Exercícios Eletromecânica UFPR

Exercícios Eletromecânica UFPR

(Parte 1 de 3)

01 - A Educação Brasileira, ao longo de sua história, foi marcada por diferentes pedagogias. Correlacione cada educador da coluna da direita com sua corrente pedagógica na coluna da esquerda.

1. Pedagogia Tradicional. ( ) Dewey 2. Pedagogia da Escola Nova. ( ) Herbart 3. Pedagogia Libertadora. ( ) Dermeval Saviani 4. Pedagogia Histórico-Crítica. ( ) Paulo Freire

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

a) 1 – 2 – 3 – 4. b) 4 – 3 – 2 – 1. c) 2 – 1 – 3 – 4. d) 3 – 4 – 1 – 2. *e) 2 – 1 – 4 – 3.

02 - A Educação está diretamente relacionada com a sociedade. Diferentes perspectivas dessa relação são consideradas em três grandes grupos. Numere os grupos da coluna da direita de acordo com as respectivas funções na coluna da esquerda.

1. A função da educação é resolver todos os problemas sociais. 2. A função da educação é fazer o trabalho mais avançado possível, apesar dos limites impostos pelo momento histórico. 3. A função da educação é a reprodução da sociedade.

( ) Realismo Pedagógico ( ) Imobilismo Pedagógico ( ) Otimismo Pedagógico

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

*a) 2 – 3 – 1. b) 1 – 2 – 3. c) 3 – 2 – 1. d) 1 – 3 – 2. e) 3 – 1 – 2.

03 - O trabalho e a educação são elementos fundamentais do processo de construção da cidadania. A cidadania exige deveres e direitos. Os direitos são classificados em três níveis: civis, políticos e sociais. Numere os direitos de cidadania da coluna da direita de acordo com sua definição na coluna da esquerda.

1. Direitos necessários à liberdade individual. ( ) Direitos sociais

2. Respeito à participação e representação em sindicatos, partidos, etc.

( ) Direitos civis ( ) Direitos políticos 3. Respeito ao bem-estar do indivíduo: segurança, trabalho, lazer, educação e saúde, entre outros.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

a) 1 – 2 – 3. b) 3 – 2 – 1. c) 1 – 3 – 2. *d) 3 – 1 – 2. e) 2 – 1 – 3.

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04 - A escola brasileira contemporânea enfrenta um grande desafio, qual seja o de garantir a aprendizagem a todos os seus alunos. Só se consegue atingir esse objetivo, quando a escola assume que as dificuldades de alguns alunos não são apenas deles, mas resultam em grande parte do modo como o ensino é ministrado, como a aprendizagem é concebida e avaliada. A escola precisa se tornar apta para responder às necessidades de cada um dos seus alunos, de acordo com suas especificidades. Nesse sentido, um dos temas mais relevantes a serem considerados na atuação docente é:

a) a autonomia da escola. *b) a questão da inclusão e da diversidade. c) a gestão democrática. d) o conselho escolar. e) a direção participativa.

05 - A escola contemporânea tem assumido várias funções sociais, mas não pode deixar de cumprir bem o seu papel fundamental. Que papel é esse?

*a) Garantir aos alunos a apropriação dos conhecimentos historicamente acumulados. b) Estabelecer relações humanas satisfatórias. c) Eliminar as diferenças sociais. d) Excluir os incapazes. e) Democratizar a sociedade.

06 - Segundo a Lei 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), a estrutura da educação escolar é composta por:

a) I – Ensino fundamental e médio. I – Ensino superior.

*b) I – Educação básica, formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. I – Educação superior.

c) I – Educação fundamental.

I – Ensino médio. I – Educação superior.

d) I – Ensino fundamental.

I – Ensino médio. I – Ensino superior. IV – Ensino de pós-graduação.

e) I – Creches.

I – Pré-escola. I – Ensino fundamental. IV – Ensino médio. V – Ensino superior.

07 - Segundo o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), Lei 8069/90, são considerados crianças e adolescentes os sujeitos dentro das seguintes faixas etárias:

a) crianças: até 12 anos de idade completos; adolescentes: entre 13 e 17 anos de idade. b) crianças: até 10 anos de idade incompletos; adolescentes: entre 1 e 18 anos de idade. *c) crianças: até 12 anos de idade incompletos; adolescentes: entre 12 e 18 anos de idade. d) crianças: até 10 anos de idade completos; adolescentes: entre 1 e 17 anos de idade. e) crianças: até 1 anos de idade completos; adolescentes: entre 12 e 16 anos de idade.

