Apostila Adobe Photoshop

Apostila Adobe Photoshop

(Parte 1 de 6)

Webdesign PHOTOSHOP

Vamos iniciar o uso do Photoshop estudando o dimensionamento e visualização da área de trabalho e da imagem.

Tela de pinturado menu Imagem, que abre o quadro de diálogo.

Ajustamos o tamanho da área de trabalho utilizando o comando Tamanho da 1 - Abra o arquivo zebra.psd. 2 - No menu Imagem escolha a opção Tamanho da Tela de Pintura.

3 - Altere o tamanho da área de trabalho para 500 px x 600 px, travando no canto superior esquerdo - Âncora.

Repare que na figura a seguir, a área de trabalho cresceu somente nos cantos direito e inferior, e o tamanho do arquivo também foi aumentado.

Webdesign PHOTOSHOP

Podemos desfazer somente a última ação no Photoshop, utilizando a função desfazer. No menu Editar, escolha a opção Desfazer Tamanho da Tela de pintura, ou pressione Ctrl + Z, voltando a área de trabalho ao seu tamanho original.

Uma boa e rápida maneira de trabalhar com o Photoshop é ir acostumando-se a usar teclas de atalho, com isso você economizará muitos movimentos desnecessários do mouse, agilizando seu trabalho.

Agora vamos redimensionar a figura. 1 - No menu Imagem, escolha a opção Tamanho da Imagem

2 - No quadro de diálogo, altere a Largura, da seção Tamanho do Documento mantendo as proporções constantes. Neste quadro podemos alterar o tamanho da figura a ser impressa, observando suas dimensões na tela do computador na seção Dimensões em Pixel.

A opção Redefinir a Resolução da Imagem, indica qual método de interpolação será utilizado para calcular os valores de cores dos pixels durante a ampliação ou redução da imagem, utilizando os valores da cor dos pixels existentes.

a - Pelo Mais Próximo - é o método mais rápido, mas menos preciso. Este método pode resultarem efeitos dentados que ficam aparentes quando distorcemos ou redimensionamos uma imagem, ou então, executamos manipulações múltiplas em uma seleção.

b - Bilinear - é um método de média qualidade.

c - Bicúbica - é o método mais lento, porém mais preciso, resultando em graduações tonais mais lisas.

Webdesign PHOTOSHOP

Para ampliarmos ou reduzirmos a visualização da imagem, utilizamos o comando Zoom, que pode ser acessado via menu - opções Aumentar Zoom e Diminuir Zoom do menu Visualizar, pelas teclas de atalho Ctrl + + ou Ctrl + -, que realizam uma ampliação de toda figura, ou através da ferramenta Zoom (lupa) na barra de ferramentas

1 - Com o arquivo zebra.psd aberto, pressione Ctrl + +, seguidas vezes até alcançar o máximo de ampliação, ou seja, 1600%. Este comando irá ampliar a figura a partir do centro, quando é possível ver os pixels individualmente.

A navegação na figura muito grande pode ser realizada com o uso das barras de rolagem vertical e horizontal, ou através da janela Navegador. Esta janela permite uma visualização total da figura com a indicação da área visível, onde poderemos também alterar o Zoom de uma forma mais linear com o botão Controle Deslizante do Zoom.

2 - Se a janela Navegador não estiver aberta, use a opção Mostrar Navegador do menu janela..

3 - Estando o ponteiro do mouse com a forma de uma mão indicando, dê um clique na região da figura onde deseja observar. Escolha uma região com alguns detalhes.

Repare que neste nível de ampliação podemos ver os píxels da figura, onde é possível a sua edição.

Webdesign PHOTOSHOP

4 - Posicione o ponteiro sobre o retângulo vermelho, arraste-o, visualizando a figura mais dinamicamente.

Podemos fazer o mesmo utilizando a Ferramenta Mão(H), arrastando-a sobre a janela da imagem podemos observar a figura se movimentar dentro da janela, experimente.

5 - Arraste o botão Controle Deslizante do Zoom e observe o aumento do retângulo vermelho, mova até um Zoom de 300%.

