executadas as duas ou nenhuma delas. Abaixo está um exemplo do uso do if- else que deve funcionar como o programa da seção anterior. 32 #include <stdio.h> int main () { int num; printf ("Digite um numero: "); scanf ("%d",&num); if (num==10) { printf ("\n\nVoce acertou!\n"); printf ("O numero e igual a 10.\n"); } else { printf ("\n\nVoce errou!\n"); printf ("O numero e diferente de 10.\n"); } return(0); } - O if-else-if A estrutura if-else-if é apenas uma extensão da estrutura if-else. Sua forma geral pode ser escrita como sendo: if (condição_1) declaração_1; else if (condição_2) declaração_2; else if (condição_3) declaração_3; . . . else if (condição_n) declaração_n; else declaração_default; A estrutura acima funciona da seguinte maneira: o programa começa a testar as condições começando pela 1 e continua a testar até que ele ache uma expressão cujo resultado dê diferente de zero. Neste caso ele executa a declaração correspondente. Só uma declaração será executada, ou seja, só será executada a declaração equivalente à primeira condição que der diferente de zero. A última declaração (default) é a que será executada no caso de todas as condições darem zero e é opcional. 35 Veja o exemplo: #include <stdio.h> int main() { int index = 0, contador; char letras[5] = "Joao"; for (contador=0; contador < 1000; contador++) { printf("\n%c",letras[index]); (index==3) ? index=0: ++index; } } O nome Joao é escrito na tela verticalmente até a variável contador determinar o término do programa. Enquanto isto a variável index assume os valores 0, 1, 2, 3, , 0, 1, ... progressivamente. AUTO-AVALIAÇÃO Veja como você está: Altere o último exemplo para que ele escreva cada letra 5 vezes seguidas. Para isto, use um 'if' para testar se o contador é divisível por cinco (utilize o operador %) e só então realizar a atualização em index. O Comando switch O comando if-else e o comando switch são os dois comandos de tomada de decisão. Sem dúvida alguma o mais importante dos dois é o if, mas o comando switch tem aplicações valiosas. Mais uma vez vale lembrar que devemos usar o comando certo no local certo. Isto assegura um código limpo e de fácil entendimento. O comando switch é próprio para se testar uma variável em relação a diversos valores pré-estabelecidos. Sua forma geral é: switch (variável) { case constante_1: declaração_1; break; case constante_2: declaração_2; break; . . . case constante_n: declaração_n; break; default declaração_default; } 36 Podemos fazer uma analogia entre o switch e a estrutura if-else-if apresentada anteriormente. A diferença fundamental é que a estrutura switch não aceita expressões. Aceita apenas constantes. O switch testa a variável e executa a declaração cujo case corresponda ao valor atual da variável. A declaração default é opcional e será executada apenas se a variável, que está sendo testada, não for igual a nenhuma das constantes. O comando break, faz com que o switch seja interrompido assim que uma das declarações seja executada. Mas ele não é essencial ao comando switch. Se após a execução da declaração não houver um break, o programa continuará executando. Isto pode ser útil em algumas situações, mas eu recomendo cuidado. Veremos agora um exemplo do comando switch: #include <stdio.h> int main () { int num; printf ("Digite um numero: "); scanf ("%d",&num); switch (num) { case 9: printf ("\n\nO numero e igual a 9.\n"); break; case 10: printf ("\n\nO numero e igual a 10.\n"); break; case 11: printf ("\n\nO numero e igual a 11.\n"); break; default: printf ("\n\nO numero nao e nem 9 nem 10 nem 11.\n"); } return(0); } AUTO AVALIAÇÃO Veja como você está. Escreva um programa que pede para o usuário entrar um número correspondente a um dia da semana e que então apresente na tela o nome do dia. utilizando o comando switch. 37 O Comando for for é a primeira de uma série de três estruturas para se trabalhar com loops de repetição. As outras são while e do. As três compõem a segunda família de comandos de controle de fluxo. Podemos pensar nesta família como sendo a das estruturas de repetição controlada. Como já foi dito, o loop for é usado para repetir um comando, ou bloco de comandos, diversas vezes, de maneira que se possa ter um bom controle sobre o loop. Sua forma geral é: for (inicialização;condição;incremento) declaração; O melhor modo de se entender o loop for é ver como ele funciona "por dentro". O loop for é equivalente a se fazer o seguinte: inicialização; if (condição) { declaração; incremento; "Volte para o comando if" } Podemos ver, então, que o for executa a inicialização incondicionalmente e testa a condição. Se a condição for falsa ele não faz mais nada. Se a condição for verdadeira ele executa a declaração, faz o incremento e volta a testar a condição. Ele fica repetindo estas operações até que a condição seja falsa. Um ponto importante é que podemos omitir qualquer um dos elementos do for, isto é, se não quisermos uma inicialização poderemos omiti-la. Abaixo vemos um programa que coloca os primeiros 100 números inteiros na tela: #include <stdio.h> int main () { int count; for (count=1; count<=100; count++) printf ("%d ",count); return(0); } Note que, no exemplo acima, há uma diferença em relação ao exemplo anterior. O incremento da variável count é feito usando o operador de incremento que nós agora já conhecemos. Esta é a forma usual de se fazer o incremento (ou decremento) em um loop for. O for na linguagem C é bastante flexível. Temos acesso à inicialização, à condição e ao incremento. Qualquer uma destas partes do for pode ser uma expressão qualquer do C, desde que ela seja válida. Isto nos permite fazer o que quisermos com o comando. As três formas do for abaixo são válidas: for ( count = 1; count < 100 ; count++) { ... } for (count = 1; count < NUMERO_DE_ELEMENTOS ; count++) { ... } for (count = 1; count < BusqueNumeroDeElementos() ; count+=2) { ... } etc ... 40 #include <stdio.h> int main () { int i = 0; while ( i < 100) { printf(" %d", i); i++; } return(0); } O programa abaixo espera o usuário digitar a tecla 'q' e só depois finaliza: #include <stdio.h> int main () { char Ch; Ch='\0'; while (Ch!='q') { scanf("%c", &Ch); } return(0); } AUTO AVALIAÇÃO Veja como você está: Refaça o programa da página anterior. Use o comando while para fechar o loop. O Comando do-while A terceira estrutura de repetição que veremos é o do-while de forma geral: do { declaração; } while (condição); Mesmo que a declaração seja apenas um comando é uma boa prática deixar as chaves. O ponto-e- vírgula final é obrigatório. Vamos, como anteriormente, ver o funcionamento da estrutura do-while "por dentro": declaração; if (condição) "Volta para a declaração" Vemos pela análise do bloco acima que a estrutura do-while executa a declaração, testa a condição e, se esta for verdadeira, volta para a declaração. A grande novidade no comando do-while é que ele, ao contrário do for e do while, garante que a declaração será executada pelo menos uma vez. 41 Um dos usos da extrutura do-while é em menus, nos quais você quer garantir que o valor digitado pelo usuário seja válido, conforme apresentado abaixo: #include <stdio.h> int main () { int i; do { printf ("\n\nEscolha a fruta pelo numero:\n\n"); printf ("\t(1)...Mamao\n"); printf ("\t(2)...Abacaxi\n"); printf ("\t(3)...Laranja\n\n"); scanf("%d", &i); } while ((i<1)||(i>3)); switch (i) { case 1: printf ("\t\tVoce escolheu Mamao.\n"); break; case 2: printf ("\t\tVoce escolheu Abacaxi.\n"); break; case 3: printf ("\t\tVoce escolheu Laranja.\n"); break; } return(0); } AUTO AVALIAÇÃO Veja como você está. Refaça o exercício da página c410.html utilizando o laço do-while para controlar o fluxo. O Comando break Nós já vimos dois usos para o comando break: interrompendo os comandos switch e for. Na verdade, estes são os dois usos do comando break: ele pode quebrar a execução de um comando (como no caso do switch) ou interromper a execução de qualquer loop (como no caso do for, do while ou do do while). O break faz com que a execução do programa continue na primeira linha seguinte ao loop ou bloco que está sendo interrompido. 