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Lógica de Programação

Autor: Paulo Sérgio de Moraes Ultima Atualização: 04 de Abril de 2000

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Introdução à Lógica de Programação4
Lógica4
Seqüência Lógica4
Instruções4
Algoritmo5
Programas5
EXERCÍCIOS6
Desenvolvendo algoritmos8
Pseudocódigo8
Regras para construção do Algoritmo8
Fases8
Exemplo de Algoritmo9
Teste de Mesa10
EXERCÍCIOS1
Diagrama de Bloco12
O que é um diagrama de bloco?12
Simbologia12
EXERCÍCIOS14
Constantes, Variáveis e Tipos de Dados15
Constantes15
Variáveis15
Tipos de Variáveis16
Declaração de Variáveis16
EXERCÍCIOS17
Operadores19
Operadores Aritméticos19
Operadores Relacionais19
Operadores Lógicos21
EXERCÍCIOS2
Operações Lógicas23
EXERCÍCIOS24
Estrutura de Decisão e Repetição26
Comandos de Decisão26

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SE ENTÃO SENÃO / IFTHEN ... ELSE..................................................................27
CASO SELECIONE / SELECTCASE....................................................................29
EXERCÍCIOS31
Comandos de Repetição32
Enquanto x, Processar (Do WhileLoop)...................................................................32
Até que x, processar(Do Until ... Loop).....................................................................3
Processar, Enquanto x (Do ... Loop While)..............................................................3
Processar, Até que x (Do ... Loop Until)...................................................................34
EXERCÍCIOS35
Arquivos de Dados36
Conceitos Básicos36
Abertura de Arquivos37
Fechamento de Arquivos37
Leitura de Arquivos37
Movimentação de registros38
Gravação de Arquivos39
Macro Fluxo39
EXERCÍCIOS40
Relatórios41
Características do Formulário41
Controle de linhas e salto de páginas41
Impressão de Cabeçalho e Estética de Página41
EXERCÍCIOS43
Simbologia4

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1 Introdução à Lógica de Programação

A lógica de programação é necessária para pessoas que desejam trabalhar com desenvolvimento de sistemas e programas, ela permite definir a seqüência lógica para o desenvolvimento.

Então o que é lógica?

Lógica de programação é a técnica de encadear pensamentos para atingir determinado objetivo.

1.2 Seqüência Lógica

Estes pensamentos, podem ser descritos como uma seqüência de instruções, que devem ser seguidas para se cumprir uma determinada tarefa.

Seqüência Lógica são passos executados até atingir um objetivo ou solução de um problema.

1.3 Instruções

Na linguagem comum, entende-se por instruções “um conjunto de regras ou normas definidas para a realização ou emprego de algo”.

Em informática, porém, instrução é a informação que indica a um computador uma ação elementar a executar.

Convém ressaltar que uma ordem isolada não permite realizar o processo completo, para isso é necessário um conjunto de instruções colocadas em ordem seqüencial lógica.

uma série de instruções: descascar as batatas, bater os ovos, fritar as batatas, etc

Por exemplo, se quisermos fazer uma omelete de batatas, precisaremos colocar em prática

É evidente que essas instruções tem que ser executadas em uma ordem adequada – não se pode descascar as batatas depois de fritá-las.

Dessa maneira, uma instrução tomada em separado não tem muito sentido; para obtermos o resultado, precisamos colocar em prática o conjunto de todas as instruções, na ordem correta.

Instruções são um conjunto de regras ou normas definidas para a realização ou emprego de algo. Em informática, é o que indica a um computador uma ação elementar a executar.

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1.4 Algoritmo

Um algoritmo é formalmente uma seqüência finita de passos que levam a execução de uma tarefa. Podemos pensar em algoritmo como uma receita, uma seqüência de instruções que dão cabo de uma meta específica. Estas tarefas não podem ser redundantes nem subjetivas na sua definição, devem ser claras e precisas.

Como exemplos de algoritmos podemos citar os algoritmos das operações básicas (adição, multiplicação, divisão e subtração) de números reais decimais. Outros exemplos seriam os manuais de aparelhos eletrônicos, como um videocassete, que explicam passo-a-passo como, por exemplo, gravar um evento.

Até mesmo as coisas mais simples, podem ser descritas por seqüências lógicas. Por exemplo: “Chupar uma bala”.

• Pegar a bala • Retirar o papel

• Chupar a bala

• Jogar o papel no lixo

“Somar dois números quaisquer”.

