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Enem 2003-comentada, Provas de Matemática

ENEM 2003-COMENTADA

Tipologia: Provas

2010

Compartilhado em 29/01/2010

prof-cledilson-bezerra-6
prof-cledilson-bezerra-6 🇧🇷

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Baixe Enem 2003-comentada e outras Provas em PDF para Matemática, somente na Docsity! o anglo resolve o Exame Nacional do Ensino Médio 2003 É trabalho pioneiro. Prestação de serviços com tradição de confiabilidade. Construtivo, procura colaborar com as Bancas Examina- doras em sua tarefa árdua de não cometer injustiças. Didático, mais do que um simples gabarito, auxilia o estudante em seu processo de aprendizagem. O ENEM-2003 é constituído de uma redação e de 63 ques- tões objetivas, envolvendo assuntos de Português, Mate- mática, Biologia, História, Geografia, Física e Química, abordados ao longo do Ensino Médio. Essa prova tem por finalidade avaliar modalidades estru- turais de inteligência, demonstradas em 21 habilidades decorrentes de 5 competências fundamentais. Os resultados obtidos pelos alunos poderão ser aprovei- tados para o ingresso em várias faculdades do país. Matriz de Competências e Habilidades do ENEM ENEM — Competências As duas partes da prova são estruturadas para avaliar as seguintes competências: Parte Objetiva I — Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica. II —Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de pro- cessos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas. III — Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar deci- sões e enfrentar situações-problema. IV —Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, pa- ra construir argumentação consistente. V —Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na reali- dade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. Redação I — Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. II —Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. III — Selecionar, relacionar e organizar, interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. IV —Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação. V —Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, demonstrando respeito aos direitos humanos. ENEM — Habilidades Na parte objetiva da prova, cada uma das habilidades é medida três vezes (três questões por habilidade). 1. Dada a descrição discursiva ou por ilustração de um experimento ou fenômeno, de natureza científica, tecnológica ou social, identificar variáveis relevantes e selecionar os instrumentos necessários para a realização ou interpretação do mesmo. 2. Em um gráfico cartesiano de variável socioeconômica ou técnico-científica, identificar e analisar valores das variáveis, intervalos de crescimento ou decréscimo e taxas de variação. 3. Dada uma distribuição estatística de variável social, econômica, física, química ou biológica, traduzir e interpretar as informações disponíveis, ou reorganizá-las, objetivando interpolações ou extrapolações. 4. Dada uma situação-problema, apresentada em uma linguagem de determinada área de conhecimento, relacioná-la com sua formulação em outras linguagens ou vice-versa. 5. A partir da leitura de textos literários consagrados e de informações sobre concepções artísticas, estabelecer relações entre eles e seu contexto histórico, social, político ou cultural, inferindo as escolhas dos temas, gêneros discursivos e recursos expressivos dos autores. 6. Com base em um texto, analisar as funções da linguagem, identificar marcas de variantes lingüísticas de natureza socio- cultural, regional, de registro ou de estilo, e explorar as relações entre as linguagens coloquial e formal. 7. Identificar e caracterizar a conservação e as transformações de energia em diferentes processos de sua geração e uso social, e comparar diferentes recursos e opções energéticas. 8. Analisar criticamente, de forma qualitativa ou quantitativa, as implicações ambientais, sociais e econômicas dos processos de utilização dos recursos naturais, materiais ou energéticos. 9. Compreender o significado e a importância da água e de seu ciclo para a manutenção da vida, em sua relação com as condições socioambientais, sabendo quantificar variações de temperatura e mudanças de fase em processos naturais e de intervenção humana. 10. Utilizar e interpretar diferentes escalas de tempo para situar e descrever transformações na atmosfera, biosfera, hidrosfera e litosfera, origem e evolução da vida, variações populacionais e modificações no espaço geográfico. 11. Diante da diversidade da vida, analisar, do ponto de vista biológico, físico ou químico, padrões comuns nas estruturas e nos processos que garantem a continuidade e a evolução dos seres vivos. 12. Analisar fatores socioeconômicos e ambientais associados ao desenvolvimento, às condições de vida e saúde de popu- lações humanas, por meio da interpretação de diferentes indicadores. 13. Compreender o caráter sistêmico do planeta e reconhecer a importância da biodiversidade para preservação da vida, rela- cionando condições do meio e intervenção humana. 2ENEM/2003 ANGLO VESTIBULARES ENEM 2003 Exame Nacional do Ensino Médio Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira PROVA 2 – BRANCA LEIA ATENTAMENTE AS SEGUINTES INSTRUÇÕES 01. Você deve receber do fiscal o material abaixo: a) este CADERNO, com a proposta de redação e 63 questões objetivas, sem repetições ou falhas. b) 1 CARTÃO-RESPOSTA destinado à marcação das respostas da parte objetiva da prova. c) 1 FOLHA DE REDAÇÃO para desenvolvimento da redação. 02. Verifique se este material está em ordem, se o seu nome e número de inscrição conferem com os que aparecem a) no CARTÃO-RESPOSTA; b) na FOLHA DE REDAÇÃO; e se a cor de seu CADERNO DE QUESTÕES coincide com a mencionada no alto da capa e nos rodapés de cada página. Caso contrário, notifique IMEDIATAMENTE o fiscal. 03. Após a conferência, o participante deverá assinar, nos espaços próprios a) do CARTÃO-RESPOSTA; e b) da FOLHA DE REDAÇÃO; utilizando, preferivelmente, caneta esferográfica de tinta preta. 04. No CARTÃO-RESPOSTA, a marcação das letras, correspondentes às respostas de sua opção, deve ser feita preenchendo todo o espaço compreendido no círculo, a lápis preto nº 2 ou caneta esferográfica de tinta preta, com um traço contínuo e denso. A LEITORA ÓTICA é sensível a marcas escuras. Portanto, preencha os campos de marcação completamente, sem deixar claros. 05. No CARTÃO-RESPOSTA, o participante deverá assinalar também, no espaço próprio, o gabarito correspondente à cor de sua prova (1 – Amarela, 2 – Branca, 3 – Rosa ou 4 – Verde). Se assinalar um gabarito que não corresponda à cor de sua prova ou deixar de assinalá-lo, sua prova objetiva será anulada. 06. Tenha muito cuidado com o CARTÃO-RESPOSTA e com a FOLHA DE REDAÇÃO para não DOBRAR, AMASSAR, ou MAN- CHAR. O CARTÃO-RESPOSTA e a FOLHA DE REDAÇÃO SOMENTE poderão ser substituídos caso estejam danifica- dos na BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA ÓTICA. 