42 Observe que um break causará uma saída somente do laço mais interno. Por exemplo: for(t=0; t<100; ++t) { count=1; for(;;) { printf("%d", count); count++; if(count==10) break; } } O código acima imprimirá os números de 1 a 10 cem vezes na tela. Toda vez que o break é encontrado, o controle é devolvido para o laço for externo. Outra observaçao é o fato que um break usado dentro de uma declaraçao switch afetará somente os dados relacionados com o switch e nao qualquer outro laço em que o switch estiver. O Comando continue O comando continue pode ser visto como sendo o oposto do break. Ele só funciona dentro de um loop. Quando o comando continue é encontrado, o loop pula para a próxima iteração, sem o abandono do loop, ao contrário do que acontecia no comando break. O programa abaixo exemplifica o uso do continue: #include <stdio.h> int main() { int opcao; while (opcao != 5) { printf("\n\n Escolha uma opcao entre 1 e 5: "); scanf("%d", &opcao); if ((opcao > 5)||(opcao <1)) continue; /* Opcao invalida: volta ao inicio do loop */ switch (opcao) { case 1: printf("\n --> Primeira opcao.."); break; case 2: printf("\n --> Segunda opcao.."); break; case 3: printf("\n --> Terceira opcao.."); break; case 4: printf("\n --> Quarta opcao.."); break; case 5: printf("\n --> Abandonando.."); break; } } return(0); } 45 AULA 5 - MATRIZES E STRINGS Vetores Vetores nada mais são que matrizes unidimensionais. Vetores são uma estrutura de dados muito utilizada. É importante notar que vetores, matrizes bidimensionais e matrizes de qualquer dimensão são caracterizadas por terem todos os elementos pertencentes ao mesmo tipo de dado. Para se declarar um vetor podemos utilizar a seguinte forma geral: tipo_da_variável nome_da_variável [tamanho]; Quando o C vê uma declaração como esta ele reserva um espaço na memória suficientemente grande para armazenar o número de células especificadas em tamanho. Por exemplo, se declararmos: float exemplo [20]; o C irá reservar 4x20=80 bytes. Estes bytes são reservados de maneira contígua. Na linguagem C a numeração começa sempre em zero. Isto significa que, no exemplo acima, os dados serão indexados de 0 a 19. Para acessá-los vamos escrever: exemplo[0] exemplo[1] . . . exemplo[19] Mas ninguém o impede de escrever: exemplo[30] exemplo[103] Por quê? Porque o C não verifica se o índice que você usou está dentro dos limites válidos. Este é um cuidado que você deve tomar. Se o programador não tiver atenção com os limites de validade para os índices ele corre o risco de ter variáveis sobreescritas ou de ver o computador travar. Bugs terríveis podem surgir. Vamos ver agora um exemplo de utilização de vetores: #include <stdio.h> int main () { int num[100]; /* Declara um vetor de inteiros de 100 posicoes */ int count=0; int totalnums; do { printf ("\nEntre com um numero (-999 p/ terminar): "); scanf ("%d",&num[count]); count++; } while (num[count-1]!=-999); totalnums=count-1; printf ("\n\n\n\t Os números que você digitou foram:\n\n"); for (count=0;count<totalnums;count++) printf (" %d",num[count]); return(0); } 46 No exemplo acima, o inteiro count é inicializado em 0. O programa pede pela entrada de números até que o usuário entre com o Flag -999. Os números são armazenados no vetor num. A cada número armazenado, o contador do vetor é incrementado para na próxima iteração escrever na próxima posição do vetor. Quando o usuário digita o flag, o programa abandona o primeiro loop e armazena o total de números gravados. Por fim, todos os números são impressos. É bom lembrar aqui que nenhuma restrição é feita quanto a quantidade de números digitados. Se o usuário digitar mais de 100 números, o programa tentará ler normalmente, mas o programa os escreverá em uma parte não alocada de memória, pois o espaço alocado foi para somente 100 inteiros. Isto pode resultar nos mais variados erros no instante da execução do programa. AUTO AVALIAÇÃO Veja como você está. Reescreva o exemplo acima, realizando a cada leitura um teste para ver se a dimensão do vetor não foi ultrapassada. Caso o usuário entre com 100 números, o programa deverá abortar o loop de leitura automaticamente. O uso do Flag (-999) não deve ser retirado. Strings Strings são vetores de chars. Nada mais e nada menos. As strings são o uso mais comum para os vetores. Devemos apenas ficar atentos para o fato de que as strings têm o seu último elemento como um '\0'. A declaração geral para uma string é: char nome_da_string [tamanho]; Devemos lembrar que o tamanho da string deve incluir o '\0' final. A biblioteca padrão do C possui diversas funções que manipulam strings. Estas funções são úteis pois não se pode, por exemplo, igualar duas strings: string1=string2; /* NAO faca isto */ Fazer isto é um desastre. Quando você terminar de ler a seção que trata de ponteiros você entenderá porquê. As strings devem ser igualadas elemento a elemento. Quando vamos fazer programas que tratam de string muitas vezes podemos fazer bom proveito do fato de que uma string termina com '\0' (isto é, o número inteiro 0). Veja, por exemplo, o programa abaixo que serve para igualar duas strings (isto é, copia os caracteres de uma string para o vetor da outra) : 47 #include <stdio.h> int main () { int count; char str1[100],str2[100]; .... /* Aqui o programa le str1 que sera copiada para str2 */ for (count=0;str1[count];count++) str2[count]=str1[count]; str2[count]='\0'; .... /* Aqui o programa continua */ } A condição no loop for acima é baseada no fato de que a string que está sendo copiada termina em '\0'. Quando o elemento encontrado em str1[count] é o '\0', o valor retornado para o teste condicional é falso (nulo). Desta forma a expressão que vinha sendo verdadeira (não zero) continuamente, torna-se falsa. Vamos ver agora algumas funções básicas para manipulação de strings. - gets A função gets() lê uma string do teclado. Sua forma geral é: gets (nome_da_string); O programa abaixo demonstra o funcionamento da função gets(): #include <stdio.h> int main () { char string[100]; printf ("Digite o seu nome: "); gets (string); printf ("\n\n Ola %s",string); return(0); } Repare que é válido passar para a função printf() o nome da string. Você verá mais adiante porque isto é válido. Como o primeiro argumento da função printf() é uma string também é válido fazer: printf (string); isto simplesmente imprimirá a string. - strcpy Sua forma geral é: strcpy (string_destino,string_origem); A função strcpy() copia a string-origem para a string- destino. Seu funcionamento é semelhante ao da rotina apresentada na seção anterior. As funções apresentadas nestas seções estão no arquivo cabeçalho string.h. A seguir apresentamos um exemplo de uso da função strcpy(): 50 Matrizes - Matrizes bidimensionais Já vimos como declarar matrizes unidimensionais (vetores). Vamos tratar agora de matrizes bidimensionais. A forma geral da declaração de uma matriz bidimensional é muito parecida com a declaração de um vetor: tipo_da_variável nome_da_variável [altura][largura]; É muito importante ressaltar que, nesta estrutura, o índice da esquerda indexa as linhas e o da direita indexa as colunas. Quando vamos preencher ou ler uma matriz no C o índice mais à direita varia mais rapidamente que o índice à esquerda. Mais uma vez é bom lembrar que, na linguagem C, os índices variam de zero ao valor declarado, menos um; mas o C não vai verificar isto para o usuário. Manter os índices na faixa permitida é tarefa do programador. Abaixo damos um exemplo do uso de uma matriz: #include <stdio.h> int main () { int mtrx [20][10]; int i,j,count; count=1; for (i=0;i<20;i++) for (j=0;j<10;j++) { mtrx[i][j]=count; count++; } return(0); } No