• Escreva o primeiro número no retângulo A • Escreva o segundo número no retângulo B

• Some o número do retângulo A com número do retângulo B e coloque o resultado no retângulo C

1.5 Programas

Os programas de computadores nada mais são do que algoritmos escritos numa linguagem de computador (Pascal, C, Cobol, Fortran, Visual Basic entre outras) e que são interpretados e executados por uma máquina, no caso um computador. Notem que dada esta interpretação rigorosa, um programa é por natureza muito específico e rígido em relação aos algoritmos da vida real.

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1.6 EXERCÍCIOS 1) Crie uma seqüência lógica para tomar banho:

2) Faça um algoritmo para somar dois números e multiplicar o resultado pelo primeiro número

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3) Descreva com detalhes a seqüência lógica para Trocar um pneu de um carro. 4) Faça um algoritmo para trocar uma lâmpada. Descreva com detalhes:

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2 Desenvolvendo algoritmos

2.1 Pseudocódigo

Os algoritmos são descritos em uma linguagem chamada pseudocódigo. Este nome é uma alusão à posterior implementação em uma linguagem de programação, ou seja, quando formos programar em uma linguagem, por exemplo Visual Basic, estaremos gerando código em Visual Basic. Por isso os algoritmos são independentes das linguagens de programação. Ao contrário de uma linguagem de programação não existe um formalismo rígido de como deve ser escrito o algoritmo.

O algoritmo deve ser fácil de se interpretar e fácil de codificar. Ou seja, ele deve ser o intermediário entre a linguagem falada e a linguagem de programação.

2.2 Regras para construção do Algoritmo

Para escrever um algoritmo precisamos descrever a seqüência de instruções, de maneira simples e objetiva. Para isso utilizaremos algumas técnicas:

• Usar somente um verbo por frase

• Imaginar que você está desenvolvendo um algoritmo para pessoas que não trabalham com informática

• Usar frases curtas e simples

• Ser objetivo

• Procurar usar palavras que não tenham sentido dúbio

No capítulo anterior vimos que ALGORITMO é uma seqüência lógica de instruções que podem ser executadas.

É importante ressaltar que qualquer tarefa que siga determinado padrão pode ser descrita por um algoritmo, como por exemplo:

COMO FAZER ARROZ DOCE ou então CALCULAR O SALDO FINANCEIRO DE UM ESTOQUE

Entretanto ao montar um algoritmo, precisamos primeiro dividir o problema apresentado em três fases fundamentais.

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Onde temos:

ENTRADA: São os dados de entrada do algoritmo PROCESSAMENTO: São os procedimentos utilizados para chegar ao resultado final SAÍDA: São os dados já processados

Analogia com o homem

2.4 Exemplo de Algoritmo

Imagine o seguinte problema: Calcular a média final dos alunos da 3ª Série. Os alunos realizarão quatro provas: P1, P2, P3 e P4.

Onde: Média Final =

Para montar o algoritmo proposto, faremos três perguntas: a) Quais são os dados de entrada?

R: Os dados de entrada são P1, P2, P3 e P4 b) Qual será o processamento a ser utilizado? R: O procedimento será somar todos os dados de entrada e dividi-los por 4 (quatro) c) Quais serão os dados de saída?

P1 + P2 + P3 + P4 4

P1 + P2 + P3 + P4 4

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R: O dado de saída será a média final

Algoritmo

Receba a nota da prova1 Receba a nota de prova2 Receba a nota de prova3 Receba a nota da prova4 Some todas as notas e divida o resultado por 4 Mostre o resultado da divisão

2.5 Teste de Mesa

Após desenvolver um algoritmo ele deverá sempre ser testado. Este teste é chamado de

TESTE DE MESA, que significa, seguir as instruções do algoritmo de maneira precisa para verificar se o procedimento utilizado está correto ou não.

Veja o exemplo:

Nota da Prova 1 Nota da Prova 2 Nota da Prova 3 Nota da Prova 4

Utilize a tabela abaixo:

P1 P2 P3 P4 Média

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2.6 EXERCÍCIOS

1) Identifique os dados de entrada, processamento e saída no algoritmo abaixo

• Receba código da peça • Receba valor da peça

• Receba Quantidade de peças

• Calcule o valor total da peça (Quantidade * Valor da peça)

• Mostre o código da peça e seu valor total

2) Faça um algoritmo para “Calcular o estoque médio de uma peça”, sendo que ESTOQUEMÉDIO = (QUANTIDADE MÍNIMA + QUANTIDADE MÁXIMA) /2

3) Teste o algoritmo anterior com dados definidos por você.

