Modelagem dos componentes e montagem da bomba flangeada

Modelagem dos componentes e montagem da bomba flangeada

Ligações Parafusadas | Maurijones J. de Albuquerque 1

Bomba Flangeada

Modelagem dos componentes e montagem da bomba flangeada Utilizando o Autodesk Inventor 2010 ou versão anterior.

Ligações Parafusadas | Maurijones J. de Albuquerque 2

O Que é o Autodesk Inventor?

O Autodesk Inventor é um software para projetos mecânicos em 3D paramétrico. Com o Autodesk Inventor é possível utilizar todos os dados 2D que a empresa possui, facilitando dessa forma a transição entre o ambiente 2D para o 3D.

O Autodesk Inventor é uma ferramenta de projeto de fácil aprendizado, sendo possível conseguir tirar proveito da ferramenta logo no primeiro dia de sua utilização. Com a melhor compatibilidade com o formato DWG do mercado, a tecnologia adaptativa, o desempenho excepcional no nível de grandes conjuntos e o fluxo de trabalho intuitivo, o Autodesk Inventor é a mais promissora tecnologia de projeto para a indústria mecânica desde 1985, sendo criado pela mesma empresa que inventou o projeto em computadores pessoais (AutoCAD).

Ligações Parafusadas | Maurijones J. de Albuquerque 3

Criação do componente # 1 (Cabeça do Cilindro da Bomba)

1. No Ribbon, na guia Model > painel Sketch, selecione Create 2D Sketch. Crie o seguinte sketch e aplique as cotas e as restrições em conformidade.

2. No Ribbon, na guia Model > painel Create, selecione o comando Revolve. Por haver somente um eixo e um perfil, eles serão selecionados automaticamente.

2. No browser, expanda a pasta Origin. Em seguida, clique com o botão direito do mouse sobre o Plano YZ e o eixo Z. No Ribbon, na guia Model, painel Work Features > selecione Work Plane, depois crie um Plano de Trabalho de -45 graus em relação ao Eixo Z e ao Plano YZ.

Ligações Parafusadas | Maurijones J. de Albuquerque 4

3. Em seguida, crie um novo plano de trabalho afastado -42 milímetros do plano recém criado.

4. No Ribbon, na guia Sketch > painel Draw, selecione Center Point Circle. Crie um círculo de 25 milímetros de diâmetro sobre o plano de trabalho conforme mostra a imagem a seguir.

5. No Ribbon, na guia Model > painel Create, selecione o comando Extrude. Na caixa de diálogo Extrude, clique no botão Profile e selecione o círculo de 25 milímetros de diâmetro recém criado. Na seção Extents, selecione a opção To Next. Clique no botão OK.

Ligações Parafusadas | Maurijones J. de Albuquerque 5

6. No Ribbon, na guia Model > painel Sketch, selecione Create 2D Sketch em seguida crie um novo sketch na face circular da feature recém-criada. Observe que a aresta da face circular se projetará.

7. No Ribbon, na guia Model > painel Modify, selecione o comando Hole. Na caixa de diálogo Hole, na lista de opções Placement, escolha From Sketch. Nas opções de furo, selecione Drilled. Para criar um furo com rosca, marque a opção Tapped Hole. Na lista de opções Termination, escolha To. Na seção Threads, na lista de opções Thread Type, escolha ANSI Metric M Profile, Size 16, Designation M16x1.5.

Ligações Parafusadas | Maurijones J. de Albuquerque 6

8. Crie Planos de Trabalho 45 graus em relação ao Eixo Z e ao Plano YZ. Em seguida crie um novo plano afastado 50 milímetros do plano recém criado.

9. No plano recém criado, crie um círculo de 32 milímetros de diâmetro e um retângulo de 50x50 milímetros conforme mostra a imagem abaixo.

Ligações Parafusadas | Maurijones J. de Albuquerque 7

10. No Ribbon, na guia Model > painel Create, selecione o comando Extrude. Na caixa de diálogo Extrude, clique no botão Profile e selecione o círculo de 32 milímetros de diâmetro recém criado. Na seção Extents, selecione a opção To Next. Clique no botão OK. Compartilhe este sketch para utilizá-lo para criar outra feature.

1. Extrude retângulo de 50x50 milímetros com uma distancia de 6 milímetros.

12. Crie um novo sketch na face da feature retangular e em seguida crie uma feature Hole para criar um furo de 20 milímetros de diâmetro conforme as especificações abaixo.

