Tabela Referencial de Valores 2009-2010 - Design

Tabela Referencial de Valores 2009-2010 - Design

(Parte 1 de 2)

A T abela Referencial de Valores da

Adegraf tem como objeti vo auxiliar os profissionais de design do Distrito Federal a formularem seus orçamentos. Procurou-se discriminar os trabalhos mais comu mente realizados e algumas de suas características básicas. Os valores desta tabela são referênci as, a fim de que se evitem grandes diversidades entre preços praticados para uma mesma peç a. A partir do que é sugerido aqui, cada profissional deverá levar em conta seus cust os fixos, sua experiência e outros fatores que interferem na formulação de seu orçame nto final. Sugere-se que estudantes e recém-formados concedam descontos sobre os va lores da tabela , visto que normalmente possuem menor tempo de experiência. A Adegraf prop õe-se a fazer revisão da tabela de dois em dois anos. Esta é 3ª edição da tabela, atualizada em junho de 2009.

Sumário

Programa de identidade ViSual (PiV) 2 marcaS 3 manual de uSo de marca 3 PaPelaria 4 iluStração 5 Sinalização 6 editorial 7 uniforme 9 Promocional 9 mídia eletrônica 13 maniPulação de arquiVoS e de texto 14 emBalagem 15 naming (criação de nome) 16 conSultoria em deSign 16

Programa de identidade ViSual (PiV) 1.1 >> PiV BáSico

Itens: marca, manual de uso da marca, cartão de visita, papel timbrado, um modelo de envelope fechadoMIcroeMpresa4.050pequena eMpresa5.350MédIa eMpresa8.500Grande eMpresa14.950

1.2 >> PiV intermediário

Itens: marca, manual de uso da marca, cartão de visita, papel timbrado, envelopes fechados, etiqueta e pastaMIcroeMpresa4.950pequena eMpresa6.350MédIa eMpresa9.550Grande eMpresa16.100

1.3 >> PiV comPleto

Itens: os mesmos do pIV intermediário incluindo itens sob consultaMIcroeMpresasob consultapequena eMpresasob consultaMédIa eMpresasob consultaGrande eMpresasob consulta obs.: as aplicações definidas para os programas de identidade visual podem ser trocadas por outros itens de valor similar.

marcaS 2.1 >> inStitucionaiSMarca para MIcroeMpresa 1.930Marca para pequena eMpresa 3.190Marca para MédIa eMpresa 6.330Marca para Grande eMpresa 12.650

2.2 >> diVerSaSMarca para eVento perIódIco1.650Marca para eVento ÚnIco1.265Marca coMeMoratIVa 1.520Marca para eMpreendIMento IMobIlIárIo 1.520Marca para produto1.930

2.3 >> redeSignreestudo de Marca 50% a mais do valor já definido, conforme o tamanho da empresa.

manual de uSo de marca o manual de uso considera os seguintes conteúdos: capa, sumário; introdução; sistema de assinaturas; malha de proporção; redução mínima; área de não-interferência; tipografia; padrão cromático; controle de fundo; e uso incorretoManual de uso de Marca1.650dIaGraMação de páGInas extras 165

Programa de identidade ViSual (PiV) 1.1 >> PiV BáSico

Itens: marca, manual de uso da marca, cartão de visita, papel timbrado, um modelo de envelope fechadoMIcroeMpresa4.050pequena eMpresa5.350MédIa eMpresa8.500Grande eMpresa14.950

1.2 >> PiV intermediário

Itens: marca, manual de uso da marca, cartão de visita, papel timbrado, envelopes fechados, etiqueta e pastaMIcroeMpresa4.950pequena eMpresa6.350MédIa eMpresa9.550Grande eMpresa16.100

1.3 >> PiV comPleto

Itens: os mesmos do pIV intermediário incluindo itens sob consultaMIcroeMpresasob consultapequena eMpresasob consultaMédIa eMpresasob consultaGrande eMpresasob consulta

PaPelaria os valores desta seção são referentes ao design de peças individuais. sugere-se descontos no valor total do conjunto de peças gráficas no caso de aplicação na mesma identidade visual.cartão de VIsIta 500enVelope Fechado 715enVelope planIFIcado 1.000tIMbrado 715 os valores desta seção são referentes ao design de peças individuais. sugere-se descontos no valor total do conjunto de peças gráficas no caso de aplicação na mesma identidade visual.bloco de anotações 275capa sIMples para cd 880cartão de aGradecIMento 440crachá 275etIqueta 275Folha de rosto para Fax 275ForMulárIo sIMples 510label para cd 440pasta a4 coM bolso 880pasta a4 sIMples 660 iluStração

Valores médios recomendados pela sIb (sociedade dos Ilustradores do brasil). Inclui a finalização e disponibilização das artes finais

