Docsity
Docsity

Prepare-se para as provas
Prepare-se para as provas

Estude fácil! Tem muito documento disponível na Docsity


Ganhe pontos para baixar
Ganhe pontos para baixar

Ganhe pontos ajudando outros esrudantes ou compre um plano Premium


Guias e Dicas
Guias e Dicas

Exercícios Elétrica 2002, Exercícios de Engenharia Elétrica

Provão Engenharia Elétrica 2002

Tipologia: Exercícios

2010

Compartilhado em 27/02/2010

sergio-henrique-de-paula-5
sergio-henrique-de-paula-5 🇧🇷

4.6

(158)

117 documentos

Pré-visualização parcial do texto

Baixe Exercícios Elétrica 2002 e outras Exercícios em PDF para Engenharia Elétrica, somente na Docsity! 1ENGENHARIA ELÉTRICAPROVÃO 2002 CADERNO DE QUESTÕES MEC Ministério da Educação DAES Diretoria de Estatísticas e Avaliação da Educação Superior Consórcio Fundação Cesgranrio/Fundação Carlos Chagas Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Instruções 1- Você está recebendo o seguinte material: a) este caderno com o enunciado das 7 (sete) questões comuns a todos os formandos e de outras 15 (quinze) questões específicas, das quais você deverá responder a 3 (três), à sua escolha, e das questões relativas às impressões sobre a prova, assim distribuídas: b) 01 Caderno de Respostas em cuja capa existe, na parte inferior, um cartão destinado às respostas das questões relativas às impressões sobre a prova. O desenvolvimento e as respostas das questões discursivas deverão ser feitos a caneta esferográfica de tinta preta e dispostos nos espaços especificados nas páginas do Caderno de Respostas. 2 - Verifique se este material está em ordem e se o seu nome no CARTÃO-RESPOSTA está correto. Caso contrário, notifique IMEDIATAMENTE a um dos Responsáveis pela sala. 3 - Após a conferência do seu nome no CARTÃO-RESPOSTA, você deverá assiná-lo no espaço próprio, utilizando caneta esferográfica de tinta preta. 4 - Esta prova é individual. Você PODE usar calculadora e régua; entretanto são vedadas qualquer comunicação e troca de material entre os presentes, consultas a material bibliográfico, cadernos ou anotações de qualquer espécie. 5 - Quando terminar, entregue a um dos Responsáveis pela sala o CARTÃO- RESPOSTA grampeado ao Caderno de Respostas e assine a Lista de Presença. Cabe esclarecer que nenhum graduando deverá retirar-se da sala antes de decorridos 90 (noventa) minutos do início do Exame. 6 - Você pode levar este CADERNO DE QUESTÕES. OBS.: Caso ainda não o tenha feito, entregue ao Responsável pela sala o cartão com as respostas ao questionário-pesquisa e as eventuais correções dos seus dados cadastrais. Se não tiver trazido as respostas ao questionário-pesquisa, você poderá enviá-las diretamente à DAES/INEP (Esplanada dos Ministérios, Bloco L - Anexo II - Brasília, DF - CEP 70047-900). 7 - VOCÊ TERÁ 04 (QUATRO) HORAS PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES DISCURSIVAS E DE IMPRESSÕES SOBRE A PROVA. OBRIGADO PELA PARTICIPAÇÃO! EN G EN H A R IA E LÉ TR IC ANos das pp. neste Caderno 2 a 7 9 a 26 27 Nos das Questões 1 a 7 8 a 22 1 a 17 Partes Questões comuns Questões específicas Impressões sobre a prova Valor de cada questão 10,0 10,0 — 2ENGENHARIA ELÉTRICA PROVÃO 2002 1 O aterramento é um item essencial para a segurança das instalações elétricas, sendo a resistência de terra seu principal parâmetro característico. Um dos métodos de medição da resistência de terra emprega o “Megger” (“Meg Earth Tester”); o instrumento cujo esquema interno está representado na figura, de forma simplificada, por um voltímetro V e um amperímetro A em série com a bateria. Os eletrodos são de alta