apostila solidworks 2008

apostila solidworks 2008

(Parte 6 de 6)

É possível editar cada vista gerada, modificando o estilo das linhas e escala de cada vista. Clicando em qualquer uma das vista, a barra lateral se abre, como mostrado.

A primeira modificação possível é na exibição das linhas na vista na opção DISPLAY STYLE. A opção mais usada é a HIDDEN LINES VISIBLE, pois exibe as arestas não visíveis na vista, com auxílio das linhas tracejadas.

Seria no mínimo estranho finalizar por aqui a criação das vistas de sólidos. O desenho técnico tem como função mostrar em detalhes e até agora só temos perfis sem medida alguma. Para um operador não velará em nada um desenho nessas condições. Por isso devemos inserir as dimensões o que o projeto carrega consigo desde o primeiro SKETCH. Para isso acesse o menu INSERT e a opção MODEL ITENS.

Antes de ver todas as suas cotas no desenho é necessário especificar de onde elas deverão ser extraídas: se de uma feature ou de do modelo inteiro. A opção mais aconselhável é a ENTIRE MODEL, na opção SOURCE. Na opção DIMENSIONS escolha ALL para carregar todos os tipos de dimensões existentes. Deixe ainda a opção ELIMINATE DUPLICATES marcada para que não sejam carregas mais de uma cota de uma mesma entidade. Depois disso clique em OK para concluir o carregamento das cotas.

Uma das coisas que o SOLIDWORKS não consegue é entender seu gosto na hora de organizar as cotas. É necessário então que você organize cada cota, para tornar seu desenho o mais agradável possível. Afinal desenhar é uma arte!

Durante a movimentação das cotas às vezes será conveniente transferir uma cota de uma vista já cheia de cotas para outra que ainda tem espaço. Essa transferência é possível pressionando CTRL e arrastando a cota até a vista de destino e depois soltando.

Ainda é possível inserir mais dimensões, utilizando a ferramenta SMART DIMENSION.

Apesar de a folha de desenho já vir com uma legenda criada, é possível editar em sua totalidade a folha de desenho. Para configurar a folha de desenho clique com o botão direito na parte superior da folha de desenho na opção SHEET e escolha a opção EDIT SHEET FORMAT. O desenho será ocultado e a legenda estará ativa para edição.

Pode-se adicionar ou excluir linhas, modificar o tamanho das linhas, editar os textos existentes. Para desenhar é necessário apenas clicar no botão SKETCH e escolher uma das ferramentas (line, circle, rectangle) para desenhar. Para fazer anotações na página, clique no botão ANNOTATIONS. Para sair do modo de edição siga o mesmo caminho e escolha agora EDIT SHEET.

O SOLIDWORKS possui praticidade na hora de passar para o papel o resultado de todo um trabalho de modelagem. Antes de imprimir é necessário possuir uma impressora instalada no computador. Clique no menu FILE e escolha PRINT. Se abrirá uma janela idêntica a dos programas Microsoft.

(Parte 6 de 6)

Comentários