07. Para cada uma das questões são apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); só uma responde adequadamente ao quesito proposto. Você deve assinalar apenas UMA ALTERNATIVA PARA CADA QUESTÃO. A marcação em mais de uma alternativa anula a questão, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA. 08. As questões são identificadas pelo número que se situa acima e à esquerda de seu enunciado. 09. SERÁ EXCLUÍDO DO EXAME o participante que: a) se utilizar, durante a realização da prova, de máquinas e/ou de relógios de calcular, bem como de rádios gravadores, de “headphones”, de telefones celulares ou de fontes de consulta de qualquer espécie; b) se ausentar da sala em que se realiza a prova levando consigo o CADERNO DE QUESTÕES e/ou o CARTÃO- -RESPOSTA; c) deixar de assinalar corretamente o gabarito correspondente à cor de sua prova. 10. Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTÃO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcações assinaladas no CADERNO DE QUESTÕES NÃO SERÃO LEVADOS EM CONTA. 11. Quando terminar, entregue ao fiscal este CADERNO DE QUESTÕES, o CARTÃO-RESPOSTA, a FOLHA DE REDAÇÃO e ASSINE A LISTA DE PRESENÇA. 12. O TEMPO DISPONÍVEL PARA ESTA PROVA, INCLUINDO A REDAÇÃO, É DE CINCO HORAS. Recomendamos que você não ultrapasse o período de uma hora e meia para elaborar sua redação. 13. Por motivos de segurança, você somente poderá se ausentar do recinto de prova após decorridas 2 horas do início da mesma. Caso permaneça na sala, no mínimo, 4 horas após o início da prova, você poderá levar este CADERNO DE QUESTÕES. FUNDAÇÃO CESGRANRIO PROVA 2 — BRANCA 5ENEM/2003 ANGLO VESTIBULARES 6ENEM/2003 ANGLO VESTIBULARES Para desenvolver o tema da redação, observe o quadro e leia os textos apresentados a seguir: Entender a violência, entre outras coisas, como fruto de nossa horrenda desigualdade social, não nos leva a desculpar os criminosos, mas poderia ajudar a decidir que tipo de investimentos o Estado deve fazer para enfrentar o problema: incre- mentar violência por meio da repressão ou tomar medidas para sanear alguns problemas sociais gravíssimos? (Maria Rita Kehl. Folha de S. Paulo) Ao expor as pessoas a constantes ataques à sua integridade física e moral, a violência começa a gerar expectativas, a fornecer padrões de respostas. Episódios truculentos e situações-limite passam a ser imaginados e repetidos com o fim de legi- timar a idéia de que só a força resolve conflitos. A violência torna-se um item obrigatório na visão de mundo que nos é transmi- tida. O problema, então, é entender como chegamos a esse ponto. Penso que a questão crucial, no momento, não é a de saber o que deu origem ao jogo da violência, mas a de saber como parar um jogo que a maioria, coagida ou não, começa a querer continuar jogando. (Adaptado de Jurandir Costa. O medo social.) Considerando a leitura do quadro e dos textos, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo? INSTRUÇÕES • Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista, elaborando propostas para a solução do problema discutido em seu texto. Suas propostas devem demonstrar respeito aos direitos humanos. • Lembre-se de que a situação de produção de seu texto requer o uso da modalidade escrita culta da língua portuguesa. • O texto não deve ser escrito em forma de poema (versos) ou de narrativa. • O texto deverá ter no mínimo 15 (quinze) linhas escritas. • A redação deverá ser apresentada a tinta e desenvolvida na folha própria. • O rascunho poderá ser feito na última folha deste Caderno. Comentário 1. Formato do exame Foi fornecida pela Banca uma coletânea (composta de um quadro informativo e dois textos), com dados a serem levados em conta para a elaboração de um texto dissertativo em prosa por meio do qual o aluno é solicitado a suge- rir uma solução ética sobre o seguinte tema: A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo? (Época, 02.06.03) OR ÃE DAÇ 2. Leitura dos textos I — O quadro fornece sobretudo duas informações relevantes: • o jogo da violência está “esquentando” — prova disso é o enorme crescimento dos gastos com segurança nos últimos anos; • esses gastos (102 bilhões de reais) roubam investimentos aplicáveis em projetos urgentes e vitais, como a erradicação da fome e a preservação da saúde. II — O texto de Maria Rita Kehl põe em foco principalmente o que segue: • a desigualdade é um dos fatores responsáveis pela violência, jogo perigoso e prejudicial; • o reconhecimento da desigualdade como causa, embora não desculpe os criminosos, pode sugerir que a repressão aumen- ta o problema em vez de resolvê-lo; outras medidas de cunho social são indispensáveis. III — A adaptação do texto de Jurandir Costa levanta estas questões: • a presença ameaçadora da violência provoca reação contrária, legitimando o uso da força contra a força; • o desafio que se impõe é o de encontrar uma fórmula de suspender esse jogo, com que a maioria parece estar se confor- mando. 3. Elaboração do texto O desenvolvimento da dissertação não poderia ignorar alguns aspectos que foram ventilados na coletânea: • o recrudescimento da violência nos últimos anos é dado como indiscutível; • uma das causas disso é a desigualdade social; • a repressão não tem produzido os efeitos pretendidos e ainda consome verba que poderia ser destinada ao combate à desigualdade. Frente a essa questão, estão implícitos dois tipos de discurso: • o de que a violência se resolve com repressão ou gastos com defesa; • o de que a violência é um fenômeno gerado por outros que, não corrigidos, vão perpetuá-la. Várias propostas de solução poderiam ser defendidas pelo aluno e seriam aceitáveis desde que se revelassem viáveis e compatíveis com o “respeito aos direitos humanos”, conforme a primeira instrução da Banca. 