exemplo acima, a matriz mtrx é preenchida, sequencialmente por linhas, com os números de 1 a 200. Você deve entender o funcionamento do programa acima antes de prosseguir. - Matrizes de strings Matrizes de strings são matrizes bidimensionais. Imagine uma string. Ela é um vetor. Se fizermos um vetor de strings estaremos fazendo uma lista de vetores. Esta estrutura é uma matriz bidimensional de chars. Podemos ver a forma geral de uma matriz de strings como sendo: char nome_da_variável [num_de_strings][compr_das_strings]; Aí surge a pergunta: como acessar uma string individual? Fácil. É só usar apenas o primeiro índice. Então, para acessar uma determinada string faça: nome_da_variável [índice] 51 Aqui está um exemplo de um programa que lê 5 strings e as exibe na tela: #include <stdio.h> int main () { char strings [5][100]; int count; for (count=0;count<5;count++) { printf ("\n\nDigite uma string: "); gets (strings[count]); } printf ("\n\n\nAs strings que voce digitou foram:\n\n"); for (count=0;count<5;count++) printf ("%s\n",strings[count]); return(0); } - Matrizes multidimensionais O uso de matrizes multidimensionais na linguagem C é simples. Sua forma geral é: tipo_da_variável nome_da_variável [tam1][tam2] ... [tamN]; Uma matriz N-dimensional funciona basicamente como outros tipos de matrizes. Basta lembrar que o índice que varia mais rapidamente é o índice mais à direita. - Inicialização Podemos inicializar matrizes, assim como podemos inicializar variáveis. A forma geral de uma matriz como inicialização é: tipo_da_variável nome_da_variável [tam1][tam2] ... [tamN] = {lista_de_valores}; A lista de valores é composta por valores (do mesmo tipo da variável) separados por vírgula. Os valores devem ser dados na ordem em que serão colocados na matriz. Abaixo vemos alguns exemplos de inicializações de matrizes: float vect [6] = { 1.3, 4.5, 2.7, 4.1, 0.0, 100.1 }; int matrx [3][4] = { 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 }; char str [10] = { 'J', 'o', 'a', 'o', '\0' }; char str [10] = "Joao"; char str_vect [3][10] = { "Joao", "Maria", "Jose" }; O primeiro demonstra inicialização de vetores. O segundo exemplo demonstra a inicialização de matrizes multidimensionais, onde matrx está sendo inicializada com 1, 2, 3 e 4 em sua primeira linha, 5, 6, 7 e 8 na segunda linha e 9, 10, 11 e 12 na última linha. No terceiro exemplo vemos como inicializar uma string e, no quarto exemplo, um modo mais compacto de inicializar uma string. O quinto exemplo combina as duas técnicas para inicializar um vetor de strings. Repare que devemos incluir o ; no final da inicialização. 52 - Inicialização sem especificação de tamanho Podemos, em alguns casos, inicializar matrizes das quais não sabemos o tamanho a priori. O compilador C vai, neste caso verificar o tamanho do que você declarou e considerar como sendo o tamanho da matriz. Isto ocorre na hora da compilação e não poderá mais ser mudado durante o programa, sendo muito útil, por exemplo, quando vamos inicializar uma string e não queremos contar quantos caracteres serão necessários. Alguns exemplos: char mess [] = "Linguagem C: flexibilidade e poder."; int matrx [][2] = { 1,2,2,4,3,6,4,8,5,10 }; No primeiro exemplo, a string mess terá tamanho 36. Repare que o artifício para realizar a inicialização sem especificação de tamanho é não especificar o tamanho! No segundo exemplo o valor não especificado será 5. AUTO AVALIAÇÃO Veja como você está. O que imprime o programa a seguir? Tente entendê-lo e responder. A seguir, execute-o e comprove o resultado. # include <stdio.h> int main() { int t, i, M[3][4]; for (t=0; t<3; ++t) for (i=0; i<4; ++i) M[t][i] = (t*4)+i+1; for (t=0; t<3; ++t) { for (i=0; i<4; ++i) printf ("%3d ", M[t][i]); printf ("\n"); } return(0); } 55 Aqui vão dois exemplos de usos simples de ponteiros: #include <stdio.h> int main () { int num,valor; int *p; num=55; p=&num; /* Pega o endereco de num */ valor=*p; /* Valor e igualado a num de uma maneira indireta */ printf ("\n\n%d\n",valor); printf ("Endereco para onde o ponteiro aponta: %p\n",p); printf ("Valor da variavel apontada: %d\n",*p); return(0); } #include <stdio.h> int main () { int num,*p; num=55; p=&num; /* Pega o endereco de num */ printf ("\nValor inicial: %d\n",num); *p=100; /* Muda o valor de num de uma maneira indireta */ printf ("\nValor final: %d\n",num); return(0); } Nos exemplos acima vemos um primeiro exemplo do funcionamento dos ponteiros. No primeiro exemplo, o código %p usado na função printf() indica à função que ela deve imprimir um endereço. Podemos fazer algumas operações aritméticas com ponteiros. A primeira, e mais simples, é igualar dois ponteiros. Se temos dois ponteiros p1 e p2 podemos igualá-los fazendo p1=p2. Repare que estamos fazendo com que p1 aponte para o mesmo lugar que p2. Se quisermos que a variável apontada por p1 tenha o mesmo conteúdo da variável apontada por p2 devemos fazer *p1=*p2. Basicamente, depois que se aprende a usar os dois operadores (& e *) fica fácil entender operações com ponteiros. As próximas operações, também muito usadas, são o incremento e o decremento. Quando incrementamos um ponteiro ele passa a apontar para o próximo valor do mesmo tipo para o qual o ponteiro aponta. Isto é, se temos um ponteiro para um inteiro e o incrementamos ele passa a apontar para o próximo inteiro. Esta é mais uma razão pela qual o compilador precisa saber o tipo de um ponteiro: se você incrementa um ponteiro char* ele anda 1 byte na memória e se você incrementa um ponteiro double* ele anda 8 bytes na memória. O decremento funciona semelhantemente. Supondo que p é um ponteiro, as operações são escritas como: 56 p++; p--; Mais uma vez insisto. Estamos falando de operações com ponteiros e não de operações com o conteúdo das variáveis para as quais eles apontam. Por exemplo, para incrementar o conteúdo da variável apontada pelo ponteiro p, faz- se: (*p)++; Outras operações aritméticas úteis são a soma e subtração de inteiros com ponteiros. Vamos supor que você queira incrementar um ponteiro de 15. Basta fazer: p=p+15; ou p+=15; E se você quiser usar o conteúdo do ponteiro 15 posições adiante: *(p+15); A subtração funciona da mesma maneira. Uma outra operação, às vezes útil, é a comparação entre dois ponteiros. Mas que informação recebemos quando comparamos dois ponteiros? Bem, em primeiro lugar, podemos saber se dois ponteiros são iguais ou diferentes (== e !=). No caso de operações do tipo >, <, >= e <= estamos comparando qual ponteiro aponta para uma posição mais alta na memória. Então uma comparação entre ponteiros pode nos dizer qual dos dois está "mais adiante" na memória. A comparação entre dois ponteiros se escreve como a comparação entre outras duas variáveis quaisquer: p1>p2 Há entretanto operações que você não pode efetuar num ponteiro. Você não pode dividir ou multiplicar ponteiros, adicionar dois ponteiros, adicionar ou subtrair floats ou doubles de ponteiros. AUTO AVALIAÇÃO Veja como você está. a) Explique a diferença entre p++; (*p)++; *(p++); • O que quer dizer *(p+10);? • Explique o que você entendeu da comparação entre ponteiros 57 b) Qual o valor de y no final do programa? Tente primeiro descobrir e depois verifique no computador o resultado. A seguir, escreva um /* comentário */ em cada comando de atribuição explicando o que ele faz e o valor da variável à esquerda do '=' após sua execução. int main() { int y, *p, x; y = 0; p = &y; x = *p; x = 4; (*p)++; x--; (*p) += x; printf ("y = %d\n", y); return(0); } Ponteiros e Vetores Veremos nestas seções que ponteiros e vetores têm uma ligação muito forte. - Vetores como ponteiros Vamos dar agora uma idéia de como o C trata vetores. Quando você declara uma matriz da seguinte forma: tipo_da_variável nome_da_variável [tam1][tam2] ... [tamN]; o compilador C calcula o tamanho, em bytes, necessário para armazenar esta