08 - Assinale cada afirmativa com V (verdadeira) ou F (falsa).

( ) Paulo Freire, um dos maiores educadores brasileiros, propunha uma concepção pedagógica que articulasse conhecimento e formação política.

( ) A Lei 10639/03 alterou a Lei 9394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da disciplina: “Movimento dos Sem-Terra no Brasil”.

( ) A concepção pedagógica denominada Escola Nova foi a expressão educacional do período da ditadura militar no Brasil. ( ) A gestão democrática busca garantir aos diretores escolares a centralização das decisões.

Assinale a alternativa que representa a seqüência correta, de cima para baixo.

a) F – V – F – V. *b) V – F – F – F. c) V – F – V – F. d) V – V – V – F. e) F – F – F – V.

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09 - Sobre o Projeto Político Pedagógico, considere as seguintes afirmativas:

1. Deve ser elaborado coletivamente. 2. Deve contemplar as demandas da comunidade atendida. 3. Deve partir de amplo e aprofundado processo de diagnóstico, análise e proposição de alternativas. 4. Deve atender as características e necessidades do alunado.

São exigências do projeto político-pedagógico da escola os itens:

a) 1 e 2 apenas. b) 2 e 3 apenas. c) 1, 2 e 3 apenas. d) 1 e 4 apenas. *e) 1, 2, 3 e 4.

10 - Segundo os princípios da avaliação da aprendizagem, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a da esquerda.

1. Coleta dados relevantes, através de instrumentos que expressem o estado de aprendizagem do aluno, tendo em vista objetivos e capacidades que se pretende avaliar. 2. Tem caráter classificatório, somativo, controlador, com o objetivo de certificação; traduz-se em registros quantitativos e medidas de produtos definidores da promoção ou reprovação dos alunos. 3. Organiza e arquiva registros das aprendizagens dos alunos, selecionados por eles próprios, com intenção de fornecer uma síntese de seu percurso ou trajetória de aprendizagem. 4. Tem função processual, descritiva e qualitativa, sinalizadora do patamar de aprendizagens consolidadas pelo aluno e de suas dificuldades ao longo do trabalho.

( ) Dimensão Formativa ou Continuada ( ) Portfólio ( ) Dimensão Técnica ou Burocrática ( ) Diagnóstico

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna direita, de cima para baixo.

*a) 4 – 3 – 2 – 1. b) 1 – 2 – 3 – 4. c) 3 – 4 – 2 – 1. d) 3 – 1 – 2 – 4. e) 2 – 3 – 1 – 4.

1 - O professor, para desempenhar sua função, precisa basear seu trabalho em três eixos fundamentais. Assinale a alternativa que apresenta esses eixos.

a) Dom para ensinar, amor aos alunos e espírito solidário. *b) Domínio teórico-prático dos conteúdos da disciplina, domínio de métodos para encaminhar didaticamente esses conteúdos e compromisso com a aprendizagem dos alunos. c) Avaliação da aprendizagem de forma sistemática, uso de recursos didáticos essenciais às necessidades de ensinoaprendizagem e domínios de novas tecnologias. d) Domínio legal, institucional e conceitual. e) Competência, habilidade e solidariedade.

() É preciso que os professores se conscientizem de que os alunos das escolas públicas, em sua maior parte
() Por determinação federal, o Ensino Fundamental passa de 8 para 9 anos de duração.
() A avaliação na escola é uma mera formalidade burocrática.
() O Planejamento (processo coletivo de discussão do trabalho pedagógico) e o Plano (registro objetivo do que
() A avaliação visa não apenas rotular os alunos (fortes, médios ou fracos), mas fundamentalmente poder intervir

12 - Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirmativas: expostos a processos de exclusão social, são capazes de aprender: não possuem deficiências lingüísticas ou culturais. será desenvolvido) são algumas das condições necessárias da prática docente. no processo, ou seja, reencaminhar o ensino para que o aluno aprenda.

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