7ENEM/2003 ANGLO VESTIBULARES 10ENEM/2003 ANGLO VESTIBULARES Considerando os custos e a importância da preservação dos recursos hídricos, uma indústria decidiu purificar parte da água que consome para reutilizá-la no processo industrial. De uma perspectiva econômica e ambiental, a iniciativa é importante porque esse processo A) permite que toda água seja devolvida limpa aos mananciais. B) diminui a quantidade de água adquirida e comprometida pelo uso industrial. C) reduz o prejuízo ambiental, aumentando o consumo de água. D) torna menor a evaporação da água e mantém o ciclo hidrológico inalterado. E) recupera o rio onde são lançadas as águas utilizadas. Resolução: O processo de purificação e reutilização da água, adotado pela indústria citada na questão, tornou-se relativamente comum em muitas áreas industriais nos últimos anos. Esse procedimento, muitas vezes divulgado apenas como medida de preservação ambiental, envolve também questões econômicas, já que a reutilização da água significa para a indústria uma redução dos seus custos e possivelmente um aumento dos ganhos, no longo prazo, pois com o passar do tempo a quan- tidade de água consumida será muito menor. Visando adotar um sistema de reutilização de água, uma indústria testou cinco sistemas com diferentes fluxos de entrada de água suja e fluxos de saída de água purificada. Supondo que o custo por litro de água purificada seja o mesmo, obtém-se maior eficiência na purificação por meio do sistema A) I D) IV B) II E) V C) III Resolução: Definindo eficiência η: η = Calculando η, temos: Assim, o sistema de maior eficiência é o IV. Na música “Bye, bye, Brasil”, de Chico Buarque de Holanda e Roberto Menescal, os versos “puseram uma usina no mar talvez fique ruim pra pescar” poderiam estar se referindo à usina nuclear de Angra dos Reis, no litoral do Estado do Rio de Janeiro. ηV 5 20 0,250= = ηIV 10 20 0,500= = ηIII 5 40 0,125= = ηII 10 40 0,250= = ηI 15 45 0,333= = fluxo de saída fluxo de entrada Sistema I Sistema II Sistema III Sistema IV Sistema V Fluxo de entrada (água suja) 45 L/h 40 L/h 40 L/h 20 L/h 20 L/h Fluxo de saída (água purificada) 15 L/h 10 L/h 5 L/h 10 L/h 5 L/h ▼▼ Questão 7 ▼▼ Questão 8 ▼▼ Questão 9 ➯ ➯ 11ENEM/2003 ANGLO VESTIBULARES No caso de tratar-se dessa usina, em funcionamento normal, dificuldades para a pesca nas proximidades poderiam ser causadas A) pelo aquecimento das águas, utilizadas para refrigeração da usina, que alteraria a fauna marinha. B) pela oxidação de equipamentos pesados e por detonações que espantariam os peixes. C) pelos rejeitos radioativos lançados continuamente no mar, que provocariam a morte dos peixes. D) pela contaminação por metais pesados dos processos de enriquecimento do urânio. E) pelo vazamento de lixo atômico colocado em tonéis e lançado ao mar nas vizinhanças da usina. Resolução: Em funcionamento normal, a água do mar é utilizada para a refrigeração da usina, sendo, portanto, aquecida. O aquecimento das águas pode alterar a fauna marinha. Prevenindo-se contra o período anual de seca, um agricultor pretende construir um reservatório fechado, que acumule toda a água proveniente da chuva que cair no telhado de sua casa, ao longo de um período anual chuvoso. As ilustrações a seguir apre- sentam as dimensões da casa, a quantidade média mensal de chuva na região, em milímetros, e a forma do reservatório a ser construído. Sabendo que 100 milímetros de chuva equivalem ao acúmulo de 100 litros de água em uma superfície plana horizontal de um metro quadrado, a profundidade (p) do reservatório deverá medir A) 4m B) 5m C) 6m D) 7m E) 8m Resolução: A superfície plana a ser considerada é a superfície retangular de dimensões 8m e 10m — observando-se que a quantidade de água que nela incide independe da forma do telhado e admitindo-se que a base do telhado é a superfície retangular considerada. Assim, temos que a área da superfície retangular é 80m2. Do enunciado, 80m2 equivalem a um acúmulo de 80 ⋅ 100 litros de água, ou seja, 8m3. Do gráfico, a quantidade anual de chuva, em milímetros, é 700. Então: mm quantidade de água (m3) 100 8 700 x ∴ x = 56 Logo, p ⋅ 2 ⋅ 4 = 56 ∴ p = 7m Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais mostraram o processo de devastação sofrido pela Região Amazônica entre agosto de 1999 e agosto de 2000. Analisando fotos de satélites, os especialistas concluíram que, nesse período, sumiu do mapa um total de 20000 quilômetros quadrados de floresta. Um órgão de imprensa noticiou o fato com o seguinte texto: O assustador ritmo de destruição é de um campo de futebol a cada oito segundos. Considerando que um ano tem aproximadamente 32 × 106 s (trinta e dois milhões de segundos) e que a medida da área oficial de um campo de futebol é aproximadamente 10–2 km2 (um centésimo de quilômetro quadrado), as informações apresentadas nessa notícia permitem concluir que tal ritmo de desmatamento, em um ano, implica a destruição de uma área de A) 10000 km2, e a comparação dá a idéia de que a devastação não é tão grave quanto o dado numérico nos indica. B) 10000 km2, e a comparação dá a idéia de que a devastação é mais grave do que o dado numérico nos indica. C) 20000 km2, e a comparação retrata exatamente o ritmo da destruição. D) 40000 km2, e o autor da notícia exagerou na comparação, dando a falsa impressão de gravidade a um fenômeno natural. E) 40000 km2 e, ao chamar a atenção para um fato realmente grave, o autor da notícia exagerou na comparação. ▼▼ Questão 10 ▼▼ Questão 11 ➯ ➯ ➯ p m 4 m 2 m 8 m 10 m reservatório 2 m × 4 m × p m (mm) 300 200 100 Ja n Fe v M ar Ab r M ai Ju n Ju l Ag o Se t Ou t No v De z 12ENEM/2003 ANGLO VESTIBULARES Resolução: Do enunciado, temos a regra de três: Tempo (s) ————— Área (km2) 8 10–2 32 ⋅ 106 x ∴ x = 4 ⋅ 104, ou seja, 40000 km2. A caixinha utilizada em embalagens como as de leite “longa vida” é chamada de “tetra brick”, por ser composta de quatro camadas de diferentes materiais, incluindo alumínio e plástico, e ter a forma de um tijolo (brick, em inglês). Esse material, quando descartado, pode levar até cem anos para se decompor. Considerando os impactos ambientais, seria mais adequado A) utilizar soda cáustica para amolecer as embalagens e só então descartá-las. B) promover a coleta seletiva, de modo a reaproveitar as embalagens para outros fins. C) aumentar a capacidade de cada embalagem, ampliando a superfície de contato com o ar para sua decomposição. D) constituir um aterro específico de embalagens “tetra brick”, acondicionadas de forma a reduzir seu volume. E) proibir a fabricação de leite “longa vida”, considerando que esse tipo de embalagem não é adequado para conservar o produto. Resolução: A coleta seletiva é o primeiro passo para viabilizar o reaproveitamento e a reciclagem de diversos materiais. Por exemplo, o alumínio da embalagem “tetra brick” pode ser reciclado e reutilizado para a confecção de outros objetos. A eficiência do fogão de cozinha pode ser analisada em relação ao tipo de energia que ele utiliza. O gráfico ao lado mostra a eficiência de diferentes tipos de fogão. Pode-se verificar que a eficiência dos fogões aumenta A) à medida que diminui o custo dos combustíveis. B) à medida que passam a empregar combustíveis reno- váveis. C) cerca de duas vezes, quando se substitui fogão a lenha por fogão a gás. D) cerca de duas vezes, quando se substitui fogão a gás por fogão elétrico. E) quando são utilizados combustíveis sólidos. Resolução: Observando o gráfico, constata-se que a eficiência dos fogões a gás, de cerca de 60%, é duas vezes maior que a dos fogões a lenha, que é de aproximadamente 30%. Um grupo de estudantes, saindo de uma escola, observou uma pessoa catando latinhas de alumínio jogadas na calçada. Um deles considerou curioso que a falta de civilidade de quem deixa lixo pelas ruas acaba sendo útil para a subsistência de um desempregado. Outro estudante comentou o significado