condutividade. a) Esboce o circuito equivalente do diagrama mostrado na figura e determine a expressão da resistência de terra, considerando que a resistência do voltímetro é muito elevada e que a do amperímetro pode ser desprezada. (valor: 8,0 pontos) b) Apresente duas possíveis providências para reduzir a resistência de terra, caso a resistência medida tenha ultrapassado o limite de 5Ω especificado pela norma de segurança para esta situação. (valor: 2,0 pontos) 2 Como engenheiro responsável pelo estudo da viabilidade econômica da instalação de uma nova linha de produção de componentes na indústria eletro-eletrônica onde trabalha, você deverá realizar a análise do ponto de equilíbrio que define o nível de produção em que a receita das vendas equilibra os custos totais. Para isso, você levantou as informações a seguir. • A nova linha vai produzir um único tipo de componente. • O custo fixo mensal dessa linha de produção será R$ 1.480.000,00. • O custo variável unitário do componente será R$ 485,00. • O componente a ser produzido será vendido pelo preço unitário de R$ 633,00. a) Calcule o nível de produção, em número de componentes, da nova linha em seu ponto de equilíbrio. (valor: 5,0 pontos) b) Calcule o nível mensal de produção dessa nova linha, em número de componentes, para que opere com lucro bruto de 10% de suas receitas totais. (valor: 5,0 pontos) 5ENGENHARIA ELÉTRICAPROVÃO 2002 D I A F R A G M A BOBINA N D ENTREFERRO B MAGNETO Z X Y 5 Num alto-falante, para a reprodução fiel da voz, é necessário que a força exercida sobre o diafragma seja diretamente proporcional à corrente elétrica I da bobina, conforme representado na figura. Como se pode observar, o magneto cilíndrico apresenta um campo radial apontado para seu eixo. No entreferro é inserida a parte cilíndrica, onde se encontra enrolada a bobina que, quando alimentada com uma corrente I, provoca o movimento do diafragma pela ação de uma força F. Determine o vetor força F ! , por unidade de corrente, que atua no diafragma. (valor: 10,0 pontos) Dados / Informações Técnicas D = 2 cm B = 0,85 Wb/m2 N = 30 espiras "! "! ! dF = I dL x B 6ENGENHARIA ELÉTRICA PROVÃO 2002 6 O circuito da figura representa um amplificador com desacoplamento DC, implementado com um amplificador operacional. A função de transferência desse circuito é: ( ) ( )( ) o i V s KsG s V s s τ = = − + onde 2 1 1 1RK R R C τ= = a) Os Diagramas de Bode em módulo e fase representam a resposta em freqüência, obtida em ensaio de laboratório, para a função G(s). Com base nesses Diagramas, estime os valores de R1 e R2, considerando que o capacitor de desacoplamento é de 10 µF. (valor: 6,0 pontos) b) Ainda a partir desses Diagramas, calcule a tensão de saída quando a tensão de entrada for ( ) ( )210cos 10 40iv t t= + ° (valor: 4,0 pontos) _ + R1 C R2 Vi Vo 7ENGENHARIA ELÉTRICAPROVÃO 2002 7 Em uma indústria, você é responsável pela instalação de dois motores monofásicos de 127 V e 60 Hz, cujos dados constam da tabela. Você dispõe, ainda, das informações a seguir. - O motor 2 é de um tipo especial, por ter um capacitor ligado em série com o enrolamento. - A impedância entre a fonte de alimentação e os pontos A e B é 0,2 ohm. - A impedância entre cada motor e os pontos A e B é desprezível. A instalação deverá ser feita de acordo com a figura. Calcule: a) a potência total consumida pelo conjunto de motores; (valor: 3,0 pontos) b) o fator de potência do conjunto de motores; (valor: 3,0 pontos) c) a corrente total fornecida pela fonte de alimentação, quando os dois motores estiverem simultaneamente ligados em regime permanente; (valor: 2,0 