O caso de Miguel

O caso de Miguel

PLANO DE AULA

Tema: As diferentes versões de um fato.

Série a que se destina: Ensino Médio.

Duração: 2 horas aula

Material necessário:

Dinâmica “O caso de Miguel”, página 54 do livro Oficina de Dinâmica de Grupos, de Simão de Miranda.

Folhas pautadas

Canetas

Objetivos:

  • Mostrar aos alunos que há diferentes versões sobre um mesmo fato, dependendo da maneira como as pessoas o vivenciam, de que relação elas têm com os envolvidos na história, de que momento do ocorrido ela participou, etc.

  • Cultivar a importância de ouvir e ler com atenção para compreender um texto e, a partir da leitura, tirar conclusões.

  • Desenvolver a capacidade de síntese.

  • Trabalhar com a intertextualidade.

Competências:

  • Ouvir com atenção.

  • Fazer síntese.

  • Unir informações de diferentes fontes.

  • Produzir texto escrito. Descrição.

  • Comparar e selecionar informações.

  • Treinar a leitura em voz alta.

Desenvolvimento:

  1. O professor deverá ler um depoimento de cada vez enquanto os alunos escrevem em seus cadernos a impressão que eles formam de Miguel a cada depoimento lido. Ao final desta primeira atividade, cada aluno deverá ter uma listinha de características gerais do personagem Miguel

  2. Produção textual: Cada aluno deverá escrever um texto sobre Miguel, destacando as características gerais da personagem.

  3. Se houver tempo disponível, cada aluno, ou alguns alunos, poderão ler os seus textos em voz alta para a turma.

Fechamento:

  • A professora fará a leitura da versão de Miguel sobre o ocorrido. Os alunos poderão comparar a versão de Miguel com as suas idéias formadas sobre ele, chegando à conclusão de que existem diversas formas de contar uma história e diversas formas de interpretá-la.

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