Automação Industrial - Prática

Automação Industrial - Prática

Apostila de: EXERCÍCIOS DE PNEUMÁTICA

HIDRO ELETRO Laboratórios Didáticos

Exercício 01- Acionando botão VA-1 pilotamos a VP-3injeta ar na câmara A do atuador AP-1 para retornar o acionar o VP-2 que pilota a válvula VP-3 injetando ar no lado B .

Exercício 02- Avançar acionando a botão VA-1, acionando o botão VB-1 o cilindro não retorna ( devido ao calço pneumático, que pode ser observado através dos manômetros MA e MB ) destravar o botão VA-1 o cilindro retornará.

Exercício 03- Avançar mantendo acionado o botão VB-1 e retornar mantendo acionado o botão VB-2, o atuador perde a pressão quando os botões VB-1 ou VB-2 não estão acionados.

Exercício 04- Avançar mantendo acionado o botão VA-1 e retornar mantendo acionado o botão VB-2, o cilindro perde a pressão quando os botão VA-1 ou VB-1 não estão acionados, caso o VA-1 esteja acionado quando acionar o VB-1- verificaremos que o manômetro VA mostrará a pressão do calço pneumático .

Exercício 05- Lógica OU: Acionando botão VP-1 ou VP-2 é acionada a válvula VP-3 e o atuador avançará e retornará acionando o VA-1. Caso VA-1 esteja acionado o atuador não avançará.

Exercício 06- Lógica E: Acionando a botão VB-1 e o botão VB-2 os atuadores AP-1 e AP-2 avançam, se e somente se, o VA-1 não estiver atuado, acionando VA-1 os atuadores retornarão.

Exercício 07- Avançar mantendo acionado o botão VB-1 e retornar mantendo acionado o botão VB-2, o atuador perde a pressão quando os botões VB-1 ou VB-2 não estão acionados. Caso acione apenas VB-1 ou VB-2 , somente um atuador avança.

Exercício 08- Automático: Acionando botão VB-1 o atuador AP-1 avançará, quando o came do atuador acionar o sensor sp-2 o mesmo retornará automaticamente.

Exercício 09- Automático com lógica OU:Acionando o botão VB1 ou o botão VA-1 o atuador AP-1 avançará, acionando o sensor sp-2 o atuador retornará, se somente se, o botão VA-1 estiver acionado o AP-1 não retornará ( devido ao calço pneumático, que pode ser observado através dos manômetros MA ) destravar o botão VA-1 o cilindro retornará.

Exercício 10- Mantendo acionado o botão VA-1 o atuador AP-1 avançará e retornará automaticamente, os sensores sp1 e sp2 serão acionados no final do curso do atuador modificando o estado da válvula VP-3. O ciclo somente acontece, se somente se, o a Haste do atuador estiver no fim de curso.

Exercício 12- Automático com lógica E_ Ligando o ar no circuito o atuador avançará ate o came atuar o sensor sp2 :Acionando o botão VB1 a válvula VP-3 mudará de posição e o atuador AP-1 retornará até o came atuar o sensor sp1 e automaticamente inverte a posição ou estado da válvula VP3, avançando o came até acionar o sensor sp-2.

Exercício 12- Automático com dois atuadores: Acionando botão VB-1 muda de estado a VP-3 e o atuador AP-1 avançará, quando o came do atuador acionar o sensor sp-2 acionará a VP-2 avançando atuador AP-2 até seu came atuar o sensor sp3 quer mudará de estado a VP-3, retornando o AP-1, até seu came atuar o sp1 que atuará a VP-1 que muda de estado a VP1 retornando o atuador AP-2. Acionando o botão VB-2, somente o atuador AP-2 avançará e retornará automaticamente.

Exercício 13- Automático de um ciclo ou contínuo com lógica E e OU para dois atuadores:Acionando o botão VB2 a VP-3 muda de estado. Avança o atuador AP-1 até o seu came atuar o sensor sp2, que atua a VP-2 .Avançará AP-2 até seu came acionar o sensor sp-3, que retorna o atuador AP- até o seu came atuar o sensor sp1, que acionará a VP-1, retornando o atuador VP-2. Para o ciclo contínuo atuar o botão VA-1. Quando o sp4 for acionado a pressão se equilibra na válvula LE-1 e o ciclo se repete automaticamente, efetuando o ciclo contínuo, para interromper devemos desabilitar a VA-1.

Exercício 14- Comando com retenção: Acionando botão start o relé R-1 é energizado e muda de estado a VS-2 e o atuador AP-1 avançará, acionando o botão stop é desenergizado o relé R-1 o atuador AP-1 e retornará automaticamente.

Exercício 15- Comando com retorno automático: Acionando botão start o relé R-1 é energizado e muda de estado a VS-2 e o atuador AP-2 avançará, acionando o sensor Fc3 o relé R-1 é desenergizado e o atuador AP-2 retornará automaticamente. Se o botão stop for acionado o atuador retornará automaticamente.

Exercício 16- Comando com retenção: Acionando botão start o relé R-1 é energizado e muda de estado a VS-1 e o atuador AP-1 avançará, até seu came acionar o sensor Fc2 que energiza o relé R-2 e desenergiza o o relé R-1 obrigando o atuador AP-1 retornar. O Atuador AP-2 avança até atuar o sensor Fc3 e desenergiza o R-2 obrigando o atuador AP-2 retornar. Se o botão stop for acionado o atuadores retornaram automaticamente.

Comentários