AutoCAD 2010: Comando para Atachar Dados aos Blocos

AutoCAD 2010: Comando para Atachar Dados aos Blocos

(Parte 1 de 4)

Atributos de Blocos | Maurijones J. de Albuquerque 1

Comando para Atachar

Dados aos Blocos [Definição de Atributos de Blocos]

Podemos atachar informações aos blocos e depois extrair as informações para criar uma lista de materiais ou outro relatório.

Tópicos desta seção

1. Visão geral dos Atributos de Bloco

2. Definição de Atributos de Bloco

Para criar um atributo, você primeiro cria uma definição de atributo, que armazena as características do atributo.

3. Extração Dados de Atributos de Bloco Se você tiver atachado atributos aos blocos, você pode em seguida consultar um ou mais desenhos no que se refere às informações desse atributo de bloco e salve-las em uma tabela ou em um arquivo externo.

4. Extração de Dados de Atributos de Bloco (Avançado)

Utilizando um arquivo de template de extração de atributo, podemos extrair informações de atributos de um desenho e criar um arquivo de texto separado para uso com o software de banco de dados.

Atributos de Blocos | Maurijones J. de Albuquerque 2

1. Visão geral dos Atributos de Bloco

Um atributo é um rótulo ou etiqueta que atribui os dados a um bloco. Exemplos de dados que podem estar contidos em um atributo são os números da peça, preços, comentários e nomes dos proprietários. A etiqueta é equivalente a um nome de coluna em uma tabela de banco de dados. A seguinte ilustração mostra um bloco com quatro atributos: tipo, fabricante, modelo e custo.

Figura 1: Blocos com definição de atributos

Os atributos na ilustração são atributos de uma única linha. Também podemos criar atributos de várias linhas para armazenar dados, como endereços e descrições.

As informações de atributos extraídas de um desenho podem ser usadas em uma planilha ou banco de dados para produzir uma lista de peças ou uma lista de materiais. Podemos associar mais de um atributo com um bloco, desde que cada atributo tenha uma etiqueta diferente.

Os atributos também podem ser “invisíveis”. Um atributo invisível não é exibido nem plotado, no entanto, a informação do atributo é armazenada no arquivo de desenho e podem ser gravados em um arquivo de extração para uso em um programa de banco de dados.

Sempre que você inserir um bloco que tenha um atributo variável, você será solicitado a inserir dados a ser armazenado com o bloco. Os blocos também podem usam os atributos constantes, atributos, cujos valores não mudam. Os atributos constantes não solicitam um valor quando inserimos o bloco.

Também podemos criar atributos anotativos. Para obter mais informações sobre como criar e trabalhar com atributos anotativos, consulte Create Annotative Blocks and Attributes.

Atributos de Blocos | Maurijones J. de Albuquerque 3

2. Definição de Atributos de Bloco

Para criar um atributo, você deve criar primeiro uma definição de atributo, que armazena as características do atributo.

As características incluem a etiqueta, que é um nome que identifica o atributo, o prompt exibido quando você insere o bloco, as informações do valor, a formatação do texto, localização dentro do bloco, e quaisquer modos opcionais (Invisible, Constant, Verify, Preset, Lock Position, e Multiple Lines).

Se você pretende extrair a informação de atributo para uso em uma lista de peças, pode ser que você queira manter uma lista das etiquetas dos atributos que você criou. Você vai precisar dessa informação de etiqueta posteriormente, quando você for criar o arquivo de template de atributo.

Escolha dos Modos do Atributo

Os modos de atributo controlam o comportamento dos atributos nos blocos. Por exemplo, podemos controlar

Se um atributo é visível ou invisível no desenho Se um atributo tem um valor constante, como um número de peça Se o atributo pode ser movido em relação ao resto do bloco Se o atributo é um atributo de uma única linha ou de várias linhas

Se um atributo tiver um valor constante, você não será solicitado para inserir o seu valor quando você inserir o bloco. Se um atributo tiver um valor variável, como por exemplo, o código de patrimônio de um computador, a você será solicitada a inserção do valor quando você inserir o bloco.

Entenda os Atributos de uma Única Linha e os de Múltiplas Linhas

Existem várias diferenças entre os atributos de uma única linha e com múltiplas linhas.

Os atributos de uma única linha são limitados a 255 caracteres a partir da interface do usuário. Os atributos de múltiplas linhas fornecem mais opções de formatação do que os atributos de uma única linha.

Ao editar os atributos de uma única linha e os de múltiplas linhas, diferentes editores são exibidos.

Os atributos com múltiplas linhas mostram quatro grips semelhantes aos objetos de MTEXT, enquanto os atributos de uma única linha exibem apenas uma grip.

Quando um desenho é salvo no AutoCAD 2007 ou em uma versão anterior, um atributo com múltiplas linhas é convertido em vários atributos de uma única linha, uma para cada linha do texto no atributo original de múltiplas linhas. Se o arquivo de desenho for aberto na versão atual, esses atributos de uma única linha são automaticamente mesclados de volta para um atributo com múltiplas linhas.

Observação: Se um atributo de várias linhas for criado em uma versão anterior do AutoCAD, as diferenças entre estes dois tipos de atributos podem resultar no truncamento das linhas longas de texto e na perda de formatação. No entanto, antes que quaisquer caracteres sejam truncados, o AutoCAD exibe uma caixa de diálogo que lhe permite cancelar a operação.

Atributos de Blocos | Maurijones J. de Albuquerque 4

Corrigir Erros em Definições de Atributos de Blocos

Se você cometer um erro, você pode usar a paleta de Properties ou DDEDIT para fazer as alterações limitadas a uma definição de atributo antes seja associada a um bloco. Se você precisar fazer alterações mais extensas, exclua a definição de atributo e crie uma nova.

Atachar os Atributos aos Blocos

Depois de criar uma ou mais definições de atributo, atache os atributos a um bloco quando você definir ou redefinir esse bloco. Quando você for solicitado para selecionar os objetos a serem incluídos na definição do bloco, você deve incluir no conjunto de seleção os atributos que você deseja anexar ao bloco.

Para usar vários atributos juntos, defina-os e em seguida os inclua no mesmo bloco. Por exemplo, você pode definir as etiquetas de atributos "Tipo", "Fabricante", "Modelo" e "Custo", e em seguida incluí-las em um bloco chamado CADEIRA.

Figura 2: Blocos com definição de atributos

Normalmente, a ordem dos prompts do atributo é a mesma a ordem em que você selecionou os atributos quando você criou o bloco. No entanto, se você utilizou a janela de seleção crossing ou a janela para selecionar os atributos, a ordem dos prompts de instruções é o reverso da ordem em que os atributos foram criados. Você pode utilizar o Block Attribute Manager para alterar a ordem em que os prompts vão solicitar as informações de atributo quando você inserir a referência de bloco.

Quando você abre uma definição do bloco no editor do bloco, você pode usar a caixa de diálogo Attribute Order para alterar a ordem em que o prompt vai solicitar as informações de atributo quando você inserir a referência de bloco.

Use os Atributos Sem Atachá-los aos Blocos

Os atributos stand-alone também podem ser criados. Uma vez que os atributos foram definidos, e o desenho for salvo, este arquivo de desenho pode ser inserido em outro desenho. Quando o desenho for inserido, o prompt solicitará a você os valores do atributo.

Atributos de Blocos | Maurijones J. de Albuquerque 5

Caixa de Diálogo Attribute Definition Consulta Rápida

Método de Acesso

(Parte 1 de 4)

Comentários