econômico da sucata recolhida, pois ouvira dizer que a maior parte do alumínio das latas estaria sendo reciclada. Tentando sintetizar o que estava sendo observado, um terceiro estudante fez três anotações, que apresentou em aula no dia seguinte: I. A catação de latinhas é prejudicial à indústria de alumínio; II. A situação observada nas ruas revela uma condição de duplo desequilíbrio: do ser humano com a natureza e dos seres humanos entre si; III. Atividades humanas resultantes de problemas sociais e ambientais podem gerar reflexos (refletir) na economia. Dessas afirmações, você tenderia a concordar, apenas, com A) I e II B) I e III C) II e III D) II E) III ▼▼ Questão 12 ▼▼ Questão 13 ▼▼ Questão 14 ➯ ➯ ➯ Fogões a lenha Fogões a carvão Fogões a querosene Fogões a gás Fogões elétricos 70 60 50 40 30 20 10 0 Eficiência do fogão (%) 15ENEM/2003 ANGLO VESTIBULARES Resolução: A partir da década de 1970 as discussões sobre diversas questões relativas às fontes de energia ganharam mais espaço. Dentre elas, o problema da renovação destacou-se como uma das principais preocupações, já que o fim previsto de deter- minadas fontes, fundamentais no desenvolvimento econômico do planeta, passou a assombrar a economia mundial. A questão de a fonte ser ou não renovável está diretamente ligada ao tempo de sua formação comparado à escala de tempo da vida do homem. Assim, o petróleo é classificado como não renovável, pois sua formação se deu há milhões de anos em determinadas condições geológicas. Já a cana possui um período rápido de produção, podendo ser renovada anualmente. No ano passado, o governo promoveu uma campanha a fim de reduzir os índices de violência. Noticiando o fato, um jornal publicou a seguinte manchete: CAMPANHA CONTRA A VIOLÊNCIA DO GOVERNO DO ESTADO ENTRA EM NOVA FASE A manchete tem um duplo sentido, e isso dificulta o entendimento. Considerando o objetivo da notícia, esse problema poderia ter sido evitado com a seguinte redação: A) Campanha contra o governo do Estado e a violência entram em nova fase. B) A violência do governo do Estado entra em nova fase de Campanha. C) Campanha contra o governo do Estado entra em nova fase de violência. D) A violência da campanha do governo do Estado entra em nova fase. E) Campanha do governo do Estado contra a violência entra em nova fase. Resolução: A ambigüidade presente na manchete resulta de a expressão do governo do Estado, pela posição em que se encontra, poder ser relacionada tanto com a palavra campanha quanto com a palavra violência. Na redação da alternativa E, alterada a posição, fica claro que do governo do Estado se relaciona com campanha, ou seja, que o governo é o autor da campanha, e não o autor (agente) da violência. A Propaganda pode ser definida como divulgação intencional e constante de mensagens destinadas a um determinado au- ditório visando criar uma imagem positiva ou negativa de determinados fenômenos. A Propaganda está muitas vezes ligada à idéia de manipulação de grandes massas por parte de pequenos grupos. Alguns princípios da Propaganda são: o princípio da simplificação, da saturação, da deformação e da parcialidade. (Adaptado de Norberto Bobbio, et al. Dicionário de Política) Segundo o texto, muitas vezes a propaganda A) não permite que minorias imponham idéias à maioria. B) depende diretamente da qualidade do produto que é vendido. C) favorece o controle das massas difundindo as contradições do produto. D) está voltada especialmente para os interesses de quem vende o produto. E) convida o comprador à reflexão sobre a natureza do que se propõe vender. Resolução: O fato de muitas vezes a propaganda estar voltada especialmente para os interesses de quem vende o produto (divulga- ção intencional...) evidencia-se no texto com as expressões manipulação de grandes massas e por parte de pequenos grupos. A eficiência de anúncios num painel eletrônico localizado em uma certa avenida movimentada foi avaliada por uma empresa. Os resultados mostraram que, em média: — passam, por dia, 30000 motoristas em frente ao painel eletrônico; — 40% dos motoristas que passam observam o painel; — um mesmo motorista passa três vezes por semana pelo local. Segundo os dados acima, se um anúncio de um produto ficar exposto durante sete dias nesse painel, é esperado que o número mínimo de motoristas diferentes que terão observado o painel seja: A) 15000 D) 71000 B) 28000 E) 84000 C) 42000 Resolução: Do enunciado, o número n pedido é: n 0,4 30000 7 3 n 28000= ⋅ = ⋅ ∴ ▼▼ Questão 21 ▼▼ Questão 23 ▼▼ Questão 22 ➯ ➯ ➯ 16ENEM/2003 ANGLO VESTIBULARES O tempo que um ônibus gasta para ir do ponto inicial ao ponto final de uma linha varia, durante o dia, conforme as condições do trânsito, demorando mais nos horários de maior movimento. A empresa que opera essa linha forneceu, no gráfico abaixo, o tempo médio de duração da viagem conforme o horário de saída do ponto inicial, no período da manhã. De acordo com as informações do gráfico, um passageiro que necessita chegar até as 10h30min ao ponto final dessa linha, deve tomar o ônibus no ponto inicial, no máximo, até as: A) 9h20min D) 8h30min B) 9h30min E) 8h50min C) 9h00min Resolução: Se o passageiro tomar o ônibus às 8h50min, a viagem durará 100min, ou seja, 1h40min, e ele chegará ao ponto final exa- tamente às 10h30min. João e Antônio utilizam os ônibus da linha mencionada na questão anterior para ir trabalhar, no período considerado no gráfico, nas seguintes condições: — trabalham vinte dias por mês; — João viaja sempre no horário em que o ônibus faz o trajeto no menor tempo; — Antônio viaja sempre no horário em que o ônibus faz o trajeto no maior tempo; — na volta do trabalho, ambos fazem o trajeto no mesmo tempo de percurso. Considerando-se a diferença de tempo de percurso, Antônio gasta, por mês, em média, A) 05 horas a mais que João. D) 40 horas a mais que João. B) 10 horas a mais que João. E) 60 horas a mais que João. C) 20 horas a mais que João. Resolução: Tempo gasto por João para ir trabalhar, por mês: TidaJoão = 20 dias ⋅ 50 min ⇒ TidaJoão = 1000mindia Tempo gasto por Antônio para ir trabalhar, por mês: TidaAntônio = 20 dias ⋅ 110 min ⇒ TidaAntônio = 2200mindia A diferença de tempo de percurso pode ser calculada levando-se em consideração apenas o tempo gasto pelos dois para ir trabalhar, já que o tempo gasto para voltar é o mesmo: TAntônio – TJoão = 2200 – 1000 = 1200min ∴ TAntônio – TJoão = 20horas 6:00 120 110 100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0 6:10 6:20 6:30 6:40 6:50 7:00 7:10 7:20 7:30 7:40 7:50 8:00 8:10 8:20 8:30 8:40 8:50 9:00 9:10 9:20 9:30 9:40 9:50 10:00 10:10 10:20 10:30 10:40 10:50 11:00 Te m p o d e p er cu rs o ( m in u to s) Horário de saída ▼▼ Questão 24 ▼▼ Questão 25 ➯ ➯ 17ENEM/2003 ANGLO VESTIBULARES Uma editora pretende despachar um lote de livros, agrupados em 100 pacotes de 20cm × 20cm × 30cm. A transportadora acondicionará esses