matriz. Este tamanho é: tam1 x tam2 x tam3 x ... x tamN x tamanho_do_tipo O compilador então aloca este número de bytes em um espaço livre de memória. O nome da variável que você declarou é na verdade um ponteiro para o tipo da variável da matriz. Este conceito é fundamental. Eis porque: Tendo alocado na memória o espaço para a matriz, ele toma o nome da variável (que é um ponteiro) e aponta para o primeiro elemento da matriz. Mas aí surge a pergunta: então como é que podemos usar a seguinte notação? nome_da_variável[índice] Isto pode ser facilmente explicado desde que você entenda que a notação acima é absolutamente equivalente a se fazer: *(nome_da_variável+índice) 60 #include <stdio.h> void StrCpy (char *destino,char *origem) { while (*origem) { *destino=*origem; origem++; destino++; } *destino='\0'; } int main () { char str1[100],str2[100],str3[100]; printf ("Entre com uma string: "); gets (str1); StrCpy (str2,str1); StrCpy (str3,"Voce digitou a string "); printf ("\n\n%s%s",str3,str2); return(0); } Há vários pontos a destacar no programa acima. Observe que podemos passar ponteiros como argumentos de funções. Na verdade é assim que funções como gets() e strcpy() funcionam. Passando o ponteiro você possibilita à função alterar o conteúdo das strings. Você já estava passando os ponteiros e não sabia. No comando while (*origem) estamos usando o fato de que a string termina com '\0' como critério de parada. Quando fazemos origem++ e destino++ o leitor poderia argumentar que estamos alterando o valor do ponteiro-base da string, contradizendo o que recomendei que se deveria fazer, no final de uma seção anterior. O que o leitor talvez não saiba ainda (e que será estudado em detalhe mais adiante) é que, no C, são passados para as funções cópias dos argumentos. Desta maneira, quando alteramos o ponteiro origem na função StrCpy() o ponteiro str2 permanece inalterado na função main(). - Endereços de elementos de vetores Nesta seção vamos apenas ressaltar que a notação &nome_da_variável[índice] é válida e retorna o endereço do ponto do vetor indexado por índice. Isto seria equivalente a nome_da_variável + indice. É interessante notar que, como consequência, o ponteiro nome_da_variável tem o endereço &nome_da_variável[0], que indica onde na memória está guardado o valor do primeiro elemento do vetor. 61 - Vetores de ponteiros Podemos construir vetores de ponteiros como declaramos vetores de qualquer outro tipo. Uma declaração de um vetor de ponteiros inteiros poderia ser: int *pmatrx [10]; No caso acima, pmatrx é um vetor que armazena 10 ponteiros para inteiros. AUTO AVALIAÇÃO Veja como você está. Fizemos a função StrCpy(). Faça uma função StrLen() e StrCat() que funcionem como as funções strlen() e strcat() de string.h respectivamente Inicializando Ponteiros Podemos inicializar ponteiros. Vamos ver um caso interessante dessa inicialização de ponteiros com strings. Precisamos, para isto, entender como o C trata as strings constantes. Toda string que o programador insere no programa é colocada num banco de strings que o compilador cria. No local onde está uma string no programa, o compilador coloca o endereço do início daquela string (que está no banco de strings). É por isto que podemos usar strcpy() do seguinte modo: strcpy (string,"String constante."); strcpy() pede dois parâmetros do tipo char*. Como o compilador substitui a string "String constante." pelo seu endereço no banco de strings, tudo está bem para a função strcpy(). O que isto tem a ver com a inicialização de ponteiros? É que, para uma string que vamos usar várias vezes, podemos fazer: char *str1="String constante."; Aí poderíamos, em todo lugar que precisarmos da string, usar a variável str1. Devemos apenas tomar cuidado ao usar este ponteiro. Se o alterarmos vamos perder a string. Se o usarmos para alterar a string podemos facilmente corromper o banco de strings que o compilador criou. Mais uma vez fica o aviso: ponteiros são poderosos mas, se usados com descuido, podem ser uma ótima fonte de dores de cabeça. AUTO AVALIAÇÃO Escreva a função int strend(char *s, char *t) que retorna 1 (um) se a cadeia de caracteres t ocorrer no final da cadeia s, e 0 (zero) caso contrário. 62 Ponteiros para Ponteiros Um ponteiro para um ponteiro é como se você anotasse o endereço de um papel que tem o endereço da casa do seu amigo. Podemos declarar um ponteiro para um ponteiro com a seguinte notação: tipo_da_variável **nome_da_variável; Algumas considerações: **nome_da_variável é o conteúdo final da variável apontada; *nome_da_variável é o conteúdo do ponteiro intermediário. No C podemos declarar ponteiros para ponteiros para ponteiros, ou então, ponteiros para ponteiros para ponteiros para ponteiros (UFA!) e assim por diante. Para fazer isto (não me pergunte a utilidade disto!) basta aumentar o número de asteriscos na declaracão. A lógica é a mesma. Para acessar o valor desejado apontado por um ponteiro para ponteiro, o operador asterisco deve ser aplicado duas vezes, como mostrado no exemplo abaixo: #include <stdio.h> int main() { float fpi = 3.1415, *pf, **ppf; pf = &fpi; /* pf armazena o endereco de fpi */ ppf = &pf; /* ppf armazena o endereco de pf */ printf("%f", **ppf); /* Imprime o valor de fpi */ printf("%f", *pf); /* Tambem imprime o valor de fpi */ return(0); } AUTO AVALIAÇÃO Veja como você está. Verifique o programa abaixo. Encontre o seu erro e corrija-o para que escreva o numero 10 na tela. #include <stdio.h> int main() { int x, *p, **q; p = &x; q = &p; x = 10; printf("\n%d\n", &q); return(0); } 65 #include <stdio.h> int Square (int a) { return (a*a); } int main () { int num; printf ("Entre com um numero: "); scanf ("%d",&num); num=Square(num); printf ("\n\nO seu quadrado vale: %d\n",num); return 0; } #include <stdio.h> int EPar (int a) { if (a%2) /* Verifica se a e divisivel por dois */ return 0; /* Retorna 0 se nao for divisivel */ else return 1; /* Retorna 1 se for divisivel */ } int main () { int num; printf ("Entre com numero: "); scanf ("%d",&num); if (EPar(num)) printf ("\n\nO numero e par.\n"); else printf ("\n\nO numero e impar.\n"); return 0; } É importante notar que, como as funções retornam valores, podemos aproveitá-los para fazer atribuições, ou mesmo para que estes valores participem de expressões. Mas não podemos fazer: func(a,b)=x; /* Errado! */ No segundo exemplo vemos o uso de mais de um return em uma função. Fato importante: se uma função retorna um valor você não precisa aproveitar este valor. Se você não fizer nada com o valor de retorno de uma função ele será descartado. Por exemplo, a função printf() retorna um inteiro que nós nunca usamos para nada. Ele é descartado. 66 AUTO AVALIAÇÃO Veja como você está. Escreva a função 'EDivisivel(int a, int b)' (tome como base EPar(int a)). A função deverá retornar 1 se o resto da divisão de a por b for zero. Caso contrário, a função deverá retornar zero. Protótipos de Funções Até agora, nos exemplos apresentados, escrevemos as funções antes de escrevermos a função main(). Isto é, as funções estão fisicamente antes da função main(). Isto foi feito por uma razão. Imagine-se na pele do compilador. Se você fosse compilar a função main(), onde são chamadas as funções, você teria que saber com antecedência quais são os tipos de retorno e quais são os parâmetros das funções para que você pudesse gerar o código corretamente. Foi por isto as funções foram colocadas antes da função main(): quando o compilador chegasse à função main() ele já teria compilado as funções e já saberia seus formatos. Mas, muitas vezes, não poderemos nos dar ao luxo de escrever nesta ordem. Muitas vezes teremos o nosso programa espalhado por vários arquivos. Ou seja, estaremos chamando funções em um arquivo que serão compiladas em outro arquivo. Como manter a coerência? A solução são os protótipos de funções. Protótipos são nada mais, nada