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3 Diagrama de Bloco

3.1 O que é um diagrama de bloco?

O diagrama de blocos é uma forma padronizada e eficaz para representar os passos lógicos de um determinado processamento.

Com o diagrama podemos definir uma seqüência de símbolos, com significado bem definido, portanto, sua principal função é a de facilitar a visualização dos passos de um processamento.

3.2 Simbologia

Existem diversos símbolos em um diagrama de bloco. No decorrer do curso apresentaremos os mais utilizados.

Veja no quadro abaixo alguns dos símbolos que iremos utilizar:

Símbolo Função

Indica o INÍCIO ou FIM de um processamento Exemplo: Início do algoritmo

Processamento em geral Exemplo: Calculo de dois números

Indica entrada de dados através do Teclado Exemplo: Digite a nota da prova 1

Mostra informações ou resultados Exemplo: Mostre o resultado do calculo

Dentro do símbolo sempre terá algo escrito, pois somente os símbolos não nos dizem nada. Veja no exemplo a seguir:

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Exemplos de Diagrama de Bloco “CHUPAR UMA BALA” “CALCULAR A MÉDIA DE 4 NOTAS

Veja que no exemplo da bala seguimos uma seqüência lógica somente com informações diretas, já no segundo exemplo da média utilizamos cálculo e exibimos o resultado do mesmo.

Receber n1 Receber n2

Receber n3 Receber n4

Calcular Media=(n1+n2+n3+n4) / 4

Média

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3.3 EXERCÍCIOS

1) Construa um diagrama de blocos que :

• Leia a cotação do dólar • Leia um valor em dólares

• Converta esse valor para Real

• Mostre o resultado

2) Desenvolva um diagrama que:

• Leia 4 (quatro) números • Calcule o quadrado para cada um

• Somem todos e

• Mostre o resultado

3) Construa um algoritmo para pagamento de comissão de vendedores de peças, levando-se em consideração que sua comissão será de 5% do total da venda e que você tem os seguintes dados:

• Identificação do vendedor • Código da peça

• Preço unitário da peça

• Quantidade vendida

E depois construa o diagrama de blocos do algoritmo desenvolvido, e por fim faça um teste de mesa.

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4 Constantes, Variáveis e Tipos de Dados

Variáveis e constantes são os elementos básicos que um programa manipula. Uma variável é um espaço reservado na memória do computador para armazenar um tipo de dado determinado. Variáveis devem receber nomes para poderem ser referenciadas e modificadas quando necessário. Um programa deve conter declarações que especificam de que tipo são as variáveis que ele utilizará e as vezes um valor inicial. Tipos podem ser por exemplo: inteiros, reais, caracteres, etc. As expressões combinam variáveis e constantes para calcular novos valores.

4.1 Constantes

Constante é um determinado valor fixo que não se modifica ao longo do tempo, durante a execução de um programa. Conforme o seu tipo, a constante é classificada como sendo numérica, lógica e literal.

Exemplo de constantes:

4.2 Variáveis

Variável é a representação simbólica dos elementos de um certo conjunto. Cada variável corresponde a uma posição de memória, cujo conteúdo pode se alterado ao longo do tempo durante a execução de um programa. Embora uma variável possa assumir diferentes valores, ela só pode armazenar um valor a cada instante

Exemplos de variáveis

N1+N2+N3 CONSTANTE

Total = Produto * Quantidade

IDADE = 50

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4.3 Tipos de Variáveis

As variáveis e as constantes podem ser basicamente de quatro tipos: Numéricas, caracteres, Alfanuméricas ou lógicas.

Numéricas Específicas para armazenamento de números, que posteriormente poderão ser utilizados para cálculos. Podem ser ainda classificadas como Inteiras ou Reais. As variáveis do tipo inteiro são para armazenamento de números inteiros e as Reais são para o armazenamento de números que possuam casas decimais.

Caracteres Específicas para armazenamento de conjunto de caracteres que não contenham números (literais). Ex: nomes.

Alfanuméricas Específicas para dados que contenham letras e/ou números. Pode em determinados momentos conter somente dados numéricos ou somente literais. Se usado somente para armazenamento de números, não poderá ser utilizada para operações matemáticas.

Lógicas Armazenam somente dados lógicos que podem ser Verdadeiro ou Falso.

4.4 Declaração de Variáveis

As variáveis só podem armazenar valores de um mesmo tipo, de maneira que também são classificadas como sendo numéricas, lógicas e literais.