pacotes em caixas com formato de bloco retangular de 40cm × 40cm × 60cm. A quantidade mínima necessária de caixas para esse envio é: A) 9 D) 15 B) 11 E) 17 C) 13 Resolução: Seja n a quantidade necessária de caixas para esse envio. Do enunciado, temos: n ⋅ 40 ⋅ 40 ⋅ 60 = 100 ⋅ 20 ⋅ 20 ⋅ 30 ∴ n = 12,5 Logo, serão necessárias, no mínimo, 13 caixas. Na literatura de cordel, os textos são impressos, em geral, com 8, 16, 24 ou 32 páginas de formato 10,5cm × 15,5cm. As razões históricas que explicam tal fato estão relacionadas à forma artesanal como são montadas as publicações e ao melhor aproveitamento possível do papel disponível. Considere, abaixo, a confecção de um texto de cordel com 8 páginas (4 folhas): Utilizando o processo descrito acima, pode-se produzir um exemplar de cordel com 32 páginas de 10,5cm ⋅ 15,5cm, com o menor gasto possível de material, utilizando uma única folha de A) 84cm × 62cm B) 84cm × 124cm C) 42cm × 31cm D) 42cm × 62cm E) 21cm × 31cm Resolução: Do enunciado, temos: Seja A a área da folha pedida. Assim: nº de páginas ————— Área da folha inicial 8 (21cm) × (31cm) 32 A ∴ A = 4 ⋅ (21cm) × (31cm) A = 2 ⋅ (21cm) × 2 ⋅ (31cm) A = (42cm) × (62cm) Logo, deverá ser utilizada uma única folha de 42cm × 62cm. 10.5 cm 15 .5 cm ⇔ 8 páginas 123 21 cm 10 .5 cm 10 .5 cm 15 .5 cm 15 .5 cm 31 cm (folha inicial) 10.5 cm 15 .5 cm ▼▼ Questão 26 ▼▼ Questão 27 ➯ ➯ 20ENEM/2003 ANGLO VESTIBULARES Resolução: Segundo o poema, “nada acontece” na aula interminável. O ócio desencadeia o tédio, que, de tão aborrecido, desperta um súbito desejo em Margarida de transfiguração ficcional do ambiente (“...se ao menos um / avião entrasse por uma janela e saísse por outra!”). O poema contrapõe o encantamento da fantasia à monotonia da realidade em questão. Os alunos de uma escola organizaram um torneio individual de pingue-pongue nos horários dos recreios, disputado por 16 participantes, segundo o esquema abaixo: Foram estabelecidas as seguintes regras: — Em todos os jogos, o perdedor será eliminado; — Ninguém poderá jogar duas vezes no mesmo dia; — Como há cinco mesas, serão realizados, no máximo, 5 jogos por dia. Com base nesses dados, é correto afirmar que o número mínimo de dias necessário para se chegar ao campeão do torneio é: A) 8 D) 5 B) 7 E) 4 C) 6 Resolução: De acordo com o enunciado, temos: a) para completar as oitavas-de-final (8 jogos), são necessários 2 dias; b) para completar as quartas-de-final (4 jogos), é necessário 1 dia, distinto dos anteriores; c) para completar a semifinal (dois jogos), é necessário 1 dia, distinto dos anteriores; d) para o jogo final, basta mais 1 dia. Logo de (a), (b), (c) e (d), temos que são necessários (2 + 1 + 1 + 1) dias, ou seja, 5 dias. O tabagismo (vício do fumo) é responsável por uma grande quantidade de doenças e mortes prematuras na atualidade. O Instituto Nacional do Câncer divulgou que 90% dos casos diagnosticados de câncer de pulmão e 80% dos casos diagnosticados de enfisema pulmonar estão associados ao consumo de tabaco. Paralelamente, foram mostrados os resultados de uma pesquisa realizada em um grupo de 2000 pessoas com doenças de pulmão, das quais 1500 são casos diagnosticados de câncer, e 500 são casos diagnosticados de enfisema. Com base nessas informações, pode-se estimar que o número de fumantes desse grupo de 2000 pessoas é, aproximadamente: A) 740 D) 1620 B) 1100 E) 1750 C) 1310 Resolução: Sendo n o número pedido, temos: n = ∴ n = 175090 100 1500 80 100 500⋅ ⋅+ ▼▼ Questão 34 ▼▼ Questão 35 ➯ ➯ Jogo 1 Jogo 2 Jogo 3 Jogo 4 Jogo 5 Jogo 6 Jogo 7 Jogo 8 Jogo 9 Jogo 13 Jogo 14 Jogo 10 Jogo 11 Jogo 12 Jogo 15 (final) 21ENEM/2003 ANGLO VESTIBULARES Os acidentes de trânsito, no Brasil, em sua maior parte são causados por erro do motorista. Em boa parte deles, o motivo é o fato de dirigir após o consumo de bebida alcoólica. A ingestão de uma lata de cerveja provoca uma concentração de aproxi- madamente 0,3g/L de álcool no sangue. A tabela abaixo mostra os efeitos sobre o corpo humano provocados por bebidas alcoólicas em função de níveis de concentração de álcool no sangue: Concentração de álcool Efeitosno sangue (g/L) 0,1 — 0,5 Sem influência aparente, ainda que com alterações clínicas 0,3 — 1,2 Euforia suave, sociabilidade acentuada e queda da atenção 0,9 — 2,5 Excitação, perda de julgamento crítico, queda da sensibilidade e das reações motoras 1,8 — 3,0 Confusão mental e perda da coordenação motora 2,7 — 4,0 Estupor, apatia, vômitos e desequilíbrio ao andar 3,5 — 5,0 Coma e morte possível (Revista Pesquisa FAPESP nº 57, setembro 2000) Uma pessoa que tenha tomado três latas de cerveja provavelmente apresenta A) queda de atenção, de sensibilidade e das reações motoras. D) disfunção digestiva e desequilíbrio ao andar. B) aparente normalidade, mas com alterações clínicas. E) estupor e risco de parada respiratória. C) confusão mental e falta de coordenação motora. Resolução: Um indivíduo que tenha tomado três latas de cerveja deverá apresentar 0,9g/L de álcool no sangue. Dessa forma, suas alterações fisiológicas e comportamentais enquadram-se nas linhas dois e três da tabela fornecida. Após a ingestão de bebidas alcoólicas, o metabolismo do álcool e sua presença no sangue dependem de fatores como peso corporal, condições e tempo após a ingestão. O gráfico mostra a variação da concentração de álcool no sangue de indivíduos de mesmo peso que beberam três latas de cerveja cada um, em diferentes condições: em jejum e após o jantar. Tendo em vista que a concentração máxima de álcool no sangue permi- tida pela legislação brasileira para motoristas é 0,6g/L, o indivíduo que bebeu após o jantar e o que bebeu em jejum só poderão dirigir após, aproximadamente, A) uma hora e uma hora e meia, respectivamente. B) três horas e meia hora, respectivamente. C) três horas e quatro horas e meia, respectivamente. D) seis horas e três horas, respectivamente. E) seis horas, igualmente. (Revista Pesquisa FAPESP nº 57, setembro 2000) Resolução: Analisando o gráfico, verifica-se que a concentração máxima permitida por lei, que é de 0,6g/L, começa a diminuir após três horas e após quatro horas e meia, respectivamente, para o indivíduo que bebeu após o jantar e para aquele que bebeu em jejum — o que consta na alternativa C. Vale observar, porém, que ambos os indivíduos poderiam dirigir também antes que fosse atingida a concentração limite (0,6g/L): • o que bebeu após o jantar, por cerca de uma hora; • o que bebeu em jejum, por aproximadamente um terço disso. Na embalagem de um antibiótico, encontra-se uma bula que, entre outras informações, explica a ação do remédio do seguinte modo: O medicamento atua por inibição da síntese protéica bacteriana. ▼▼ Questão 36 ▼▼ Questão 37 ▼▼ Questão 38 ➯ ➯ 1 2 3 4 5 6 7 0,1 0,2 0,3 0,4 0,5 0,6 0,7 0,8 0,9 1,0 g/L em jejum após o jantar horas Tempo após ingestão Á lc o o l n o s an g u e Ingestão de álcool 22ENEM/2003 ANGLO