menos, que declarações de funções. Isto é, você declara uma função que irá usar. O compilador toma então conhecimento do formato daquela função antes de compilá-la. O código correto será então gerado. Um protótipo tem o seguinte formato: tipo_de_retorno nome_da_função (declaração_de_parâmetros); onde o tipo-de-retorno, o nome-da-função e a declaração-de-parâmetros são os mesmos que você pretende usar quando realmente escrever a função. Repare que os protótipos têm uma nítida semelhança com as declarações de variáveis. Vamos implementar agora um dos exemplos da seção anterior com algumas alterações e com protótipos: #include <stdio.h> float Square (float a); int main () { float num; printf ("Entre com um numero: "); scanf ("%f",&num); num=Square(num); printf ("\n\nO seu quadrado vale: %f\n",num); return 0; } float Square (float a) { return (a*a); } 67 Observe que a função Square() está colocada depois de main(), mas o seu protótipo está antes. Sem isto este programa não funcionaria corretamente. Usando protótipos você pode construir funções que retornam quaisquer tipos de variáveis. É bom ressaltar que funções podem também retornar ponteiros sem qualquer problema. Os protótipos não só ajudam o compilador. Eles ajudam a você também: usando protótipos, o compilador evita erros, não deixando que o programador use funções com os parâmetros errados e com o tipo de retorno errado, o que é uma grande ajuda! O Tipo void Agora vamos ver o único tipo da linguagem C que não detalhamos ainda: o void. Em inglês, void quer dizer vazio e é isto mesmo que o void é. Ele nos permite fazer funções que não retornam nada e funções que não têm parâmetros! Podemos agora escrever o protótipo de uma função que não retorna nada: void nome_da_função (declaração_de_parâmetros); Numa função, como a acima, não temos valor de retorno na declaração return. Aliás, neste caso, o comando return não é necessário na função. Podemos, também, fazer funções que não têm parâmetros: tipo_de_retorno nome_da_função (void); ou, ainda, que não tem parâmetros e não retornam nada: void nome_da_função (void); Um exemplo de funções que usam o tipo void: #include <stdio.h> void Mensagem (void); int main () { Mensagem(); printf ("\tDiga de novo:\n"); Mensagem(); return 0; } void Mensagem (void) { printf ("Ola! Eu estou vivo.\n"); } Se quisermos que a função retorne algo, devemos usar a declaração return. Se não quisermos, basta declarar a função como tendo tipo-de-retorno void. Devemos lembrar agora que a função main() é uma função e como tal devemos tratá-la. O compilador acha que a função main() deve retornar um inteiro. Isto pode ser interessante se quisermos que o sistema operacional receba um valor de retorno da função main(). Se assim o quisermos, devemos nos lembrar da seguinte convenção: se o programa retornar zero, significa que ele terminou normalmente, e, se o programa retornar um valor diferente de zero, 70 Escopo de Variáveis Já foi dada uma introdução ao escopo de variáveis. O escopo é o conjunto de regras que determinam o uso e a validade de variáveis nas diversas partes do programa. - Variáveis locais O primeiro tipo de variáveis que veremos são as variáveis locais. Estas são aquelas que só têm validade dentro do bloco no qual são declaradas. Sim. Podemos declarar variáveis dentro de qualquer bloco. Só para lembrar: um bloco começa quando abrimos uma chave e termina quando fechamos a chave. Até agora só tínhamos visto variáveis locais para funções completas. Mas um comando for pode ter variáveis locais e que não serão conhecidas fora dali. A declaração de variáveis locais é a primeira coisa que devemos colocar num bloco. A característica que torna as variáveis locais tão importantes é justamente a de serem exclusivas do bloco. Podemos ter quantos blocos quisermos com uma variável local chamada x, por exemplo, e elas não apresentarão conflito entre elas. A palavra reservada do C auto serve para dizer que uma variável é local. Mas não precisaremos usá-la pois as variáveis declaradas dentro de um bloco já são consideradas locais. Abaixo vemos um exemplo de variáveis locais: func1 (...) { int abc,x; ... } func (...) { int abc; ... } void main () { int a,x,y; for (...) { float a,b,c; ... } ... } No programa acima temos três funções. As variáveis locais de cada uma delas não irão interferir com as variáveis locais de outras funções. Assim, a variável abc de func1() não tem nada a ver (e pode ser tratada independentemente) com a variável abc de func2(). A variável x de func1() é também completamente independente da variável x de main(). As variáveis a, b e c são locais ao bloco for. Isto quer dizer que só são conhecidas dentro deste bloco for e são desconhecidas no resto da função main(). Quando usarmos a variável a dentro do bloco for estaremos usando a variável a local ao for e não a variável a da função main(). 71 - Parâmetros formais O segundo tipo de variável que veremos são os parâmetros formais. Estes são declarados como sendo as entradas de uma função. Não há motivo para se preocupar com o escopo deles. É fácil: o parâmetro formal é uma variável local da função. Você pode também alterar o valor de um parâmetro formal, pois esta alteração não terá efeito na variável que foi passada à função. Isto tem sentido, pois quando o C passa parâmetros para uma função, são passadas apenas cópias das variáveis. Isto é, os parâmetros formais existem independentemente das variáveis que foram passadas para a função. Eles tomam apenas uma cópia dos valores passados para a função. - Variáveis globais Variáveis globais são declaradas, como já sabemos, fora de todas as funções do programa. Elas são conhecidas e podem ser alteradas por todas as funções do programa. Quando uma função tem uma variável local com o mesmo nome de uma variável global a função dará preferência à variável local. Vamos ver um exemplo: int z,k; func1 (...) { int x,y; ... } func2 (...) { int x,y,z; ... z=10; ... } main () { int count; ... } No exemplo acima as variáveis z e k são globais. Veja que func2() tem uma variável local chamada z. Quando temos então, em func2(), o comando z=10 quem recebe o valor de 10 é a variável local, não afetando o valor da variável global z. Evite ao máximo o uso de variáveis globais. Elas ocupam memória o tempo todo (as locais só ocupam memória enquanto estão sendo usadas) e tornam o programa mais difícil de ser entendido e menos geral. 72 AUTO AVALIAÇÃO Veja como você está. Estude o seguinte programa e aponte o valor de cada variável sempre que solicitado: #include <stdio.h> int num; int func(int a, int b) { a = (a+b)/2; /* Qual e o valor de a apos a atribuicao? */ num -= a; return a; } main() { int first = 0, sec = 50; num = 10; num += func(first, sec); /* Qual e o valor de num, first e sec */ /* antes e depois da atribuicao? */ printf("\n\nConfira! num = %d\tfirst = %d\tsec = %d",num, first, sec); } Passagem de parâmetros por valor e passagem por referência Já vimos que, na linguagem C, quando chamamos uma função os parâmetros formais da função copiam os valores dos parâmetros que são passados para a função. Isto quer dizer que não são alterados os valores que os parâmetros têm fora da função. Este tipo de chamada de função é denominado chamada por valor. Isto ocorre porque são passados para a função apenas os valores dos parâmetros e não os próprios parâmetros. Veja o exemplo abaixo: #include <stdio.h> float sqr (float num); void main () { float num,sq; printf ("Entre com um numero: "); scanf ("%f",&num); sq=sqr(num); printf ("\n\nO numero original e: %f\n",num); printf ("O seu quadrado vale: %f\n",sq); } float sqr (float num) { num=num*num; return num; } 75 Os parâmetros argc e argv dão ao programador acesso à linha de comando com a qual o programa foi chamado. O argc (argument count) é um inteiro e possui o número de argumentos com os quais a função main() foi chamada na