pontos) d) a queda de tensão, em volts, entre a fonte de alimentação e os pontos A e B. (valor: 2,0 pontos) Dados / Informações Técnicas 1 HP = 746 W Motor 1 2 Potência 1 HP 2 HP Rendimento 60% 70% Fator de potência 0,70 indutivo 0,95 capacitivo A Motor 1 Motor 2 Fonte de Alimentação B Fase Neutro 10ENGENHARIA ELÉTRICA PROVÃO 2002 9 - ELETROTÉCNICA Uma linha de transmissão de 345 kV e 60 Hz tem a configuração de dois condutores cilíndricos por fase, conforme apresenta a Figura 1. Cada condutor da linha múltipla possui RMG próprio de 1,2 cm. Figura 1 a) Determine o valor da DMG própria de cada fase, também conhecida como RMG. (valor: 2,0 pontos) b) Determine o valor da DMG mútua da linha de transmissão. (valor: 2,0 pontos) c) Calcule a reatância indutiva da linha de transmissão em ohm/km por fase. (valor: 2,0 pontos) d) Explique a razão pela qual são empregados condutores múltiplos por fase nas linhas de transmissão. (valor: 2,0 pontos) e) Explique por que devem ser transpostas as linhas de transmissão que apresentam espaçamentos não eqüiláteros entre suas fases. (valor: 2,0 pontos) Dados / Informações Técnicas RMG = Raio Médio Geométrico DMG = Distância Média Geométrica ln 2 mútua própria DMGL DMG µ π   =     , onde L é a indutância e µ é a permeabilidade magnética ( 74 10µ π −= × H/m). A Figura 2 apresenta a configuração genérica de uma Fase X e uma Fase Y, em que a Fase Y é o retorno da Fase X. A Fase X é composta por n condutores idênticos e paralelos. A Fase Y é composta por m condutores também idênticos e paralelos. Figura 2 Para essa configuração, tem-se: A própriaDMG de X é 2 ( )( ) ( )nprópria aa ab ac an ba bb bc bn na nb nc nnDMG D D D D D D D D D D D D= # # # # A mútuaDMG de X para Y é ' ' ' ' ' ' ' ' '( )( ) ( )n mmútua aa ab ac am ba bb bc bm na nb nc nmDMG D D D D D D D D D D D D×= # # # # A DMG mútua de uma linha polifásica é a média geométrica das DMGs mútuas entre as suas fases. a a' 50 cm fase A 5 m 5 m b b' 50 cm fase B c c' 50 cm fase C Fase X Fase Y c a b n c' a' b' m 11ENGENHARIA ELÉTRICAPROVÃO 2002 10 - ELETROTÉCNICA Um gerador síncrono trifásico, 60Hz, 20kV, 2 pólos, de um produtor independente de energia elétrica, está conectado ao sistema elétrico por meio de um transformador elevador de tensão e de duas linhas de transmissão em paralelo, conforme mostra a figura. Um curto-circuito trifásico ocorre em uma das linhas de transmissão, junto ao barramento 2, e é eliminado pela abertura dos disjuntores c e d . Esses disjuntores são instantaneamente religados, de forma a não alterar a topologia do sistema. a) Calcule o tempo máximo de abertura dos disjuntores para que o gerador permaneça em sincronismo com o sistema, dadas as condições de operação acima descritas. (valor: 4,0 pontos) b) Desenhe esquematicamente, no plano eP δ× , o critério das áreas iguais, nas condições de curto-circuito acima descritas. (valor: 3,0 pontos) c) O tempo máximo de eliminação do curto-circuito seria maior, menor ou igual ao de outro gerador fisicamente maior que o considerado no item a ? Justifique sua resposta. (valor: 2,0 pontos) d) Na barra infinita, o que ocorre com a tensão e a freqüência? (valor: 1,0 ponto) Dados / Informações Técnicas 1,0V∞ = pu é o módulo da tensão na barra infinita. 1,0tV = pu é o módulo da tensão terminal do gerador. 1,0eP = pu é a potência ativa gerada. ' 0,5dx = pu é a reatância transitória de eixo direto. 0,1tx = pu é a reatância do transformador. 