Crie Renderizações Realísticas com o Autodesk Inventor Studio

Crie Renderizações Realísticas com o Autodesk Inventor Studio

(Parte 1 de 2)

Crie Renderizações Realísticas com o Autodesk Inventor Studio | Maurijones J. de Albuquerque 1

Crie Renderizações Realísticas com o Autodesk Inventor Studio

Uma das potencialidades do software de design 3D como, por exemplo, o Autodesk Inventor é o suporte à criação de imagens em 3D dos projetos propostos. Quando temos a possibilidade de apresentar renderizações intuitivas das idéias do projeto antes de qualquer protótipos ou produção ocorrer, economizamos em custos e tempo para refinar os conceitos para atender a aprovação dos clientes.

Agora o Autodesk Inventor 10 permite que você crie renderizações foto realistas e animações de alta qualidade, dentro do ambiente de desenho do Autodesk Inventor. As novas ferramentas especiais ajudam você a definir a iluminação, os ângulos de câmera, os parâmetros de animação e o estilo de cenário do ambiente para criar imagens que apresentem melhor as suas idéias. Veja como criar uma apresentação simples, utilizando o modelo SUSPENSION.IAM de montagem de suspensão de um veículo, encontrada no catálogo de amostras do Inventor (figura 1).

Figura 1. Autodesk Inventor 10 inclui exemplos de referência, como esta montagem de uma suspensão.

Crie Renderizações Realísticas com o Autodesk Inventor Studio | Maurijones J. de Albuquerque 2

Vamos Começar

Ao invés de lançar uma nova aplicação para criar imagens foto realistas de seus projetos, tudo que você tem a fazer é mudar para o Ambiente do Inventor Studio selecionando a guia Environments, painel Begin, Inventor Studio.

O Autodesk Inventor carrega o aplicativo Inventor Studio, a interface do usuário mostra um novo painel de comando com ferramentas de renderização e de animação (figura 2).

Figura 2. O painel de controle do Autodesk Inventor Studio inclui ferramentas para renderização e efeitos de animação.

O software inclui ferramentas básicas para concluir as seguintes tarefas:

Definição e aplicação de texturas e materiais que mostram reflexões, mapas de imagem bump, as qualidades e as cores de superfície

Definição e configuração de iluminação, incluindo tudo, spot e os efeitos direcionais com mapas de sombras ou os raios de sombras – ray tracing.

Definição do ambiente ou o padrão do estúdio para a representação de objetos Renderização e visualização de projetos

Crie Renderizações Realísticas com o Autodesk Inventor Studio | Maurijones J. de Albuquerque 3

Além disso, ferramentas avançadas ajudam você a definir a duração e formato da animação, e automatiza a animação de tópicos, incluindo:

Peças em Movimento Transparência de Componente Restrições de Montagem Parâmetros de Usuário Movimento de Câmera

Figura 3. A visualização do browser do Autodesk Inventor Studio mostra uma vista alternativa de renderização e de controles de animação.

Personalize o Seu Studio de Renderização

Para estabelecer os padrões para garantir que a apresentação de suas imagens seja consistente, você precisa ajustar as configurações do cenário e de pavimento no Autodesk Inventor Studio. Imagens, mapas de ambiente e os efeitos das cores como gradientes entre duas cores oferecem cenários interessantes para preparar o seu projeto.

1. Selecione Scene Styles e clique na aba Background. O background definido é XZ Reflective GP (tan).

2. Previsualize outros estilos pré-construídos do estúdio com um clique do botão direito em qualquer uma das opções na lista suspensa e selecione Activate.

3. Escolha um efeito de background, clicando em qualquer um dos ícones Type. Crie um gradiente ao escolher essa opção e editando as cores superior e inferior, neste exemplo, os tons de azul-cinza fazem um background simples e neutro (figura 4)

Crie Renderizações Realísticas com o Autodesk Inventor Studio | Maurijones J. de Albuquerque 4

Figura 4. Clique no ícone Gradient, e depois escolha as cores para criar o efeito mostrado na caixa de pre-visualização na parte inferior esquerda.