linha de comando. Ele é, no mínimo 1, pois o nome do programa é contado como sendo o primeiro argumento. O argv (argument values) é um ponteiro para uma matriz de strings. Cada string desta matriz é um dos parâmetros da linha de comando. O argv[0] sempre aponta para o nome do programa (que, como já foi dito, é considerado o primeiro argumento). É para saber quantos elementos temos em argv que temos argc. Exemplo: Escreva um programa que faça uso dos parâamentros argv e argc. O programa deverá receber da linha de comando o dia, mês e ano correntes, e imprimir a data em formato apropriado. Veja o exemplo, supondo que o executável se chame data: data 19 04 99 O programa deverá imprimir: 19 de abril de 1999 #include <stdio.h> #include <stdlib.h> void main(int argc, char *argv[]) { int mes; char *nomemes [] = {"Janeiro", "Fevereiro", "Março", "Abril", "Maio", "Junho", "Julho", "Agosto", "Setembro", "Outubro", "Novembro", "Dezembro"}; if(argc == 4) /* Testa se o numero de parametros fornecidos esta' correto o primeiro parametro e' o nome do programa, o segundo o dia o terceiro o mes e o quarto os dois ultimos algarismos do ano */ { mes = atoi(argv[2]); /* argv contem strings. A string referente ao mes deve ser transformada em um numero inteiro. A funcao atoi esta sendo usada para isto: recebe a string e transforma no inteiro equivalente */ if (mes<1 || mes>12) /* Testa se o mes e' valido */ printf("Erro!\nUso: data dia mes ano, todos inteiros"); else printf("\n%s de %s de 19%s", argv[1], nomemes[mes-1], argv[3]); } else printf("Erro!\nUso: data dia mes ano, todos inteiros"); } 76 Recursividade Na linguagem C, assim como em muitas outras linguagens de programação, uma função pode chamar a si própria. Uma função assim é chamada função recursiva. Todo cuidado é pouco ao se fazer funções recursivas. A primeira coisa a se providenciar é um critério de parada. Este vai determinar quando a função deverá parar de chamar a si mesma. Isto impede que a função se chame infinitas vezes. Uma função que calcule o fatorial de um número inteiro n é um bom exemplo de uma função recursiva: #include <stdio.h> int fat(int n) { if (n) return n*fat(n-1); else return 1; } int main() { int n; printf("\n\nDigite um valor para n: "); scanf("%d", &n); printf("\nO fatorial de %d e' %d", n, fat(n)); return 0; } Note que, enquanto n não for igual a 0, a função fat chama a si mesma, cada vez com um valor menor. n=0 é critério de parada para esta função. Há certos algoritmos que são mais eficientes quando feitos de maneira recursiva, mas a recursividade é algo a ser evitado sempre que possível, pois, se usada incorretamente, tende a consumir muita memória e ser lenta. Lembre-se que memória é consumida cada vez que o computador faz uma chamada a uma função. Com funções recursivas a memória do computador pode se esgotar rapidamente. Outras Questões Uma função, como foi dito anteriormente, é um bloco de construção muito útil. No C as funções são flexíveis. A flexibilidade dá poder, mas exige cuidado. Funções devem ser implementadas, quando possível, da maneira mais geral possível. Isto as torna mais fáceis de serem reutilizadas e entendidas. Evite, sempre que possível, funções que usem variáveis globais. Se houver uma rotina que deve ser o mais veloz possível, seria bom implementá- la sem nenhuma (ou com o mínimo de) chamadas a funções, porque uma chamada a uma função consome tempo e memória. 77 Um outro ponto importante é que, como já sabemos um bocado a respeito de funções, quando formos ensinar uma das funções das bibliotecas do C vamos mostrar, em primeiro lugar, o seu protótipo. Quem entendeu tudo que foi ensinado nesta parte sobre funções pode retirar inúmeras informações de um protótipo (tipo de retorno, nome da função, tipo dos argumentos, passagem por valor ou passagem por referência). Sugiro que neste ponto, o leitor leia um arquivo-cabeçalho como, por exemplo o stdio.h ou o string.h. É um bom treino. Estes arquivo podem ser encontrados no diretório apropriado do compilador que você estiver utilizando (geralmente o subdiretório include do diretório onde você instalou o compilador). AULA 8 - DIRETIVAS DE COMPILAÇÃO As Diretivas de Compilação O pré-processador C é um programa que examina o programa fonte escrito em C e executa certas modificações nele, baseado nas Diretivas de Compilação. As diretivas de compilação são comandos que não são compilados, sendo dirigidos ao pré-processador, que é executado pelo compilador antes da execução do processo de compilação propriamente dito. Portanto, o pré-processador modifica o programa fonte, entregando para o compilador um programa modificado. Todas as diretivas de compilação são iniciadas pelo caracter #. As diretivas podem ser colocadas em qualquer parte do programa. Já vimos, e usamos muito, a diretiva #include. Sabemos que ela não gera código mas diz ao compilador que ele deve incluir um arquivo externo na hora da compilação. As diretivas do C são identificadas por começarem por #. As diretivas que estudaremos são definidas pelo padrão ANSI: #if #else #include #ifdef #elif #define #ifndef #endif #undef Procuraremos ser breves em suas descrições... A Diretiva include A diretiva #include já foi usada durante o nosso curso diversas vezes. Ela diz ao compilador para incluir, na hora da compilação, um arquivo especificado. Sua forma geral é: #include "nome_do_arquivo" ou #include <nome_do_arquivo> 80 A solução para este problema é incluir parênteses na definição da macro: #define SQR(X)(X)*(X) Quando você utiliza a diretiva #define nunca deve haver espaços em branco no identificador. Por exemplo, a macro: #define PRINT (i) printf(" %d \n", i) não funcionará corretamente porque existe um espaço em branco entre PRINT e (i). Ao se tirar o espaço, a macro funcionará corretamente e poderá ser utilizada para imprimir o número inteiro i, saltando em seguida para a próxima linha. A diretiva #undef tem a seguinte forma geral: #undef nome_da_macro Ela faz com que a macro que a segue seja apagada da tabela interna que guarda as macros.O compilador passa a partir deste ponto a não conhecer mais esta macro. AUTO AVALIAÇÃO Veja como você está: Escreva uma macro que retorne 1 se o seu argumento for um número ímpar e 0 se for um número par. As Diretivas ifdef e endif Nesta seção, e até mais a frente, veremos as diretivas de compilação condicional. Elas são muito parecidas com os comandos de execução condicional do C. As duas primeiras diretivas que veremos são as #ifdef e #endif. Suas formas gerais são: #ifdef nome_da_macro sequência_de_declarações #endif A sequência de declarações será compilada apenas se o nome da macro estiver definido. A diretiva de compilação #endif é util para definir o fim de uma sequência de declarações para todas as diretivas de compilação condicional. As linhas #define PORT_0 0x378 ... /* Linhas de codigo qualquer... */ ... #ifdef PORT_0 #define PORTA PORT_0 #include "../sys/port.h" #endif demonstram como estas diretivas podem ser utilizadas. Caso PORT_0 tenha sido previamente definido, a macro PORTA é definida e o header file port.h é incluído. 81 A Diretiva ifndef A diretiva #ifndef funciona ao contrário da diretiva #ifdef. Sua forma geral é: #ifndef nome_da_macro sequência_de_declarações #endif A sequência de declarações será compilada se o nome da macro não tiver sido definido. A Diretiva if A diretiva #if tem a seguinte forma geral: #if expressão_constante sequência_de_declarações #endif A sequência de declarações será compilada se a expressão-constante for verdadeira. É muito importande ressaltar que a expressão fornecida deve ser constante, ou seja, não deve ter nenhuma variável. A Diretiva else A diretiva #else tem a seguinte forma geral: #if expressão_constante sequência_de_declarações #else sequência_de_declarações #endif Ela funciona como seu correspondente, o comando else. Imagine que você esteja trabalhando em um sistema, e deseje que todo o código possa ser compilado em duas diferentes plataformas (i.e. Unix e Dos). Para obter isto, você "encapsula" toda a parte de entrada e saída em arquivos separados, que serão carregados de acordo com o header file carregado. Isto pode ser facilmente implementado da seguinte forma: #define SISTEMA DOS ... /*linhas de codigo..