Queda livre dos corpos

Departamento de Física

Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão

Neste trabalho temos como objetivo medir tempo de reação de um individuo para verificar a aceleração da gravidade. Obtivemos que o tempo de reação de um indivíduo e inferior a aceleração da gravidade, uma vez que no movimento uniformemente variado, a aceleração, e constante. Em qualquer intervalo de tempo independe do corpo que foi caído.

Introdução

Segundo o site Portaldoprofessor.Mec o cientista italiano Galileu Galilei a partir de uma observação de uma esfera rolando por uma plano inclinado provou q a distancia percorrida varia com o quadrado do tempo, uma vez q a velocidade da esfera ao fim de 2 seg era o dobro da velocidade ao fim de 1 segundo. Aumentando cada vez, mas a inclinação do plano e observando que a aceleração da bola era cada vez maior, ele concluiu que soltando o corpo verticalmente sua aceleração seria de 9,8m/s². [1]

Com base no texto de Galileu escrito na enciclopédia Barsa, o que tornou Galileu muito famoso foi à realização de um trabalho utilizando objetos com vários pesos diferentes para este experimento foram convidados estudantes de universidades além de pessoas de cultura e autoridade. O que chamou a atenção de todos foi que os corpos caíram sempre juntos, ou seja, com a mesma aceleração; com isso Galileu demonstrou que nem sempre a lógica está correta a ciência deve ser baseada em experimentos. [2]

E chamado queda livre quando se considera desprezível a ação do ar. No vácuo a aceleração é igual para os todos os corpos.

Usamos para medir o tempo a formula (1):

Fórmula (1): [3]

Onde:

h=altura g=9,8m/s² t=tempo

Procedimento Experimental

Foi utilizada uma régua de 30 cm, onde o aluno 1 a segurava não avisando o aluno 2 a hora que iria soltá-la.

[4]

Legenda: 1 = Aluno 1 , 2= aluno 2 e 3=régua

Este procedimento foi feito 5 vezes por cada aluno, para obter uma média mais precisa do tempo. Depois foi feito o mesmo, porém avisando

Quando soltaria a régua, contando até 3 e dizendo JÁ!

A cada instante que a régua era solta foi verificado em quantos centímetros a pessoa pegava a régua. Depois com 5 medidas do aluno 1 e 5 medidas do aluno 2 foi possível calcular o tempo de reação de cada aluno em cada instante que a régua era solto.

Resultados e discussão

Neste experimento podemos verificar que o método o qual utilizamos para realizar este experimento foi eficaz, pois podemos ter uma base do tempo de reação do reflexo de cada pessoa levando em relação à aceleração da gravidade como uma constante na qual nos baseamos para achar o tempo de reação de cada pessoa.

Na tabela (1) observamos que o tempo de reação de uma pessoa foi em media 1 segundo, e que o aluno 2 tem um reflexo mais rápido que o aluno 1.

Tabela 1: valores em centímetros do aluno 1 e 2 e variação de tempo do reflexo sem aviso prévio.

Tabela sem aviso

Aluno 1

∆t

Aluno 2

∆t

11cm

1,49seg

4cm

0,90seg

13cm

1,62seg

10cm

1,42seg

10cm

1,42seg

7cm

1,19seg

13cm

1,62seg

7cm

1,19seg

9cm

1,35seg

1cm

0,44seg

A variação de tempo variou significativamente no mesmo aluno, isso mostra que a mesma pessoa possui uma sensibilidade diferente a cada momento, e de uma pessoa para outra varia mais ainda.

Encontramos esses valores de tempo usando a formula (1)

Tabela 2: valores em centimetros do aluno 1 e 2 e variação de tempo do reflexo. Com aviso prévio.

Tabela com aviso

Aluno 1

∆t

Aluno 2

∆t

1cm

0,44seg

3cm

0,78seg

11cm

1,49seg

2cm

0,63seg

6cm

0,78seg

1cm

0,44seg

7cm

1,19seg

2cm

0,63seg

10cm

1,42seg

1cm

0,44seg

Na tabela (2) observamos que quando foram avisados os dois alunos foram mais rápidos, porem o aluno 2 continuou sendo mais rápido que o aluno 1.

Tabela 3: valores Médios em centímetros do aluno 1 e 2 e variação de tempo do reflexo, com aviso prévio e sem aviso prévio.

Media

Aluno

1

∆t

2

∆t

Sem aviso

11,30cm

1,500seg

5,8cm

1,02seg

Com aviso

7, 00cm

1,064seg

1,8cm

0,584seg

Levando em consideração a queda livre na terra que e de 9,8m/s², conseguimos calcular uma media de velocidade para cada aluno.

Conclusão

Quando comparamos aceleração da gravidade com o tempo de reação de uma pessoa conclui-se q o tempo de reação de um individuo, e inferior a aceleração da gravidade isso pode ser verificado pelo tempo gasto por determinado individuo ao interromper a trajetória de um objeto em queda livre que no caso seria superior a aceleração da gravidade.

Referencias

[1]http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1282 acessado em 29 de março de 2010.

[2] Barsa volume 8, enciclopédia britânica.

[3] Apostila de Apoio.

[4] Figura Feita no Photoshop pelo aluno Wellington.

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