Para acessar a Ferramenta Zoom, podemos ir com o ponteiro até a barra de ferramentas e dar um clique em seu ícone, ou pressionar a tecla Z. Para sabermos qual a tecla de atalho de cada ferramenta, basta deixar o ponteiro alguns instantes sobre o ícone na barra de ferramentas, que o Photoshop nos mostrará o nome da ferramenta e a tecla de atalho.

1 - Pressione a tecla Z.

2 - Leve o ponteiro até a área de trabalho e dê um clique, para ampliar a visualização. Normalmente a ferramenta Zoom possui um sinal de mais (+) em seu ponteiro, indicando que cada clique sobre a figura irá ampliá-la.

3 - Pressione a tecla Alt e observe que dentro do ponteiro existe agora um sinal de subtração (-), indicando que a cada clique sobre a figura a visualização será reduzida.

Webdesign PHOTOSHOP

4 - A ferramenta Mão também pode ser transformada em ferramenta Zoom. Selecione a ferramenta Mão e pressione Ctrl e Alt, e observe a mudança na forma do ponteiro.

5 - Na área de trabalho, arraste o cursor formando um retângulo pontilhado sobre a área que deseja ampliar. Após soltar o botão do mouse, essa área selecionada será ampliada para o tamanho da área de trabalho visível.

Podemos ter vários arquivos do Photoshop abertos ao mesmo tempo, cada um sendo mostrado em uma janela, mas somente uma delas pode ser a janela ativa.

Com o arquivo zebra.psd aberto abra também o arquivo urso.psd, da mesma pasta, verificando que em determinado momento poderemos editar um, hora outro.

1 - Abra o arquivo urso.psd. 2 - Dê um clique na janela do arquivo zebra.psd para torná-la ativa.

Existem vários modos de exibição das imagens no monitor, a primeira, que trabalhamos até agora, é o modo padrão, onde cada janela aparece no tamanho normal. Os outros dois modos trabalham com a tela cheia. Para alternar entre estes modos, dê um clique em um dos botões na parte inferior da barra de ferramentas ou pressione a tecla F para alterar entre estes modos.

Webdesign PHOTOSHOP modos de visualização Æ Å modos de visualização

Mas apesar de observar a imagem em tela cheia você se sentir incomodado com as janelas auxiliares do Photoshop, bastar pressionar a tecla <Tab> e ficará visível na tela somente a imagem que está sendo editada, ao pressionar <Tab> novamente para elas voltarem a aparecer.

1 - Com os dois arquivos abertos na tela do computador e zebra. psd ativo, pressione a tecla <F>.

2 - No menu Janela selecione a opção relativa ao arquivo urso.psd, tornando-o a janela ativa. Repare que voltamos ao modo de janela padrão.

3 - Clique na janela zebra.psd para ver somente a janela do arquivo sendo exibida.

4 -Pressione sucessivas vez a tecla <F>, alternando entre os modos de exibição.

Webdesign PHOTOSHOP

As seleções são áreas da imagem que você marcou para fazer alguma alteração, e caracterizam-se por uma linha pontilhada em torno da região desejada. Podemos criar seleções utilizando a ferramenta Marca de Seleção, Laço, Varinha Mágica, a opção Escala de Cores do menu Selecionar e com os Demarcadores, como veremos mais adiante.

Com as ferramentas de Marca fazemos seleções de traçado geométrico - retângulo, elipse, linhas e corte.

Na barra de ferramentas, as ferramentas que possuem sub-tipos tem no canto inferior direito um pequeno triângulo, quando clicamos neste triângulo por alguns instantes, aparecem as outras opções da ferramenta.

1 - Abra o arquivo Nuvens.psd

2 - Com a ferramenta Marca de Seleção Retangular faça uma seleção retangular na figura.

3 - Posicione o ponteiro dentro da área selecionada e arraste-o, observando a mudança de posição da seleção, sem alterações na imagem.

4 - Com o ponteiro ainda dentro da área selecionada, pressione a tecla <Ctrl> e note que o ponteiro mudou para a forma de uma tesoura, indicando que esta área será recortada se arrastarmos este ponteiro.

(Parte 1 de 6)

Comentários