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Introdução a administração E-Business

Alunos: Allan Meira

André Santiago

Eduardo Andrez

Ivanilson Júnior

Leonardo Rodrigues Renato Teixeira

Centro Federal de Educação Tecnológica Gerencia de Informática

Fundamentos de e-business

Com a crescente popularização da Internet é inevitável que as empresas usem este meio de comunicação mais barato e eficaz para se relacionar com clientes.

O que é e-business ?

Acrônimo do inglês Electronic Business, é o termo que se utiliza para identificar os negócios efetuados por meios eletrônicos.

Fundamentos de e-business

Segundo a IBM: “uma forma segura, flexível e integrada de fornecer um valor diferenciado na gestão administrativa pela combinação de sistemas e processos para a administração e o funcionamento de operações centrais, de forma simples e eficiente, alavancada pela aplicação de tecnologia da Internet”.

E-business como diferencial competitivo.

Fundamentos de e-business

Vantagens do e-business

Eficiência e eficácia na comunicação; Boa imagem da empresa junto aos clientes;

Integração da tecnologia as estratégias de negócio;

Um sistema de e-business pode ser implementado para qualquer tipo de negócio de prestação de serviços.

E-commerce; Serviços financeiros;

Fundamentos de e-business

E-commerce -Comércio varejista virtual

2004 = movimento de R$ 12,5 bilhões;

2005 = movimento de R$ 9,9 bilhões; (+ 32% ref. 2004);

2003, 2004, 2005 = crescimento anual médio: 35% (Fonte: Gazeta Mercantil, 04.01.2006)

Segundo a empresa de pesquisa de mercado, e-bit, as vendas on-line cresceram 79% no primeiro semestre deste ano.

Arquitetura de E-business

A arquitetura a ser construída deve permitir que o usuário do sistema de E-Business realize qualquer ação que ele realizaria em um modelo tradicional de negócios.

Integração entre a organização interna da empresa e o setor de relacionamento com o cliente.

Figura 01 –Arquitetura de E-business Figura 01 –Arquitetura de E-business

CRM e e-business

CRM (Customer Relationship Management) é um sistema integrado de gestão para melhorar o relacionamento entre as organizações e seus clientes, através de um registro centralizado (DataWarehouse, DataMining) das informações destes;

Mudança organizacional: mudar foco do produto para o cliente;

Obter novo cliente é 5 ou 10 vezes mais caro que manter os existentes;

CRM e e-business

CRM não é só tecnologia;

Quem comanda o CRM é o setor de marketing, não o de TI;

CRM abrange três grandes áreas:

2)Automatização da gestão comercial;

1)Automatização da gestão de marketing; 3)Gestão dos serviços ao cliente.

Números (AMR Research –16/08/2006) Fonte: IMasters

A AMR Research estima investimentos de US$ 12,9 bilhões em CRM em 2006;

O setor cresceu 8% em 2005 com relação a 2004;

O mercado de gestão de recursos humanos

(HMC) gerou US$ 5,5 bilhões em vendas no último ano;

Estimativa para 2006 (HMC): US$ 6 bilhões;

Líder no setor em 2005: Oracle

Marketing digital

O que é Marketing Digital?

Uma maneira de fazer marketing usando os recursos digitais disponíveis, como a Internet.

De que maneira?

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