Dragagem & Geotube

Dragagem & Geotube

Dragagem

& Tratamento de Efluentes

A escavação e a remoção de solos submersos. Este processo é muito usado no desassoreamento de canais marítimos ou fluviais, de represas, de marinas, de lagoas de efluentes industriais e também de captações de água.

A dragagem pode ainda ser feita com o objetivo de urbanização e saneamento, de terrenos baixos e alagadiços, recuperando-os através de aterros hidráulicos.

Finalidade da Dragagem

Adragaé um tipo especial de embarcação, projetado para executar várias funções que digam respeito ao fundo de qualquer curso dágua, não muito profundo.

Sua função mais comum é a de aprofundar portos e vias navegáveis removendo parte do fundo domarou do leito dosriose canais. Geralmente junto à draga operam umachatae umrebocador, para recolhimento e descarte do material extraído.

Umadraga móvelé uma embarcação para desassoreamento dos leitos dos rios e mares, tendo capacidade própria para transportar e bascularos dejetos e/ou minérios. Há dragas móveis de diversas capacidades e tamanhos.

O que é uma draga?

Tratamento de Efluentes (Geotube)

Este tratamento é implantado na limpeza de lagoas de efluentes principalmente em indústrias de papel, estações de tratamento de esgoto e estações de tratamento de água.

O Geotube e consiste em um sistema de contenção de geotextil de alta resistência desenvolvido com propriedades únicas de filtragem e retenção do lodo, podem ser cheios de lodo com baixo teor de massa sólida, solos perigosamente contaminados ou materiais refugados.

Funcionamento

O lodo dragado é enviado aos Geotubes através de uma linha de recalque e no caminho recebe uma solução de polímero para ajudar na aglutinação das partículas sólidas.

O funcionamento consiste em três fases: • Bombeamento do material floculado;

• Consolidação.

A partir do momento que o material floculado é bombeado para o interior do Geotube® automaticamente a parte líquida é drenada pelos poros do geotêxtil e a parte sólida é retida.

Vantagens Alto volume de contenção;

Baixo custo de mão de obra.

Desvantagens

Necessidade de uma grande área para disposição dos geotubes;

Comentários