VESTIBULARES Essa afirmação permite concluir que o antibiótico A) impede a fotossíntese realizada pelas bactérias causadoras da doença e, assim, elas não se alimentam e morrem. B) altera as informações genéticas das bactérias causadoras da doença, o que impede manutenção e reprodução desses orga- nismos. C) dissolve as membranas das bactérias responsáveis pela doença, o que dificulta o transporte de nutrientes e provoca a morte delas. D) elimina os vírus causadores da doença, pois não conseguem obter as proteínas que seriam produzidas pelas bactérias que parasitam. E) interrompe a produção de proteína das bactérias causadoras da doença, o que impede sua multiplicação pelo bloqueio de funções vitais. Resolução: A bula informa que o medicamento atua “por inibição da síntese protéica bacteriana”, ou seja, que “interrompe a produção de proteínas das bactérias”. Dessa forma, a multiplicação bacteriana é inibida, e a infecção é debelada. Quando o corpo humano é invadido por elementos estranhos, o sistema imunológico reage. No entanto, muitas vezes o ataque é tão rápido que pode levar a pessoa à morte. A vacinação permite ao organismo preparar sua defesa com antecedência. Mas, se existe suspeita de mal já instalado, é recomendável o uso do soro, que combate de imediato os elementos estranhos, enquanto o sistema imunológico se mobiliza para entrar em ação. Considerando essas informações, o soro específico deve ser usado quando A) um idoso deseja se proteger contra gripe. B) uma criança for picada por cobra peçonhenta. C) um bebê deve ser imunizado contra poliomielite. D) uma cidade quer prevenir uma epidemia de sarampo. E) uma pessoa vai viajar para região onde existe febre amarela. Resolução: Uma criança que foi picada por cobra peçonhenta já está com o veneno em seu corpo; isso justifica a utilização de soro tera- pêutico, que contém anticorpos contra o veneno de cobra. O botulismo, intoxicação alimentar que pode levar à morte, é causado por toxinas produzidas por certas bactérias, cuja repro- dução ocorre nas seguintes condições: é inibida por pH inferior a 4,5 (meio ácido), temperaturas próximas a 100ºC, concen- trações de sal superiores a 10% e presença de nitritos e nitratos como aditivos. A ocorrência de casos recentes de botulismo em consumidores de palmito em conserva levou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) a implementar normas para a fabricação e comercialização do produto. No rótulo de uma determinada marca de palmito em conserva, encontram-se as seguintes informações: I. Ingredientes: Palmito açaí, sal diluído a 12% em água, ácido cítrico; II. Produto fabricado conforme as normas da ANVISA; III. Ecologicamente correto. As informações do rótulo que têm relação com as medidas contra o botulismo estão contidas em: A) II, apenas. C) I e II, apenas. E) I, II e III. B) III, apenas. D) II e III, apenas. Resolução: As duas primeiras frases têm relação com as medidas contra o botulismo. Na frase I, informa-se que a concentração salina é de 12%, portanto superior à tolerada pela bactéria botulínica; a presença de ácido cítrico, por sua vez, é um fator de abaixamento do pH, situação também inibidora do desenvolvimento bacteriano. A frase II afirma que o produto é fabricado segundo as nor- mas da ANVISA, portanto de acordo com as recomendações que impedem o risco de contaminação por botulismo. Levando-se em conta os fatores que favorecem a reprodução das bactérias responsáveis pelo botulismo, mencionadas no item anterior, conclui-se que as toxinas que o causam têm maior chance de ser encontradas A) em conservas com concentração de 2g de sal em 100g de água. D) no suco de limão, cujo pH varia de 2,5 a 3,6. B) nas lingüiças fabricadas com nitrito e nitrato de sódio. E) no charque (carne salgada e seca ao sol). C) nos alimentos logo após terem sido fervidos. ▼▼ Questão 39 ▼▼ Questão 40 ▼▼ Questão 41 ➯ ➯ ➯ ➯ 25ENEM/2003 ANGLO VESTIBULARES Resolução: O documento I fundamenta a datação da Terra na Bíblia, sendo, portanto, religioso. O documento II fundamenta a datação da Terra no processo de medida do decaimento de isótopos, sendo, portanto, científico. Observe as duas afirmações de Montesquieu (1689-1755), a respeito da escravidão: A escravidão não é boa por natureza; não é útil nem ao senhor, nem ao escravo: a este porque nada pode fazer por virtude; àquele, porque contrai com seus escravos toda sorte de maus hábitos e se acostuma insensivelmente a faltar contra todas as virtudes morais: torna-se orgulhoso, brusco, duro, colérico, voluptuoso, cruel. Se eu tivesse que defender o direito que tivemos de tornar escravos os negros, eis o que eu diria: tendo os povos da Europa exterminado os da América, tiveram que escravizar os da África para utilizá-los para abrir tantas terras. O açúcar seria muito caro se não fizéssemos que escravos cultivassem a planta que o produz. (Montesquieu. O espírito das leis.) Com base nos textos, podemos afirmar que, para Montesquieu, A) o preconceito racial foi contido pela moral religiosa. B) a política econômica e a moral justificaram a escravidão. C) a escravidão era indefensável de um ponto de vista econômico. D) o convívio com os europeus foi benéfico para os escravos africanos. E) o fundamento moral do direito pode submeter-se às razões econômicas. Resolução: Montesquieu, no primeiro trecho, faz objeções à escravidão, criticando seus efeitos tanto nas virtudes do senhor como nas do escravo. No segundo trecho, ele formula um argumento hipotético, de ordem econômica, que justificaria a escravidão: após o extermínio dos índios na América, a utilização do escravo africano teria sido um recurso para baratear sobretudo a produção do açúcar. O mapa abaixo apresenta parte do contorno da América do Sul destacando a bacia amazônica. Os pontos assinalados repre- sentam fortificações militares instaladas no século XVIII pelos portugueses. A linha indica o Tratado de Tordesilhas revo- gado pelo Tratado de Madri, apenas em 1750. Adaptado de Carlos de Meira Mattos. Geopolítica e teoria de fronteiras. Pode-se afirmar que a construção dos fortes pelos portugueses visava, principalmente, dominar A) militarmente a bacia hidrográfica do Amazonas. D) o escoamento da produção agrícola. B) economicamente as grandes rotas comerciais. E) o potencial de pesca da região. C) as fronteiras entre nações indígenas. Resolução: A construção de fortalezas na Amazônia pelos portugueses, no século XVIII, visava garantir pontos estratégicos ao longo dos rios da região para posterior ocupação e colonização com fins lucrativos. A presença dos bandeirantes paulistas, desde o século XVII, e a expansão militar (oficial) é que garantiram a Portugal a posse definitiva da atual região Norte, com o Tratado de Madri. ▼▼ Questão 48 ▼▼ Questão 49 ➯ ➯ 26ENEM/2003 ANGLO VESTIBULARES A seguir são apresentadas declarações de duas personalidades da História do Brasil a respeito