Para refinar o efeito do background, clique na guia Environment para mostrar as suas opções para a direção do gradiente, o grau de contraste e outros efeitos, a figura (5).

1. Escolha a direção do plano XZ para um efeito gradiente vertical e digite um valor que fique próximo ao local do pavimento. Neste exemplo, um valor de -1.21 funciona bem.

2. Marque a opção Show Shadows e defina um valor de 3 por cento, para uma mistura de aparência natural a partir das sombras do objeto em relação ao pavimento do espaço da imagem.

3. Marque a opção Show Reflections para criar esse efeito sobre o pavimento do espaço imagem. Um valor de 10 por cento oferece apenas uma sugestão de uma reflexão, agregando complexidade e envolvimento à cena.

Figura 5. Defina as opções do ambiente para criar complexidade visual em seu estúdio de renderização.

Crie Renderizações Realísticas com o Autodesk Inventor Studio | Maurijones J. de Albuquerque 5

Configuração de Vistas Pré-Definidas

A câmera não é real - é sinônimo de uma ótima maneira de configurar as vistas pré-definidas que você pode utilizar uma e outra vez a medida que o projeto sofre alterações ou evolui. Segue os passos para criar uma vista que fique próxima a isométrica e preencha o quadro com o projeto, apresentando o máximo de detalhes possíveis.

1. Posicione o modelo onde você desejar.

2. Clique com botão direito do mouse sobre o background da janela gráfica do Inventor, em seguida, selecione Create Camera from View (Figura 6).

Figura 6. Escolha Create Camera from View para estabelecer uma apresentação específica e consistente dos objetos.

Configuração da Iluminação

A iluminação é essencial para a qualidade e realismo da renderização do seu projeto, mas este pode ser o passo mais difícil de acertar. O Autodesk Inventor Studio inclui efeitos de iluminação pré-criados para tornar este trabalho mais fácil.

1. Abra a caixa de diálogo Lighting Styles. Você pode pré-visualizar as opções de iluminação pré-definidas ativando qualquer uma delas na lista de opções (figura 7).

2. Ajuste o tipo de sombra e a qualidade, clicando nos ícones adequados, e ajuste o nível do ambiente para o efeito desejado. A iluminação ambiental permite ajustar a iluminação global da cena. Se sua renderização for muito escura ou muito clara, utilize a iluminação de ambiente para ajustar os resultados desejados.

Crie Renderizações Realísticas com o Autodesk Inventor Studio | Maurijones J. de Albuquerque 6

Figura 7. Selecione a partir de uma ampla gama de efeitos de iluminação, em seguida, personalize as sombras e o ambiente para um realismo ainda maior.

Renderize Sua Cena

Agora você está pronto para renderizar sua cena. Clique no comando Render e certifique-se que as seleções de cena e as especificações estão corretas (Figura 8).

Figura 8. Verifique os parâmetros que você definiu para sua cena antes de renderizá-la.

Crie Renderizações Realísticas com o Autodesk Inventor Studio | Maurijones J. de Albuquerque 7

Figura 9. Clique em Render para gerar uma imagem completa com iluminação, reflexo e efeitos de background que fazem as idéias do projeto parecer reais.

Reduzir o tempo para Realizar as Idéias, Atenda as Necessidades dos Clientes

O Autodesk Inventor Studio é projetado para a conveniência - e não somente por permitir que você renderize as idéias dentro do ambiente do mesmo aplicativo. O estúdio prédefinido e os efeitos de iluminação podem torná-lo fácil e rápido de escolher as características que dão a sua imagem a qualidade e o realismo que você deseja apresentar. Além do mais, o Autodesk Inventor Studio integra automaticamente suas definições de materiais, texturas e cores do Autodesk Inventor como um ponto de partida para a sua renderização, economizando ainda mais tempo e esforço para preparar a imagem.

Reflexões Finais

(Parte 1 de 2)

Comentários