*/ ... #if SISTEMA == DOS #define CABECALHO "dos_io.h" #else #define CABECALHO "unix_io.h" #endif #include CABECALHO 82 A Diretiva elif A diretiva #elif serve para implementar a estrutura if-else-if. Sua forma geral é: #if expressão_constante_1 sequência_de_declarações_1 #elif expressão_constante_2 sequência_de_declarações_2 #elif expressão_constante_3 sequência_de_declarações_3 . . . #elif expressão_constante_n sequência_de_declarações_n #endif O funcionamento desta estrutura é idêntico ao funcionamento apresentado anteriormente. 85 Se o usuário digitar como entrada: Renato Cardoso Mesquita ou seja, digitar um total de 23 caracteres: 24 posições (incluindo o '\0' ) serão utilizadas para armazenar a string. Como a string buffer[] só tem 10 caracteres, os 14 caracteres adicionais serão colocados na área de memória subsequente à ocupada por ela, escrevendo uma região de memória que não está reservada à string. Este efeito é conhecido como "estouro de buffer" e pode causar problemas imprevisíveis. Uma forma de se evitar este problema é usar a função fgets, conforme veremos posteriormente - puts Protótipo: int puts (char *s); puts() coloca a string s na tela. AUTO AVALIAÇÃO Veja como você está. Escreva um programa que leia nomes pelo teclado e os imprima na tela. Use as funções puts e gets para a leitura e impressão na tela. Entrada e Saída Formatada As funções que resumem todas as funções de entrada e saída formatada no C são as funções printf() e scanf(). Um domínio destas funções é fundamental ao programador. - printf Protótipo: int printf (char *str,...); As reticências no protótipo da função indicam que esta função tem um número de argumentos variável. Este número está diretamente relacionado com a string de controle str, que deve ser fornecida como primeiro argumento. A string de controle tem dois componentes. O primeiro são caracteres a serem impressos na tela. O segundo são os comandos de formato. Como já vimos, os últimos determinam uma exibição de variáveis na saída. Os comandos de formato são precedidos de %. A cada comando de formato deve corresponder um argumento na função printf(). Se isto não ocorrer podem acontecer erros imprevisíveis no programa. 86 Abaixo apresentamos a tabela de códigos de formato: Código Formato %c Um caracter (char) %d Um número inteiro decimal (int) %i O mesmo que %d %e Número em notação científica com o "e"minúsculo %E Número em notação científica com o "e"maiúsculo %f Ponto flutuante decimal %g Escolhe automaticamente o melhor entre %f e %e %G Escolhe automaticamente o melhor entre %f e %E %o Número octal %s String %u Decimal "unsigned" (sem sinal) %x Hexadecimal com letras minúsculas %X Hexadecimal com letras maiúsculas %% Imprime um % %p Ponteiro Vamos ver alguns exemplos: Código Imprime printf ("Um %%%c %s",'c',"char"); Um %c char printf ("%X %f %e",107,49.67,49.67); 6B 49.67 4.967e1 printf ("%d %o",10,10); 10 12 É possível também indicar o tamanho do campo, justificação e o número de casas decimais. Para isto usa-se códigos colocados entre o % e a letra que indica o tipo de formato. Um inteiro indica o tamanho mínimo, em caracteres, que deve ser reservado para a saída. Se colocarmos então %5d estamos indicando que o campo terá cinco caracteres de comprimento no mínimo. Se o inteiro precisar de mais de cinco caracteres para ser exibido então o campo terá o comprimento necessário para exibi-lo. Se o comprimento do inteiro for menor que cinco então o campo terá cinco de comprimento e será preenchido com espaços em branco. Se se quiser um preenchimento com zeros pode-se colocar um zero antes do número. Temos então que %05d reservará cinco casas para o número e se este for menor então se fará o preenchimento com zeros. O alinhamento padrão é à direita. Para se alinhar um número à esquerda usa-se um sinal - antes do número de casas. Então %-5d será o nosso inteiro com o número mínimo de cinco casas, só que justificado a esquerda. 87 Pode-se indicar o número de casas decimais de um número de ponto flutuante. Por exemplo, a notação %10.4f indica um ponto flutuante de comprimento total dez e com 4 casas decimais. Entretanto, esta mesma notação, quando aplicada a tipos como inteiros e strings indica o número mínimo e máximo de casas. Então %5.8d é um inteiro com comprimento mínimo de cinco e máximo de oito. Vamos ver alguns exemplos: Código Imprime printf ("%-5.2f",456.671); | 456.67| printf ("%5.2f",2.671); | 2.67| printf ("%-10s","Ola"); |Ola | Nos exemplos o "pipe" ( | ) indica o início e o fim do campo mas não são escritos na tela. - scanf Protótipo: int scanf (char *str,...); A string de controle str determina, assim como com a função printf(), quantos parâmetros a função vai necessitar. Devemos sempre nos lembrar que a função scanf() deve receber ponteiros como parâmetros. Isto significa que as variáveis que não sejam por natureza ponteiros devem ser passadas precedidas do operador &. Os especificadores de formato de entrada são muito parecidos com os de printf(). Os caracteres de conversão d, i, u e x podem ser precedidos por h para indicarem que um apontador para short ao invés de int aparece na lista de argumento, ou pela letra l (letra ele) para indicar que que um apontador para long aparece na lista de argumento. Semelhantemente, os caracteres de conversão e, f e g podem ser precedidos por l para indicarem que um apontador para double ao invés de float está na lista de argumento. Exemplos: Código Formato %c Um único caracter (char) %d Um número decimal (int) %i Um número inteiro %hi Um short int %li Um long int %e Um ponto flutuante %f Um ponto flutuante %lf Um double %h Inteiro curto %o Número octal %s String %x Número hexadecimal %p Ponteiro 90 Poderíamos então, para abrir um arquivo binário para escrita, escrever: FILE *fp; /* Declaração da estrutura fp=fopen ("exemplo.bin","wb"); /* o arquivo se chama exemplo.bin e está localizado no diretório corrente */ if (!fp) printf ("Erro na abertura do arquivo."); A condição !fp testa se o arquivo foi aberto com sucesso porque no caso de um erro a função fopen() retorna um ponteiro nullo (NULL). Uma vez aberto um arquivo, vamos poder ler ou escrever nele utilizando as funções que serão apresentadas nas próximas páginas. Toda vez que estamos trabalhando com arquivos, há uma espécie de posição atual no arquivo. Esta é a posição de onde será lido ou escrito o próximo caractere. Normalmente, num acesso sequencial a um arquivo, não temos que mexer nesta posição pois quando lemos um caractere a posição no arquivo é automaticamente atualizada. Num acesso randômico teremos que mexer nesta posição (ver fseek()). - exit Aqui abrimos um parênteses para explicar a função exit() cujo protótipo é: void exit (int codigo_de_retorno); Para utilizá-la deve-se colocar um include para o arquivo de cabeçalho stdlib.h. Esta função aborta a execução do programa. Pode ser chamada de qualquer ponto no programa e faz com que o programa termine e retorne, para o sistema operacional, o código_de_retorno. A convenção mais usada é que um programa retorne zero no caso de um término normal e retorne um número não nulo no caso de ter ocorrido um problema. A função exit() se torna importante em casos como alocação dinâmica e abertura de arquivos pois nestes casos, se o programa não conseguir a memória necessária ou abrir o arquivo, a melhor saída pode ser terminar a execução do programa. Poderíamos reescrever o exemplo da seção anterior usando agora o exit() para garantir que o programa não deixará de