da localização da capital do país, respectivamente um século e uma década antes da proposta de construção de Brasília como novo Distrito Federal. Declaração I: José Bonifácio Com a mudança da capital para o interior, fica a Corte livre de qualquer assalto de surpresa externa, e se chama para as províncias centrais o excesso de população vadia das cidades marítimas. Desta Corte central dever-se-ão logo abrir estradas para as diversas províncias e portos de mar. (Carlos de Meira Matos. Geopolítica e modernidade: geopolítica brasileira.) Declaração II: Eurico Gaspar Dutra Na América do Sul, o Brasil possui uma grande área que se pode chamar também de Terra Central. Do ponto de vista da geopolítica sul-americana, sob a qual devemos encarar a segurança do Estado brasileiro, o que precisamos fazer quanto antes é realizar a ocupação da nossa Terra Central, mediante a interiorização da Capital. (Adaptado de José W. Vesentini. A Capital da geopolítica.) Considerando o contexto histórico que envolve as duas declarações e comparando as idéias nelas contidas, podemos dizer que A) ambas limitam as vantagens estratégicas da definição de uma nova capital a questões econômicas. B) apenas a segunda considera a mudança da capital importante do ponto de vista da estratégia militar. C) ambas consideram militar e economicamente importante a localização da capital no interior do país. D) apenas a segunda considera a mudança da capital uma estratégia importante para a economia do país. E) nenhuma delas acredita na possibilidade real de desenvolver a região central do país a partir da mudança da capital. Resolução: Como se vê, a proposta de mudança da capital para o interior do território, concretizada pelo governo Kubitschek com a construção de Brasília, era bastante antiga. Desde o Primeiro Reinado (1822-1831), a preocupação com a segurança do governo e com o desenvolvimento econômico da região central esteve presente em vários momentos da História do Império e da República. A primeira imagem abaixo (publicada no século XVI) mostra um ritual antropofágico dos índios do Brasil. A segunda mostra Tiradentes esquartejado por ordem dos representantes da Coroa portuguesa. (Theodor De Bry (Pedro Américo. -século XVI) Tiradentes esquartejado, 1893) A comparação entre as reproduções possibilita as seguintes afirmações: I. Os artistas registraram a antropofagia e o esquartejamento praticados no Brasil. II. A antropofagia era parte do universo cultural indígena e o esquartejamento era uma forma de se fazer justiça entre luso-brasileiros. III. A comparação das imagens faz ver como é relativa a diferença entre “bárbaros” e “civilizados”, indígenas e europeus. Está correto o que se afirma em: A) I apenas. C) III apenas. E) I, II e III. B) II apenas. D) I e II apenas. ▼▼ Questão 50 ▼▼ Questão 51 ➯ ➯ 27ENEM/2003 ANGLO VESTIBULARES Resolução: Os rituais de antropofagia dos indígenas e a execução dos condenados pelos portugueses demonstram características culturais de crueldade e violência existentes tanto entre os povos ditos “bárbaros”, quanto entre os “civilizados” colonizadores europeus. Para os primeiros, normalmente, comer o inimigo capturado e apropriar-se de seus dotes era um ritual de guerra. Para os Lusos, a pena de morte na forca visava ao justiçamento do réu. Tal punição era agravada pelo esquartejamento, que, para os católicos, significava a ameaça de não-ressurreição do corpo. Jean de Léry viveu na França na segunda metade do século XVI, época em que as chamadas guerras de religião opuseram católicos e protestantes. No texto abaixo, ele relata o cerco da cidade de Sancerre por tropas católicas. (…) desde que os canhões começaram a atirar sobre nós com maior freqüência, tornou-se necessário que todos dormissem nas casernas. Eu logo providenciei para mim um leito feito de um lençol atado pelas suas duas pontas e assim fiquei sus- penso no ar, à maneira dos selvagens americanos (entre os quais eu estive durante dez meses) o que foi imediatamente imi- tado por todos os nossos soldados, de tal maneira que a caserna logo ficou cheia deles. Aqueles que dormiram assim pude- ram confirmar o quanto esta maneira é apropriada tanto para evitar os vermes quanto para manter as roupas limpas (...). Neste texto, Jean de Léry A) despreza a cultura e rejeita o patrimônio dos indígenas americanos. B) revela-se constrangido por ter de recorrer a um invento de “selvagens”. C) reconhece a superioridade das sociedades indígenas americanas com relação aos europeus. D) valoriza o patrimônio cultural dos indígenas americanos, adaptando-o às suas necessidades. E) valoriza os costumes dos indígenas americanos porque eles também eram perseguidos pelos católicos. Resolução: Jean de Léry, viajante francês que viveu no Brasil colonial, utilizou, para resolver dificuldades que depois enfrentou na Europa, elementos da cultura indígena. Assumiu, assim, uma postura de valorização das culturas não européias pouco comum entre os europeus da época. Segundo Samuel Huntington (autor do livro, O choque das civilizações e a recomposição da ordem mundial), o mundo está dividido em nove “civilizações” conforme o mapa abaixo. Na opinião do autor, o ideal seria que cada civilização principal tivesse pelo menos um assento no Conselho de Segurança das Nações Unidas. Sabendo-se que apenas EUA, China, Rússia, França e Inglaterra são membros permanentes do Conselho de Segurança, e analisando o mapa acima pode-se concluir que A) atualmente apenas três civilizações possuem membros permanentes no Conselho de Segurança. B) o poder no Conselho de Segurança está concentrado em torno de apenas dois terços das civilizações citadas pelo autor. ▼▼ Questão 52 ▼▼ Questão 53 ➯ ➯ 30ENEM/2003 ANGLO VESTIBULARES Ainda com base na tabela da questão anterior, é correto afirmar que a população brasileira A) apresentou crescimento percentual menor nas últimas décadas. B) apresentou crescimento percentual maior nas últimas décadas. C) decresceu em valores absolutos nas cinco últimas décadas. D) apresentou apenas uma pequena queda entre 1950 e 1980. E) permaneceu praticamente inalterada desde 1950. Resolução: Nas últimas décadas do século XX ocorreu uma queda da taxa de natalidade, o que contribuiu de forma decisiva para a redução do crescimento vegetativo brasileiro. Esse fato se relaciona à aceleração do crescimento da população urbana e às transformações sociais e econômicas dela decorrentes. Um dos aspectos utilizados para avaliar a posição ocupada pela mulher na sociedade é a sua participação no mercado de tra- balho. O gráfico mostra a evolução da presença de homens e mulheres no mercado de trabalho entre os anos de 1940 e 2000. (Fonte: IBGE, Anuários Estatísticos do Brasil) Da leitura do gráfico, pode-se afirmar que a participação percentual do trabalho feminino no Brasil A) teve valor máximo em 1950, o que não ocorreu com a participação