Roteiro - 03

Roteiro - 03

CURSO: Licenciatura em Ciências Exatas - IFSC - USP DISCIPLINA: Biologia 1

Aula Prática 3: PERMEABILIDADE DA MEMBRANA PLASMÁTICA

1. Procedimento

1.1. Célula vegetal I) Retire pequenos pedaços bem finos da película inferior da folha de Tradescantia sp com o auxílio de gilete e pinça.

I) Monte o material em lâmina e lamínula com três gotas de solução de NaCl a 0,65% para observação ao microscópio, primeiro ao aumento de 100X, depois ao de 400X. Faça um esquema neste último aumento, ressaltando uma ou mais células com o vacúolo bem visível e definido.

I) Sem sair do campo de visão esquematizado, substitua a solução de NaCl 0,65% por uma mais concentrada. Para isso, encoste um pedaço de papel de filtro na borda da lamínula de forma que o papel, por capilaridade, drene a solução excedente. Concomitantemente, vá pingando algumas gotas da solução de NaCl 1,5% na borda oposta da lamínula.

IV) Espere alguns minutos e observe o que aconteceu com as células. Esquematize (400X) V) Troque a solução de NaCl 1,5% por água destilada como no item I. VI) Espere de 5 a 10 minutos e observe novamente as células. Faça um esquema.

1.2. Célula animal I) Coloque uma pequena gota de sangue equino sobre uma lâmina, adicione três gotas de solução salina (NaCl 0,65%) e cubra com uma lamínula para observação ao microscópio, primeiro ao aumento de 100X, depois ao de 400X. Observe e esquematize a morfologia das hemácias ao aumento de 400X.

I) Monte outra lâmina com sangue, acrescentando, desta vez, três gotas de uma solução de NaCl 1,5%. Cubra com a lamínula, observe ao microscópio e esquematize a morfologia das hemácias (400X).

I) Utilizando a mesma lâmina da montagem anterior (item I), adicione três gotas de água destilada na borda da lamínula enquanto você visualiza as células ao microscópio e, na borda oposta, coloque um pedaço de papel de filtro para que a solução excedente seja drenada. Observe o que ocorre com as hemácias.

2. Questões a) Quando as células encontram-se em contato com um meio aquoso, a água flui do interior celular para o ambiente externo e vice-versa. Esta movimentação, entretanto, não é aleatória, pois dependendo das características do meio externo, um maior volume de água tende a entrar ou sair das células. Em que direção a maior quantidade de água tende a se movimentar quando, tanto a epiderme da folha como o sangue, são banhados pela água destilada e pelas soluções de NaCl a 0,65% e a 1,5%? Por que isso ocorre? Qual o nome deste fenômeno? b) Tomando-se por base os materiais biológicos analisados, classifique a tonicidade dos meios aquosos empregados e explique. A classificação que você atribuiu a cada meio aquoso pode variar? Por quê? c) Compare o que acontece com as células animal e vegetal quando a solução de NaCl 0,65% é substituída por uma solução mais concentrada (1,5%), e também quando esta é substituída por água destilada. d) Faça uma distinção entre plasmólise e deplasmólise.

Comentários