Ligações Parafusadas | Maurijones J. de Albuquerque 8

13. Aplique filete de raio 8 milímetros nos vértices da feature retangular conforme ilustração abaixo. 14. Crie um novo sketch na face da feature retangular conforme mostra a imagem a seguir.

15. Crie uma feature Hole para criar um furo de 6 milímetros de diâmetro conforme as especificações abaixo.

Ligações Parafusadas | Maurijones J. de Albuquerque 9

16. Utilizando o comando Point, Center Point, crie um novo sketch na face circular da base. Observe ilustração abaixo.

17. Crie uma feature Hole para criar um furo de 6 milímetros de diâmetro conforme as especificações abaixo. Termination: Through All.

18. Utilize o comando Circular Pattern para replicar as features de Hole conforme mostra ilustração a seguir.

Ligações Parafusadas | Maurijones J. de Albuquerque 10

19. Crie um círculo de diâmetro 70 milímetros. 20. Extrude o sketch recém criado com uma distancia de 1.5 milímetros.

21. Aplique um chanfro de 0.5 milímetros na aresta da feature circular.

Ligações Parafusadas | Maurijones J. de Albuquerque 1

Criação do componente # 2 (Cilindro)

1. No Ribbon, na guia Model > painel Sketch, selecione Create 2D Sketch. Crie o seguinte sketch e aplique as cotas e as restrições em conformidade.

2. Utilize o comando Revolve para revolucionar o perfil.

Ligações Parafusadas | Maurijones J. de Albuquerque 12

3. Crie um novo sketch na face circular do flange. No painel Format selecione a opção Construction para criar o circulo de 8 milímetros de diâmetro com linha de construção. Crie uma linha do centro para o quadrante do circulo para especificar o ponto de centro do furo conforme ilustrado.

4. Crie uma feature Hole para criar um furo de 6 milímetros de diâmetro conforme as especificações abaixo. Termination: Through All.

5. Utilize o comando Circular Pattern para replicar as features de Hole conforme mostra ilustração a seguir.

Ligações Parafusadas | Maurijones J. de Albuquerque 13

6. Aplique um chanfro de 0.25 milímetros na aresta circular selecionada.

Montagem dos componentes

1. Na barra de ferramentas Quick Access, clique em NEW (CTRL + N). Na caixa de diálogo New File, selecione o template Standard (m).iam.

2. No Ribbon, na guia Assemble > painel Component > Place.

Ligações Parafusadas | Maurijones J. de Albuquerque 14

3. Na caixa de diálogo Place Component, selecione o primeiro componente (Cylinder) da montagem.

4. O componente inserido é mostrado no Browser.

5. No Ribbon, na guia Assemble > painel Component > Place. O componente Pump CylHead é inserido conforme mostra imagem abaixo.

Ligações Parafusadas | Maurijones J. de Albuquerque 15

6. No Ribbon, na guia Assemble > painel Position > Constrain.

7. Na caixa de diálogo Place Constraint, na seção Type, selecione Insert. Na seção Solution, escolha a opção Opposed. Selecione a feature Hole a partir da parte inferior do componente conforme mostra a ilustração. Clique OK.

8. Em seguida, selecione a feature Hole a partir da face circular superior do componente conforme mostra a ilustração. Clique OK.

Ligações Parafusadas | Maurijones J. de Albuquerque 16

9. Aplique as restrições a outra feature Hole oposta para fixar o componente chamado Pump CylHead ao componente Cylinder.

10. No Ribbon, na guia Assemble > painel Component > selecione Place from Content Center.

1. Na caixa de diálogo Place from Content Center, expanda Fasteners, Bolts, e selecione Socket Head, e em seguida DIN 7985 (Z). Clique duas vezes para colocar o parafuso selecionado.

Pump CylHead Cylinder

Ligações Parafusadas | Maurijones J. de Albuquerque 17

12. Pause o mouse sobre a aresta da feature Hole até o componente se ajustar ao furo. Na barra de ferramentas AutoDrop, clique no botão Apply.

13. O parafuso é automaticamente replicado. Clique com o botão direito e selecione Done.

14. Repita os passos 10 a 13 para colocar as porcas. Observe a imagem a seguir.

Ligações Parafusadas | Maurijones J. de Albuquerque 18

15. Depois de concluir a montagem dos componentes, o passo seguinte é preparar a documentação do projeto.

Comentários