Inventor FUNDAMENTOS DA MODELAGEM PARAMÉTRICA

Inventor FUNDAMENTOS DA MODELAGEM PARAMÉTRICA

(Parte 1 de 2)

1 - FUNDAMENTOS DA MODELAGEM PARAMÉTRICA

Objetivos desta lição Quando você tiver completado esta lição, você será capaz de:

♦Criar modelos paramétricos simples ♦Compreender o Processo Básico de Modelagem Paramétrica

♦Criar Esboços

♦Compreender o " Shape before Size "

♦ Utilizar comandos de visualização

♦ Criar e modificar dimensões

No Inventor, o processo de modelamento paramétrico envolve os seguintes passos:

1.Crie um esboço bidimensional simples. 2.Aplique restrições geométricas quando necessário 3.Aplique dimensões 4. Utilize Extrude/revolve/sweep 5.Adicione recursos adicionais, tais como furos, fillets, chamfers e shell 6.Analise e refine o modelo 7. Crie o desenho 2D.

Inicie o Inventor clicando duas vezes no ícone Inventor do desktop

Quando o ícone está realçado a janela ao lado exibe o conteúdo do mesmoVerifique que o ícone 'New' está

Aparecerá uma janela. No lado esquerdo, nós vemos quatro ícones: Getting Started, New, Open, e Projects. realçado.

O Inventor usa novas extensões de arquivo. Veja tabela abaixo para auxiliar você em determinar o tipo de arquivo à criar e acessar.

Extensão do arquivoTipo de Arquivo *.iptArquivo de Peças/Arquivo de chapas (modelo 3D model)

*.iamConjunto (modelo 3D )

*.idvArquivo de visualização de projeto

*.ipjArquivo de Projeto

*.idwDesenho (2D)

*.ipnApresentação (Modelo 3D /Scene/Rendering)

*.ideElemento de Projeto

Selecione o ícone Standard.ipt e pressione 'OK'.

Os arquivos exibidos e utilizados na caixa de diálogo Start-Up são modelos. Esses modelos contêm padrões de drafting e default.

Nós começaremos com um esboço simples. Guarde as seguintes diretrizes em mente quando criar um esboço simples.

♦Crie um esboço que é proporcional à forma desejada.

♦Utilize esboços simples. Deixe de fora os fillets, e chamfers…que poderão ser adicionados mais tarde.

♦Exagere nos recursos geométricos na forma desejada. Recorde, seu esboço é paramétrico - você pode ajustar o tamanho quando nós começarmos a adicionar dimensões. Isto é mais fácil para aumentar ou diminuir o esboço

♦Desenhe a geometria sem sobreposição. O Inventor espera uma forma poligonal simples. Sobrepor linhas pode criar confusão e erros.

1.1 - CRIANDO UM ESBOÇO SIMPLES

1. Selecione o ícone “Line” da Barra De Ferramentas Sketch e pressione-o com o botão esquerdo do mouse, isto ativa o comando.

DICA: O +L próximo ao ícone significa que se digitarmos L pelo teclado estaremos ativando o comando. Este processo é parecido com o atalho de comando 'L' utilizado no AutoCAD

indicando onde nós estamos agora, em 'line'Use a caixa de Mensagem como uma ajuda. O Inventor espera

A caixa de Mensagem localizada no ponto principal do menu e no canto esquerdo inferior da tela mudará que nós indiquemos o início de uma linha. Para mudar para o modo de arco, simplesmente segure pressionado o botão esquerdo do mouse e mova o mouse para formar um arco.

como mostrado abaixo. Crie o esboço começando no Ponto 1 e finalizando no Ponto 7Não
interessa o tamanho real do esboçoNão se preocupe em posicionar as linhas perfeitamente

1. Mova o mouse perto do canto esquerdo inferior da Tela De Desenho e crie uma linha à mão livre verticais ou horizontais pois o Inventor automaticamente posicionará as linhas ortogonalmente.

pop-up mostrado. Após a escolha da opção, selecione Done (Esc) para voltar ao desenhoNote que temos

Enquanto estiver no comando “line” , pode-se pressionar o botão direito do mouse para se obter o menu as opções Midpoint, Center, Intersection ou AutoProject para ajudar-nos em nosso esboço.

1.1.1 - Dimensionando um perfil “Sketch”

Selecione a ferramenta de dimensão clicando com o botão esquerdo do mouse no ícone de Dimensão. Então selecione a linha para dimensionar. Finalmente mova o mouse para fora da linha sendo dimensionada e selecione a localização da cota. Para modificar a dimensão, clique duas vezes na cota e uma caixa de diálogo aparece.

Clique com o mouse na caixa de dimensão e insira o valor correto. Selecione a marca verde quando a dimensão estiver correta.

Repita o passo 3 aplicando as dimensões mostradas baixo.

DICA: Digitando D através do teclado também iniciará o comando de DIMENSÃO.

Suporte Técnico 0800-152550 w.mapdata.com.br suporte@mapdata.com.br

DICA: Se você não deseja que restrições sejam automaticamente somadas com sua geometria, segure pressionado a tecla CTRL enquanto você desenha.

1.1.2 - Completando a Sketch

Seu esboço está parecido com este? Agora vamos usar restrições geométricas. Some uma restrição vertical à linha inclinada. Some uma restrição horizontal à linha superior. Se seu esboço é diferente, aplique restrições como for necessário.

Pressione o botão direito do mouse e Selecione ‘Done’ para terminar somando dimensions/constraints. Pressione o botão direito do mouse e Selecione ‘Finish Sketch para terminar definindo a geometria.

DICA: O +S próximo ao fim do ícone significa que digitando S no teclado também iniciará o comando

1.2 - COMPLETANDO A BASE, RECURSO SÓLIDO

Agora que o esboço 2-D esta completado, nós continuaremos o próximo passo: crie um 3D Part do 2D Sketch. Extrudar um esboço 2D é um dos métodos mais utilizados para criar 3D parts. Pode-se extrudar ao longo de um caminho. Pode-se também especificar um valor de altura, direção e um ângulo de inclinação

Antes de nós extrudarmos, vamos mudar para o modo Isometric ViewQue nos permitirá ver o

que vai acontecer mais facilmente. Para mudar para Isometric View, pressione o botão direito do mouse em qualquer parte na área de Tela De Desenho e selecione ‘ Isometric View’ do menu pop-up. Quando selecionamos ‘IsometricView’ há um realce na caixa e confirmamos clicando com o botão esquerdo do mouse.

Nós ainda vemos as ferramentas Sketch e nós necessitamos mudar as ferramentas Sketch. Para fazer isto, pressione o botão Sketch localizado acima a barra de ferramentas Sketch

A Barra de ferramentas Features aparecerá.

DICA: Para esconder o texto próximo aos ícones de ferramenta, mude para o modo EXPERT. Selecione a barra de ferramentas, pressione o botão direito do mouse e selecione EXPERT .

Nós selecionamos o ícone Extrude localizado na barra de ferramentas Features. Note que quando nós movemos o mouse acima do ícone Extrude, a mensagem se altera na caixa de Mensagens para indicar o que o ícone Extrude faz. Selecione o ícone Extrude.

(Parte 1 de 2)

Comentários