Cotas

Tipos de Cotas:

1) Cotas de tamanho: definem o tamanho de um elemento, necessárias à sua fabricação. 2) Cotas de posicionamento: indicam a posição de um elemento na peça, em relação a um outro elemento.

Cotas de tamanho Cotas de tamanho

Neste exemplo não há necessidade de marcar cotas de localização do rebaixo porque a posição deste elemento está determinada pelos limites da própria peça.

Quando a peça apresenta mais de um elemento, duas situações são possíveis: os elementos são iguais ou os elementos são diferentes. No primeiro caso, não é necessário cotar todos os elementos. Quando a peça tem elementos diferentes todos devem ser adequadamente cotados de modo a possibilitar sua execução.

No desenho técnico os chanfros podem ser cotados de duas maneiras: Por cotas lineares e por cotas lineares e angulares.

•Cotas lineares são aquelas que você viu até aqui. Elas referem-se a medidas de extensão. •Cotas angulares são aquelas que indicam medidas de aberturas de ângulos.

•Cotas lineares são aquelas que você viu até aqui. Elas referem-se a medidas de extensão.

•Cotas angulares são aquelas que indicam medidas de aberturas de ângulos.

Quando o ângulo do chanfro é de 45° sua cotagem pode ser feita como mostram as ilustrações abaixo.

A cotagem de elementos angulares também é normalizada pela ABNT. De acordo com a norma NBR 10126/1987 são aceitáveis as duas formas para indicar as cotas na cotagem angular. Compare as duas alternativas, a seguir.

Comentários