0,5ltx = pu é a reatância de cada uma das linhas de transmissão. Para um curto-circuito trifásico no local indicado, o ângulo máximo e o tempo máximo de abertura dos disjuntores são dados pelas expressões a seguir. ( )1max cos 2 sen( ) cos( )o o oδ π δ δ δ−= − −   ( )max max 4 o s m H t P δ δ ω − = oδ é o ângulo da tensão interna do gerador antes do curto-circuito. H = 2,0 segundos é a constante de inércia do rotor do gerador. sω é a velocidade síncrona do rotor, em rad/s. mP é a potência mecânica no eixo do rotor, considerada constante. Sistema Elétrico a b c d d x ' t x lt x lt x ' E o δ t V θ ∞ V $ 0 1 2 3 curto-circuito disjuntores barra infinita 12ENGENHARIA ELÉTRICA PROVÃO 2002 11 - ELETRÔNICA Para ser empregado como amplificador, o Transistor de Efeito de Campo (FET) tipo enriquecimento, construído com tecnologia MOS, deve operar na região de saturação. O circuito da figura apresenta um amplificador com MOSFET de canal N operando na região de saturação. Calcule: a) a corrente de dreno (ID); (valor: 4,0 pontos) b) a tensão entre a porta e a fonte (VGS); (valor: 2,0 pontos) c) o valor máximo de Rd para que o transistor se mantenha operando na região de saturação. (valor: 4,0 pontos) Dados / Informações Técnicas • Características físicas do MOSFET: 1tV V= é a tensão de limiar. 2 0 40 /n xC A Vµ µ⋅ = é o "parâmetro de condutância do processo". 2 5 0W mµ= é a largura do transistor. 1 0L mµ= é o comprimento do transistor. • Equação da corrente de dreno: ( )20 1 2D n x GS t WI C V V L µ= ⋅ ⋅ ⋅ ⋅ − +12V MOSFET 5K 4M 5K6M Rd + - VGS DId V 15ENGENHARIA ELÉTRICAPROVÃO 2002 NC é o fator de conjunto. k é a constante de fase dos campos irradiados. α é a defasagem entre as correntes dos elementos do conjunto. N é o número de elementos do conjunto. a é o espaçamento entre os pontos de alimentação dos dipolos. λ é o comprimento de onda. Dados / Informações Técnicas Despreze o espaçamento entre os terminais dos dipolos. ( )T o NE E N C= Φ ( ) ( ) / ( )NC sen N N senΦ = Φ Φ ( cos ) / 2k a θ αΦ = − 2 /k π λ= TE é o campo elétrico irradiado pelo conjunto colinear no plano vertical. oE é o campo elétrico irradiado pelo dipolo de meia onda no plano vertical. 14 - TELECOMUNICAÇÕES Um aspecto fundamental na propagação do sinal rádio-móvel é o fenômeno de multipercurso, ocasionado principalmente pelas reflexões desse sinal nos obstáculos localizados nos arredores do receptor. Um pesquisador, com o intuito de analisar o ângulo de chegada desses multipercursos, montou sobre um veículo, como mostrado na Figura 1, um arranjo colinear vertical de três dipolos de meia onda e, como referência, um monopolo vertical. Figura 1 a) As medidas de intensidade média dos sinais recebidos pelas duas antenas indicaram que, dentro de um ângulo de até 16o acima da horizontal, o arranjo apresentava valores 4 dB acima daqueles medidos no monopolo. Observou-se ainda que, na situação de visada direta, o arranjo novamente apresentava 4 dB acima do monopolo. Com relação ao multipercurso, o que se pode concluir com base nessas medições? (valor: 3,0 pontos) b) Quando o arranjo linear é empregado na transmissão, o controle das fases das correntes que alimentam os dipolos permite variar a direção do lóbulo principal de irradiação. Com as variáveis especificadas na Figura 2, calcule a menor defasagem relativa entre as correntes para se inclinar o lóbulo 15o para baixo. (θ = 105o). (valor: 7,0 pontos) Figura 2 16ENGENHARIA ELÉTRICA PROVÃO 2002 MASER F = 2 G = 30 dB 1 1 Te = 14 K ao demodulador Sistema de Ampliação TWT F = 60 G = 20 dB 2 2 Amplificador de FI F = 15 G = 40 dB 3 3 15 - TELECOMUNICAÇÕES Na comunicação com satélites, a grande perda de propagação do sinal é compensada pelo emprego de vários amplificadores no sistema receptor, como pode