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4.5 EXERCÍCIOS 1) O que é uma constante? Dê dois exemplos.

2) O que é uma variável? Dê dois exemplos.

3) Faça um teste de mesa no diagrama de bloco abaixo e preencha a tabela ao lado com os dados do teste:

Salário Abono Salnovo 60,0 60,0 350,0

Recebe Salario

Recebe Abono

Salnovo=Salario + abono

Salnovo

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4) Sabendo-se que José tem direito a 15% de reajuste de salário, complete o diagrama abaixo:

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5 Operadores

Os operadores são meios pelo qual incrementamos, decrementamos, comparamos e avaliamos dados dentro do computador. Temos três tipos de operadores:

• Operadores Aritméticos • Operadores Relacionais

• Operadores Lógicos

5.1 Operadores Aritméticos

Os operadores aritméticos são os utilizados para obter resultados numéricos. Além da adição, subtração, multiplicação e divisão, podem utilizar também o operador para exponenciação. Os símbolos para os operadores aritméticos são:

Adição +

Subtração -

Multiplicação * Divisão / Exponenciação **

Hierarquia das Operações Aritméticas

2 ºExponenciação
3 ºMultiplicação, divisão (o que aparecer primeiro)
4 º+ ou – (o que aparecer primeiro)

1 º ( ) Parênteses Exemplo

5.2 Operadores Relacionais

Os operadores relacionais são utilizados para comparar String de caracteres e números. Os valores a serem comparados podem ser caracteres ou variáveis.

TOTAL = PRECO * QUANTIDADE 1 + 7 * 2 ** 2 –1 = 28 3 * (1 – 2) + 4 * 2 = 5

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Estes operadores sempre retornam valores lógicos (verdadeiro ou falso/ True ou False)

Para estabelecer prioridades no que diz respeito a qual operação executar primeiro, utilize os parênteses.

Os operadores relacionais são:

Descrição Símbolo Igual a = Diferente de <> ou # Maior que > Menor que < Maior ou igual a >= Menor ou igual a <=

Exemplo:

Tendo duas variáveis A = 5 e B = 3 Os resultados das expressões seriam:

Expressão Resultado

A = B Falso A <> B Verdadeiro A > B Verdadeiro A < B Falso A >= B Verdadeiro A <= B Falso

Símbolo Utilizado para comparação entre expressões

Codigo=Codant Sim

Não

Campo com Campo

Campo com Constante Numérica

Nome="JOSE” Sim

Não

Campo com Constante Alfanumérica

Sim

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5.3 Operadores Lógicos

Os operadores lógicos servem para combinar resultados de expressões, retornando se o resultado final é verdadeiro ou falso.

Os operadores lógicos são:

E / AND Uma expressão AND (E) é verdadeira se todas as condições forem verdadeiras

OR/OU Uma expressão OR (OU) é verdadeira se pelo menos uma condição for verdadeira

NOT Um expressão NOT (NÃO) inverte o valor da expressão ou condição, se verdadeira inverte para falsa e vice-versa.

A tabela abaixo mostra todos os valores possíveis criados pelos três operadores lógicos (AND, OR e NOT)

1º Valor Operador 2º Valor Resultado T AND T T T AND F F F AND T F F AND F F T OR T T T OR F T F OR T T F OR F F T NOT F F NOT T

Exemplos:

Suponha que temos três variáveis A = 5, B = 8 e C =1 Os resultados das expressões seriam:

Expressões Resultado

A = B AND B > C Falso A <> B OR B < C Verdadeiro A > B NOT Verdadeiro A < B AND B > C Verdadeiro A >= B OR B = C Falso A <= B NOT Falso

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5.4 EXERCÍCIOS

1) Tendo as variáveis SALARIO, IR e SALLIQ, e considerando os valores abaixo. Informe se as expressões são verdadeiras ou falsas.

a) (A+C) > B ()
b) B >= (A + 2) ()
c) C = (B –A) ()
d) (B + A) <= C ()
e) (C+A) > B ()

2) Sabendo que A=3, B=7 e C=4, informe se as expressões abaixo são verdadeiras ou falsas.

3) Sabendo que A=5, B=4 e C=3 e D=6, informe se as expressões abaixo são verdadeiras ou falsas.

a) (A > C) AND (C <= D) ()
b) (A+B) > 10 OR (A+B) = (C+D) ()

c) (A>=C) AND (D >= C) ( )

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6 Operações Lógicas

Operações Lógicas são utilizadas quando se torna necessário tomar decisões em um diagrama de bloco.

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