apostila solidworks 2008

apostila solidworks 2008

(Parte 4 de 6)

Espelhamentos

Repetições Lineares e Circulares

Antes de indicar o local das ferramentas de FEATURES é importante lembrar que SKETCH e FEATURE estão intimamente ligadas, ou seja, toda a alteração na SKETCH gera uma alteração na FEATURE, como veremos mais tarde.

Trabalhando sistematicamente, deve ter uma SKETCH “aberta” para que se acione algum comando de FEATURE. Mas o que siginfica essa terminologia aberta ou fechada?

Muitos usuários encontram dificuldades durante o processo de modelagem pela falta de atenção nesse detalhe.

Veja as duas imagens e as conclusões geradas adiante:

Este item é o que melhor aponta se a SKETCH está aberta ou não.

Quando o botão “EXIT SKETCH” (Item 1 da figura) está em destaque, isso indica que a SKETCH está ABERTA, ou seja, está passiva de edição.

Quando o botão EXIT SKETCH é clicado a SKETCH é FECHADA e não mais poderá ser editada. Visualmente, nota-se que as entidades ficam na cor cinza e as cotas desaparecem (Item 2 da figura).

Para que se possa novamente editar a SKETCH deve-se encontrá-la na árvore de modelamento (item 3 da figura) e clicar com o botão direito sobre a SKETCH e escolher a opção EDIT SKETCH.

A figura abaixo mostra como fica a área de trabalho quando uma SKETCH está fechada.

Estando com uma SKETCH aberta selecione a guia FEATURES clicando no botão ao lado da guia SKETCH.

Quando o botão FEATURES é clicado todos os botões à direita da barra são mudados, passando a mostrar os comando disponíveis para FEATURES. Para voltar a ver os botões referentes à SKETCH basta clicar no botão SKETCH.

EXTRUDED BOSS BASE (Extrusão com Adição de Material)

A ferramenta EXTRUDED BOSS extende uma SKETCH através de uma medida que transforma a SKETCH em um sólido. No exemplo da figura abaixo temos um retângulo com 4m de largura e 35mm de profundidade. O valor que será informado no comando EXTRUDED determinará a terceira dimensão do corpo, tornando-o assim um sólido (3 dimensões).

O ITEM 1 determina a direção da extrusão. Quando clicado inverte a direção da extrusão sem alterar as configurações da extrusão.

O ITEM 2 permite e escolha do tipo de extrusão. Os tipos mais usados são:

BLIND: Faz o alongamento da SKETCH em apenas um sentido. MID PLANE: Faz o alongamento da SKETCH nos dois sentidos.

O ITEM 3 define o comprimento da extrusão.

O TEM 4 permite escolher regiões que deverão sofrer extrusão. Um exemplo dessa possibilidade está na figura a seguir:

Foram escolhidas quatro regiões na SKETCH (4 triângulos retângulo), o que não anula a possibilidade de seleção das outras duas regiões restantes.

Para finalizar o comando basta clicar em OK, símbolo de “visto”.

Quando finalizado o comando, surge na árvore de modelamento um novo elemento.

Dentro desse novo objeto está incluída a SKETCH que foi desenhada. Essa disposição mostra que a FEATURE só existiu porque antes dela uma SKETCH foi criada. As alterações feitas na SKETCH serão refletidas nessa feature. Caso seja necessário modificar a SKETCH ou mesmo a FEATURE basta clicar com o botão direto sobre o objeto na árvore de modelamento e escolher entre EDIT SKETCH ou EDIT FEATURE.

Caso o alvo da edição seja a SKETCH, ao final deve-se clicar no botão

EXIT SKETCH, para que o sólido seja novamente calculado, de acordo com as novas informações da SKETCH.

Caso o alvo seja a FEATURE, depois de modificadas as informações necessárias, deve-se clicar em “OK” para aplicar as alterações ao sólido.

Normalmente, durante a modelagem de um sólido, não é possível com apenas uma SKETCH determinar todas as características do sólido.

Pode-se então criar novas SKETCHS sobre o sólido já construído. O processo depende da seleção de uma face do sólido ou de um dos planos da área de trabalho (FRONT, TOP, RIGHT).

Na maioria das situações a seleção de uma face do sólido é mais prática, mas nem sempre é possível trabalhar assim. Veja os dois exemplos de seleção de face ou plano:

Exemplo 1

No exemplo acima a segunda FEATURE (EXTRUDED 2) foi criada sob a face superior do sólido criado com a primeira FEATURE. Isso só foi possível porque a face é plana.

No exemplo abaixo a SKETCH não poderá se apoiar no sólido, pois a face é circular. Então é escolhido com plano um dos planos da área de trabalho do SolidWorks.

Abaixo um procedimento para criação de OUTRA FEATURE EM UM MESMO SÓLIDO:

1. Selecione a face ou plano da árvore de projeto. 2. Clique no botão SKETCH. 3. Escolha e opção “NORMAL TO”. 4. Desenhe o perfil e cote-o. 5. Acesse a ferramente EXTRUDED BOSS BASE

Assim que uma FEATURE é criada, um novo item na árvore de modelamento é criado. Normalmente a árvore de modelamento tem seus itens organizados de acordo com o momento de sua criação, ou seja, a última FEATURE criada será mostrada como último item na árvore de modelamento.

Para editar sua configuração (medida, orientação, etc), basta localizar a

FEATURE desejada na árvore de modelamento. Uma forma fácil de encontrar a FEATURE é ir clicando sobre as FEATURES e elas ficarão na cor verde, apontando sua seleção. Após ter encontrado a FEATURE desejada,

clique com o botão direto do mouse e escolha a opção EDIT FEATURE. Após alterar as configurações necessárias basta clicar em OK e o sólido será atualizado.

EXTRUDED CUT (Extrusão com Remoção de Material)

O princípio de funcionamento do EXTRUDED CUT é igual ao do

EXTRUDED BOSS BASE, ou seja, permite a extrusão de perfis planos por um caminho perpendicular ao plano do perfil. A única diferença entre os dois comandos e a REMOÇÃO DE MATERIAL que é possível através do comando EXTRUDED CUT. Este comando é muito usado para crição de rebaixos ou até mesmo furos passantes e com rebaixo. A figura abaixo mostra a aplicação do comando em uma peça:

Sólido sem a execução do comando EXTRUDED CUT

Sólido após a execução do comando EXTRUDED CUT

Pode-se alterar totalmente as características de um sólido utilizando essa ferramenta, criando-se várias FEATURES do tipo EXTRUDED CUT. Veja a peça a seguir com mais algumas FEATURES.

Vale lembrar que só de pode usar este comando quando já se possui um sólido, ou seja, a remoção de material só é feita quando existe material para remoção. Essa é uma lógica simples que pode causar problemas durante a modelagem.

REVOLVED BOSS BASE (Revolução com Adição de Material)

A criação de sólidos por revolução é específicamente utilizada na criação de peças cilíndricas. Temos a seguir alguns exemplos desse tipo de peça:

Como dito anteriormente, o comando é útil para criação de peças cilíndricas, que normalmente são peças simétricas. Como sendo simétricas basta desenhar a metade do perfil do sólido e também a linha que determina o

eixo de simetria da peça, para que o comando seja executado de forma fácil. A figura a seguir mostra um como a primeira peça dos exemplos acima foi construída:

(Parte 4 de 6)

Comentários