ser visto na Figura. A antena, com 14 Kelvins de temperatura efetiva de ruído, alimenta o sistema de amplificação do receptor, formado por três amplificadores: MASER, TWT e Amplificador de FI. a) Para a banda básica de 100 MHz, determine a potência mínima do sinal à entrada do sistema de amplificação, de forma que a relação sinal/ruído na saída seja 30 dB. (valor: 6,5 pontos) b) Suponha que a estação terrena opere na freqüência de 4 GHz com uma antena de eficiência 69%. O custo da antena é R$300,00 por metro quadrado. O mercado oferece 3 sistemas de amplificação, cujas características são dadas na tabela. (valor: 3,5 pontos) Determine a solução mais econômica do conjunto antena e sistema de amplificação que satisfaça a figura de mérito de 20 dBi/K, desprezando o ruído da antena. Considere a área da parábola equivalente a uma vez e meia a área da abertura circular da antena. Dados / Informações Técnicas Sistema de Amplificação 1 2 3 Temperatura de Ruído do Sistema 30 K 35 K 60 K Custo R$ 600,00 R$ 300,00 R$ 150,00 17ENGENHARIA ELÉTRICAPROVÃO 2002 32 1 1 1 2 11 . FFF F G G G −−= + + /nto nsoF δ δ= ( / ) /( / )i oF S N S N= / /s nS N δ δ= N k T B= 231,38 .10 . /K W s K−= iF → figura de ruído do amplificador i. iG → ganho do amplificador i. nδ → densidade espectral de ruído, W/ Hz. sδ → densidade espectral de sinal, W/ Hz. ntoδ → densidade espectral de ruído total na saída, W/ Hz. nsoδ → densidade espectral de ruído na saída devido à fonte, W/Hz. S → potência de sinal, em W. N → potência de ruído, em W. B → banda do sinal, em Hz. k → constante de Boltzmann. T → temperatura, em Kelvin. 20ENGENHARIA ELÉTRICA PROVÃO 2002 18 - COMPUTAÇÃO Um profissional de informática da empresa INFOVIA LTDA administra uma rede de computadores, constituída de três sub-redes, com acesso à Internet sob o protocolo TCP/IP e estruturada conforme o esquema da figura. a) Determine as faixas, e os endereços por faixa, em que pode ser subdividido o IP atribuído à empresa INFOVIA. (valor: 2,0 pontos) b) Determine as faixas de endereços alocadas às redes NOVEL, WINDOWS2000 e UNIX. (valor: 2,0 pontos) c) Indique e justifique a classe do endereço IP atribuído à empresa INFOVIA. (valor: 2,0 pontos) d) Indique os endereços que devem ser atribuídos às portas 1, 2 e 3 do roteador da empresa INFOVIA. (valor: 2,0 pontos) e) Indique dois endereços válidos para o Servidor 200 da sub-rede Windows 2000. (valor: 2,0 pontos) Dados / Informações Técnicas A máscara de rede empregada é 255.255.255.224. O endereço IP da empresa INFOVIA é 193.187.135.0. O endereço IP da empresa HIGHWAY é 213.170.141.0. Deve ser alocada uma única faixa de endereços IP para cada sub-rede. Roteador Empresa INFOVIA Roteador Empresa HIGHWAY Acesso à Internet PlotterServidor 100 Estação 113 Estação 111 Estação 112 Rede Novel NetWare Plotter Servidor 200 Estação 224 Estação 222 Estação 223 Rede Windows 2000 Ethernet Plotter Servidor 300 Estação 334 Estação 333 Estação 335 Rede UNIX Ethernet 193.187.135.163 193.187.135.170 193.187.135.171 193.187.135.174 ???.???.???.??? 193.187.135.34 193.187.135.36 193.187.135.35 193.187.135.98 ???.???.???.??? ???.???.???.??? ???.???.??? 2 3 1 . . . 