masculina. B) apresentou, tanto quanto a masculina, menor crescimento nas três últimas décadas. C) apresentou o mesmo crescimento que a participação masculina no período de 1960 a 1980. D) teve valor mínimo em 1940, enquanto que a participação masculina teve o menor valor em 1950. E) apresentou-se crescente desde 1950 e, se mantida a tendência, alcançará, a curto prazo, a participação masculina. Resolução: A observação do gráfico demonstra que a partir de 1950, com as transformações políticas, econômicas e sociais que ocor- reram no Brasil, a participação relativa da mulher no mercado de trabalho cresceu, saltando de menos de 20%, em 1950, para cerca de 40%, em 2000. Tal modificação se deve, em parte ao processo de emancipação feminina (que se intensificou em diferentes cidades do país) e, em parte, ao agravamento do quadro socioeconômico interno (que levou à necessidade de aumento da renda familiar). É importante observar que a participação das mulheres no mercado de trabalho é bem menor que a sua participação no conjunto da população absoluta do país, já que elas são 51% do total de brasileiros. Leia o texto I de Josué de Castro, publicado em 1947. O Brasil, como país subdesenvolvido, em fase de acelerado processo de industrialização não conseguiu ainda se libertar da fome. Os baixos índices de produtividade agrícola se constituíram como fatores de base no condicionamento de um abastecimen- to alimentar insuficiente e inadequado às necessidades alimentares do nosso povo. (Adaptado de Josué de Castro. Geografia da Fome) Leia o texto II sobre a fome no Brasil, publicado em 2001. Uma das evidências contidas no mapa da fome consiste na constatação de que o problema alimentar no Brasil não reside na disponibilidade e produção interna de grãos e dos produtos tradicionalmente consumidos no País, mas antes no descompasso entre o poder aquisitivo de ampla parcela da população e o custo de aquisição de uma quantidade de alimentos compatível com as necessidades do trabalhador e de sua família. (http://www.mct.gov.br) 100 80 60 40 20 0 1940 1950 1960 1970 1980 1990 2000 Homens Mulheres % ▼▼ Questão 58 ▼▼ Questão 59 ▼▼ Questão 60 ➯ ➯ 31ENEM/2003 ANGLO VESTIBULARES Comparando os textos I e II podemos concluir que a persistência da fome no Brasil resulta principalmente A) da renda insuficiente dos trabalhadores. D) do processo de industrialização. B) de uma rede de transporte insuficiente. E) da pequena produção de grãos. C) da carência de terras produtivas. Resolução: Grande parte dos problemas sociais do Brasil resultam da má distribuição da renda. A fome se enquadra dentro dessa situação, já que a produção agrícola nacional tem crescido rapidamente, mas uma parcela significativa da população con- tinua sem renda suficiente para adquirir a quantidade de alimentos considerada mínima para a manutenção de saúde. (Folha de SP, 29/06/03) O gráfico e a frase acima, tirados de um jornal, estão ambos relacionados à evolução média da violência no Estado de São Paulo. A associação entre estas duas linguagens — a gráfica e a escrita — permite concluir que, percentualmente, A) a capital tornou-se mais rica. B) as cidades do interior enriqueceram e “atraíram” roubos. C) a região metropolitana enriqueceu e o crime se estabilizou. D) diminui, em geral, a criminalidade no Estado. E) diminui especialmente a incidência de roubos no Estado. Resolução: O gráfico mostra claramente a elevação dos roubos no interior do Estado de São Paulo: saltaram de 23,5%, em 1995 para 33,9%, em 2003. Essa elevação está relacionada ao aumento da renda que essa região do Estado vem apresentando, fato determinado pelo fortalecimento dos agronegócios e pela transferência de parte da indústria para o interior. Tais dados confirmam a frase que associa a rota dos crimes à rota das riquezas. (Quino. Mafalda) 100,0 80,0 60,0 40,0 20,0 0,0 49,2 27,3 23,5 39,3 33,9 26,8 “A rota do crime segue na esteira da rota da riqueza” (1995) (2003) (%) PERCENTUAL DE ROUBOS POR REGIÃO Região metropolitanaCapital Interior ▼▼ Questão 61 ▼▼ Questão 62 ➯ ➯ 32ENEM/2003 ANGLO VESTIBULARES O humor presente na tirinha decorre principalmente do fato de a personagem Mafalda A) atribuir, no primeiro quadrinho, poder ilimitado ao dedo indicador. B) considerar seu dedo indicador tão importante quanto o dos patrões. C) atribuir, no primeiro e no último quadrinhos, um mesmo sentido ao vocábulo “indicador”. D) usar corretamente a expressão “indicador de desemprego”, mesmo sendo criança. E) atribuir, no último quadrinho, fama exagerada ao dedo indicador dos patrões. Resolução: O leitor competente se ri da ingenuidade da menina por ela não perceber que a mesma palavra pode mudar de sentido ao mudar de contexto. O humor decorre de, tanto no primeiro como no último quadrinho, Mafalda entender o termo indicador como designativo de um dedo, enquanto o leitor sabe que, na verdade, o indicador do último quadrinho se refere a um índice estatístico relativo ao desemprego. (Tarsila do Amaral, Operários.) O texto aponta no quadro de Tarsila do Amaral um tema que também se encontra nos versos transcritos em: A) “Pensem nas meninas Cegas inexatas Pensem nas mulheres Rotas alteradas.” (Vinícius de Moraes) B) “Somos muitos severinos iguais em tudo e na sina: a de abrandar estas pedras suando-se muito em cima.” (João Cabral de Melo Neto) C) “O funcionário público não cabe no poema com seu salário de fome sua vida fechada em arquivos.” (Ferreira Gullar) Resolução: O quadro de Tarsila sugere que a diversidade individual é diluída na igualdade de condição de trabalho e, por isso, de vida. Algo semelhante pode ser observado nos versos de Morte e vida severina, de João Cabral de Melo Neto. A fala do pro- tagonista revela a dissolução da individualidade dos nordestinos que com ele se igualam pelo trabalho áspero de lavrar terra pobre e pedregosa. Prova interessante, com questões muito bem formuladas, que não se preocupa em abordar o conteúdo programático do Ensino Médio, mas sim em avaliar a capacidade de processar informações recebidas. TNEM Á OOC IR ➯ ➯ ▼▼ Questão 63 Desiguais na fisionomia, na cor e na raça, o que lhes assegura identidade pecu- liar, são iguais enquanto frente de trabalho. Num dos cantos, as chaminés das indús- trias se alçam verticalmente. No mais, em todo o quadro, rostos colados, um ao lado do outro, em pirâmide que tende a se prolon- gar infinitamente, como mercadoria que se acumula, pelo quadro afora. (Nádia Gotlib. Tarsila do Amaral, a modernista.) D) “Não sou nada. Nunca serei nada. Não posso querer ser nada. À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.” (Fernando Pessoa) E) “Os inocentes do Leblon Não viram o navio entrar (...) Os inocentes, definitivamente inocentes tudo ignoravam, mas a areia é quente, e há um óleo suave que eles passam pelas costas, e aquecem.” (Carlos Drummond de Andrade)
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