Roteiro - 07

Roteiro - 07

CURSO: Licenciatura em Ciências Exatas - IFSC - USP DISCIPLINA: Biologia 1

Aula Prática 7: TECIDO ÓSSEO E ESQUELETO HUMANO

1. Tecido ósseo Lâmina 28U – Osso desgastado de fêmur Identifique e desenhe um sistema Havesiano com o canal de Havers e lamelas concêntricas. Indique no esquema: canal de Havers, osteoplasto e osteócitos. Utilize o aumento de 400X. Responda à questão: o que é o sistema de Havers e qual sua função?

2. Esqueleto humano

2.1. Introdução O esqueleto humano, formado por numerosos ossos de diversos formatos, tem a função de sustentar o corpo, além de dar forma a ele e de proteger seus órgãos internos. No total, o esqueleto humano contém 206 ossos, que representam 14% do peso corpóreo total.

Em uma revisão de termos realizada em 1997, cientistas especialistas em anatomia mudaram alguns nomes de órgãos, sistemas e ossos. A seguir, alguns exemplos destas alterações: o osso malar (que fica na face) recebe agora o nome de zigoma; o osso maxilar inferior mudou para mandíbula; a rótula, para patela; o osso perônio (na perna), para fíbula; o osso cúbito (osso do antebraço), para ulna; o tendão de Aquiles, para o tendão calcâneo; o cotovelo (articulação), para cúbito.

2.2. Procedimento a) Leia as descrições a seguir, cada uma enumerada e relacionada a um osso ou conjunto de ossos. b) Para todas as descrições, localize os ossos no modelo anatômico e preencha os esquemas da Figura 1. c) De acordo com a explanação do monitor, localize os ossos do crânio humano no modelo anatômico e indique-os na Figura 2. d) Responda às questões do item 2.4.

2.3. Descrições e figuras I) A cabeça é composta por vários ossos firmemente unidos. O termo crânio é um nome geral para todos os ossos da cabeça.

I) A clavícula é um osso longo, em forma de S, que fica na região anterior do ombro.

I) Juntamente com clavícula, a escápula (ou omoplata), o osso largo e achatado da região dorsal do ombro, forma a cintura escapular.

IV) O osso do braço é o úmero (o membro anterior é corretamente dividido em braço, antebraço e mão, embora chamamos genericamente de braço o conjunto de braço e antebraço).

V) O osso do antebraço que fica na linha do dedo mínimo é a ulna. VI) O outro osso longo do antebraço, o que fica na linha do dedo polegar, é chamado de rádio. VII) No pulso existem 8 pequenos ossos chamados de ossos do carpo. VIII) Na mão, os ossos curtos que formam a palma são chamados de metacarpos.

IX) Os ossos dos dedos da mão são chamados de falanges. Com exceção do dedo polegar, o qual é formado por duas falanges, cada um dos demais dedos possui três falanges.

X) O tórax é uma caixa vazada, também chamada de caixa torácica, que fica na região do peito e que protege órgãos como o pulmão e o coração. As costelas são os ossos em forma de arco que formam a caixa torácica. Conte e indique o número de costelas verdadeiras, falsas e flutuantes.

XI) Além das costelas, o tórax é formado pelo esterno, um osso alongado mas com características de osso chato. O esterno localiza-se anteriormente ao tórax e a ele se unem 7 pares de costelas.

XII) A coluna vertebral, também chamada de espinha dorsal, é formada de pequenos ossos denominados vértebras, que ficam superpostos. Conte e indique o número de vértebras cervicais, torácicas e lombares.

XIII) O osso chamado sacro localiza-se abaixo da última vértebra. XIV) Logo abaixo do sacro localiza-se o cóccix, o último osso da coluna vertebral.

XV) O sacro e o cóccix, juntamente com a cintura pélvica ou quadril, constituem a bacia óssea ou pelve óssea. A cintura pélvica, por sua vez, é formada por 3 pares de ossos unidos, sendo o ísquio o osso que se sente na nádega.

XVI) O ílio, osso que se sente na cintura, é o segundo osso do quadril. XVII) O último osso do quadril é o púbis, localizado na região da virilha.

XVIII) O maior osso do corpo é encontrado na coxa e é chamado de fêmur (o membro inferior é corretamente dividido em coxa, perna e pé, embora chamamos genericamente de perna o conjunto de coxa e perna).

XIX) Na região anterior do joelho encontra-se a patela, um osso em forma de disco achatado.

X) Na perna propriamente dita encontram-se 2 ossos, sendo a tíbia o osso mais espesso, voltado para o lado interno da perna.

XXI) O osso mais fino da perna, voltado para seu lado externo é a fíbula. XI) A tíbia e a fíbula assentam-se sobre um osso do pé chamado tálus. XI) O osso do pé que forma o calcanhar e se encaixa com o tálus é chamado calcâneo.

XXIV) O tálus, o calcâneo e mais 5 pequenos ossos formam a região do tarso no pé. XXV) Ossos curtos chamados de metatarsos formam o peito do pé.

XXVI) Analogamente à mão, os ossos dos dedos do pé são chamados de falanges e com exceção do dedo maior, o qual é formado por duas falanges, cada um dos demais dedos possui três falanges.

Figura 1: Esqueleto humano. A: vista anterior. B: vista posterior (Fonte: Roland, 1993).

Figura 2: Vista lateral do crânio humano. (Fonte: Carolina Biological Supply Company, 1977).

2.4. Questões a) Qual é a vantagem do antebraço possuir dois ossos (ulna e rádio) ao invés de um? b) Suponha que seu encéfalo fosse protegido por um conjunto de ossos arcos, com aberturas entre eles, como as costelas na caixa torácica. Este seria um arranjo satisfatório? Explique.

c) Um punhal ou uma faca podem atravessar facilmente por entre as costelas e atingir os órgãos internos a elas. Uma caixa torácica sólida, como o crânio, talvez fornecesse uma melhor proteção aos órgãos internos desta região. Você vê alguma desvantagem neste tipo de arranjo?

2.5. Bibliografia Carolina Biological Supply Company. Human Anatomy Manual. Burlington, NC, USA. 1977. Roland, JR. Human Biology - Activities Kit. Center for Aplied Research in Education. 1993. 3 p. Sobotta, J. Atlas de Antomia Humana. 20ª edição. Editora Guanabara Koogan. 1993.

Comentários