21ENGENHARIA ELÉTRICAPROVÃO 2002 19 - COMPUTAÇÃO Atualmente, é crescente a preocupação das empresas com a segurança das redes de computadores e na Internet. Uma grande empresa do setor de telecomunicações verificou que: • "hackers" têm invadido o "site" da organização com relativa freqüência; • a grande incidência de vírus tem comprometido a comunicação da empresa com fornecedores e clientes; • o acesso de funcionários à Internet é livre, o que tem ocasionado sobrecarga na rede de computadores, como conseqüência do acesso a "sites" de jornais, de sexo e "chats"; • o Departamento de Informática tem recomendado a adoção de medidas visando a garantir a integridade dos dados corporativos; • estudos indicam a necessidade de se implantar um "firewall". a) Conceitue "firewall" e indique dois "softwares" de "firewall" empregados no mercado. (valor: 3,0 pontos) b) Indique, dentre os problemas acima, quais podem ser solucionados total ou parcialmente com a implantação do "firewall". (valor: 2,0 pontos) c) Para garantir a integridade dos dados, o Departamento de Informática da empresa indicou o emprego das técnicas de RAID. Conceitue RAID e explique as técnicas de espelhamento e de "stripping". (valor: 3,0 pontos) d) Para melhorar o nível de segurança, uma consultoria contratada pela empresa recomendou a implantação da tecnologia ilustrada no esquema. Explique o seu funcionamento e a sua aplicação. (valor: 2,0 pontos) Criptografia opcional DadoGW1 Internet GW1 GW2 Dado Dado “A”“A”“A” BA 22ENGENHARIA ELÉTRICA PROVÃO 2002 20 - AUTOMAÇÃO E CONTROLE Considere a configuração clássica de controle representada no diagrama de blocos, no qual G(s) corresponde à Planta e C(s), a um Compensador. G(s) Y(s) R(s) C(s) - + A Planta é modelada pela seguinte função de transferência: 1( ) (0,5 1)(0,125 1) G s s s = + + Os quatro gráficos mostram o lugar das raízes para K > 0, ao se considerarem quatro compensadores diferentes. Cada um desses compensadores é modelado de acordo com um dos seguintes tipos: ( ): ( ) : ( ) : ( ) ( ) K s a KC s C s K C s s b s += = = + Tipo 1 Tipo 2 Tipo 3 -10 -8 -6 -4 -2 0 2 -5 -3 -1 1 3 5 Real Im ag -10 -8 -6 -4 -2 0 2 -5 -3 -1 1 3 5 -10 -8 -6 -4 -2 0 2 -5 -3 -1 1 3 5 -10 -8 -6 -4 -2 0 2 -5 -3 -1 1 3 5 Real Real Real Im ag Im ag Im ag Gráfico 1 Gráfico 2 Gráfico 3 Gráfico 4 x x x x x x x x x x 25ENGENHARIA ELÉTRICAPROVÃO 2002 c) A figura abaixo representa um pêndulo invertido. O modelo linear a seguir aproxima sua dinâmica para pequenas variações do ângulo ϕ . Modelo em espaço de estados: [ ] 0 1 0 ( ) ( ) ( ) 3 0 1 ( ) 1 0 ( ) x t x t u t y t x t      = +             = ! em que ( ) ( ) ( ) t x t t ϕ ϕ   =    ! Calcule a matriz de ganhos do observador 1 2 l L l   =     , de modo que os autovalores de (A-LC) sejam iguais ao par complexo conjugado {−5+j5 , −5−j5}. (valor: 4,0 pontos) Dados / Informações Técnicas • Polinômio característico de uma matriz M: det ( I )Mλ∆ = − • Propriedade de matrizes bloco triangulares: det(P) det(X) det(Z). 0 X Y P Z   = ⇒ =    ( ) dx dt x t =! 26ENGENHARIA ELÉTRICA PROVÃO 2002 22 - AUTOMAÇÃO E CONTROLE A figura representa um reservatório de água alimentado por uma tubulação controlada por meio de uma válvula de entrada. Esse sistema é não linear. Como o fluido se movimenta em baixa velocidade, a equação diferencial a seguir representa o seu comportamento dinâmico. Variáveis e parâmetros do sistema: x é o nível de água no reservatório ( m ); u é a variação do fluxo de entrada ( kg/s ); 1A é a área da seção reta do tanque ( m2 ); 2A é a área da seção reta da tubulação de saída ( m2 ) ; 1k e 2k são constantes que dependem das áreas 1A e 2A e da densidade do fluido. Em regime permanente, quando as vazões de entrada e de saída são iguais, tem-se ( ) 0x t =! . Nessa situação, definem-se os valores de equilíbrio ex e eu , relativos às variáveis x e u. Pode-se escrever: ( ) ( )ex t x x t= + ∆ ( ) ( )eu t u u t= + ∆ , em que x∆ e u∆ representam pequenos desvios dos valores de equilíbrio. a) Encontre, na situação de equilíbrio, a expressão matemática de eu em função de 1k , 2k e ex . (valor: 2,0 pontos) b) Obtenha uma equação diferencial que represente a dinâmica linear do desvio de nível x∆ , em função da variável de entrada u∆ e dos parâmetros 1k , 2k e eu . (valor: 8,0 pontos) Dados / Informações Técnicas Aproximação linear de uma função ( , )f v w em torno de um ponto ( , )e ev w : , , ( , ) ( , ) ( ) ( )e e e e v v w w v v w we e e e f ff v w f v w v v w w v w= = = = ∂ ∂= + − + − ∂ ∂ ( ) dx dt x t =! 