PaPelaria os valores desta seção são referentes ao design de peças individuais. sugere-se descontos no valor total do conjunto de peças gráficas no caso de aplicação na mesma identidade visual.cartão de VIsIta 500enVelope Fechado 715enVelope planIFIcado 1.000tIMbrado 715 os valores desta seção são referentes ao design de peças individuais. sugere-se descontos no valor total do conjunto de peças gráficas no

caso de aplicação na mesma identidade visual.bloco de anotações 275capa sIMples para cd 880cartão de aGradecIMento 440crachá 275etIqueta 275Folha de rosto para Fax 275ForMulárIo sIMples 510label para cd 440pasta a4 coM bolso 880pasta a4 sIMples 660

Sinalização 6.1 >> frota aVIãosob consultacarro de passeIo1.050caMInhão1.860ÔnIbus2.145MotocIcleta740Veículo utIlItárIo1.170

6.2 >> diVerSoSInclui somente o design gráficocaderno técnIcosob consultatoteM3.300letreIro2.750paInel back-lIGht e Front-lIGht1.320peça de sInalIzação MédIa 1.100peça de sInalIzação pequena 550placa de obra550pIctoGraMa 385 editorial

7.1 >> caPa layout e finalizaçãocapa sIMples920capa para coleção1.500

7.2 >> liVro de arteprojeto GráFIco 5.800edItoração e FInalIzação 80

7.3 >> liVro de texto corridoprojeto GráFIco1.150edItoração e FInalIzação 25

7.4 >> liVro de texto com taBelaS, gráficoS, figuraS e fotografiaSprojeto GráFIco 4.050edItoração e FInalIzação 50

7.5 >> cartilha ou liVreto até 64 páginasprojeto GráFIco1.150 a 3.500edItoração e FInalIzação 50

7.6 >> catálogoprojeto GráFIco 3.500edItoração e FInalIzação 90 7.7 >> reViStaprojeto GráFIco 5.800edItoração e FInalIzação 80

Sinalização 6.1 >> frota aVIãosob consultacarro de passeIo1.050caMInhão1.860ÔnIbus2.145MotocIcleta740Veículo utIlItárIo1.170

6.2 >> diVerSoSInclui somente o design gráficocaderno técnIcosob consultatoteM3.300letreIro2.750paInel back-lIGht e Front-lIGht1.320peça de sInalIzação MédIa 1.100peça de sInalIzação pequena 550placa de obra550pIctoGraMa 385 editorial

7.8 >> Periódico inStitucionalprojeto GráFIco 2.500edItoração e FInalIzação 120

7.9 >> Perfil inStitucionalprojeto GráFIco 4.200edItoração e FInalIzação 120

7.10 >> relatório anualprojeto GráFIco 8.000edItoração e FInalIzação 180

7.1 >> Jornal informatiVo até 16 páginasprojeto GráFIco 2.100edItoração e FInalIzação 120

7.12 >> cd dVdprojeto GráFIco de capa e contra-capa1.150projeto, edItoração e FInalIzação 180label 600 7.13 >> reconStrução de arquiVoS digitaiS de ProJetoS editoriaiSlIVro de texto500lIVro de texto, GráFIcos e FIGuras800reVIsta e jornal InForMatIVo1.100

7.14 >> emendaSaté a terceIra reVIsão 20% uniforme

8.1 >> comercialconjunto de peças por posto de trabalho 660 8.2 >> eSPortiVo conjunto de peças por atIVIdade 825

Promocional 9.1 >> diVerSoS

para todos os itens desta seção, o valor não considera somente a aplicação de marca.

não inclui o projeto do produto em si.adesIVo 550aGenda personalIzada 13.300bandeIra ou FlÂMula330banner 990baralho personalIzado 2.750boné330botton/pIn275calendárIo de bolso 550calendárIo de Mesa 330calendárIo de parede 770caMIseta – estaMpa 660 editorial

7.8 >> Periódico inStitucionalprojeto GráFIco 2.500edItoração e FInalIzação 120

7.9 >> Perfil inStitucionalprojeto GráFIco 4.200edItoração e FInalIzação 120

7.10 >> relatório anualprojeto GráFIco 8.000edItoração e FInalIzação 180

7.1 >> Jornal informatiVo até 16 páginasprojeto GráFIco 2.100edItoração e FInalIzação 120

7.12 >> cd dVdprojeto GráFIco de capa e contra-capa1.150projeto, edItoração e FInalIzação 180label 600 7.13 >> reconStrução de arquiVoS digitaiS de ProJetoS editoriaiSlIVro de texto500lIVro de texto, GráFIcos e FIGuras800reVIsta e jornal InForMatIVo1.100

7.14 >> emendaSaté a terceIra reVIsão 20%

(Parte 1 de 2)

Comentários