abrir o arquivo: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> /* Para a função exit() */ main (void) { FILE *fp; ... fp=fopen ("exemplo.bin","wb"); if (!fp) { printf ("Erro na abertura do arquivo. Fim de programa."); exit (1); } ... return 0; } 91 - fclose Quando acabamos de usar um arquivo que abrimos, devemos fechá-lo. Para tanto usa-se a função fclose(): int fclose (FILE *fp); O ponteiro fp passado à função fclose() determina o arquivo a ser fechado. A função retorna zero no caso de sucesso. Fechar um arquivo faz com que qualquer caracter que tenha permanecido no "buffer" associado ao fluxo de saída seja gravado. Mas, o que é este "buffer"? Quando você envia caracteres para serem gravados em um arquivo, estes caracteres são armazenados temporariamente em uma área de memória (o "buffer") em vez de serem escritos em disco imediatamente. Quando o "buffer" estiver cheio, seu conteúdo é escrito no disco de uma vez. A razão para se fazer isto tem a ver com a eficiência nas leituras e gravações de arquivos. Se, para cada caracter que fossemos gravar, tivéssemos que posicionar a cabeça de gravação em um ponto específico do disco, apenas para gravar aquele caracter, as gravações seriam muito lentas. Assim estas gravações só serão efetuadas quando houver um volume razoável de informações a serem gravadas ou quando o arquivo for fechado. A função exit() fecha todos os arquivos que um programa tiver aberto. Lendo e Escrevendo Caracteres em Arquivos - putc A função putc é a primeira função de escrita de arquivo que veremos. Seu protótipo é: int putc (int ch,FILE *fp); Escreve um caractere no arquivo. O programa a seguir lê uma string do teclado e escreve-a, caractere por caractere em um arquivo em disco (o arquivo arquivo.txt, que será aberto no diretório corrente). #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main() { FILE *fp; char string[100]; int i; fp = fopen("arquivo.txt","w"); /* Arquivo ASCII, para escrita */ if(!fp) { printf( "Erro na abertura do arquivo"); exit(0); } 92 printf("Entre com a string a ser gravada no arquivo:"); gets(string); for(i=0; string[i]; i++) putc(string[i], fp); /* Grava a string, caractere a caractere */ fclose(fp); return 0; } Depois de executar este programa, verifique o conteúdo do arquivo arquivo.txt (você pode usar qualquer editor de textos). Você verá que a string que você digitou está armazenada nele. - getc Retorna um caractere lido do arquivo. Protótipo: int getc (FILE *fp); - feof EOF ("End of file") indica o fim de um arquivo. Às vezes, é necessário verificar se um arquivo chegou ao fim. Para isto podemos usar a função feof(). Ela retorna não-zero se o arquivo chegou ao EOF, caso contrário retorna zero. Seu protótipo é: int feof (FILE *fp); Outra forma de se verificar se o final do arquivo foi atingido é comparar o caractere lido por getc com EOF. O programa a seguir abre um arquivo já existente e o lê, caracter por caracter, até que o final do arquivo seja atingido. Os caracteres lidos são apresentados na tela: #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main() { FILE *fp; char c; fp = fopen("arquivo.txt","r"); /* Arquivo ASCII, para leitura */ if(!fp) { printf( "Erro na abertura do arquivo"); exit(0); } while((c = getc(fp) ) != EOF) /* Enquanto não chegar ao final do arquivo */ printf("%c", c); /* imprime o caracter lido */ fclose(fp); return 0; } 95 - fputs Protótipo: char *fputs (char *str,FILE *fp); Escreve uma string num arquivo. - ferror e perror Protótipo de ferror: int ferror (FILE *fp); A função retorna zero, se nenhum erro ocorreu e um número diferente de zero se algum erro ocorreu durante o acesso ao arquivo. ferror() se torna muito útil quando queremos verificar se cada acesso a um arquivo teve sucesso, de modo que consigamos garantir a integridade dos nossos dados. Na maioria dos casos, se um arquivo pode ser aberto, ele pode ser lido ou gravado. Porém, existem situações em que isto não ocorre. Por exemplo, pode acabar o espaço em disco enquanto gravamos, ou o disco pode estar com problemas e não conseguimos ler, etc. Uma função que pode ser usada em conjunto com ferror() é a função perror() (print error), cujo argumento é uma string que normalmente indica em que parte do programa o problema ocorreu. No exemplo a seguir, fazemos uso de ferror, perror e fputs #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main() { FILE *pf; char string[100]; if((pf = fopen("arquivo.txt","w")) ==NULL) { printf("\nNao consigo abrir o arquivo ! "); exit(1); } do { printf("\nDigite uma nova string. Para terminar, digite <enter>: "); gets(string); fputs(string, pf); putc('\n', pf); if(ferror(pf)) { perror("Erro na gravacao"); fclose(pf); exit(1); } } while (strlen(string) > 0); fclose(pf); } 96 - fread Podemos escrever e ler blocos de dados. Para tanto, temos as funções fread() e fwrite(). O protótipo de fread() é: unsigned fread (void *buffer, int numero_de_bytes, int count, FILE *fp); O buffer é a região de memória na qual serão armazenados os dados lidos. O número de bytes é o tamanho da unidade a ser lida. count indica quantas unidades devem ser lidas. Isto significa que o número total de bytes lidos é: numero_de_bytes*count A função retorna o número de unidades efetivamente lidas. Este número pode ser menor que count quando o fim do arquivo for encontrado ou ocorrer algum erro. Quando o arquivo for aberto para dados binários, fread pode ler qualquer tipo de dados. - fwrite A função fwrite() funciona como a sua companheira fread(), porém escrevendo no arquivo. Seu protótipo é: unsigned fwrite(void *buffer,int numero_de_bytes,int count,FILE *fp); A função retorna o número de itens escritos. Este valor será igual a count a menos que ocorra algum erro. O exemplo abaixo ilustra o uso de fwrite e fread para gravar e posteriormente ler uma variável float em um arquivo binário. #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main() { FILE *pf; float pi = 3.1415; float pilido; if((pf = fopen("arquivo.bin", "wb")) == NULL) /* Abre arquivo binário para escrita */ { printf("Erro na abertura do arquivo"); exit(1); } if(fwrite(&pi, sizeof(float), 1,pf) != 1) /* Escreve a variável pi */ printf("Erro na escrita do arquivo"); fclose(pf); /* Fecha o arquivo */ if((pf = fopen("arquivo.bin", "rb")) == NULL) /* Abre o arquivo novamente para leitura */ { printf("Erro na abertura do arquivo"); exit(1); } 97 if(fread(&pilido, sizeof(float), 1,pf) != 1) /* Le em pilido o valor da variável armazenada anteriormente */ printf("Erro na leitura do arquivo"); printf("\nO valor de PI, lido do arquivo e': %f", pilido); fclose(pf); return(0); } Note-se o uso do operador sizeof, que retorna o tamanho em bytes da variável ou do tipo de dados. - fseek Para se fazer procuras e acessos randômicos em arquivos usa-se a função fseek(). Esta move a posição corrente de leitura ou escrita no arquivo de um valor especificado, a partir de um ponto especificado. Seu protótipo é: int fseek (FILE *fp,long numbytes,int origem); O parâmetro origem determina a partir de onde os numbytes de movimentação serão contados. Os valores possíveis são definidos por macros em stdio.h e são: Nome Valor Significado SEEK_SET 0 Início do arquivo SEEK_CUR 1 Ponto corrente no arquivo SEEK_END 2 Fim do arquivo Tendo-se definido a partir de onde irá se contar, numbytes determina quantos bytes de deslocamento serão dados na posição atual. - rewind A função rewind() de protótipo void rewind (FILE *fp); retorna a posição corrente do arquivo para o início. - remove Protótipo: int remove (char *nome_do_arquivo); Apaga um arquivo especificado. O exercício da página anterior poderia ser reescrito usando-se, por exemplo, fgets() e fputs(), ou fwrite() e fread(). A seguir apresentamos uma segunda versão que se usa das funções fgets() e fputs(), e que acrescenta algumas inovações.
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