(Parte 1 de 4)

CCuurrsso o dde e AASSP

Módulo I

Parabéns por adquirir um curso dos Cursos 24 Horas.

Você está investindo no seu futuro!

Esperamos que este seja o começo de um grande sucesso em sua carreira.

Desejamos boa sorte e bom estudo!

Em caso de dúvidas, contate-nos: cursos24horas@cursos24horas.com.br w.cursos24horas.com.br

Atenciosamente Equipe Cursos 24 Horas

o
O que é ASP?3
Como funciona uma página ASP?4
Onde criar uma página ASP?4
Como testar as páginas ASP criadas?5
VBScript e ASP – Primeira Página6
Funcionamento, Convenção e Simbologia7
O Objeto Response9
Objeto Request1
Lições Básicas – Comando IF13
DoWhile ..................................................................................................... 18
ForNext? .................................................................................................... 19
Objeto Server2
Cookies26

SSuummáárriio Tipos de Dados...............................................................................................27

O O qquue e é é ASP?

Active Server Pages (ASP) é uma linguagem para geração de páginas HTML dinamicamente. A partir de um Windows com o IIS (Internet Information Server) instalado, é possível rodar códigos que geram páginas HTML dinamicamente, e então, mandá-las para o Navegador. Assim sendo, sempre que uma página ASP for requisitada pelo navegador, esta página será executada pelo servidor, e a partir daí, será gerada uma página HTML, a qual será enviada para o Navegador que a requisitou.

Então é possível, por meio de uma única rotina, gerar uma página HTML que extraia dados de um Banco de Dados, ou faça processamentos matemáticos, entre outros.

A linguagem ASP não serve apenas para consultas a banco de dados. Serve também para envio e recebimento de correio eletrônico via páginas HTML, para criação rotinas de propaganda rotativa, para identificação e autenticação de usuários, para leitura de arquivos texto e uma infinidade de outras aplicações.

Todos os navegadores suportam ASP, pois todo o processamento é feito dentro do servidor. Apenas HTML é devolvido ao navegador do visitante da página. Em função disso, todo o código fonte escrito em ASP fica protegido. Nenhum visitante conseguirá ver qual é o código ASP que roda por trás daquela página.

CCoommo o ffuunncciioonna a uumma a ppáággiinna a ASP?

a resposta já processada pelo servidor, no formato HTML

As páginas ASP são classificadas como “Server Side Script”, ou seja, todo o processamento ocorre dentro do servidor. Os clientes (visitantes da página) apenas recebem

OOnndde e ccrriiaar r uumma a ppáággiinna a ASP?

As páginas ASP podem ser criadas em qualquer editor de textos ou de HTML. Alguns exemplos são: Microsoft Front Page, Microsoft Publisher, Dreamweaver, ou até mesmo o famoso notepad (bloco de notas).

CCoommo o tteessttaar r aas s ppáággiinnaas s AASSP P criadas?

Para criar e testar sua 1ª página ASP, é necessário definir um servidor onde elas serão armazenadas.

É possível transformar o próprio computador em um servidor ASP, porém isso demanda algum tempo e varia bastante de acordo com o sistema operacional utilizado (o processo é diferente para cada versão do Windows). Portanto, daqui em diante, será preciso escolher uma das seguintes opções:

Opção 1: Transformar o seu computador em um servidor ASP

Caso opte por esta opção, será necessário instalar o Internet Information Server (IIS) em seu computador. Conforme abordado anteriormente, a instalação do IIS varia de acordo com a versão do sistema operacional e do próprio IIS, portanto não entraremos em detalhes neste curso sobre como instalar e configurar o IIS. Porém, você pode encontrar tutoriais online ensinando a fazer esta instalação. Nossa recomendação é que acesse o Google (w.google.com.br) e pesquise sobre “como instalar o IIS”, ou "Instalação IIS"

Opção 2: Contratar um servidor ASP para hospedar suas páginas. Esta opção é um pouco mais simples. Existem diferentes servidores de Hospedagem que suportam páginas ASP. Nem sempre é necessário pagar. Alguns servidores aceitam hospedar páginas ASP gratuitamente. Novamente uma pesquisa no Google (w.google.com.br) por “Hospedagem ASP” ou “Hospedagem ASP grátis” pode trazer resultados interessantes.

Após instalar o IIS em seu computador ou contratar um servidor para hospedar suas páginas, você estará apto para criar sua primeira página ASP.

VVBBSSccrriippt t e e AASSP P –

– PPrriimmeeiirra a PPáággiinna

A linguagem ASP é, na verdade, uma junção de programação em VBScript e

Objetos ActiveX.

VBScript é uma linguagem criada a partir do Visual Basic, mas com algumas limitações, por motivos de segurança.

Objetos ActiveX são objetos, ou melhor, funções prontas, já existentes no servidor.

Essas funções captam os parâmetros de entrada dos dados, manipula-os de acordo a sua função e então envia-os para a saída. Um exemplo de ActiveX é o Objeto ASPMail, o qual capta os dados de entrada (nome, email, corpo da mensagem, etc), cria um email com esses dados e depois envia o email.

Uma vez que a linguagem ASP é usada apenas em alguns "pedaços" de páginas

HTML, existe um símbolo para diferenciar o que é programação HTML e o que é programação ASP: <% código asp %> Abaixo um exemplo de página em HTML e ASP simples, que mostra “Bom Dia” caso o

<% if Hour(Now) < 12 then %>

<CENTER> Bom dia! </CENTER><BR>

<% else %>

<CENTER> Olá! </CENTER> <BR>

<% end if %>

<CENTER> Sua primeira página utilizando VBScript e HTML! </CENTER>

Com o horário maior do que 12, o código acima deve apresentar no navegador algo como:

Funcionamento, Convenção e Simbologia

Como Funciona o ASP? Qual a simbologia e a convenção usada na programação em ASP?

ASP é uma linguagem que veio para complementar a linguagem HTML. Ela traz para a linguagem HTML todo o poder do acesso a banco de dados, do acesso a arquivos texto, da captação de informações de formulário, da captação de informações sobre o visitante e sobre o servidor, do uso de variáveis, loops. Observe o código abaixo: arquivo "olamundo.asp"

<html> <head><title>Como funciona o ASP?</title></head>

<body bgcolor="#F">

<p>Ola Mundo!!!</p>

<% response.write "<p>Ola Mundo!!!</p>" %> <p><%="Ola Mundo!!!"%></p>

</body></html>

O código acima exibe a frase Olá Mundo!!! de três modos diferentes. O primeiro, usando apenas programação HTML, o segundo, usando apenas comandos ASP, e o terceiro, é uma mistura de código HTML com ASP. Como se percebe, não é necessário

uso da linguagem ASP

construir a página inteira com códigos ASP. É possível criar páginas onde há a mesclagem das duas programações. A única exigência é que, a partir do momento em que o código da página tenha pelo menos uma linha na linguagem ASP, a terminação do nome da página deve ser .asp. Somente assim o servidor poderá distinguir quais páginas devem ser executadas antes de enviar ao navegador. Abaixo segue a simbologia e as convenções de

(Parte 1 de 4)

Comentários