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Entretenimento - Apostilas - Educação, Notas de estudo de Literatura

Apostilas de Educação sobre o estudo dos projetos de Entretenimento, de jogos lúdicos, nas aulas das crianças do 1º ano, metodologias.

Tipologia: Notas de estudo

2013
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Compartilhado em 02/04/2013

Fatima26
Fatima26 🇧🇷

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Baixe Entretenimento - Apostilas - Educação e outras Notas de estudo em PDF para Literatura, somente na Docsity! 1 TEMA: O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO 1º ANO DELIMITAÇÃO DO TEMA Inclusão de projetos de Entretenimento, de jogos lúdicos, nas aulas das crianças do 1º ano. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 1) Quais são as metodologias utilizadas para a inserção de jogos apropriados para essa determinada idade? 2) De que forma a realidade é levada para dentro da escola, trabalhando com o lúdico? HIPÓTESE Nossas escolas estão preparadas para elaborar programas que possam conter no campo técnico brincadeiras e jogos, para as crianças aprenderem de uma forma mais inovadora? OBJETIVOS  GERAL: Demonstrar a importância da inserção de jogos lúdicos, como um modelo prático de vivência e consciência, visando uma melhor prática no desenvolvimento da criança.  ESPECÍFICOS: 1) Analisar a importância do lúdico no ensino das crianças com o intuito de ter uma sociedade que se volte para esse trabalho. 2) Perceber as possibilidades e os limites das crianças, a partir de trabalhos que mobilizem a prática desenvolvida no dia-a-dia de cada uma delas. 3) Realizar atividades utilizando instrumentos práticos e teóricos nas atividades das crianças. 2 JUSTIFICATIVA Na Educação Infantil e 1º ano, as crianças compartilham um conjunto de situações regulares em sua forma e freqüência, que envolvem ações estruturantes para o bem-estar das crianças na escola e para a progressiva construção de valores significativos na interação social, como a autonomia e a cooperação. Propor um espaço para brincar e conviver com os outros, a Educação Infantil e 1º ano destacam a interação com os diversos aspectos da cultura como eixo estruturante da aprendizagem nesse segmento escolar. Os jogos são instrumentos lúdicos de aprendizagem que de forma agradável e eficaz proporcionam velocidade no processo de mudança de comportamento e aquisição de novos conhecimentos. Aprender jogando é a maneira mais prazerosa, segura e atualizada de ensinar. Desta forma os alunos da sala de recursos estão, de maneira lúdica, através de jogos em sala de aula aprendendo de forma diferenciada. Nos dias atuais não vemos mais isto acontecer, pois ninguém mais tem tempo para brincar com seus filhos, o que se vê é cada vez mais um número maior de escolinhas de esportes, escolas de línguas, de computação, de danças, entre outras. Não há mais como ausentar o lúdico do processo pedagógico, pois ele é o agente de um ambiente motivador e coerente. Ao se separar as crianças do ambiente lúdico estão automaticamente ignorando seus próprios conhecimentos, pois quando a criança entra na escola ela já possui muitas experiências que lhes foram proporcionadas através das brincadeiras e do jogo. Não devemos negar que a escola tenha também o seu lado sério, o problema é a forma pela qual ela interage com as crianças. O fato de apresentar-se séria não quer dizer que ela deva ser rigorosa e castradora, mas que ela consiga penetrar no mundo infantil para a partir daí, poder desempenhar a sua real função de formadora afetivo intelectual. É necessário que a mesma valorize a seriedade na busca do conhecimento, resgatando o lúdico, o prazer do estudo, sem, contudo reduzir a aprendizagem ao que é apenas prazeroso em si mesmo. Como nos diz Santo Agostinho apud Santos (1997, p. 45): "o lúdico é eminentemente educativo no sentido em que constitui a força impulsora de nossa curiosidade a respeito do mundo e da vida, o princípio de toda descoberta e toda criação". 5 vez mais as vivências da criança com o ambiente físico, com brinquedos, brincadeiras e com outras crianças. Pelo ato de brincar, a criança pode desenvolver a confiança em si mesma, sua imaginação, a auto-estima, o autocontrole, a cooperação e a criatividade, o brinquedo revela o seu mundo interior e leva ao aprender fazendo. A escola que respeitar este conhecimento de mundo prévio da criança e compreender o processo pelo qual a criança passa até alfabetizar-se, propiciando-lhe enfrentar e entender com maior tranqüilidade e sabor os primeiros anos escolares poderá ser considerado um verdadeiro ambiente de aprendizagem. MATERIAL E MÉTODOS A Educação Infantil para ser efetiva deve promover simultaneamente, o desenvolvimento de conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias à preservação e melhoria da qualidade do ensino aplicado. Utilizam-se como laboratório, os recursos naturais e físicos, iniciando pela escola, expandindo-se pela circunvizinhança e sucessivamente até a cidade, a região, o país, o continente e o planeta. A aprendizagem será mais efetiva se a atividade estiver ligada às situações da vida real da cidade, do meio em que o aluno vive e da disposição do professor. Baseando-se na importância do lúdico com crianças de cinco anos este trabalho servirá para esclarecer duvidas de como é empregado no cotidiano na educação infantil, verificando também se existe nas crianças alguma dificuldade na assimilação da aprendizagem durante o desenvolvimento de alguma atividade. Serão realizadas oficinas de jogos, elaboração de brincadeiras, exercícios e jogos teatrais e jogos coletivos de variados temas, sempre voltando para a realidade de cada aluno. 6 CRONOGRAMA Meta e atividade 1 2 3 4 5 6 7 8 9 Levantamento bibliográfico X X X X X Revisão bibliográfica X X X X X X X Elaboração dos instrumentos de pesquisa X X X X Aplicação do plano piloto X X Coleta de dados X X X X Sistematização dos dados e (segundo relatório) X X Tabulação de dados X X Visita in lócus para finalizar a pesquisa X Seminário de Socialização X X REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ALMEIDA, Paulo Nunes, Educação Lúdica, Técnicas e Jogos Pedagógicos. São Paulo: Loyola, 1995. OLIVEIRA, Vera Barros de (org.). O Brincar e a Criança do Nascimento aos Seis Anos. 4 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. VYGOTSKY, L. 1989. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.
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