INVENTOR (5 - A Barra De Ferramentas Features)

INVENTOR (5 - A Barra De Ferramentas Features)

(Parte 1 de 7)

5 - A Barra De Ferramentas Features

A barra de ferramentas Features possui seis seções. Elas são Sketched feature tools, Thread, Placed feature tools, Design Element tools, Pattern Feature tools, e Work features.

A ferramenta feature Sketch usa um Sketch para construir Features. A ferramenta Thread executa roscas externas. As ferramentas Placed feature dão um último retoque aos Features existentes. A ferramenta Design Element Tool adiciona ou cria Features pré definidas. A ferramenta Pattern Feature adiciona ou multiplica Features ao modelo. Work features criam planos de trabalho, criam eixos, ou criam pontos que você pode utilizar para definir outros Features em um modelo.

Você notará que quando você começa a maior parte da barra de ferramenta Features está cinza. Porque o Inventor automaticamente desabilita quaisquer ferramentas que você não necessite usar. Aquelas ferramentas tornarão-se disponíveis uma vez que você tenha criado os Features apropriados.

Sketched Feature Tools

As oito opções desta seção são Extrude, Revolve, Hole, Shell, Rib, Loft, Sweep e Coil. 5.1 - Extrude

O botão Shape seleciona um profile ao extrude. Se há profiles múltiplos e nada foi selecionado, pressione Profile e então pressione em um ou mais profiles na janela de gráficos. O Inventor permite a você extrudar mais que um profile de cada vez. Quando você seleciona um profile isto realçará o que está sendo selecionado. Para remover um profile do conjunto de seleção, segure selecionado Ctrl e selecione o profile. Se seu conjunto de seleção não é o desejado então pressione o botão esc para cancelar.

Join Adiciona o volume criado pelo extrude para outro feature.

Cut Remove o volume criado pelo extrude

Intersect Material não incluído no volume compartilhado é apagado

Superfície Cria uma superfície 3D.

desempenha uma operação 'Join'O segundo botão desempenha um 'cut'. O terceiro botão desempenha

Os quatro botões no meio da caixa de diálogo Extrude controlam o tipo de extrusão. O botão principal um 'Intersect'. O último botão cria uma superfície. Você pode arrastar o profile usando seu mouse para determinar a distância que você deseja extrudar ou entrar com um valor na caixa de diálogo. A operação será automaticamente atualizada .

Sob a seção de Extents da caixa de diálogo, há um botão que permite você ir tão longe quanto você deseja ao extrudar o profile. As opções são Distance, To, and From To.

Distance

Método de Default. Estabelece a profundidade de extrusão entre começo e fim de planos. Possui um feature de base, mostra a distância negativa ou positiva do profile do extrude ou valor de entrada. A extrusão termina num plano paralelo ao Sketch.

Permite você selecionar um face de conclusão ou plano para terminar o extrusion. Você pode terminar o feature no face selecionado, ou em um face que se extenue além do plano de término. Em uma montagem, o face ou plano pode ser outra peça. Depois você seleciona o plano de término:

•Pressione o botão esquerdo para terminar o feature inteiramente no face selecionado.

•Pressione o botão direito para terminar o feature no plano selecionado e o face estendido.

From - To

Permite você selecionar e finalizar faces ou planos para terminar a extrusão. Em uma montagem, os faces ou planos podem estar em outras peças. Não disponível para base features.

O Inventor automaticamente salva a maioria dos valores comuns. Você pode também medir objetos corretamente para determinar que valor você deseja usar. Você pode usar Show Dimensions para selecionar uma dimensão existente no modelo utilizando uma feature definida.

Os botões no fim da seção Extents determinam a direção da extrusão. O Inventor automaticamente mostra um preview do que acontecerá

O Taper Angle pode ser definido com o valor de até 180º (normal ao plano de Sketch). O taper extenue igualmente em ambas as direções. Se um ângulo do taper é especificado, um símbolo na janela de gráficos mostra a edge fixada e direção de taper.