1 2( ) ( ) ( )x t k x t k u t= +! 27ENGENHARIA ELÉTRICAPROVÃO 2002 IMPRESSÕES SOBRE A PROVA As questões abaixo visam a levantar sua opinião sobre a qualidade e a adequação da prova que você acabou de realizar e também sobre o seu desempenho na prova. Assinale as alternativas correspondentes à sua opinião e à razão que explica o seu desempenho nos espaços próprios (parte inferior) do Cartão-Resposta. Agradecemos sua colaboração. 1 Qual o ano de conclusão deste seu curso de graduação? (A) 2002. (B) 2001. (C) 2000. (D) 1999. (E) Outro. 2 Qual o grau de dificuldade desta prova? (A) Muito fácil. (B) Fácil. (C) Médio. (D) Difícil. (E) Muito difícil. 3 Quanto à extensão, como você considera a prova? (A) Muito longa. (B) Longa. (C) Adequada. (D) Curta. (E) Muito curta. 4 Para você, como foi o tempo destinado à resolução da prova? (A) Excessivo. (B) Pouco mais que suficiente. (C) Suficiente. (D) Quase suficiente. (E) Insuficiente. 5 A que horas você concluiu a prova? (A) Antes das 14.30 horas. (B) Aproximadamente às 14.30 horas. (C) Entre 14.30 e 15.30 horas. (D) Entre 15.30 e 16.30 horas. (E) Entre 16.30 e 17 horas. 6 As questões da prova apresentam enunciados claros e objetivos? (A) Sim, todas apresentam. (B) Sim, a maioria apresenta. (C) Sim, mas apenas cerca de metade apresenta. (D) Não, poucas apresentam. (E) Não, nenhuma apresenta. 7 Como você considera as informações fornecidas em cada questão para a sua resolução? (A) Sempre excessivas. (B) Sempre suficientes. (C) Suficientes na maioria das vezes. (D) Suficientes somente em alguns casos. (E) Sempre insuficientes. 8 Como você avalia a adequação da prova aos conteúdos definidos para o Provão/2002 desse curso? (A) Totalmente adequada. (B) Medianamente adequada. (C) Pouco adequada. (D) Totalmente inadequada. (E) Desconheço os conteúdos definidos para o Provão/2002. 9 Como você avalia a adequação da prova para verificar as habilidades que deveriam ter sido desenvolvidas durante o curso, conforme definido para o Provão/2002? (A) Plenamente adequada. (B) Medianamente adequada. (C) Pouco adequada. (D) Totalmente inadequada. (E) Desconheço as habilidades definidas para o Provão/2002. 10 Com que tipo de problema você se deparou mais freqüentemente ao responder a esta prova? (A) Desconhecimento do conteúdo. (B) Forma de abordagem do conteúdo diferente daquela a que estou habituado. (C) Falta de motivação para fazer a prova. (D) Espaço insuficiente para responder às questões. (E) Não tive qualquer tipo de dificuldade para responder à prova. Como você explicaria o seu desempenho em cada questão da parte comum da prova? Números das questões da prova. O conteúdo ... (A) não foi ensinado; nunca o estudei. (B) não foi ensinado; mas o estudei por conta própria. (C) foi ensinado de forma inadequada ou superficial. (D) foi ensinado há muito tempo e não me lembro mais. (E) foi ensinado com profundidade adequada e suficiente. Q1 Q2 Q3 Q4 Q5 Q6 Q7 Números dos campos correspondentes no CARTÃO-RESPOSTA. 11 12 13 14 15 16 17
Docsity logo



Copyright © 2024 Ladybird Srl - Via Leonardo da Vinci 16, 10126, Torino, Italy - VAT 10816460017 - All rights reserved