INVENTOR (6 - Sketch Tools)

INVENTOR (6 - Sketch Tools)

(Parte 1 de 3)

6 - Sketch Tools

A Barra de ferramentas Sketch do Inventor contém ferramentas para criar a geometria básica de features e parts.

6.1 - Edit Coordinate System

Nós usamos o Edit Coordinate System para rodar a origem.

Selecione a ferramenta Edit Coordinate System e então escolha Origin. Observe as mensagens mostradas na caixa de Mensagem para auxiliar você através de tarefas. Então selecione o canto esquerdo inferior do Sketch para reatribuir a origem.

A próxima seção da barra de ferramentas Sketch são as ferramentas de geometria, que esboçam formas geométricas básicas para criar features.

Na figura acima as ferramentas são : linha, círculo, arco, retângulo, e ponto.

6.2 - Line/Spline

Clicando no botão line surgem mais duas funções: line ou spline . Colocando o mouse acima do botão aparecerá uma mensagem que descreve o que o comando faz. Neste caso, a ferramenta cria linhas e arcos tangentes. Com este comando não há necessidade de usar fillets depois do sólido pronto.

Para criar uma linha de construção ao invés de uma linha de objeto, seleciona a opção Construction sob Style.

Pressione o botão direito do mouse no modo “line” , este comando ativa uma caixa para auxiliar na construção de seu Sketch.

Para criar um arco tangente enquanto se estiver no modo “ line” , selecione um endpoint pressione o botão esquerdo do mouse. Quando o arco é localizado propriamente, libere o botão esquerdo do mouse e o Inventor automaticamente voltará para modo “ line” .

6.3 - Circle/Ellipse

O Default para esta ferramenta é criar o círculo com um ponto de centro e um raio. Acesse a caixa drop – down na barra de ferramentas para ver que há duas outras opções de círculo, elipse e Tangente, Tangente, Tangente.

6.4 - Arc

A ferramenta de arco de default cria um arco usando três pontos. A barra de ferramentas drop-down fornece duas opções adicionais: Center, Start, End e Start, Tangent. Todos três métodos desenharão arcos um ou outro no sentido horário ou no sentido anti-horário.

6.5 - Rectang

A ferramenta rectang fornece duas opções. O default está selecionar os dois pontos diagonais do retângulo. A segunda opção do usuário define o comprimento de um lado e então o comprimento do lado adjacente.

6.6 - Fillet/Chamfer

A ferramenta Fillet está num flyout que inclui Fillet e Chamfer. O Inventor recomenda que isto é o melhor para somar os fillets e chamfers para colocar em features. A razão é que o usuário pode então suprimir fillets para tornar regens mais rápidos e para conservar memória. Então fica mais fácil para modificar valores. Entretanto, há solicitações onde isto é preferível para incluir o fillet ou chamfer no Sketch.

A ferramenta fillet solicita o usuário para selecionar as edges do Sketch para que seja modificado e aciona uma caixa de diálogo onde o usuário pode modificar o valor de raio. Para modificar o valor de um fillet que você já tenha colocado, somente clique duas vezes usando o botão esquerdo do mouse e uma caixa de diálogo aparecerá permitindo você editar o valor. Pressionando o botão igual permite o usuário selecionar um fillet existente e aplica o valor daquele fillet ao fillet existente.

Pressionando o botão direito do mouse enquanto se está no modo ‘Fillet’ aciona-se uma pequena caixa de diálogo que permite o usuário mudar vistas para levar em conta uma edição mais fácil.

Distância Igual 2 Distâncias Distância-ângulo

Chamfers podem ser definidos por três caminhos: Equal Distance, 2 Distance, e Distance-Angle. O usuário também tem a opção de selecionar um chamfer existente no Sketch e aplicar aquele valor ao chamfer existente.

6.7 - Point, Hole Center A ferramenta Point é utilizada para determinar a localização de holes assim como pontos.

Para criar um Sketch Point (utilizado para geometria de restrição), selecione o Sketch point sob Style.

A próxima seção da barra de ferramentas Sketch contém Mirror e Offset.

6.8 - Mirror Mirror é uma nova ferramenta introduzida no Release 4.

Nós criamos um bloco simples: 4 unidades por 1.5 x de unidades 0.5 unidades extrudadas no plano (XZ) .

Selecione o plano frontal para um Novo Sketch.

Desenhe uma linha vertical rudemente no centro do lado frontal. Selecione a linha e mude-a para centerline.

A linha agora aparece como um centerline.

Crie o Sketch mostrado. Há uma pequena linha horizontal no término do Sketch que será utilizada para fechar o perfil. Some uma restrição coincident entre o arco e a linha de centro.

Selecione a ferramenta Mirror. Então selecione o Sketch inteiro. Você pode selecionar o Sketch inteiro desenhando uma janela em volta do Sketch e selecione a centerline também.

Pressione botão direito e clique em Continue.

Nossa geometria está agora espelhada.

Extrude a geometria com uma Profundidade de 0.5 unidades.

Se você tem dificuldades de extrudar o perfil, pode ser que o perfil não esteja fechado. Use o Design Doctor para auxiliar você em criar um perfil fechado.

Clique com o botão direito para um Novo Sketch. Desenhe um círculo no lado direito como mostrado.

Crie uma centerline. Desenhe uma linha vertical. Selecione isto e atribua o Estilo Centerline. Adicione uma dimensão com valor 4.0 para centralizar isto no bloco.

Selecione a ferramenta Mirror. Selecione a Centerline e o círculo.

Pressione o botão direito e selecione Done.

Uma vantagem de se espelhar um furo é que quando você muda as dimensões num furo automaticamente o outro já é atualizado.

Extrude os holes de forma que fiquem passantes.

Nosso exercício está completo Salve isto como ‘Mirror-Exercise.ipt’.

6.9 - Offset

A ferramenta offset solicita ao usuário para selecionar o objeto para offset e o usuário então usa o mouse para arrastar e posicionar os objetos num lugar próximo do final. Para posicionar com precisão o usuário adiciona dimensões ao objeto

Use o botão direito do mouse para acionar um submenu onde o usuário pode determinar as restrições utilizadas ao offset ou mudar de vista para facilitar a edição.

Mais que um objeto pode ser selecionado de cada vez com o offset. Os objetos selecionados realçarão em tom verde. Quando tiver completado a seleção pressione o botão direito do mouse e selecione Done no Submenu. Então arraste o offset para a localização aproximada desejada.

O valor de default automaticamente seleciona loops (curvas unidas por endpoints) e aplica restrições para que sejam eqüidistantes. Para utilizar o offset com uma ou mais curvas individuais omita a restrição Equal, pressione o botão direito do mouse desabilitando a caixa Constraint Object no sub menu.

(Parte 1 de 3)

Comentários