5.2 - Revolve

O revolve é feito parecidamente com o Extrude. Primeiro você cria o Sketch usando a barra de ferramentas Sketch. Então seleciona o botão Revolve da barra de ferramentas Features. A caixa de diálogo Revolve aparecerá. Selecione o profile para revolver. Defina o centerline ou eixo que você deseja revolver certifique-se por escolher o botão axis e então selecionar o centerline apropriado ou eixo. O eixo pode ser um eixo de trabalho, uma linha de construção, ou uma linha normal. O eixo de revolução pode ser separado do profile ou paralelo a isto. O profile e eixo devem ser coplanares.

DICA: Para utilizar o taper em uma única direção, crie uma Feature extrudada sem Sketch, então use a ferramenta Face Draft tool para adicionar um ângulo a uma face específica .

Sob Extents, você determina o método à revolução e atribui o deslocamento angular do profile ao redor de um centerline. Pressione a flecha abaixo para listar os métodos de extensão, e entre com o valor. Revoluções podem ter uma distância específica ou pode terminar em um plano de trabalho ou faces de peças.

O ângulo pode ser medido. Ang mostra dimensões para ajudar você a determinar um valor ou simplesmente digitar um ângulo.

Finalmente, você pode determinar a direção ao revolvido. O Inventor antecipa o revolvido assim você pode decidir se você tem definido isto propriamente antes de selecionar 'OK'.

Criando um Revolve

Vá em File->New. Nós começamos nossa peça abrindo uma nova utilizando English Units para assegurar que nossas unidades estão em polegadas. Botão Esquerdo em Standard (in).ipt.

Pressione 'OK'.

Desenhe o Sketch mostrado. Note a linha de eixo. Esta será utilizada para revolver a peça. O Inventor R4 vem com três tipos de linha: Normal, Construção, e Centerline. Nós podemos identificar a linha de eixo como um centerline por selecionar isto e então selecionar o Centerline na caixa abaixo .

A linha de eixo agora muda a forma para um centerline.

Linha de Eixo

Pressione o botão direito do mouse e mude para ' Isometric View'. Selecione o ícone Revolve na Features toolbar.

Verifique que o profile correto é realçado. Se isto não aparece, clique no botão profile na caixa de diálogo Revolve e selecione o Sketch. Como nós definimos nossa linha de eixo como um centerline, o Inventor automaticamente sabe como revolver nosso profile.

Na seção Extents , selecione 'Full' para um ângulo completo de 360º de revolução. Clique 'OK'.

Salve esta peça como 'wheel.ipt'. Nós estaremos usando esta peça mais tarde no texto quando nós criarmos patterns.

5.3 - Hole

A ferramenta de Furo cria um furo paramétrico; counter bored, ou countersunk hole features. Um feature de Furo único pode representar Furos múltiplos com configurações idênticas (diâmetros e métodos de término). Furos Diferentes podem ser criados dos mesmos, compartilhando hole-pattern sketch.

ferramentas FeaturesVocê pode também utilizar endpoints selecionando ou centralizando pontos na

Antes de você colocar um Furo, você tem que colocar um ponto ou centro de Furo usando a barra de ferramentas Sketch. Coloque o ponto, indique a localização e então você pode continuar na barra de geometria existente como centros de Furo.

A Caixa de diálogo de Furo do Inventor é extremamente avançada e tem várias 'Gee Whiz' Features. Você pode realmente entrar na caixa de diálogo e modificar as dimensões lá. Você pode definir mais que um Furo de cada vez simplesmente por selecionar naquele Furo centralizando e Adicionando eles ao conjunto de seleção. Assim, para eficiência máxima, você pode colocar todo seus centros de Furo usando a ferramenta Sketch e então extrude eles utilizando a ferramenta Hole.

Tipos De Furo Abaixo há uma tabela de seleção de tipos de furos.

Centers Centros dos furos são automaticamente selecionados.

Tipo de Furo

Furo Simples são relativos à face plana e possuem o diâmetro especificado Este é o valor Default

Furos rebaixados têm um diâmetro especificado, diâmetro do rebaixo, e profundidade do rebaixo .

Furos com cabeça chata tem um diâmetro e um ângulo específicos

Término

(Parte 1 de 7)

Comentários